[MENSAGEM] Aos users mais experientes do Fórum sobre tópicos repetidos: Cheguem mais!

Autor Mensagem
Rabbit
Veterano
# abr/13 · Editado por: Rabbit
· votar


Euxinus

A minha situação é a mesma. Participo a muito tempo mas quase nunca senti a necessidade de abrir um tópico pra perguntar sobre equipamento. Simplesmente por que sempre que tive alguma dúvida fiz pesquisa aqui no fórum e achei o que queria. Engraçado que nunca me falhou. Mas reconheço que eu só achei o que queria por que uma outra pessoa se deu ao trabalho de perguntar e outra de responder. Então só tenho a agradecer.

A única coisa que me desagrada um pouco é a quantidade de tópicos de gente mostrando suas músicas, versões ou covers. Nada contra ninguém, por favor, mas é bem chato procurar alguma novidade nas primeiras páginas e ter que desviar disso. Se pudesse, no tópico de "guitarra", ter só assunto sobre o instrumento ou técnicas, aí sim seria perfeito...

Bom, ai discordamos. Eu participo do fórum principalmente pra postar minhas gravações e ouvir as gravações dos outros. Pra mim é aqui onde aprendo mais no fórum. É sempre bom ouvir os diferentes jeitos que as pessoas tem de tocar. Eu sempre aprendo muito. Pra mim é o que interessa em guitarra, o som que cada um tira da sua. Mas cada um com a sua realidade e seguimos respeitando.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/13
· votar


A única coisa que me desagrada um pouco é a quantidade de tópicos de gente mostrando suas músicas, versões ou covers. Nada contra ninguém, por favor, mas é bem chato procurar alguma novidade nas primeiras páginas e ter que desviar disso. Se pudesse, no tópico de "guitarra", ter só assunto sobre o instrumento ou técnicas, aí sim seria perfeito...

Discordo completamente. Não porque eu posto este tipo de material, e sim porque eu adoro ver e ouvir os "desconhecidos" que quase pela sua totalidade tem um talento mais dos "famosos" e "pseudo famosos".

O Youtube está ai para aproximar o artista e o público.

Vocês não tem noção quanto é legal você ver a evolução de alguns membros.

Vi muitos membros que em 2003 me perguntavam TUDO sobre guitarra, mal sabiam tocar, não tinham noção do que era modos, etc. e hoje são patrocinado por marcas, tocam horrores, já tocaram com gente famosa, e por ai vai.

Do resto do relato, acho totalmente pertinente.

Abraços,
Alan

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Rabbit
Alan_Domingues

Concordo com vcs, acho que essa parte musical tem que existir sim, em forma de vídeo, de áudio, seja ela qual for. Nenhum tema é mais ou menos importante, mas este é um fórum de música, então nada mais justo que tenhamos os usuários produzindo as suas músicas e postando-as aqui para compartilhar com os demais.

Até porque hoje temos recursos para fazer isso cada vez mais com boa qualidade, seria muito estranho se não houvesse uma participação massiva dos usuários com os seus vídeos ou áudios aqui no FCC.

Abs

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Um dia desses pra tras eu criei um topico indagando opinioes sobre justamente isso, criar um topico para cada cover que cada um fazia.

Entre comentarios e outros, parece que a ideia geral é que o forum do jeito que está é bom assim. Eu gosto das coisas mais separadinhas, tipo topico fixo, ou uma area para isso, que nao seja o Divulgue seus musicas, porque la é um espaco para "trabalhos", autorais, de gente que rala pra isso, nao é pra covers de suit xaide o maine.

Eu amo ver os videos e covers da galera, de qualquer pessoa, ajudar os fracos e elogiar os bons, me ajuda bastante, e gosto que vejam meus covers tambem, porque da trabalho fazer, mas é minha diversao.

Concordo que do jeito que é hoje, as vezes é meio chatinho mesmo, metade da pagina principal ser de topicos cover, eu mesmo contribuo pra isso, mas se o pessoal em geral gosta, nao estou aqui para ir contra.
Estou aqui para apoiar e fazer parte do maior forum de musica brasileira. Tenho orgulho disso e no que depender de mim vou é colaborar com a opiniao geral.

É muito bacana ver gente que trabalha fora, estuda, tem obrigacoes em casa, filhos até, e ainda tira um tempinho pra mandar um SRV, um blues, um rock classico, mas vezes uma improvisação, uma jam, um tributo, um review, um "desempacotamento de equipo" ou até um negocio mais bem trabalhado, como um trabalho autoral ou clipe.

É bacana, curto isso. As vezes to meio cansado, de caso cheio, fadiga auditiva, mas quando melhoro um pouco, faço questao de assistir e dar um up. Tambem vou no youtube, me inscrevo quando gosto do conteudo, dou like e comento la tambem, bem como no soundcloud. É merecido e o sujeito que fez isso fica satisfeito, gosta, vira seu amigo pra collabs. É muito bom.

Arimoxinga
Veterano
# abr/13
· votar


Alan_Domingues
Rabbit

cá entre nós se não fossem os covers, músicas e afins dos usuários do fórum de guitarra, isso aqui seria muito chato.... eu venho aqui quase sempre para ver o pessoal tocando mesmo que eu não comente nada. No geral acabo aprendendo algo.

Euxinus
Membro
# abr/13
· votar


Galera,

Por favor, não quero causar qualquer constrangimento ou mal estar, eu também vejo alguns vídeos, principalmente do DeRos... tem vários interessantes e bem gravados no meio dos covers mais... comuns.
Minha opinião é como a do Buja, acho que poderia ter uma área separada para isso; talvez desse uma despoluída no principal.
Mas se está todo mundo feliz com os covers na principal, quem sou eu para discordar. Mesmo por que nem atrapalha na pesquisa google-like.

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Buja
Um dia desses pra tras eu criei um topico indagando opinioes sobre justamente isso, criar um topico para cada cover que cada um fazia.


Uma possibilidade de "organização" é algo nesse sentido:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/303400/

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Euxinus

Por favor, não quero causar qualquer constrangimento ou mal estar, eu também vejo alguns vídeos

Que isso amigo, fica tranquilo, não tem constrangimento. O pessoal está apenas dando suas respectivas opiniões sobre o tema! :)

Buja
Veterano
# abr/13 · Editado por: Buja
· votar


JJJ
EXCELENTEEEE !!!

A ideia de tributo permanente serve mais pra quem quiser ouvir aquela versao de Nothing Else Matters, ou aquela trechinho da Confortabilly Numb que voce nao sabe como tocar certinho, e no tributo permanente é bem capaz de achar.


Gostaria até de dar um pitaco:

"Tributo Pernamente [Beatles]"
"Tributo Pernamente [Metallica]"
"Tributo Pernamente [Led Zeppelin]"
"Tributo Pernamente [Jimi hendrix]"

Se criassemos os topicos neste formato ficaria muito mais facil organizar e encontrar. Nao seria necessario talvez proibir ninguem de criar seus proprios topicos de cover, tanto porque ninguem ficaria comentando muito topicos pernamentes assim, [vou exemplificar], mas compensaria o sujeito criar seu proprio som cover, e colocar ai tambem, para efeitos de arquivamento e busca posterior.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Agora o exemplo:

Por que ninguem ficaria comentando e opinando topicos de permanencia?

Simples. Imagina que voce poste seu video Yellow Submarine do Beatles na pagina 1 e pediria sugestoes. Viria talvez uns 10 comentarios, tipo, por mais reverb, tira o chorus, o drive ta forte, melhore a pegada blah blah blah.
So que entre estes comentarios, teria um outro video I say goodbye You say Hello. E o cara pediria os mesmo comentarios.
Nao passaria de 15-20 posts o topico viraria de pagina.
Dai voce entra no forum, pagina inicial e da de cara com o topico "Tributo Pernanente [Beatles]", com 502 paginas.
O que voce faz? Clica direto na pagina 502 pra ver o ultimo comentario feito, referente ao ultimo video. Voce assiste e comenta.
E o video que ficou na pagina anterior?
E as paginas anteriores que voce nao viu?
E quem ficou sem comentario algum por causa da fluencia do topico?

Estamos falando de Beatles, mas o tributo Guns, Pink Floyd, ACDC vao voar longe.
Entao, nao da pra proibir ninguem de criar seu proprio topico de cover, pra pedir opinioes e pro ego do cara subir.
Mas garanto que a ideia do Tributo Permanente é muito boa e pra efeitos de organizacao da pesquisa futura e classificação geral dos covers, ficará indiscutivelmente melhor.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
Com os UPs dos tópicos das video-aulas do Cifra, eu me perguntei e agora pergunto a vocês, se não seria interessante nos tópicos fixos, pelo volume de entradas e páginas, fazer invertido, assim sempre que abrir o tópico estará na pergunta/dúvida mais atual, e o cara pode ir em frente se interessar??

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

É uma tentativa de organizar, não sei se é o melhor caminho, mas há uma chance.

renatocaster

Quer ver outra coisa engraçada?

Todo mundo pede (e com razão) para não criar um tópico para uma dúvida que já exista. Até aí, tudo bem, mas veja o exemplo: eu estou atrás de um escudo grande de SG (que pelo visto é raro de encontrar...), daí usei esse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/123797/

Só um foi lá pra tentar ajudar.

Agora, se eu tivesse criado um tópico novo ("Socorro!!! Não consigo achar escudo de SG! Alguém me ajude!" ou coisa assim), tenho certeza absoluta que mais gente teria respondido. Não tanto pelo título mais "apelativo" (rs), mas pelo simples fato de que várias pessoas (eu, incluso), às vezes, quando vêem que o tópico é velho, nem se dão ao trabalho de olhar. Acham que é coisa de "coveiro"...

Isso acontece toda hora. Eu vejo tópicos novinhos serem fechados pelos mediadores, mas que já tinham algumas respostas, daí mandam o cara lançar a pergunta num tópico matusalém e ninguém mais responde pemba nenhuma...

Por isso que eu digo que "solução perfeita" talvez não exista!

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
Para mudar a mentalidade, precisa ter um ponto de partida, a partir do momento que a galera ver que tópicos antigos estão sendo UPados com novas dúvidas e mesmo complementos, tenho certeza que vão aparecer mais pessoas para responder direito e não ficar fazendo piadinhas de coveiro

Esta semana já denunciei tópicos em que o carou upou o assunto, complementou com vídeo, reacendeu a discussão, tudo muito bem feito, aí vem um engraçadinho e dá uma pá de ouro, sacanagem, se não gostou vai procurar o que fazer, este levou advertencia certeza...

O problema é estes tópicos com títulos apelativos, o pessoal faz isso mesmo, para chamar a atenção e tentar mais respostas, ou atendimento personalizado, talvez com a gente, por exemplo ver que o autor é o JJJ já teria muito mais resposta, afinal é um membro antigo do fórum, presente, a gente com este perfil até leva uma consideração maior

Mas o exemplo teria que partir dos veteranos mesmo, se a organização partir de cima, todos os usuários vão atrás, viram novas "regras" de conduta que não ficam explicitas nas regras oficiais

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Isso acontece toda hora. Eu vejo tópicos novinhos serem fechados pelos mediadores, mas que já tinham algumas respostas, daí mandam o cara lançar a pergunta num tópico matusalém e ninguém mais responde pemba nenhuma...

Por isso que eu digo que "solução perfeita" talvez não exista!


Isso já aconteceu comigo também, e sei que já aconteceu/acontece com todo mundo. Infelizmente isso faz parte, paciência. Não dá pra controlar se as pessoas vão responder e quando vão responder as nossas dúvidas.

Eu entendo que isso é uma "dificuldade" que temos que enfrentar, por isso estou querendo conscientizar as pessoas com relação à criação/resposta nos tópicos. Não vejo porque não usar um tópico antigo para tirar dúvidas. Essa "cultura" dos usuários terem uma certa "repulsa" a tópicos antigos deveria acabar, hehehe.

Como falei antes, às vezes o assunto do tópico antigo está meio defasado ou desatualizado, mas a gente pode atualizar ele. Essa semana mesmo eu upei dois tópicos antigos para tirar dúvidas e o assunto transcorreu naturalmente. Claro que nem todo assunto é tão pertinente assim e acoisa acaba se perdendo mesmo. Normal.

A gente tem que tentar quebrar esse paradigma de que só somos vistos e atendidos se criarmos um tópico novinho em folha, fresquinho. Aí tudo bem, cria o tópico novo, debate alguma coisa nele durante alguns dias, e daqui há uns 3 anos vem alguém com a mesma dúvida ou para tratar do mesmo assunto e cria um outro tópico novo sobre a mesma coisa, mais do mesmo.

Ao meu ver esse "entulhamento" de tópicos iguais só prejudica, inclusive no resultado da busca. Vai ficando cada vez mais difícil "peneirar" para encontrar a informação que eu quero.

Euxinus
Membro
# abr/13
· votar


Ao meu ver esse "entulhamento" de tópicos iguais só prejudica, inclusive no resultado da busca. Vai ficando cada vez mais difícil "peneirar" para encontrar a informação que eu quero.


Então...
Eu confesso que não tinha entendido direito a proposta de não abrir novos tópicos (achei que era mais relacionado com perguntas) e abri um tópico contando minha experiência de trazer uma guitarra dos EUA.
Como usei muito a busca do google para pesquisar esse fórum, pensei com aquela visão de buscador: quem pesquisasse mais na frente já ia ver no título a época a que se referia a "importação". Achei pertinente por que as condições de transporte, alfândega etc, no nosso país não são exatamente fixas, e alguma experiência de 3 anos atrás pode não servir pra hoje. Inclusive foquei mais na situação de passar pela alfândega... fui lá ver e já tinha umas perguntas, mas o tópico foi trancado.
Tudo bem, agora já entendi as regras, rsrs...
Se eu fizer um relato da minha experiência do upgrade que fiz na Fender Southern Cross, resultados, peças originais que encaixam, captadores utilizados, comparação com minha Fender americana, etc, é melhor usar algum tópico qualquer que já existe com "southern cross" no título.

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Euxinus

Veja bem, eu acho que são duas coisas distintas. A sua experiência com importação descrita no tópico que vc criou e que foi fechado, embora possa ter tido algumas "particularidades", é o tipo de informação que pode "alimentar" um tópico já existente.

Agora, vc abrir um tópico para relatar o resultado do upgrade da sua guitarra, é outra coisa. Aí já é uma informação mais particular, ainda mais se vc tiver fotos, vídeos, aúdios ou algum outro material para compartilhar, e também a questão da comparação com a sua Fender USA. Aí no meu entendimento é válido criar um tópico dedicado apenas para isso.

Nós podemos ter inúmeros tópicos com "Fender Southern Cross" no título, mas para ser repetido depende do contexto. Se vc criar um tópico "Gostaria de saber opiniões sobre a Fender Southern Cross, ou "Quero comprar um Fender Southern Cross", é um outro objetivo. Aí o ideal é usar a busca mesmo e postar no material já existente.

Abs

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


Psicologicamente falando, a pessoa que abre um tópico cria um vinculo informativo que acho bem bacana onde ela própria busca estar alimentando com informações possivelmente úteis.. Tipo, compra uma guita e tempos depois faz um upgrade dando um review.. Quem entra nesse tópico basicamente estaria lendo exatamente o que quer.

Em termos de estrutura: Pro servidor não importa um novo tópico ou um novo post.. eles ocupariam praticamente o mesmo espaço..
Pode até surgir o argumento de que a busca demoraria mais pra indexar os dados mas até nisso novos tópico são mais benéficos pois a busca é feita pelos motores do Google e esse usa critério que beneficiam títulos mais que conteúdos.

Discordo do Alan_Domingues quando disse "e sim porque eu adoro ver e ouvir os "desconhecidos"" .. ele seria quase um caso único.
sem querer me estender, basta pegar essas JAMs em que os caras postam em 1 hora e demoram quase um mês pra ouvir e postar um comentário.. as próprias pessoas que abarrotam de vídeos não os vê.. Entra num desses tópicos e eles estão cheios de "up" pra ver se o pessoal se interessa em ver...
Não é rejeitar esse tipo de material vazio mas simplesmente move-los pro local a ele destinado que é o "divulgue suas musicas".

E podem criar 1000 tópicos de conscientização que não vai adiantar.. o pessoal quer se expressar a qualquer custo.. e quase nunca querem ler o que já existe e que muitas vezes tá na cara deles.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


fgr
Sempre fui a favor de deixar todos os vídeos e áudios demo, Covers e afins na sala divulgue sua musica... Mas isso não diminuiria em nada este tipo de tópico, só estaria na sala deles

O FCC fórum acaba sendo uma ferramenta de divulgação por isso tantos vídeos, mesmo que seja só para ganhar Likes do you tube... Culpa de ser grande

Mas confesso que o volume está tão intenso que nao tem dado tempo de escutar e comentar tudo, apesar de gostar de escutar obras alheias, tem gente que não tem vergonha e expõe meus pobres ouvidos ao terrível som que faz, desafinado é pouco hehe

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


fgr

E podem criar 1000 tópicos de conscientização que não vai adiantar.. o pessoal quer se expressar a qualquer custo.. e quase nunca querem ler o que já existe e que muitas vezes tá na cara deles.

Lembrando que a minha intenção era passar uma mensagem aos users mais experientes do fórum sobre respostas em tópicos repetidos que são previamente apagados ou fechados pela moderação. É o tipo de informação que se "perde", pois como falei, uma vez o tópico apagado, todas as mensagens postadas ali vão pro saco junto com ele.

Usuários criando tópicos repetidos diariamente nunca vai deixar de existir, enquanto houver FCC. Para isso que a moderação atua e conta com a ajuda dos colegas mais "cascudos" para manter a coisa mais organizada.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Edson Caetano

Culpa de ser grande

Exatamente. Melhor antídoto para isso: "AUTO FILTRO".

Muita coisa é boa, muita coisa é ruim, depende do ponto de vista de quem analisa. No começo eu tbm comentava de tudo, hoje eu seleciono mais. Mesma coisa vc ir na feira, chegar na banca de tomates e sair pegando qualquer um pra levar.

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


Edson Caetano
renatocaster
Então, eu não sou contra o material divulgacional.. pelo contrario, esse tipo de coisa é rico em conteúdo.. é bom como inspiração é bom como referência e etc.

Que fique claro, eu falo dos trocentos videos diários do camarada tocando sweet child, nothing else matters, ac/dc , iron e essas outras coisas gravadas de qualquer jeito e que ninguém aguenta mais ouvir.

Pra esse conteúdo, moveria lá pro divulgue sua musica.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


fgr

Pra esse conteúdo, moveria lá pro divulgue sua musica.

Eu entendo que lá é um espaço pra divulgação de música autoral. A não ser que vc faça uma versão totalmente repaginada de alguma canção famosa.

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


renatocaster
A não ser que vc faça uma versão totalmente repaginada de alguma canção famosa.
Se bem que tem muita gente tocando covers tão mal tocados que mais parecem versão rsrs... Brincadeira...

E cara, já falei sobre isso em algumas ocasiões e acho que já até passei da conta obre esse assunto.. quero ficar massante em cima disso não porque pelo jeito a maioria curte e tal!!..

É só uma opinião mesmo... Tipo, eu frequentava direto a sessão de guitarra do forum e tinha muita coisa bacana(ainda tem).. Hoje em dia eu frequento ocasionalmente e uso muito a sessão de guitarra pra me antenar sobre novidades assim como na sessão de home estúdio, canto e etc..

Pra um visitante ocasional que quer saber o que anda rolando de novidade no mundo da guitarra acaba sendo complicado essa experiência aqui pois a gente abre a primeira página e vê pouco material original, inédito e de conteúdo didático ou informativo.. A maioria é realmente vídeos de covers que de boa, um cara como eu que já está no forum desde 2004 já tá cansado de ver e ouvir.. Isso desanima...

Isso é só meu ponto de vista e sei que a maioria discorda mas sei á.. parem pra pensar.. Os maiores foruns do mundo funcionam totalmente o contrário desse..

Tipo, abre qualquer forum de informática e você não tem o caminhão de tópicos fixos que tem aqui... Ninguém cria um tópico chamado "FIXO - Poste a configuração do seu PC"... "FIXO - Tire suas dúvidas sobre placa mãe aqui"... e etc...
E comparando com o conteúdo em geral.. Ninguém fica criando tópicos todo dia pra mostrar "Meu Intel I5 com 4Gb"... e no dia seguinte posta "Agora veja meu Intel I5 com 8Gb".. sabe, esse tipo de coisa não soma..

Tipo, iMasters, clubedohardware... e até nos foruns gringos tb é menos protocolado e mais seccionado.. Veja o sherdog.com, mmaweekly e etc.

Foi mal ficar tocando nesse assunto.. realmente eu já passei dos limites e sei que o pessoal curte o formato atual... Vou ficar sendo intransigente mais não!!

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


fgr
Eu concordo plenamente com voce cara. Frequento outros foruns, de outros assuntos, gringos tambem. Mas este é o formato deste forum. Como desenvolvedor web, eu sei, que para mudar o esquema deste forum, nao é facil. Mas, mesmo que fosse mudado, diminuiria consideralmente a quantidade de pessoas que o frequentam, que já diminuiu bastante até.


Vish, falta de tempo é brabo.....depois volto pra terminar meu raciocionio. Mas a ideia é essa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [MENSAGEM] Aos users mais experientes do Fórum sobre tópicos repetidos: Cheguem mais!