nut com trava em LP

    Autor Mensagem
    Jm7
    Veterano
    # mar/13


    Ae galera, tenho uma Strinberg CLP-79 (sei que não é grande coisa, mas...) e tenho um certo problema com afinação, exemplificando, depois de tocar por uns 30 minutos ela já está um pouco desafinada, então seria interessante colocar um nut com trava mesmo a ponte sendo fixa? Acho que o mais recomendável seria trocar as tarraxas, porém acredito que o gasto seria maior e também não queria mexer tanto na minha guitarra, já que ela só tem 3 meses, então opinem quanto quiserem, sem limitações ou censuras......;)

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Para dúvidas ou problemas com instrumentos, favor postar no tópico fixo de Lutheria:

    [FIXO] Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, [u]use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes.[/u] Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    juninholiveira
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    E você acha que colocar um nut com trava não mexeria tanto com a sua guitarra? Esquece isso, além de dar trabalho (se for possível colocar na sua), vai ficar pior do que antes. Quando desafinar você vai ter muito trabalho para afinar.

    É melhor trocar as tarraxas, você vai modificar menos a sua guitarra do que colocar uma trava. Ou troca o nut por um de melhor qualidade, passa grafite nos vãos dele.

    john Norum
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara troca as tarraxas que e muito melhor do que colocar nut.

    Les Strato
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Jm7

    Cara, não é uma boa ideia pois :

    1- pra ti colocar um lock nut na tua guitarra, vai ter que escavar um pouco a madeira na região do nut, pois o nut de trava não cabe no sulco do nut de plástico, além disso, vai ter que fazer dois furos pra por os parafusos que seguram o nut.
    Ou seja, se tu não curtir o nut com trava e quiser voltar para o nut de plástico ou osso, tu vai ter escavado a guitarra a troco de nada, fora o gasto para um luthier fazer isso.

    2- Normalmente quando tu trava as cordas no lock nut, elas desafinam um pouco, e como tua guitarra não tem as microafinações na ponte pra corrigir essa desafinação, tu vai ter que afinar a guitarra de um jeito que quando tu for travar o nut, a afinação fique correta, o que é um saco de fazer.

    3- toda vez que uma corda desafinar, ou quando a temperatura muda bruscamente e desafina a guitarra, tu vai ter que abrir o nut, afinar e travar de novo, o que também é um saco.

    4- se tu usa essa guitarra ao vivo, sugiro que tenha uma reserva, pois se estourar uma corda, vai levar um tempão pra trocar e afinar.
    Eu uso uma guitarra com ponte flutuante, e sempre levo uma stratinho de reserva, com tremolo padrão, que sempre que estoura corda ta la pra quebrar o galho, se não, tem que parar o show por um tempão ate trocar e estabilizar a afinação.


    E outra, as vezes o fato da sua guitarra desafinar podem ser outros fatores ao invés das tarraxas, que mesmo sendo baratas conseguem aguentar mais que isso:

    Tenta o seguinte:

    1- Troque as cordas ao menos de 2 em 2 meses, pois cordas velhas perdem afinação rápido e não soam tao bem.

    2- passe grafite em pó nos sulcos do nut(buraquinhos das cordas) de modo que diminua o atrito entre ele e a corda quando você fizer bends e vibratos.

    3- Sempre que for trocar as cordas, prenda a corda com 3 voltas na tarracha, isso faz com que a afinação dure mais.

    Antes de trocar qualquer peça da guitarra, tenta fazer o que eu te falei, pode melhorar muito o desempenho da tua guitarra. Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a nut com trava em LP