De Ros - "E Dê-lhe Xote", de Valdir Verona

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # mar/13


    Para quem ainda não sabe, todas as segundas feiras tem video novo no meu canal de youtube!

    O video de hoje é esse singelo xote, do compositor Valdir Verona.

    Eu estou sabendo que esse video não vai ter muitos comentários e nem muitos views, mas acho importante publica-lo por vários motivos, entre eles, mostrar esse ritmo , o xote!




    ---------------------------------------------------------------------- --------------------

    Xote
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Xote (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centroeuropeu. É um ritmo/dança muito executado no forró.
    De origem alemã, a palavra "xote" é corruptela de "schottisch", uma palavra alemã que significa "escocesa", em referência à polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães.[1] Conhecido atualmente em Portugal como chotiça, o Schottisch foi levado para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851[2] e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado. Daí, quando os escravos negros aprenderam alguns passos da dança, acrescentado sua maneira peculiar de bailado, o Schottisch caiu no gosto popular, com o nome de "xótis" ou simplesmente 'xote'.
    É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho), até no nordeste do país, nos forrós nordestinos. Diversos outros ritmos possuem uma marcação semelhante, podendo ser usados para dançar o xote, que tem incorporado também diversos passos de dança e elementos da música latino-americana, como, por exemplo, alguns passos de salsa, de rumba e mambo.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Hehehe, massa! Até grafitou seu nome ali no muro? Auheuhauhe.

    Gostei da música, não conhecia, apesar dessa melodia ter soado meio familiar pra mim. Tu conhece o Foxtrot? Não é um ritmo brasileiro, mas também é legal, e está associado a uma dança também. Geralmente eu ouço músicas desse estilo só que é mais no piano. Bem que vc podia gravar alguma coisa deste ritmo na guitarra...(olha eu abusando).

    Parabéns!

    carnisa1
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    Muito legal, passa um sentimento muito legal ao ouvir essa música! Só cuida para não se duplicar muito e deixar os outros De Roses a solta!

    Mulambojr.
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, que lindo! Um dos seus sons que eu mais gostei de ouvir!
    Parabens!

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    renatocaster


    Juro que eu ia escrever "is God" embaixo do meu nome, mas a gang do algodão doce não ia entender a referência e ia me chamar de prepotente...

    Deixa eu com ritmos Brasileiros, acho que ritmos norte-americanos já temos demais por aí...

    carnisa1

    Tem um curioso ali, né?

    Mulambojr.

    Brigadão!!!

    ducoco666
    Membro
    # mar/13
    · votar


    toma vergonha na cara e grava um video com o Verona, sujeito pra lá de simpatico.

    Megadave
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pow De Ros, Valeu rapa, pensava que xote era coisa de forró, e que tinha origem aqui, e que nunca ia imaginar dar origem a uma música bonita, nesse nível, toca muito Valeu De Ros.
    Rapa notei uma atividade paranormal ali atrás rapa!! tenso!!.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ducoco666

    Encontrei ele há meia hora!

    Megadave

    Uuhauhauhauhauhauh!!! Tenso mesmo! Na primeira vez até assusta!

    kapusho
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara, essas leituras q tu fazes da música tradicional gaúcha deviam ser usadas p/ dar aula pra gurizada!

    to me inspirando em ti pra tentar fazer um arranjo pra uma valsinha, q foi a primeira música q aprendi na aula de violão, lá por 1988

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kapusho

    Tudo ao seu tempo...

    Crossqb
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    Mas um video show cara. Acho muito interessante esse seu trabalho de trazer para a guitarra os ritmos brasileiros que não tem por caracteristica o uso dela.

    Legal demais o video cara. Parabens ae!!!!

    tomcykman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    muito bom! sempre é bom ouvir ritmos novos, por mais que não tenha tanta identificação comigo. gosto bastante dessa guitarra! e a SAF, como anda?

    um abraço.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Crossqb

    Muito obrigado, velho! Guitarra é um puta instrumento massa, dá para tocar de tudo com ela!!

    tomcykman

    Valeu amigo!!!! PElos ultimos e-mails, é questão de pouquissimos dias, hehehehe!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Pô...quase passei batido nesse tópico...

    Cara, que canção "bonitinha" né?

    Bonitinha no melhor que esse adjetivo pode representar....Pequena, bonita e delicada...como uma guria!!.....hehehe

    A interpretação singela, com enfoque na dinâmica e com umas belas pausas "pipocadas"....o tipo de música que se neguinho inventar muito kaga tudo!

    Bom saber que um cara técnico como você, sabe economizar quando é preciso.

    Parabéns!

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig

    Valeu amigo, fico tri feliz que tu curtiu!!

    gL.
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Agora ficou mais agradável de ouvir brother!
    Show de bola!!!

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Gostei que você foi de clean total nessa música. Bem singela, principalmente na guitarra solo, o delay e o chorus deram uma encorpada bonita. Não conhecia o compositor

    Parabéns!


    P.S. Desculpa perguntar novamente, mas e o CD novo?

    :)

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gL.

    Valeu.

    makumbator

    Está a caminho - literalmente!!

    Rabbit
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Beleza velho!
    Dançava isso no São João. Em quadrilha ou em festinha.
    Bom demais!

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rabbit

    Hehehehe, bacana velho!!!

    Forneria
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Muito bonita a música. Parabéns!

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    alem de ter gostado da singeleza da musica me agradou muito a tua timbragem, que ficou perfeita (para os meus ouvidos) para a interpretação. Excelente.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Forneria

    Valeu amigo, abraço!

    overlappingcircles

    Muito obrigado, tchê! Abração!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De Ros - "E Dê-lhe Xote", de Valdir Verona