Diferenças entre Standard e American Standard?

Autor Mensagem
alerf05
Veterano
# fev/13 · Editado por: alerf05


Quais as diferenças reais entre essas duas guitarras? Eu comparei no site da Fender, e vi que são quase a mesma coisa, com exceção dos caps (se bem que isso muda MUITA coisa numa guitarra) número de casas e algumas coisas mais. Aqui no FCC eu vi alguns tópicos em que se dizia que a principal diferença é que a American Standard (U$1699,00) é MIA e a Standard (U$699,00) é MIM.

Mas tipo, a diferença de preço é gigantesca pra uma diferença praticamente só de local de fabricação. A Mexicana perde muito em relação à Americana?

Será que compensaria comprar uma Mexicana e colocar uns Texas Special por mais uns 500-600 reais?

Crossqb
Veterano
# fev/13
· votar


Cara, se não me engano eu vi uma vez um video da loja Andertons comparando as duas, mas não achei aqui.

Tem diferença nos potenciometros, qualidade da madeira, tarrachas, enfim.....é muito detalhe cara....não são só os captadores e o número de escalas não.

A qualidade da American é bem maior do que a Mexicana. Elas só parecem iguais, mas os detalhes fazem a diferença.

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


MADEIRAS são polêmicas tanto quanto mamilos.

marcioguita
Veterano
# fev/13
· votar


Tenho uma mim fabricada em 2011 que veio com caps bons,nem precisou trocar ,excelente acabamento e tocabilidade.Nao ha tanta diferenca que justifique pagar mt mais,na minha opiniao.

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


alerf05
Crossqb
fora o custo de mao de obra para produzir-las. MIA custa bem mais caro pra se fazer

lipe_2104
Veterano
# fev/13
· votar


alerf05

Cara, acredito que as principais diferenças sejam o número de imendas do corpo, acabamento, captadores, ferragens e a american standard vem com case enquanto a standard não.
Fora que a American Standard não custa US$1700 não e nem a Standard US$700. As duas custam menos.

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


so copiando de um outro topico que eu havia postado:

So enfatizando um pouco dos custos para produzir a MIM e a USA.

O americano ganha bem mais que o mexicano, assim como o brasileiro tambem.
Na provincia que eu moro (Ontario, Canada. Eu sei que o salario minimo americano e um pouco mais baixo que o meu, mas eh so um exemplo) o salario minimo eh $10.25/hr
O trabalhador integral faz 8 horas por dia 10.25x8 e vamos dizer que ele so trabalha nos dias uteis 10.25x8x5 = $410 dollars por semana! 410x52 = $21.320 por ano.
me falaram que o salario minimo do brasileiro por mes era em torno de 700? ...vamos arredondar para 800.
410 x 4 = 1640 dollares 1640x2.06 = R$3378,40 por mes comparado aos 800 R$ brasileiros.
(tudo bem que nem todo mes tem 4 semanas)

E estou falando de salario minimo, trabalhos especializados como luthieria, ganha mais, assim como o construtor de qualquer tipo (peao de obra, servinte de pedreiro ganham bem sim!)

Resumindo, a mao de obra norte americana eh BEM mais cara que a dos latinos. Jogando uma linha no mexico quer dizer uma imensa reducao em custo!
(nao estou debatendo qualidade, somente valores)

Crossqb
Veterano
# fev/13
· votar


Hitman
Com certeza cara. Essa questão do custo da mão de obra conta muito cara.

peao de obra, servinte de pedreiro ganham bem sim!
Ganham mesmo cara....meu pai tem uma construtora e não da pra falar que os caras ganham mal não eim!! hahahaha

Não acho que a diferença de qualidade seja tão grande quando a diferença de valor realmente. As americanas tem alguns detalhes melhores que as mexicanas, como os que disse acima. Mas isso não quer dizer tudo.

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


alerf05

O calcanhar de aquiles da standard MIM são os caps cerâmicos bem ruins. Por isso muita gente diz q elas não são boas. Não é a construção. As americanas vem com captação top e isso faz a graaande diferença de sonoridade.

Há que levar em consideração a série Deluxe MIM que vem com caps tops e outros detalhes a mais que fazem a diferença de uma americana pra uma mim ficar mínima. Essas são ótimas, acabamento e ferragens inclusive.

Quanto ao nr de emendas no corpo, é muito discutível a influência no som, uma vez que não há consenso nem da diferença de sonoridade de diferentes madeiras...

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


alerf05
Quanto ao custo x benefício, sem dúvida as Mex são mais negócio....

Mas a questão é a seguinte: o cara que é louco pra ter uma Fender, vai e compra uma Mex e não fica satisfeito, pq ele quer uma Am... Nunca vai sossegar enquanto não comprar uma Am...

Mas as Mex são guitarras muitos boas sim, digo isso pq tenho uma. A minha é bem antiga, de 1995, e sei que as atuais são melhores.

Mas tem uma coisa interessante, todas as ferragens da minha são originais e estão em perfeitas condições, a única coisa que não é original na guitarra são os caps, que eu troquei pois não gostei dos que vieram nelas (mas não que eles fossem ruins!).

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


alerf05 e demais
Já tive uma mexicana e vendi, tive uma American Standard 1995 e também vendi.

Vou sempre ao Paraguai e vivo testando as Mexicanas atuais, as Deluxe standard inclusive.

Recentemente comprei uma American Standard nova, e posso afirmar com certeza, a diferença pra mim chega a ser gritante!

Cada um com sua opinião, mas meu amigo trouxe uma MIM que ele tem da cor sunburst e plugamos no meu amp, comparamos as guitas, quanto à qualidade, acabamento.
Em nada, em exatamente nada a minha perdeu, parece outra categoria, nem se compara, quanto ao som então, sem comparações.

Sei que vai aparecer muita gente aqui dizendo que tem uma Mexicana espetacular, que é melhor que as americanas e tal.

Até acredito, opinião é opinião.

Só postei pra compartilhar minha experiência com essas guitas.

A propósito, essa nova American Standard que a partir de 2012 veio equipada com os Caps Custom Shop Fat 50 Strat, tá show demais.

Na minha pequena e humilde opinião, com o preço exorbitante das "handmades" e "superfaturação" das Koreanas da vida, o preço de uma American Standard está mais justo.

Valeu!

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


Leomju

Mas boa parte dessa diferença "gritante" está nos captadores, como o Nefelibata disse.

Se comparar uma Standard Am com uma Standard MIM usando os mesmos captadores, essa diferença deixa de ser gritante.

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


JJJ
Olha, creio que não, só bater o olho no maple da minha guita e das MIM e você vê a diferença na hora.
O acabamento então!
As ferragens também, a qualidade das grafias do material em si;
Não há uma só ondulação de corte nos escudos, como se vê nas MIM.
São muitos detalhes que fazem um todo, é realmente outro instrumento.
Só de bater o olho se percebe.

fabioche
Veterano
# fev/13
· votar


a diferença entre uma MIM e uma American Standard depende em que mãos as guitarras vão cair...

se a pessoa está num nível de iniciante pra intermediário, a diferença é pouca, e na minha opinião, nem chega a valer a pena pagar a mais por uma Americana nesse caso.

Mas se o cara já tem um domínio e uma fluência mais legal, vai sentir uma diferença bem maior, podendo até incomodar, em nível de som, a pegada, afinação, etc e etc... aí a guitarra mais simples pode virar uma limitação pro cara gravar, fazer shows e coisas mais profissionais.

JJJ
Veterano
# fev/13 · Editado por: JJJ
· votar


Leomju

Eu estava me referindo à "gritância" no som... rs

Quanto ao resto, tá certo o que você falou (embora, em alguns casos, dependendo do ano de fabricação e de outros trocentos fatores, existam MIMs muito boas).

Drinho
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drinho
· votar


fabioche

olha meu velho, eu concordo que quando o sujeito sabe pilotar o instrumento qualquer guitarra condor faz um som escandaloso....

mas isso é um ponto que não se deve levar em consideração uma vez que estamos falando do potencial das guitarras e suas devidas qualidades principalmente as fenders que tem como sua identidade o trabalho de som mais limpo, com pouco drive aquela coisa bem amena para de fato arremetermos aos sons antigos e etc...

eu sou viciado em stratos e teles, sempre procuro testar modelos novos, sentir as nuancias de timbre, pegada e etc... acho lindo os sons dessas guitarras....

não que eu ache uma american standard grandes coisas porque não é..... quando você pega uma fender de verdade, bem escolhida como mesmo a american vintage, fora a custom shop uma american standard fica bem abaixo na minha opinião... agora fender MIM é uma putaria me desculpe.... os caras cobram 3 pau numa guitarra que não tem som de nada... qualquer tagima tem o som de uma fender MIM me perdoem a franqueza, quem fala que fender standard é algo sacrossanto na minha opiniao tá faltando ouvido....
nao precisa pagar 3 mil numa guitarra dessas, paga 700 uai... na minha opiniao a american standard que tambem não é lá essas coisas já é bem superior a uma mim....

eu acho que se for pra pegar uma fender esquece da grana e gasta tudo numa american vintage no MINIMO...

se grana for o problema eu acho que outras soluções são mais inteligentes....

uma boa fender é do CARALHO, acredite, é do CARALHO, mas essas guitarras não custam 4 mil reais, portanto se for pra ter fender invista se não escolha outra alternativa de melhor custo beneficio....

essa é minha opiniao, ninguem precisa concordar comigo, mas pra ter um produto que faça jus á uma fender tem que desembolsar...

esses tocos de pau que eles chamam de fender e cobram 4 mil são um desrespeito ao consumidor que poderia ter o mesmo resultado gastando muito menos....

qualquer guitarra pode ter um som bom, num video, num show, numa jam.... até você pegar ela e colocar do lado de uma guitarra de verdade...

tudo é lindo e maravilhoso...

até você comparar em tempo real, porque nao deu tempo do seu ouvido esquecer.....

esses tempos peguei uma american standard 99 com aqueles lace sensor.... liguei a guitarra e falei "Cacete que som bonito" dai o cara da loja pegou uma 62 heavy relic e falou "então sente essa aqui" rapaz... a american standard virou uma tonante em menos de 1 minuto

Led Zé
Veterano
# fev/13 · Editado por: Led Zé
· votar


Drinho
agora fender MIM é uma putaria me desculpe.... os caras cobram 3 pau numa guitarra que não tem som de nada...

Isso já foi dito mas vale a pena repetir, principalmente quando começam a julgar o custo benéfício: a putaria está aqui NO BRASIL. Lá fora, acho que uma MIM vale os 400 dolares e com mais 150 de up em caps, fica uma guitarra bem honesta por 550 dólares. É a velha exploração da marca onde cobram o que não vale.

O meu amp , que comprei lá, custava 1200 dolares. Paguei 750 na promoção. Aqui no Brasil ele varia entre 4000 a 4500. Um absurdo!

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


fabioche
Mas se o cara já tem um domínio e uma fluência mais legal, vai sentir uma diferença bem maior
Concordo, tanto que para um leigo que não toca guitarra, uma Memphis e uma Fender são a mesma coisa.

Drinho
quem fala que fender standard é algo sacrossanto na minha opiniao tá faltando ouvido....
nao precisa pagar 3 mil numa guitarra dessas, paga 700 uai... na minha opiniao a american standard que tambem não é lá essas coisas já é bem superior a uma mim....

Fala Drinho... concordo em número e grau com sua afirmação.
Comprei uma American (cê viu lá no tópico) pela Net, sabendo que é uma guitarra honesta e não esperando milagres.
Dei sorte! Os novos captadores falam muito bem e achei bem apropriada pro meu gosto.
Mas não dá pra comparar com as MIM, é bem superior a Americana, a começar pela pegada embora seja apenas uma American Standard.
Não podemos endeusar as Fender, ainda mais fora da linha Custom Shop e algumas das séries signatures (já vi umas bem mais ou menos também).
As American Standard são guitarras honestas e em alguns casos (creio que dei sorte nisso) algumas soam bem legais e tem boa pegada.
Mas as MIM, todas que testei não eram grande coisa, compensa pagar por elas um preço justo, mas tem gente cobrando R$ 3000 nessas guitas, acho totalmente inapropriado como você citou!
Chamem a polícia.

Valeu.

Drinho
Veterano
# fev/13 · Editado por: Drinho
· votar


Leomju

sem dúvida...
na realidade eu vejo da seguinte forma....

se formos pensar em um instrumento maravilhoso, como uma strato custom da fender, uma john suhr, prs e por aí vai.... eu acho aceitável um instrumento desses custar 15 mil reais.... não acho certo, não acho justo e eu nao pagaria porém acho aceitável pelo seguinte... o instrumento definitivamente NÃO TEM o que melhorar em tese.... é o que há em termos de maravilhoso, um belo acabamento, um som maravilhoso, uma construção de primeira, estabilidade ... é todo um conjunto de fatores que o tornam uma obra prima e fazem o cliente sentir que ele virou o "eric clapton" com tudo o que tem de mais refinado a sua disposição....

por um outro lado acho macabro ver uma guitarra com som de guitarra chinesa e uma afinação de quinta categoria passar dos mil reais....

dai minha indignação...

a american standard embora uma loteria pode ser uma boa alternativa, ja peguei em american standard que não era só legal não, eram fantásticas, se a pessoa souber triar pode fazer uma compra bastante inteligente....

a grande sacada é saber escolher e SEMPRE comparar pois ouvido não tem memória.... eu já peguei uma caralhada de fenders e as que roubaram meu coração não dão os 5 dedos de uma mão mas essas sim são senhores instrumentos, você dá um acorde e o srv levanta da cova....

tinha uma que foi inesquecível.... se eu tiver condição um dia eu vou caçar essa guitarra até no inferno pra comprar porque se eu tenho 1 milhao de reais pra jogar fora eu acho que eu dou nessa guitarra....

a custom shop do rory gallagher....

VELHO, PENSA NUM NEGÓCIO DESGRACENTO DE INSANO.... bicho eu liguei aquela porra num valvulado limpo e um pedalzinho de drive lá que eu nem lembro qual era....

palavras são poucas para descrever a sensação daquilo....

john Norum
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que a madeira e uma grande diferença e as ferragens.

Drinho
Veterano
# fev/13
· votar


john Norum

segundo john suhr....

a guitarra é o cantor, o captador é apenas o microfone....

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


a guitarra é o cantor, o captador é apenas o microfone....
Excelente citação, Drinho! Parabéns pela luz.

Isso é uma coisa que a galera pode levar como premissa, pra tópicos e discussões futuras... Pra não ter gente perguntando se vale a pena gastar 2 mil reais num par de Seymour Duncan Zephyr pra dar um up na sua Memphis.

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


Drinho

segundo john suhr....
a guitarra é o cantor, o captador é apenas o microfone....


Em se tratando de guitarras isso parece mais poético do que lógico, pq timbres mudam drasticamente por causa da captação.

Deji
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata
mas microfones mudam drasticamente timbres de voz tb

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


Deji

Com certeza, só não entrei no mérito dos microfones e voz para não alargar desnecessariamente a discussão.

Nefelibata
Veterano
# fev/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


Leomju

Eu acho q das MIM tem q separar o joio do trigo.

As standard tem o problema da captação boqueta e acabamento variado.
Mas as deluxe estão um nível bem acima, inclusive em acabamento, apesar de já ter visto uma bem zuada, mas acho q era mals tratos da vitrine antiga da loja.

Ontem mesmo vi uma standard que a pintura e plásticos não estavam 100%.

Posso falar da minha: deluxe, acabamento simplesmente perfeito e timbrão.

Pretendo comprar uma AM somente por fetiche mesmo. Se vier a me surpreender vai ser muito bom! pq fiqcarei ainda mais feliz guitarristicamente.

edit: tah duro de acertar o portugues minimamente hj!

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata
Sim, compre aí cara...
Dá uma olhada.
Tocando você vê diferente...
Tive uma Fender Deluxe MIM e as duas American Standard que tive surravam ela facinho.
A minha Deluxe era top, edição de aniversário, vinha com um adesivo com a bandeirinha atrás do braço, ainda assim, era bem mais fraquinha de construção e timbre.

Comprando e usando você passa a entender.

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


Leomju

Tenho muita curiosidade nessas MIA, já acho a minha uma beleza... uma dessas se for tão melhor assim deve ser de outro mundo.

Drinho
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata

Em se tratando de guitarras isso parece mais poético do que lógico, pq timbres mudam drasticamente por causa da captação.


eu tbm pensava isso ha uns anos, mas depois que tive a oportunidade de experimentar instrumentos de alto padrão seja viajando pra fora ou mesmo aqui em sao paulo que ha algumas poucas lojas que se acha cheguei a conclusão que realmente dá pra se obter ótimos resultados com instrumentos econômicos melhorados com peças realmente, mas quando você poe a mão num negócio que custa 4 mil dólares e demorou pelo menos o triplo do tempo de um instrumento convencional e exigiu o triplo do empenho em sua construção você começa a notar coisas que realmente justificam sua soberania.... eu não sou baba ovo de marca nenhuma, adoro a fender assim como gibson e por aí vai nao tenho paixao por nenhuma em especial....

mas uma coisa que se nota nesses instrumentos mais violentos é o seguinte....

vou ser sincero....

eu nao me considero um ótimo guitarrista... sou um cara que estudei com empenho durante muito tempo mas estou longe de ser um mestre no assunto bem longe por sinal.....

geralmente o pessoal fala, cara bom tira som de qualquer coisa....

e é verdade... porém vou te falar....

eu faço um estrago 300 vezes maior com uma fender custom shop do que com uma fender mim....

estou sendo sincero com você....

a diferença sonora é notável, o nivelamento dos trastes é perfeito, a mão desliza com facilidade e tudo isso te inspira muito de forma que voce toca com uma felicidade e um prazer absurdo... e o que fica sem duvida nenhuma registrado....

sério mesmo.... pega um amplificador valvulado e liga uma guitarra ferradona dessas....

velho você faz coisas que nem voce sabia que poderia fazer.... isso acontece comigo direto!

Hitman
Veterano
# fev/13
· votar


Drinho
Apoiado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenças entre Standard e American Standard?