O músico, o chato, e o músico chato! Uma reflexão

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13
· votar


Olha, já cansei de ver músico que toca muito, criticar o cara que tá lá com o violão "fazendo sucesso", cantando Raul Seixas e Legião em festa de aniversário.

Aí você fala pro cara, toca um pouco aí...e o cara não toca, porque diz que não toca esse tipo de música e etc. Ok, respeito, eu sou um que nunca agitei festinhas.......

Mas deixa o cara agitar, porque convenhamos, a uma certa inveja que rola nessas horas.........hehehe


Cara, não vou dizer que nunca fiz isso, seria hipocrisia minha, mas parei ao perceber o quão babaca isso era.
Eu acho que isso vai da cabeça da pessoa, uma hora a gente cresce e percebe "porra, se eles estão curtindo, deixa ué"

Gianew
Veterano
# fev/13
· votar


os musicos atuais sao bem melhores que os antigos, só nao tem fama por falta de inovação...

Marthin87
Veterano
# fev/13
· votar


Acredito que as críticas construtivas tornam a cobrança interna ser moderada. Intolerancia é palhaçada.

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


O mais engraçado é comentario sobre improvisos, ao invés da galera se atentar ao fraseado do cara, os comentarios são "ficou só numa região do braço, estuda mais escalas".

Desde quando improvisar é ficar tocando notas aleatorias por todo braço da guitarra?

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Rednef2
o mais estranho é que as notas vão ser as mesmas em qualquer região do braço, só muda a oitava, e as vezes nem isso muda

Thyago_Trajano
Veterano
# fev/13
· votar


MarcosMalmsteen
SpectrosGuitarman
O kiko loureiro toma porrada de uns e outros aí até hoje, faz parte do universo da musica.

E ele é um dos caras mais chatos que existem na face da terra! AHUAHUA um amigo meu pediu um autógrafo num cd do angra pra ele, e ele simplesmente passou um risco no encarte e devolveu sem olhar na cara do meu amigo...

Acho que um cara desse não merece os fãs que tem...


Olha que ele nem é um dos meus guitarristas preferidos, mas nos contatos que tive com ele, não me pareceu um cara chato!

Em um dos workshops que eu fui, tirei foto com ele, e ainda pedi para que autografasse minha então guitarra...e foi tudo numa boa!

Lelo Mig

Cara...adoro teus textos! Para mim você é o Tite Simões* da guitarra...ahhaaha

Nenhum vêm te falar: "olha, treine ao menos 3 hs por dia. Se alimente mais de frutas e verduras, deixe os carbo hidratos apenas para os dias de jogo. Faça pelo menos 3 sessões de musculação semanais e alongue-se todos os dias...etc, etc, etc."


Isso merece aplausos, de pé...muitíssimo bem colocado!

______________
* Jornalista, piloto de teste, e, na minha opinião, o melhor cronista do mundo das duas rodas...

Arimoxinga
Veterano
# fev/13 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Mas no fim, se não tivesse esses tipos decomentários qual seria a graça de frenquentar o fórum? hehehe

Mas concordo o pessoal do fórum de canto é chato pra caramba.(superando-nos hahaha)

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Arimoxinga

"O cara no meio de um concerto, Orquestra tocando Bolero de Ravel, saca uma caixa de fósforos do bolso e fica fazendo a marcação do tempo com a caixinha....

O maestro interrompe, para a Orquestra, vira-se para o infeliz e diz:

- Quer parar com essa merda?

O cara, fica sem graça, vermelho, e bota a caixinha no bolso...

O maestro antes de reiniciar, diz:

- E a propósito cidadão, sua caixinha só têm 34 palitos.....

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


E outros só querem tocar "Faroeste Caboclo" na roda de amigos e pegar alguma guria "emotiva" fã do Legião.

Esse cara sou eu

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Marcado para ler depois ;)

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
kkkkkkkkkkkkkkkk

Cristhyano
Veterano
# fev/13
· votar


Cara, é a internet. São pessoas.
Colocou coisa pro público ver, tá sujeito a isso. Cabe a você ver se quer dar ouvidos ou não.

Esses comentários vão sempre acontecer, cabe filtrar. Eu quero sempre melhorar então dou ouvidos e vejo se faz sentido.
Se você não pretende ouvir isso, não poste. Qual a razão de exibir pro público? Não tem como se enfiar em uma bolha.

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Se for no Nordeste é assim...


http://imageshack.us/a/img10/7080/nordeste.png


rsrsrs

ALF is back
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
meu amigo, vou te falar...se tem um cara CHATO nesse fórum, ESSE CARA SÓ PODE SER EU!!!
kkkkkkkkk
Tenho dó dos integrantes do meu grupo no CD! O clebergf e o MMI estão fazendo as mixs, pergunta pra eles! Kkkkkkk
Foda q eu sei disso, mas acho q não consigo melhorar não, caso perdido já! Kkkkk

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

"O cara no meio de um concerto, Orquestra tocando Bolero de Ravel, saca uma caixa de fósforos do bolso e fica fazendo a marcação do tempo com a caixinha....

O maestro interrompe, para a Orquestra, vira-se para o infeliz e diz:

- Quer parar com essa merda?

O cara, fica sem graça, vermelho, e bota a caixinha no bolso...

O maestro antes de reiniciar, diz:

- E a propósito cidadão, sua caixinha só têm 34 palitos.....


O texto é legal, mas essa foi a melhor...


ALF is back

meu amigo, vou te falar...se tem um cara CHATO nesse fórum, ESSE CARA SÓ PODE SER EU!!!
kkkkkkkkk
Tenho dó dos integrantes do meu grupo no CD! O clebergf e o MMI estão fazendo as mixs, pergunta pra eles! Kkkkkkk
Foda q eu sei disso, mas acho q não consigo melhorar não, caso perdido já! Kkkkk

Eu não disse isso. Disse que você é perfeccionista. huahuahuahua

Cara, experimenta gravar num estúdio com um técnico e um produtor disputando egos. Você vai tocar mil vezes o mesmo trecho e ver o que é cara chato... hehehehehe

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


Tá bom pessoal

Elejo agora os melhores críticos do FCC, sem dúvida, os mais simpáticos e menos e exigentes:

Bigtransa e Marc Snow...

Yeeeeahhhhh!

Brincadeira amiguinhos, gosto de ser criticado, é uma chance maravilhosa de se aprender... inté!

stormizinhu
Veterano
# fev/13
· votar


Concordo plenamente, sou metaleiro extreme, porém curto o que é bom, Macaco Bong a Daft Punk (eita).

"Música é arte, arte não se julga"

Acho muito certa essa frase, se encaixa em filmes também, tem que ser assim e pronto, "aiai ta fraco isso, melhora aquilo, não gostei daquela parte..."

Uma coisa é gosto , outra é qualidade, muita gente não sabe diferenciar isso, usando "isso é uma merda" (se referindo ao gosto, não qualidade), ai quando se tenta explicar esse ponto de vista, "ah é a mesma, coisa, é uma bosta..."

E até gosto quando tem erros de leve, pois mostra que o cara é humano como nós, tirando eles do Olímpo e deixando mais perto sua conquista.

Floydniaco
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig


Músico, além de chato, na sua grande maioria é invejoso.

Aqui no fórum mesmo da pra perceber isso ... por que será que tópicos onde o cara não toca '' tão bem'' tem mais atenção do que um outro tópico de um cara que toca legal, faz um som bacana e de boa qualidade ?
Por que ai não da pra falar tão mal ... e pra muita gente, elogiar é algo difícil , tem que passar por cima de ego e tudo o mais.

Eu concordo plenamente com o que o stormizinhu postou : "Música é arte, arte não se julga" .

Claro que críticas devem ser feitas, afinal, se não houvesse isso mt gente iria se acomodar. Afinal, quem que gosta de SÓ receber críticas? Nesse caso, a crítica impulsiona uma melhora ... O problema é que muito gente crítica de uma maneira esnobe .... eu estou tentando trabalhar isso em mim, mas quando vejo alguém sendo esnobe e desrespeitoso enquanto faz uma ''crítica'' (na grande maioria das vezes, a pessoa não tem qualquer qualificação para fazer a mesma), eu acabo perdendo a linha e me ''emocionando" com a pessoa rsrsrs

Floydniaco
Veterano
# fev/13 · Editado por: Floydniaco
· votar


post duplo.

ALF is back
Veterano
# fev/13 · Editado por: ALF is back
· votar


MMI

Cara, experimenta gravar num estúdio com um técnico e um produtor disputando egos. Você vai tocar mil vezes o mesmo trecho e ver o que é cara chato... hehehehehe

Ufa! Assim fico mais tranquilo! Kkkkkkkkk
Até pq minha chatice não é por ego, já q sou reserva do gandula suplente de futebol amador na musica!
Ou seja, a chatice é crônica mesmo! Kkkk

O Lelo falou sobre um profissional anonimo gravar algo pra uma Jam e a galera descer a lenha, eu certamente teria considerações e porens pra dizer pro cara! rs
Seguindo o exemplo do futebol q o Lelo colocou mto bem, apesar de sermos peladeiros, se não for gol, sempre vamos ter a alternativa certa para o lance: "q fominha! Se ele rolasse pro lado era gol!"
Acho q na musica tbm é assim, e no final das contas, é tudo uma questão de gosto, cada um faria de um jeito!

eo.
Veterano
# fev/13
· votar


Eu acho que a galera leva a língua portuguesa muito a sério... Tem horas que ouvimos algo normal e ficamos ofendidos, mas isso é só a maneira que temos de nos expressar, as vezes pode sair meio seco mas tranquilo, abstraia.

Na boa mesmo, se alguém não quer ser criticado, fica trancadinho dentro do quarto, sem gravar vídeo, sem participar de jam e coisa do gênrero, tocando só pra mamãe ouvir, ai vai ser tudo certo pro resto da vida!

Sobre a pelada, tem sim muito mais crítica que aqui na música e muito mais ofensivas, inclusive uma das coisas mais legais da pelada é "cornetar" quando alguem faz uma merda! Podem perceber, se tiver um golaço, ninguem comenta, mas quando tem um frango, uma caneta, esse comentário dura um bom tempo! Qual a diferença? A maneira de receber as crítica. Quando está se falando de música, parece que o ego do camarada fica muito sensível, combinado com o faotr da pessoa se achar mais do que realmente é, ai acontece um conflito.

Se algum "hater" desce a lenha em algo que vc produziu sem ter argumentos plausíveis, simplesmente ignore, se for perceptível que aquilo foi gerado simplesmente por inveja/ignorância/abandono infantil ou qualquer outro motivo desprezível, mas tem que se tomar cuidado e ter uma autocritica aguçada, pois as vezes o trabalho realmente não está bom e o cara simplesmente falou a verdade, mas de um jeito curto e grosso. O importante disso tudo é que por pior ou melhor que tenha ficado o seu trabalho, você já teve um ótimo aprendizado:

Se ficar muito bom, você deve seguir essa linha;
Se ficar muito ruim, você aprendeu um jeito de não se fazer tal coisa.


"Não leve a vida muito a sério, afinal de contas você não vai sair vivo dela mesmo!"

Cristhyano
Veterano
# fev/13
· votar


É basicamente isso que o chapa acima escreveu.
Não quer ouvir sabonetada, não coloque em público.

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


Muto bom velho. hahaha

Pepe Le P
Veterano
# fev/13 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Acho que nos casos onde uma crítica (no sentido amplo da palavra, seja positiva ou negativa) "se faz eminente" a palavra chave seria sensibilidade/empatia.

Eu falo isso pois sou daqueles caras que critica de maneira inversamente proporcional ao que toca. Hoje em dia eu até não tenho dado muito o ar da graça nos tópicos por aí, mas volta e meia dou uma acompanhada.

O detalhe é que eu procuro ser bem pragmático na minha crítica: se eu vejo que se trata de um iniciante eu não vou entrar no tópico pra esculachar o cara, ao invés disso vou tentar dar dicas construtivas (dentro do que a minha limitação de conhecimento/habilidades permitir) e tentar evidenciar alguma qualidade, ou ao menos colocar alguma palavra de incentivo (coisa que tenho aperfeiçoado nesses últimos anos de prática como professor).

Se eu noto que o cara já tem uma fluência maior e que eu tenho algum comentário que ainda sim possa ser útil (e que não se limite a esfera do gosto pessoal), eu faço.

Essa questão dos vibratos é interessante... é através da fluência dessas técnicas de "expressividade" (vibrato, bends, slides, e outros elementos da "pegada" do guitarrista) que da pra diferenciar um cara que tem bala na agulha de um que ainda está caminhando (e poderia se beneficiar de algum conselho produtivo).

Imagine que você me coloque do lado do Albert Lee ou BB King. Eu posso até tocar alguma fritação que eles não conseguiriam executar, mas um observador experiente nos vendo tocar rapidamente chegaria a conclusão que os profissionais são eles e não eu e a sua justificativa para tal escolha provavelmente rondaria a esfera do: "aqueles caras tem pegada/fluência no fraseado e o magrão ali não".

Em outras palavras se eu for avaliar uma pessoa eu vou procurar analisar e criticar dentro da proposta que ela me apresenta... se o cara estava improvisando um bebop "tradicional" eu não vou sair disparando que faltaram bends, assim como eu não vou me ater a uma nota mascada num cover de speed metal from hell se claramente da pra perceber que o cara tem a fluência pra metralhar com propriedade nesse estilo. Agora se o cara do primeiro exemplo ficar subindo e descendo escala ou a execução do segundo for uma sujeirama onde mal se distinguem as notas eu acho mais que válido (e didático até) fazer uma crítica.

Pra finalizar esse lance de vaidade e não saber lidar muito com críticas não é nem de perto exclusividade dos guitarristas, é algo geral da população humana. Eu tenho aprendido a deixar o ego um pouco de lado e sempre tentar filtrar o que há de bom nas críticas.

O grande lance é saber lidar e avaliar as críticas. Num espaço onde virtualmente transita gente de tudo que é idade/experiência/personalidade o melhor é saber filtrar o lance. A informação está as toneladas a nossa volta, saber olhar pra elas com criticidade é a chave pra muita coisa...

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Muito boa sua analogia com os pedaleiros!!! hehehehe... e é verdade tudo o que escreveu... já dizia o velho sábio: "vc aponta o dedo, mas 3 dedos apontam pra vc!!!"

Bacana voltar a tocar em banda... ainda mais depois de tanto tempo, hein!!!

Abraço!!!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Amigo, quanto ao seu texto... Existem críticas chatas, interessantes, construtivas e destrutivas. Pior que muitas vezes a linha que separa uma da outra é tênue. Li um texto, talvez ajude quando se deparar com o "lado negro da força"...

A Lei do Caminhão de Lixo

(por Arnaldo Jabor)

Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando um carro preto saiu de repente do estacionamento, direto na nossa frente.

O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro... foi mesmo por um triz!

O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente, mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.

Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital?!?!'

Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A Lei do Caminhão de Lixo."

Ele me explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo.

Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento.

À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre a gente.

Nunca tome isso como pessoal.

Isto não é problema seu! É dele !!!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente.

Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.

Fique tranquilo... respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.

O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia.

A vida é muito curta, não leve lixo com você !

Limpe-se dos sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.

Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.

A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe !!!


clebergf
Veterano
# fev/13
· votar


Seus textos são sempre muito bacanas.

Só não concordo com essa frase Eles não erram passes...huhauhauha...xD

eo.
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Obrigado por esse texto, realmente é assim que devemos agir, texto muito foda!

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que esse lance de críticas acontece muitas vezes por causa de existir uma certa necessidade de nos sentirmos superiores aos outros, e quando se critica a sensação é essa...
Tem também a nossa posição sempre crítica como músicos, nós sempre escutamos uma música e prestamos atenção na sua técnica, o que foi usado nela, não falo que todos são assim, mas isso ajuda...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


Puxa vida... Teve tanta reflexão nesse tópico, de tantos usuários diferentes, tatos comentários e posts tão válidos, algumas lições de vida e de comportamento...

Eu li o texto inicial do Lelo e fiquei me imaginando vendo alguns tópicos do tipo "me avaliem". Eu costumo pegar bem leve nas críticas, mesmo porque, só me atrevo a criticar coisas que estão realmente MUITO ruins, no intuito de dar um toque pro cara melhorar, e mesmo assim não me estendo muito porque não sou um expert. Quando o negócio tá legal, eu não tento ficar procurando pelo em ovo, acho isso até meio chato.

No fundo, eu acho que toda crítica construtiva bem fundamentada e exposta com clareza e educação é extremamente válida para nosso crescimento, seja em que área for. O grande lance pra saber como lidar com essas críticas (e com as outras) é fazer como no texto do MMI, e não juntar lixo no nosso caminhão. Sejamos todos cabeças de gelo, evitemos o estresse desnecessário, pois isso faz um mal danado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O músico, o chato, e o músico chato! Uma reflexão