Guitarra continua trastejando após levar ao luthier

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # fev/13


    Comprei uma guitarra nova (Tagima PR-100) e ela tava dando umas trastejadas em algumas casas e levei no luthier

    Foi preciso fazer a regulagem + o nivelamento de trastes e custou 150 reais
    Quando fui pegar a guitarra eu testei e não tava trastejando...

    Quando cheguei em casa começou trastejar de novo um pouquinho

    Pensei vou aumentar só um pouquinho a altura das cordas que vai resolver, tava uns 2mm, 2,3 mm eu já coloquei 2,5mm quase 3 e nada, não para de trastejar (corda lá, casas 5, 6 e 7)

    O que eu faço? Não tenho mais dinheiro pra mandar regular de novo, (embora tem nota fiscal com "garantia" de 3 meses)

    Sem contar que longe pra .... lá no centro da cidade (Rio de Janeiro)
    Moro sem Santa Cruz

    Tô muito bolado, pq levo a guitarra no luthier e continua trastejando mesmo depois da regulagem e do nivelamento de trastes

    O que eu faço para ela parar de trastejar? Comprei a guitarra não tem nem 3 semanas e até agr não consegui tocar direito

    slash_web
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Trastejamento mesmo , ou voce sente o famoso buzz apenas?

    makumbator
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Carioca Smart

    Ué, vai no mesmo luthier imediatamente e peça uma correção no problema. Sempre considerei que há uma garantia no serviço de regulagem de lutheria.

    Nenhum luthier com que já lidei se recusou a fazer uma nova pequena regulagem sem custo extra quando esse tipo de coisa aconteceu (comigo foram 2 vezes apenas, mas sempre pergunto sobre isso para todos eles).

    Carioca Smart
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    o que é buzz?

    uma coisa que eu tbm tenho que comentar

    Quando eu toco corda solta dá tipo um chiado, (não é um trastejamento, e sim um chiado) parece que vem da ponte, engraçado é que se eu atacar a corda com o dedo o chiado não sai, mas se eu atacar com a palheta sai, inclusive atacando mais fraco do que com o dedo...

    E sim na 5, 6, 7 casa da corda lá em trastejamento sim!

    Mulambojr.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, nem sei o que te falar velho... Tem que ligar pro luthier e usar essa sua garantia velho, é a unica opção viável que vem a minha cabeça.
    Boa sorte ai.

    Abraço.

    slash_web
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Buzz é quanto faz aquele som do metal batendo, mas nao afeta o som no amplificador. Se voce tocar a guitarra sem ligar no amp voce ouve todos aqueles metais fazendo ''BUZZZZZZ" mas se liga no amp o som sai normal e nao afeta em nada. Isso acontece com baixo e violão folk geralmente.

    A minha guitarra tem buzz... mas normal.. nao toco ela desligada.

    james.gurley
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: james.gurley
    · votar


    Cara, muito provavelmente isso é problema na guitarra, a minha apresentou problema semelhante, trastejando na décima segunda casa da mizinha. Levei num luthier que regulou e o problema continuou, voltei lá depois, comentei com ele, que deu uma olhada simples, pegou uma chave de fenda, virou ela e deu umas batidas fortes no traste. Pronto, problema resolvido.

    O que estava causando o problema era o traste, que provavelmente ñ foi devidamente encaixado e ficou levemente sobrando. As batidas foram suficientes para encaixá-los. Luthieraria ñ é uma ciência exata, um luthier é um artesão, vc procura várias maneiras de solucionar o problema, então leva novamente nele e diz que o problema persistiu, e ele vai tentar encontrar outro problema, que pode ser simples ou exigir por exemplo a troca da ponte. Normal esse tipo de problema em guitarras chinesas baratas. Uma dica que te dou: nunca compre guitarras que estiverem trastejando ou com trastes ruins, pois vc irá gastar pelo menos uns 100 reais para consertar o problema, ao menos diga ao vendedor que ñ tem como vc pagar aquele valor na guitarra, já que teria outros custos para poder tocar, das duas uma, ou ele vai te dar um desconto maneiro, ou ele vai levar em um luthier para arrumar o problema sem custos adicionais.

    Quanto a esse chiado que vem da ponte, isso é sintoma de ponte vagabunda mesmo, muito provavelmente causado por algum parafuso frouxo que vibra dependendo da frequência das vibrações da corda. Pode ser também o parafuso dos captadores que estejam meio frouxos.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Guitarra trasteja até se as forem tarrachas mal apertadas. Liga para o Luthier e converse talvez ele já até tenha uma solução.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Isso acontece comigo direto...

    uma vez minha prestige voltou trastejando muito nas 3 cordas de baixo... mesmo com ela ligada... e qdo precisava tocar um som limpo tinha até que trocar de guitarra u.u

    Hansen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Carioca Smart

    Já viu se o tensor não está muito apertado? Isso altera a envergadura do braço, fazendo com que trasteje. Às vezes, uma giradinha de 1/4 resolve o problema.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tem que fazer o testo com ela ligada no amplificador... se não trastejar e matar a nota, não há problema algum.

    Acho que vc não deveria ter mexido nela... como disse o makumbator, deveria mesmo era ter levado de volta pro cara deixar no jeito que vc gosta.

    edalko
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: edalko
    · votar


    Carioca Smart
    Esse som de buzz pode ser relacionado a varias coisas:
    - tarraxa com parafuso solto
    - saddle mal posicionado
    - tensor
    - som natural das cordas ao serem tocadas e que com a vibração encostam nos trastes (esse som é normal!)

    Solução: leva no luthier de novo, pois o cara tem que dar garantia do serviço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra continua trastejando após levar ao luthier