Corpo e tampo em cedro rosa em les paul? [ajuda na construção de minha guitarra ]

    Autor Mensagem
    guitar_93
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guitar_93


    Bom pessoal, me aventurei a construir minha guitarra, uma modelo Les Paul... já pesquisei bastante aqui na internet e achei bastante coisa sobre o cedro, o problema é que não consegui tirar uma dúvida, todos os tópicos ou assuntos relacionados falavam em usar cedro rosa no corpo, mas a minha dúvida é a seguinte, se eu usar cedro rosa no tampo também, vai ficar muito ruim o timbre da minha guitarra?

    já tenho o corpo feito em cedro.. no caso usaria pau-marfim para fazer o braço, mas e o tampo em cedro, abafaria muito o som??


    Outra madeira que tem aqui na minha cidade é o pau-marfim, que vi que se usa em tampo também, mas se possivel pra mim ficaria melhor o cedro, gostaria da ajuda de voces, abração!

    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    na minha opiniao vai ficar muito abafado, a gibson tem guitas inteiras de mogno (normalmente sao aquelas cremes ou de tampo liso), o cedro chega perto, mas eh mais abafado, um som mais fosco mesmo colocando tampo de maple. inteira em cedro, certamente iria puxar muito o som.

    se fosse uma telecaster ou strato ate poderia se pensar, mas les paul fica d+ eu acho.

    guitar_93
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guitar_93
    · votar


    astrataranis
    poisé, ouvi falar que o cedro puxa muito os graves ...

    acho que o pau-marfim então seja melhor para equilibrar um pouco o som.

    vlw cara! abraço!

    guitar_93
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guitar_93
    · votar


    teria uma madeira que se assemelhasse na estética ao 'flamed maple' acho que é esse que tem as listras, tem alguma outra madeira parecida ou uma forma de se fazer essas listras?

    guitarsg
    Membro
    # fev/13
    · votar


    o cedro tem bom timbre,ja testei uma les paul nesta madeira e tinha otimo som.mas claro detalhes da contrução,peças,captadores etc...influenciam muito no timbre final.

    guitar_93
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: guitar_93
    · votar


    guitarsg

    essa les paul que você testou tinha o tampo em cedro também?

    to planejando colocar os captadores da malagoli custom II ...

    guitarsg
    Membro
    # fev/13
    · votar


    tinha o tampo em cedro eu acompanhei a construção.

    guitarsg
    Membro
    # fev/13 · Editado por: guitarsg
    · votar


    malagoli ja possui o texas e tenho um hh777 na guitarra, os dois são bons.o custom não conheço.

    guitar_93
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    guitarsg

    blz, talvez eu faça com cedro mesmo o tampo...

    esse custom II é uma replica do que seria os captadores que o slash usa, olhei alguns videos no youtube e me agradei, mas não estou 100% certo deles ainda!

    abração!

    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    amigo, se desvencilhe da simplicidade simplista.

    uma coisa é GRAVE outro é ABAFADO. Grave qqr guitarra pode ter, inclusive uma strato. alias algumas inclusive sao bem graves, vide um blues ou jazz tocado nelas.

    embora o cedro se assemelha no grave com o mogno, eu me referia ao som abafado mesmo.

    procure a comparacao feita pelo de ros e por outros, vera claramente isso.

    qto ao flamed maple, bom, obviamente o maple tem com muito maior facilidade seus desenhos (que sao varias e nao apenas o flamed), mas qqr outra arvore pode formar o mesmo desenho, desde que cortada obviamente na mesma forma... eu disse PODE ter os mesmos desenhos, o maple faz isso com total certeza. procure por mogno que formam desenhos sao belissimos!

    masc073
    Veterano
    # mai/21 · Editado por: masc073
    · votar


    Um luthier da Filância conceituado mundialmente tem um modelo inspirado na Gibson Les Paul 59 com corpo e braço em cedro rosa, com tampo em arctic birch: Ruokangas Unicorn.

    São guitarras que custam no mínimo 6500 euros.

    O cedro rosa é uma excelente madeira para construção de guitarras.
    Segundo esse luthier, ele diz que o cedro se assemelha muito ao mogno utilizado nos anos 50 pela Gibson, que era um mogno mais leve e ressonante.

    Não é o mesmo tipo de madeira encontrado na Les Paul Standard atualmente, que é mais pesada, o que obriga o fabricante a utilizar chambers.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corpo e tampo em cedro rosa em les paul? [ajuda na construção de minha guitarra ]