Então tu tem uma banda cover? - De Ros - dicas 03.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# fev/13
· votar




Caike_bend
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
Dead fish é uma banda de Hard Core do Espírito Santo.



SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


De Ros
cara, bacana as dicas, muito explicativo e são coisas que precisam ser ditas.
Eu acrescentaria duas coisas no video:

1 - a maldita pastinha

Tem muita banda de cover por ai que vai tocar com uma pastinha debaixo do braço, chega no palco, bota seu suporte la e vai indo... porra, isso é mó corta clima... alem de ser um treco feio pra cacete, aquilo cria uma barreira entre o musico e publico e estampa a seguinte frase na sua testa: "eu não sei tocar".
Musico profissional tem que saber o que ta fazendo, e se não sabe, tem que saber enrolar e inventar.
O unico lugar que aquilo é aceito que não no seu local de estudo é numa orquestra, e mesmo assim tem que ser discreto.

2 - a bagunça no palco
Não é só afinar que mata a bagaça.
Ja vi verdadeiras zonas de guerra em alguns lugares que toquei.
Po, não custa nada manter o local que vc vai tocar organizado.
Se o tecnico de som da sua banda é um relaxado que deixa os cabos todos aparecendo e embolados, puxe a orelha dele. Se sua banda não tem tecnico de som, organizem, e pelo amor de Deus, não me larguem um milhão de cases e capas espalhados espalhadas pelo palco.


Tem coisa que as pessoas só aprendem tomando porrada.
De vez em quando eu toco com um garoto que acaba a musica e ele não para de mexer na bateria cara, é uma merda foda! Se eu que to ali fico irritado pra caralho, imagina quem ta assistindo...

De vez em quando eu toco com outra galera tbm que porra, é só no improviso e vambora, muitas vezes eles nem sabem o que vão tocar e simplesmente saem tocando as musicas da pastinha...
Enfim, todo mundo atropela todo mundo, é uma bagunça do caralho, mas a galera sempre ta tão animada no palco que não tem um unico puto que reclame, eles tem o publico deles e é bem divertido tocar com eles.

Ah, mais um detalhe: Sempre de palhetas. Minha sugestão é que todo musico que está na ativa compre um saco de palhetas da china, os caras são tao fodas que vendem até palhetas ja usadas, rs. Sempre que acaba qualquer apresentação vem um pedir, portanto alegre seu fã recente, de a ele uma palheta e ele jamais se esquecerá de voce.

Bigtransa
Veterano
# fev/13 · Editado por: Bigtransa
· votar


SpectrosGuitarman
Em bandas de baile as pastas são necessárias às vezes pois os repertórios são muito extensos e a rotatividade dos músicos é muito grande. Na banda em que fiquei mais tempo, o repertório era de algumas centenas de músicas e dividido, de acordo com o estilo, em pequenos grupos de 4 ou 5 (que chamavam de seleções).
O repertório era definido antes, mas não era raro ouvir o dono da banda gritando que tocaríamos alguma seleção não planejada no meio de um show. Nessa hora, se não fosse a pastinha, a gente nem saberia do que se tratava.
Acontecia também de chegar um cara novo e fazer apenas um ou dois ensaios antes do baile. Não era incomum tocarem coisas que não tinham ensaiado e, mesmo que conhecessem o repertório, muitas vezes o tom das músicas mudava de acordo com o cantor ou os arranjos tinham alguma coisa diferente.

edalko
Veterano
# fev/13
· votar


SpectrosGuitarman
Bigtransa
Vc encontra hoje, inclusive na TV, muitos musicos (principalmente os vocalistas) utilizando de recursos eletrônicos para ler as letras.
Mas recentemente vi o Zezé de Camargo utilizando uma baita pasta nos Faustão.
Eu acho isso um atentado! O vocalista tem obrigação de, no mínimo, decorar as letras.
Mas se não for possível, um tablet fica mais charmoso e menos chamativo. Já tem alguns musicos aqui em Ctba se valendo desse artefato para essa finalidade. Eles prendem no pedestal do mic e fico muito melhor, visualmente falando.

ariancarvalho
Veterano
# fev/13
· votar


Sempre muito bom!
Confesso, com meus 15~16 anos já afinei no palco!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13
· votar


Bigtransa
Eu sei como é cara, minha banda toca em festa de casamento. O repertório é gigante, mas pelo menos eu procuro deixar a pasta mocada e só dou uma olhada se realmente não lembrar da musica. Eu decoro mesmo, até pq geralmete as musicas de um mesmo genero tendem a ser parecidas e tbm pq sou eu q faço quase todos os solos.



edalko
Cara, mas recurso eletronico tdo bem, eu até acho bacana. Andei vendo uma galera usando tablets por ai. Mto bacana. Só uma vez q vi um cara tentar usar o amplitube na noite. Pqp, o cara montou uma trambolhera.... E o pior q ele n tava usando controlador. No meio da apresentação (era na associação comercial da cidade) o micro do cara travou foda e tiveram q parar só por causa disso.

Outra coisa que bandas n fazem, ter um plano b.
Sempre q to tocando ou to atuando como tecnico de som, tento ter backup de tudo, vc n pode simplesmente se dar o luxo de ter um problema em um casamento.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
Bem interessante o que você falou, vendo o vídeo dá pra ver que esse negócio de comunicação com o público, versões próprias e medleys são coisas um tanto que básicas, até para uma banda que faz música própria isso deve ser levado em conta...
Agora, uma coisa que eu não sabia ou tinha prestado atenção é sobre afinar instrumentos no palco, hahaha, eu não sabia (nem sei direito ainda) que é tão ruim... hahaha
Abçs

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Caike_bend

Bem interessante o som. O instrumental é muito legal!

SpectrosGuitarman

Uuhauhauhauhauhauha, ótimas observações e dicas!!!!

Bigtransa

Já até passei por isso! Mas na banda de baile que toquei dois bailes, eles tinham um sistema diferente: Um cara da banda escolhia a próxima música e colocava o nome dela, com o tom, numa estante que todo mundo da banda conseguia ver (mas o publico não). Então, sempre sabiamos qual o próximo som e qual o tom. Como eu não tinha ensaiado e nem conhecia as músicas, eu sempre entrava depois dos outros, uhauhauhauhauha!!

Ah, eu estava no baixo. Se fosse guitarra e tivesse introduções, eu estaria ralado!!

edalko

Também já vi usar o tablet nessas situações e concordo, fica bem mais "cool"!

ariancarvalho

Eu também fazia! Aliás, essa era a menor das merdas que eu fazia nessa idade, hehehehehehe!!!


SpectrosGuitarman

"vc n pode simplesmente se dar o luxo de ter um problema em um casamento."

Só por essa frase, já sei que tu é um baita profissional!

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa

"eu não sabia (nem sei direito ainda) que é tão ruim... "

Imagina que tu é publico. Imagina que tu é leigo e não faz ideia do que seja "afinar" um instrumento.

Dai entra no palco o guitarrista da banda. O publico todo, inclusive você, ficam excitados e começam a gritar, chamar pelo nome do cara, pedir a música favorita, climão de começo de show.

Daí o cara, com aquela puta cara de caneco, pega a guitarra e faz:

Tuleummmmmm.... tuleummmmmmm....

tuleinnnnn..... tulein.......

o publico se olhando, tentando sacar qual música é aquela...

toleeeeeummmmmm... toleeeeeummmmmm...

Teleinnmmmm... teleimmmmmm.....

cortou todo clima, o publico começa a ficar com vergonha de gostar tanto daquela banda que, obviamente, está cagando pra eles...

Tiliimmmm, tilimmmmm...

Pronto, afinou a guitarra, dai ele toco uma nota , o baixista toca a mesma nota e é a vez dele fazer o TULUUMMM, TULUMMM...

Depois dessa intro fantástica, eu já estou acertando a minha comanda e jurando que nunca mais vou assistir essa banda novamente.

Será que é assim que começam os shows do AC/DC, Iron, Metallica e todas as bandas que fazem sucesso mundialmente?

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros

Cara, esse negócio de afinar no palco, todo músico iniciante (nem digo de qualidade e sim iniciante de palco) já fez.... mas não é possível que as coisas mudaram tanto ou só eu tenha dado sorte na vida, explico:

- Eu sempre levei duas guitarras em shows, e se não tinha 2 arrumava uma emprestado.

- No meu tempo não tinha tunner de pedaleira, então eu sempre cuidei de afinar "atrás do palco", com calma e segurança.

- E por último, banda pobre não têm dinheiro prá roadie, mas pelo menos no "meu tempo" sempre teve, para shows maiores, um irmão pentelho de um baterista, ou o cunhado "mala" e etc, que a troco de entrar de graça e "pagar" de amigo da banda, fazia roadie de graça. Com afinador, não precisa ser músico para afinar, basta olhar o "ponteiro" do tunner e se certificar que esta exatamente no "meio"...rs. Sempre ensinei estes caras a afinar, enrolar cabos, desmontar bateria, fazer check list de equipamento e etc, e nunca gastei "um real" com roadie.
A galera de hoje em dia não ajuda os camaradas mais não?

Obs: A respeito de 2 guitarras, apesar de sempre levar durante anos, sempre me questionei se era necessário. Até que um dia, uma corda rompeu, e aconteceu algo (que no meio de um show, não dá prá verificar), mas o roadie me passou a outra guita e foi trocar a corda da minha. Aí, ele deu um jeito de me avisar que minha guita não afinava mais de jeito nenhum......fiz o show com a reserva, e foi tranquilo.

Quando cheguei em casa, depois de muito fuçar, descobri que quando a corda estourou, o "pino ou bolinha" de terminação da corda, havia voado e se alojado embaixo de uma peça da ponte, deixando ela torta e desnivelada, o que não permitia uma afinação.

Tive que desmontar a ponte para retirar a bolinha.... Como faria isso num meio de um show?

"Peraí galera, vou desmontar minha ponte, e em 40 minutos o show retorna!!"


kkkkkkkkkkk

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Tive que desmontar a ponte para retirar a bolinha.... Como faria isso num meio de um show?

Bem observado, eu só uso guitarra com floyd, teve mtas vezes... q se nao tivesse levado outra guitarra... a merda tava feita...

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros

Muito bom. Não tenho muito a falar dessa vez, o mestre abordou o assunto com total maestria, parabéns.

Já que não tenho nada a crescentar, vou contar de uma vez que saí para ir ver uma banda cover, já que é legal "assuntar" nos seus tópicos. kkk

Tinha um bar aqui que era basicamente covers que tocavam, tinha banda fixa e ás vezes uma banda convidada. Fui lá para ver a banda fixa mesmo. A área para o público (mesas) tinha uns 40 metros quadrados, pequeno, mas o palco era grande. Cheguei cedo, para comer e tomar umas antes, olhei para o palco e já me assustei, tinha uma bateria grande, um full stack Marshall (lembro que era de uns 100W), um amplificador enorme para o baixo, outro enorme para o tecladista, tinha até uma Leslie. Lembro que eu olhei para o teto e pensei que iam derrubar aquilo se ligassem para valer... Pois é, ligaram, o teto não caiu, mas o ouvido apitou pra caramba!

O show demorou para começar. Lá pelas tantas, subiu no palco um cara já meio velho, barrigudo, meio careca e com os poucos cabelos desgrenhados, com uma calça de moleton e camiseta detonada que parecia que o sujeito saiu de pijama de casa. Começou a mexer nos aparelhos, ligou tudo, pegou um baita baixo Rickenbacker e ficou afinando (putz...). Pensei que o cara era o roadie. Daí começa a entrar mais gente no palco, guitarrista com pedaleira, carinha ligando o mic (tummmm... Alô, alô, som, som... Putz 2). Não é que aqueles ali era a banda e tocavam pra caráleo? Depois de umas músicas o vocal fala no mic: Tem algum tecladista aí que queira subir no palco? O nosso está atrasado demais, parece que está no trânsito (putz 3).

Pois é, achei que os caras tocavam muito bem, mas tudo meio inadequado, equipamento muito potente para o lugar, som alto demais, roupa, atraso... Caramba, se tem gente pagando para te ver, faz direito, né? Seja profissional!

Abç

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Minha experiências são praticamente iguais as tuas!
Detalhe que as vezes não rola guitarra reserva, então aconteciam coisas bem interessantes, desde fazer o show com guitarra emprestada até mudar a ordem das apresentações...

MarcosMalmsteen

Eu parei muito tempo de usar guitarra com floyd também por esse motivo!

MMI

Teu relato é perfeito! E a pergunta que fica - dos leigos presentes, quantos adoraram o show e perguntaram para a galera da banda onde era o próximo show, pois eles queriam estar lá?

Isso é algo que obrigatoriamente tem que acontecer em todos os shows de uma banda. Se não está acontecendo, é porque a banda está pecando em algo!

Ah, e mesmo que aconteça, não é sinal que tudo vai dar certo, é apenas sinal que a banda está fazendo a sua obrigação...

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
Fender Frontman 212, fala alto pra caramba, eu comecei a tocar e uns pássaros aqui perto sairam voando pra outro lugar

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Pois é, achei que os caras tocavam muito bem, mas tudo meio inadequado, equipamento muito potente para o lugar, som alto demais, roupa, atraso... Caramba, se tem gente pagando para te ver, faz direito, né? Seja profissional!


Isso é uma coisa de me desmotiva!!!... Falta de comprometimento...
Na minha banda de classic rock acontece isso direto, sempre temos um membro que é soh "quebra galho" pros shows q estão marcados... e os outros membros há uma incompactibilidade de horarios horrenda pra ensaiar... e estamos nessa desde 2009... eh realmente broxante! e detalhe... as que datas marcadas são essa sexta e sábado AGORA u.u...

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


MarcosMalmsteen
e os outros membros há uma incompactibilidade de horarios horrenda pra ensaiar...
isso acabou com uma banda que eu tinha acabado de formar, foi a maior decepção, e ninguem corria pra ajeitar os horários, só eu que tentava combinar as coisas, e quando eu parei de fazer isso, a banda morreu

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
É, realmente, hehehe, deu pra entender agora...

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm

Opa, deve ser muito bom!

MarcosMalmsteen

Falta de comprometimento...

Esse é provavelmente o maior dos pecados que os integrantes de uma banda cometem!

Felippe Rosa

Mas se só consegui ser claro agora, é porque a comunicação do video não foi bem feita. Droga, ainda tenho muito a aprender sobre isso!

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
Não, hahaha, não foi por causa do vídeo que eu não entendi, eu nunca fui guitarrista de show, salvo raras exceções eu só toquei em igreja, onde não existe essa pressão de entreter o povo, foram poucas vezes que toquei em eventos seculares, na escola, por aí vai, não iria entender mesmo de primeira porque não sou "showman".
Fica tranquilo em relação ao vídeo, hehe
Abçs

john Norum
Veterano
# fev/13
· votar


cara o meu medo não e de roubarem meus instrumentos no show ou esquecer a musica mais sim de todos irem embora tenho pesadelos com isso.

filipelemisz
Veterano
# fev/13
· votar


Mas, mudando o ângulo da coisa...digamos que você é o artista, ta la no palco pirando o cabeção, destruindo na guitarra, o som está ótimo, com punch, todo mundo ensaiado e fazendo um showzão e a galera na platéia parada, com cara de bunda te olhando, sem a menor vontade de agitar com você, como faz? (ou melhor, como transformar um bom show em um grande show?)

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros

E a pergunta que fica - dos leigos presentes, quantos adoraram o show e perguntaram para a galera da banda onde era o próximo show, pois eles queriam estar lá?

Não precisava perguntar porque eles eram a banda fixa da casa, tocavam sempre.

Agora pasme... Eu mesmo voltei lá. Era uma das pouquíssimas casas que se podia ir e ver uma banda tocar bem Sabbath, Deep Purple, Led etc. Apesar de tudo era bem tocado, a lição de casa mínima era feita. A vantagem era que se podia ir, comer um petisco e beber uma cervejinha, sentado, sem ninguém incomodar. Em outras casas (vish... Eu vi um vídeo seu tocando em uma delas) vai uma molecada sem noção, bebe demais, vem em grupinho e mete a mão na bunda da sua mulher para provar que é macho e gostoso. E eu acho que um bom passeio, uma boa música com uma boa diversão combina muito bem com uma companhia feminina, então essa casa tinha esta vantagem.

MarcosMalmsteen

Isso é uma coisa de me desmotiva!!!... Falta de comprometimento...

Desmotiva até quem assiste, né? rsrs

Thyago_Trajano
Veterano
# fev/13
· votar


Muito interessante o vídeo! Gostei muito...

Gostaria também de falar que é muito interessante fazer as coisas sempre com planejamento e, principalmente, segurança!

Digo isso tomando como exemplo o trágico fato ocorrido em Santa Maria, onde algum animal achou que seria uma boa idéia atirar um sinalizador no teto da casa de show...

E esse tipo de coisa é mais frequente do que se imagina! Sempre tem um cara bêbado ou cheirado com alguma idéia brilhante! Digo isso porque já tomei um choque FDP em um palco, graças a idéia brilhante de alguém jogar um monte de fita metálica no meio de uma música...

No Tomarock, no Rio de Janeiro, já vi a porrada comendo bonita, depois que o vocalista de uma banda teve a maravilhosa idéia de jogar um balde de água na galera...

abração

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


Mto bom De Ros! dicas extremamente valiosas!! Parabéns!

To no aguardo dos proximos video hehe

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa

Ok, beleza!

john Norum

Uuhauhauhahuauhauh!!! Estuda bastante, tocando bem, e ouvindo os bons conselhos que foram dados por aqui, isso não vai acontecer!!!

filipelemisz

Faz um showzão. Não entra na pilha negativa e te diverte com a tua música.
O teu objetivo, nesse ponto, é fazer com que o pessoal venha falar contigo e dizer "velho, tu matou a pau, pena que o povo da minha cidade é muito tosco e não sabe o que é música boa". Pelo menos umas 5 pessoas tem que falar isso para ti. Se tu conseguir, foi um sucesso!

MMI

Bom, se os caras tocam tão bem assim, beleza. Provavelmente estão no auge da carreira como banda, creio que não vão conquistar muito mais se continuarem com essa atitude...
E quem não está crescendo, está encolhendo! Ninguém pode ficar no mesmo ponto, o mundo é mudança!

Mas se tocam Purple bem tocado, até eu iria assistir!

P.S. - Tenho pavor de sair na noite, justamente pelo que tu citou, hehehehehe!!!

Thyago_Trajano

O pior é que cansei de ver esse tipo de coisa também. Uma banda de grandes amigos meus usavam esses fogos e já vi pequenos "acidentes" acontecerem...

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


PguitarMaxx

Brigadão amigo!! Acho que no próximo eu vou sair um pouco da programação inicial, hehehehe!!

kapusho
Veterano
# fev/13
· votar


filipelemisz
Mas, mudando o ângulo da coisa...digamos que você é o artista, ta la no palco pirando o cabeção, destruindo na guitarra, o som está ótimo, com punch, todo mundo ensaiado e fazendo um showzão e a galera na platéia parada, com cara de bunda te olhando, sem a menor vontade de agitar com você, como faz? (ou melhor, como transformar um bom show em um grande show?)


o mestre De Ros disse tudo: faz um showzasso e esquece o resto. a diferença entre amador e profissa é justamente tu conseguir achar um meio de fazer o teu show independente de qualquer coisa, te diverte. o público, por menos receptivo que seja, sabe reconhecer qnd o cara tá lá por obrigação pura, ou porq realmente sabe o q tá fazendo e faz com vontade e pq gosta.
no tempo q eu tava tocando bailão, cansei de tocar 4 horas pra honrar contrato, com 15/20 pessoas num salão q cabem 400. e olha que eu tocava mas não gostava heheheh, tava pela $. isso é profissionalismo: se tu te propõe a fazer um trabalho, tá ganhando pra isso, vai lá e faz o melhor q puder. se não tá contente, compra uma carrocinha e vai vender pipoca na porta do estádio kkkk simples assim

De Ros

+ uma vez, perfeito! to até me inspirando em fazer um tópico sobre pratica de conjunto, só to sem tempo pra ver se já não tem nada parecido pra não ser "detonado" no primeiro post kkkk

sebber
Veterano
# fev/13 · Editado por: sebber
· votar


Retomando um pouco o assunto inicial, que é dicas para banda cover, queria saber de vocês se tem algo a falar sobre repertório, em especial tocar os lados B.

Eu penso que uma parte do público que vai ver um cover de uma banda específica já conhece bem as músicas, e quem sabe está um pouco enjoado dos grandes hits, ou então curioso para ver ao vivo músicas que ainda não viu.

A pergunta é: vocês concordam que, dependendo da proposta da banda, este formato favorece a inclusão de músicas menos conhecidas do grande público no repertório?

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


kapusho

Faz sim, sempre é bom ter visões diferentes sobre os temas, e muita gente aprende com isso. Aliás, incrivel como as coisas mais básicas as vezes parecem grandes sacadas....

sebber

Infelizmente, acho que tu está engando. Se a ideia é ser um cover de banda especifica, não tocar os grandes hits pode acabar em pancadaria até!
Se o Stones cover não tocar Satisfaction, vai sobrar pescotapa no Mick Jagger do bexiga...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Então tu tem uma banda cover? - De Ros - dicas 03.