Review - Comprei a Nova Fender American Standard.

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# jan/13


Olá pessoal,

Há tempos eu estava pra comprar uma Fender Strato e dessa vez decidi mesmo.
Para tanto, com medo de dar um tiro no escuro, fiz alguns testes e comparações.
Então decidi mesmo comprar a Nova American Standard 2012.
Antes de um review simples, vou postar aqui a minha correria pra achar a strato que tivesse a minha cara (até porque pode ajudar quem procura entre osmodelos Fender).

A Busca:
Decidido a comprar a strato fui logo testar uma American Deluxe de um chapa que ta vendendo aqui perto de minha cidade.
É da cor “Sunset Metalic”, que não me agradou, porque queria algo mais vintage e a guitarra embora seja linda é moderninha demais pra mim, testei-a num amp Fender Blues Deluxe, ficou em casa um dia inteiro e explorei bem os caps Noiselles.
Ela tem uma chave que “boosta” os caps, é legal mesmo, porém o som “strato” dela é perfeitinho demais, sei lá, meio arredondado, é aquela coisas que a gente sente quando houve Hendrix em mp3 ao invés do disco de vinil, fora que percebi algo nessas Deluxe, pra evitar o chiado senti uma certa abafada no som.
Não fiquei decidido a comprá-la de imediato, porque queria compará-la com outra Fender, uma American Standard de um amigo, ano 2005.
Meu amigo veio junto pro teste comparativo entre asw duas e chegamos à mesma conclusão: Que a Standard falou mais originalmente “stratocaster” que a Deluxe.
Somando-se à ponte moderna, às tarrachas com trava e brilhos metálicos na pintura, de pronto já descartei comprar a Deluxe, queria algo mais vintage.
Três dias depois fui até uma loja, e de posse do amp Blues Deluxe testei uma American Standard 2012, e de pronto, o timbre se sobressaiu sobre as outras duas, a presença dos caps “Custom Shop Fat Strat 50” foi bem aceita no modelo e o som ficou o de uma pura strato.
Como a da loja era de mostruário, de cor preta e com o case um pouco zuado (além do preço salgado) decidi comprar uma nova em outra loja (queria uma Olimpic White e maple), e assim o fiz, comprei uma novinha em folha (tem um cheirinho de nova dentro desse case... ai,ai... hehe)

Rápido review (não há muito o que se falar de uma strato):

CONSTRUÇÃO:
Excelente, não vi na madeira nenhum defeito aparente, nenhum mesmo.
A junção do braço ao corpo está perfeita, não há um pingo de tinta ou verniz em excesso, corpo impecável com a cor creme clarinho.
Os caps são de cor parecida com o corpo e dão um contraste legal com o escudo que é sanduíche branco.
Detalhe nota mil para o braço, que é lindo demais, o maple é bem claro e está com seus veios muito regulares, não possuindo manchas naturais ou coisas do tipo.
O acabamento do headstock (contorno, lixamento, etc) está impecável, nem parece madeira, parece feito de osso ou coisa do tipo de tão bem acabado.
O braço tem um formato de escala um pouco mais arredondado nas laterais que outras Fender que vi, o verniz do braço é mais vigoroso na escala e mais sutil na parte posterior, muito discreto e de bom gosto.

FERRAGENS:
As ferragens estão ótimas, tive uma American Standard 1996 e o logo da fender nessas tarrachas novas parece ser menor, mais bem impresso, muito bonito.
Ponte de dois pivôs e sadles vintages tradicionais.
Nenhum defeito nas ferragens, nem uma sobrinha de metal ou desleixo, muito legal também.

CASE E ACESSÓRIOS:
Talvez eu seja apedrejado, mas gosto demais desse novo modelo SKB, acho muito bonito esse case.
Ele possui tranca com chave, tem um sistema de fechamento confortável em forma de “click” é muito bonito e oferece total conforto à guitarra.
Quando fechado, a guitarra não se move dentro dele, fica fixa no veludo e bem acomodada.
A guitarra vem com manual de usuário, chaves “allen”, correia Fender, flanela, certificado de garantia, cartão de check-up geral da fábrica, etc.
Cada coisa vem em saco plástico separado, com numeração própria e um cartão com o número de cada peça pra você conferir, bem legal e organizado, como se espera de uma empresa com esse nome.

TOCABILIDADE E SOM:
A guitarra vem equipada com encordoamento Fender 0.9, o que não achei ruim.
A tenho usado num Fender Blues Deluxe e gostei demais do som, o estalado está mais presente que nunca, mais sem agudos irritantes.
O “hum” dos caps é “médio” (digamos assim).
Mas o que gostei demais desses caps é uma maior presença de grave, sem abafar o som.
Essa guita possui realmente um bom grave (se tratando de singles) e o som continua aberto e característico.
Usando o captador do braço então, é um sonho, soa muito bem mesmo.
Outra coisa que percebi é uma grande presença de “sustain”, não sei se todas essas novas são assim, mas fiquei bem satisfeito com a minha nesse quesito.
O braço com shape em “C” me pareceu mais cheio nas laterais, mas é bastante confortável.
Gostei muito do som e esses caps vieram bem a calhar, foi um resgate de timbre, esses captadores Custom Shop!

GERAL:
É uma boa guitarra por um preço médio, nada de extraordinário como uma Custom Shop.
Mas tive várias surpresas boas, o acabamento impecável e sonoridades foram algumas delas (visivelmente superiores que nas anteriores do modelo).
Essa Strato 2012 foi feita mesmo com Blues/Rock e suas vertentes, tem cara e jeito disso, acho que a Fender acertou nesse modelo.
Esses caps realmente fizeram diferença e o acréscimo de 100 dólares no preço vale cada centavo.

FOTOS:
Estou viajando, longe de casa e as fotos que tenho são essas aqui que bati câmera alheia, semana que vem posto novas fotos com bastante detalhes:

http://www.4shared.com/photo/kmYl2ybC/Foto.html

http://www.4shared.com/photo/K-ZUejQF/Foto_1.html

Um review simples, mais pra apresentar a minha nova namorada!
Abraço a todos e Deus lhes abençoe.

Floydniaco
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju

Boa tarde Leonardo! ! !

Bom, estou aqui mais para marcar presença mesmo do que outra coisa, haja em vista que o senhor sabe que sou apaixonado por stratos !

Como eu disse no outro tópico, não poderia ter escolhido melhor, a guitarra é linda e, mesmo se tratando de uma Std 2012, tem um ar bem vintage !

Sempre fui fã destes Fat 50's, gosto muito disso que comentou, de ter aquele boost no grave sem interferir e embolar !

Agora falta gravar um vídeo pra gente ! ! Não aceito só áudio !!

Parabéns e bons momentos com seu novo brinquedo !

juninholiveira
Veterano
# jan/13
· votar


Sem samples??? Que tipo de review é esse!?!?!!

Haha, brincadeira, que bom cara! Meu sonho tambem é uma Fender. Deve ta se divertindo a beça aí com ela heim. Posta uns sons ou um video aí pra gente dar uma conferida.

E parabens, muitas feliciddades com sua namorada!

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


Floydniaco
Fala meu parceiro, comento algumas coisas de suas preciosas falas...

o senhor sabe que sou apaixonado por stratos !
Hahaha... somos dois!
Lembre-se que quase comprei a sua hein!

não poderia ter escolhido melhor, a guitarra é linda e, mesmo se tratando de uma Std 2012, tem um ar bem vintage !
Então a Fender gosta de dar um ar vintage a tudo, mas eu também.... hahaha...

Sempre fui fã destes Fat 50's, gosto muito disso que comentou, de ter aquele boost no grave sem interferir e embolar !
Olha, me surpreendeu o cap do braço, com o knob de tone, dá pra tirar um som gordo e decente, muito legal mesmo!

Agora falta gravar um vídeo pra gente ! ! Não aceito só áudio !!
hehehe... a idéia é um vídeo mesmo! É que estou longe de casa... semana que vem quem sabe???!!!

Obrighado parceiro, por sua presença muito importante... um grande abraço Floyd!

juninholiveira
Sem samples??? Que tipo de review é esse!?!?!!
Verdade...é que estou viajando... semana que vem vou tentar fazer um vídeo...
Valeu por ter passado por aqui!

Filippo14
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
Ando com uma vontade de uma Strato e você só aguçou esse desejo ahahaha. Muito linda a guitarra, parabéns pela compra.

Abração

juninholiveira
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju

Vc que testou as duas, poderia falar mais sobre as diferenças entre a American Standard e a American Deluxe?? Vc disse quanto aos caps. Mas e quanto ao resto, notou diferença? Construção, qualidade das ferragens, acabamento, etc. O braço é igual o das duas?

edalko
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
Parabéns!
Strato de "gente grande".

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


Filippo14
Compra logo cara, não passa vontade!

juninholiveira
Vc que testou as duas, poderia falar mais sobre as diferenças entre a American Standard e a American Deluxe?? Vc disse quanto aos caps. Mas e quanto ao resto, notou diferença? Construção, qualidade das ferragens, acabamento, etc. O braço é igual o das duas?
Cara, além dos caps... diria que o acabamento das Deluxe são melhores no geral!
Bem o braço das Deluxe são feitos com uma "raiação" que proporciona maior conforto, a grosso modo sei que quanto mais perto do corpo se aproxima o braço possui uma compensação no seu ângulo!
As tarrachas das Deluxes possuem travas e as pontes não possuem os sadles vintages, mas sim os modernos!
Além do que, o escudo parece ter maior espessura!
Os Noiselles não ~são ruins não, o Jeff Beck os usa, eles são ótimos, mas para o som que eu procuro, não seria o ideal!
As deluxes são mais modernas, com pinturas mais variáveis, são excelentes guitarras emconforto também.
As standard tem o padrão antigo da Fender, são os padrões da marca!

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
Tb nao gosto da Deluxe, strat ou tele. Fiquei com uma Tele Deluxe muito tempo. Perfeita, linda, cheirosa, mas não é meu estilo!

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


edalko
Fala mestre!
Para com isso rapaz.... você tem os instrumentos mais tops do FCC!
Andei de olho numa tele que você tinha, mas eu queria uma Stratocaster.
Obrigado pela passagem por aqui!

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju

Parabéns cara! Muito legal mesmo! :-D

adoro strat branca, especialmente esse branco olímpico, mais lindo de todos.

Tenho uma que é branco ártico, que é quase uma cor de "barbante" ou creme beeeeem sutil, mas é branco lindão tb. Eu queria olympic white, mas não tinha do modelo com a config q eu queria, dae peguei essa e me surpreendi.

Eu tb achei q esses caps noiseless tem o som mais achatado e abafado. Prefiro aturar o 'hum'. Mas com um amp de qualidade e boa elétrica vc fica com 0 de ruído. Vi um review dum gringo q tocava muito e ele dizia q em caps noiseless vc sempre tem q abrir mão de um pouco de timbre pra não ter hum.

Depois posta uns videos pra gente!

abraçao

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju

Rapaz... Bela escolha, hein? Strato é uma guitarra que dá variação de som, impressionante. O mesmo modelo ás vezes tem sons diferentes, muito legal essa sua peregrinação para achar a guitarra certa. Achar a guitarra com o "mojo" não é tão simples, mas é muito legal!

Minha sensação é que essa guitarra também deu sorte, foi para o dono certo. Parabéns!

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


MMI

Eu tenho vontade de ir pra gringa "peregrinar" para escolher uma strato perfeita.
Mas aqui no interior não rola.

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
Tb nao gosto da Deluxe
Então, até gostei da guitarra, mas a nossa proposta é ser o mais original possível...
Aliás, esses caps não são osmesmos que vem na sua strato sunburst não hein?

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata
O branco claro também não gosto gosto a não ser que seja uma com relic natural do tempo mesmo! Aí lascou mesmo!
Bela observação sobre os Noiselles...
Vai sair um vídeo em breve!
Abração!

MMI
Grande M... sempre presente...
Fiquei feliz... das quatro que testei essa tem o melhor som...
Fui agraciado... ela é aminha cara!
Valeu cara, bom ver você antenado no FCC!

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
mas q coisa linda isso ai! é duma dessas q to precisando! dps te passo meu endereço! saUHsahuSA
parabens cara!
dps dos .jpg, fico no aguardo dos .mp3 agora hein!
to vendo uma cort m600 sendo encostada!

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
Na Classic Series 50's, são uns Alnico que ninguém sabe quais são!
Chamam de Vintage-Style Single-Coil , sei que a saída é média, através de uns foruns gringos.....
Mas a minha comprei usada, ja com os Cutom Shop 69'.

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Ow amigão...
Sou strateiro, tive algumas, mas atualmente além da Cort tenho uma RG 350...
Quer dizer, mec onsiderava sem guitarra!
As outras duas devem virar outra Strato... hehe!

ogner
Grandes caps esses 69... o cara já fez um bom upgrade né... hehe...
Qual a diferença da Classic Séries 50's pras Standards...
Sei que as tarrachas são vintages, fora isso não sei as diferenças básicas!
Sou louco pra pegar uma reedição dessas!

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
O braço é completamente diferente, soft V, trastes baixos, Radius de 7.25,
Acho que o grande lance esta no braço/pegada mesmo. hardware todo vvintage tb, sadles, e turner Kluston..Nao sei se o corpo tem "curvinhas" diferentes, acredito que não...

juninholiveira
Veterano
# jan/13
· votar


Po, só eu aki nesse tópico babo em deluxe então?? putz, azar meu, o precinho mata....

Isso é meu sonho, e minha próxima guitarra, não importa quanto esperarei:

Fender American Deluxe Strat Ash

É simplesment perfect o visual dessa guitarra, a cor Age Cherry Sunburst, escala em Maple. simplesmente perfeita.

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


juninholiveira
Foi com a irma teléca dela que eu fiquei uns meses!! Hehehe

http://www.fender.com/en-BR/guitars/telecaster/american-deluxe-telecas ter-maple-fingerboard-aged-cherry-sunburst/

Linda, mas não é o meu numero!! o/

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju

Você tinha me dito que iria chegar nas Custom Shop... Qual é esse projeto?

edalko
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
Engraçado que cada strato (ou mesmo cada guita) tem a sua vibe.
Às vezes temos uma tara por determinada guita, mas quando compramos, perdemos o tesão.
Além do som, a guita tem que passar um conforto e um som direto, do jeito que vc curte, ou espera que ela te de.
Das melhores stratos em matéria de "vibe" foi uma MIM que tive. Puta guitarra bacana...
Mas tive uma MIA verdinha, de cor ocean turquoise que era muito legal.
Hoje estou com a Strato MIA VG, que estou usando geralmente como uma strato básica, sem o uso do módulo Roland embutido nela. Muito legal essa guita.

O legal de strato é que a impressão que dá é que vc pode descer o cacete nela (e eu particularmente sou meio ogro na palhetada) que ela vai aguentar e te responder sonoramente à altura.

edalko
Veterano
# jan/13
· votar


juninholiveira
Eu gosto das deluxe. Aliás, estou namorando uma especialzinha aqui por perto... vai que dá liga e eu me abraço nela kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
Aha... esses braços V são um tesão hein!
Toquei em uma Deluxe, daquelas sunburst de 2 tons... que puta braço tem!
Sabe uma curiosidade, dava pra ver nitidamente que aquela Deluxe tinha o corpo construído em duas peças!

juninholiveira
Linda guitarra, pode comprar sem medo, essa é uma Sienna sunburst né...
Em 2011, saiu uma cor maravilhosa só naquele ano, tanto pra Standard quanto pra deluxe, que é honeyburst, uma das minhas preferidas.
Com esse acréscimo no preço da Standard, a diferença entre elas caiu considerávelmente, é quase uma questão de gosto...
No Brasil com impostos que se multiplicam essas diferenças aumentaram muito!
Compre sem medo... oi importante é o que te agrada, é uma excepciional guitarra...
É que nós antigões, muitas vezes não nos agradamos dessa ponte e tarracha... mas nada demais!

Leomju
Veterano
# jan/13 · Editado por: Leomju
· votar


MMI
Você tinha me dito que iria chegar nas Custom Shop... Qual é esse projeto?
Vou manter a Fender... vender as outras duas... juntar mais uns 5 ou 6k e buscar uma Custom Shop... esse é o plano até o fim do ano... ficar então com as duas... vamos ver!
Quem sabe compro aquela sua com aqueles caps Lindy especiais... hehe!
As Signatures não fazem minha cabeça!

edalko
Engraçado que cada strato (ou mesmo cada guita) tem a sua vibe.
Exato nesta e nas outras observações! Comosempre... hehe!
Essa minha é legalzinha... melembro de uma vez em um estúdio achei umaque me assombrou...
Mas essa se encaixou ao meu estilo, tá bem legal e por enquanto não preciso de outra...
vou usá-la por um bom tempo até achar a Strato Mágica que fará minha cabeça pra sempre... hehe!

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Parabéns pela guitarra, linda demais
Eu tenho uma deluxe, mas na verdade preferia uma standard pela pegada e porque tem mais a ver comigo, mas pelo resto eu prefiro a deluxe mesmo(possivelmente eu vou trocar os caps num futuro mais distante)

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/13
· votar


Leomju
como soa os médios dela?
eu tive uma 2010 mas passei, a escala era de mapple e eu sentia que faltava um calorzinho no som, no fim não fiz lá um bom negócio mas hoje estou satisfeito com o que peguei em troca dela.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


edalko

Engraçado que cada strato (ou mesmo cada guita) tem a sua vibe.
Às vezes temos uma tara por determinada guita, mas quando compramos, perdemos o tesão.


Fato! Peguei e passei em frente muita guita nessa história. Inclusive 2 Gibson e 1 Fender Custom Shop.

Leomju

Quem sabe compro aquela sua com aqueles caps Lindy especiais... hehe!

Não cresce muito o olho não e principalmente, não me venha com ofertas... Numa dessas eu te passo a guitarra! kkkkkkk

As Signatures não fazem minha cabeça!

Da Fender CS eu concordo parcialmente. Só diria para você não falar isso sem antes experimentar uma Rory Gallagher Signature Stratocaster.

De toda forma, vou arriscar um conselho que demorei para descobrir (se fosse bom, eu estaria vendendo e não dando, mas você é amigo ete dou esse presente, hehehe). As guitarras todas, mas a modelo strato para mim, que você sabe que não sou strateiro, são guitarras simples, comuns, tem sua variação em madeiras e acabamento e blá blá blá - que vou te poupar de dizer aqui. Depois de já ter tido e tocado em várias, vou te falar uma conclusão...

Quando você caminha para uma Fender ou Gibson Custom Shop, a construção, as madeiras, o acabamento costumam ser superiores. O "costumam" entrou aí porque apesar de serem feitas por mãos mais selecionadas e experientes, são humanos e já vi várias com falhas nestes quesitos. Quero dizer com isso que mesmo entre essas guitarras selecionadas existem as "bonitinhas mas ordinárias". Eu lhe diria, caro amigo, com a grana na mão, para procurar a strato certa, seu Mojo, isso é, aquela que tem a mágica. Nem todas as Custom Shop tem!

Já contei isso num tópico aqui, mas para você conto de novo. Já percebeu que alguns guitarristas famosos passam boa parte da carreira, senão toda, com uma guitarra só? Ou ao menos, marcam sua carreira com uma guitarra... Pois é, existem guitarras que tem o Mojo, tem algo a mais, especiais. Em matéria de strato, eu que não sou do ramo, na minha vida vi duas que achei absurdas, perfeitas. Não é papo de "ouvido de ouro" e mimimi, estou falando de uma strato que você bate um só acorde e quase cai de costas - estou falando seríssimo. Há poucos meses, toquei em uma assim, olhando, acho que não daria nada por ela, uma guitarrinha sem vergonha, CBS, daquelas porcarias que eles prendiam o braço com 3 parafusos para economizar um e ficava com o braço meio frouxo, mal feita, feia. Só que o som, simplesmente espetacular, tudo que um strateiro pode querer na vida e não largar jamais.

Me disse um luthier muito experiente: "É raríssimo encontrar uma strato com som excelente. O cara que tem e vende é um imbecil, porque dificilmente vai achar outra". A minha, apesar de ser Custom Shop, com Lindy Fralin, ficou pequena ao lado dessa. Não que a minha seja ruim, é bem legal e acho que ainda estou bem servido de strato. Mas hoje procuraria o Mojo certo.

Recentemente, resolvi que ia pegar um baixo de verdade. Não sou baixista, você sabe, mas ás vezes faz falta. Sem tanta grana na mão (que compraria um Custom Shop), fui numa empreitada para ver se achava um. Queria um com som vintage, mais para Precision, mas com versatilidade e mojo para plugar e gravar. Achei um, depois de testar até Ric, Fodera, etc. Era bem mais barato que esses que citei, mas logo de cara senti o Mojo do bicho, era mágico, o som certo. Acabei disputando e tendo que comprar logo porque um profissional de uma grande banda estava atrás dele, pirou quando experimentou. É um Precision CBS também, 79, meio feinho e judiado, feito um refret que ficou nota 6, o dono instalou (bem feito) um captador jazz na ponte. Mas amigo, que mojo, que versatilidade! Ele está aguardando um amigo meu luthier que acho que é o melhor que conheço para refret, vou acertar aquilo. Mas resolvi dar uma regulagem, limpada, polida, acabei blindando uma parte, dei uma geral nele, quem sabe achava o duende baixista escondido nele. Não é que achei? O braço dele é assinado por Herbie Gastelum, um dos master luthier mais antigos da Fender (desde 61), junto com a Abigail Ybarra, e a maior autoridade em braços da fábrica atualmente.

Em resumo, você que comprar "A" strato? Tem que estar com bala na agulha, mas procure bem e antes de pegar uma Custom Shop, olhe nas lojas de usados, olhe bem porque o Mojo pode até ser mais em conta. Desculpe escrever tanto e desvirtuar aqui, mas acho que por uma boa causa.

Abç

juninholiveira
Veterano
# jan/13
· votar


ogner

Poxa, Ógner, como assim velho! Nunca toquei muito em guitarra top, mas testei uma Tele Deluxe, ESSA AKI pra ser exato, igual a sua ex, só muda a cor. E que guitarra! Não consigo em recordar muito bem, pois tava testando um Crybaby na hora, mas eu curti demais a guitarra, o braço, conforto muito bom, apesar deu preferir strato.

Depois pedi pro cara me trazer uma Ltd EC-401 com EMG pra mudar um pouco a cena, então minha experi~encia com a tele foi rápida, mas o suficiente, não vi um defeitinho na teleca. Na strato não seria diferente.

Leomju

Haha, e vou comrpar mesmo!! Ainda vai demorar bastante, mas ja me prometi que não vou comprar nenhuma guitarra antes dela, vou me virar com minha X-11 aki até colcoar as mãos nessa deluxe. A cor dela é Aged Cherry, ja vi varias cores parecidas mas com nomes diferentes da própria Fender, mas as vezes são séries, modelos diferentes, já ouvi falar dessa Honeyburst, depois vou dar uma pesquisada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Comprei a Nova Fender American Standard.