Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)

Autor Mensagem
bezerrabru
Veterano
# jan/13
· votar


Will Bejar
Mas não precisa ser necessariamente "vender"... pode ser produtor, importador, "mula", gerente, aviãozinho etc... se bem que nestes 2 últimos acho que não chega a ficar milionário.

Tenho dupla nacionalidade (brasileiro e boliviano)... poderia ir pra lá plantar folhinhas de coca... de quebra ainda vendo pra algumas indústrias de chá e pros caras venderem na rua pros gringos sofrendo de "soroche".

#cocalero

Depois desta teoria toda, desconfio que alguém tem uma "firma"... hahhahahaha


Bigtransa
heheheh... sabia que alguém ia comentar quando falei nos 5555... mas para o exemplo é desprezível... também não fiz a conta, mas, partindo do 0, mesmo com um rendimento muito bom, considerando inflação e imposto de renda chuto que esse valor mensal vai passar de 4500... Continua sendo um absurdo....
Eu tinha feito a mesma conta que você, mas queria algo mais concreto... hahahah vou fazer hoje, prometo... Podem me cobrar que, hoje de madruga, posto o valor de quanto teria que depositar em quantias mensais para ter esta grana...

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


bezerrabru
ssshhhh!!!

Omar Beasley
Membro
# jan/13
· votar


É difícil você ganhar muita grana com qualquer coisa no Brasil. O país é muito burocrático e cobra as maiores taxas de impostos. 95% das empresas que abrem aqui no Brasil quebram no primeiro ano. Boa parte do resto quebram nos primeiros 5...

Dá grana virar empresário(onde a maioria dos ricos se concentram)? Música é uma das artes mais rentáveis e tem vários caminhos para se seguir. Milionários são exceção em qualquer setor. Na arte, com a internet, sempre é mais difícil porque precisa de um grande destaque para ser notado.

Quantos médicos, advogados, dentistas, contadores e outros são milionários em relação ao número de profissionais da área que existem? Quer realmente ganhar dinheiro na música, você tem que começar a tratar a música como um negócio e não como arte. Todos milionários pensam como empresários para ganhar dinheiro com consistência.

Ainda não entendi nada dos critérios da sua pesquisa para dizer que não dá para ganhar grana com música. Se for apenas constatado que é muito difícil ganhar grana com música, é difícil ganhar muita grana com qualquer coisa. Milionários com vida fácil, só os filhos de milionários ou bilionários.

marcuslk
Veterano
# jan/13
· votar


é difícil ganhar muita grana com qualquer coisa
Assunto resolvido.

edalko
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
Acho que vc tem razão.

Não dá pra viver de música, com raras exceções.
Mas dá para ajudar no orçamento doméstico com certeza.
Tenho um amigo que está tocando numa banda de rock anos 80 e está tirando 200,00 por apresentação de 1:30 nos bares. Isso dá uns 800,00 por mês limpo, se tocar apenas 1 vez na semana, fazendo o que gosta e vendo pessoas interessantes.
Em apresentações mais restritas como aniversários e empresas, ganha em torno de 400,00.
Po, acho uma mão na roda.

A linha rock é menos aceita pela sociedade pagante. Se vc for ver, um sideman de respeito vai ganhar uns 800,00 por show, o que eu acho um despautério.
Já um músico de jazz é bem pago e geralmente tem várias regalias aonde é contratado.

O esquema de lojas já era.
Lojas de usados não dá dinheiro. Dava antes do Mercadolivre. Hoje não dá mais.
Ou vc começa a contrabandear instrumento e faz uma venda minimalista para pessoas certas (encomendas), e isso dá dinheiro, ou vc vai empatar muito $$$ para encher uma loja e não vai ter o retorno merecido, pois os impostos acabam com seu lucro.
Talvez, se tiver um contato na China e consiga fabricar grandes quantidades lá e desovar para as lojas.
No mais, acredito que os lojistas estão em maus lençóis. Aqui na cidade as lojas grandes já diminuiram o espaço, e mesmo as pequenas ou vivem trocando de dono ou fecham.

Uma pena

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


edalko
Não dá pra viver de música, com raras exceções.Mas dá para ajudar no orçamento doméstico com certeza.
Com certeza ... isso é o que faço ... Não por precisar da grana da música, mas sim para me manter na ativa ...

punkguitar
Veterano
# jan/13
· votar


É difícil você ganhar muita grana com qualquer coisa no Brasil

mas quando se trata de música especialmente de rock ai a coisa fica mais difícil, na maioria das vezes quem toca em alguma banda de rock no Brasil faz isso por diversão, os músicos que conheço desses que tocam em bares e clubes não ganham muito dinheiro alguns tem até mais despesas com sua banda do que lucro.

Omar Beasley
Membro
# jan/13
· votar


mas quando se trata de música especialmente de rock ai a coisa fica mais difícil

Pura ilusão cara. Qual é a profissão que você acha que é mais fácil de ter grana? Médicos? Advogados? Músicos Sertanejos? Atletas? Empresários?

Única profissão legal que você não precisa suar sangue pra ficar rico é deputado. O que eu vejo na música é que poucos querem ser empresários e mantém a mente sempre presa. Como Paulo Anhaia disse em um de seus vídeos Eric Clapton teve que fazer concessões porque outros músicos se sentem ofendidos ao faze-lo?

Sucesso, dinheiro etc. Vem com a maturidade e o entendimento do meio que você está. O problema é que em todo meio a maioria larga no meio do caminho e cai na mediocridade de culpar o país, o sistema, a cultura e qualquer outra coisa. Se tem gente fazendo sucesso e dinheiro com música, é porque é bem possível fazer dinheiro com música.

O país está cada vez menos influente no sucesso com a internet, com o youtube e outros meios o artista está cada vez menos dependentes de grandes empresários, gravadoras e outros medalhões da música. O dinheiro está cada vez mais focada em artistas, ou seja não é só você ter muita qualidade. Tem que se apresentar bem, ser um verdadeiro showman. Vários músicos americanos são verdadeiros showmans e sabem que música é um meio de entretenimento e não de massagem de ego.

Eu só acho que na música, como em qualquer outro meio, poucos conseguem ter verdadeiro sucesso(proporcionalmente falando) e quem não tem costuma arranjar motivos para a falta de sucesso. Enfim, só acho que essa discussão toda só é baseada na mediocridade porque se tem gente fazendo sucesso é possível faze-lo.

RPacífico
Veterano
# jan/13
· votar


Tem toda razão Fernando de Almeida. Música no Brasil? Infelizmente só vinga quando misturada com pornografia e outras imundices, na verdade isso que vc mencionou traduz a personalidade da grande maioria do nosso povo, que são os consumidores das porcarias que tocam hoje na maioria dos lugares, sem querer citar ritmos nem estilos, os mais bem informados acabam vendo isso e buscando outras formações. Quantos ótimos músicos não são também médicos, engenheiros e etc... para ter uma garantia de pelo menos sobreviver, imagine ficar milionário.

maspn
Veterano
# jan/13
· votar


...
Que coisa,
Trocaria o dinheiro por uma vida igual a do Tom Jobim.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/13
· votar


Esp_erto
Johnny Favorite
Sério? Considerando as hipóteses sugeridas? Você já teve um emprego que odiasse e ganhasse bem?


Já tive empresa, ganhava bem, mas odiava o que fazia. Hoje voltaria com toda ctz.

Bigtransa
A única explicação lógica para a média de faturamento de 2 a 5 milhões ao ano

Meu 2 mi ao ano é 165 mil ao mês, garanto a você que isso é bem pouco para empresas...

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Omar Beasley
Concordo plenamente. Quem discorda que largue a música como profissão e vá tentar ser milionário em qualquer outra área. Para mim, vai dar na mesma. Embora não adiante investir só na música; é preciso de conhecimento do mercado, como atingir o público que dá valor na sua arte.
Esse pensamento modista e vicioso que muitos têm acompanha de forma análoga qualquer área; da mesma maneira que se retrata o sertanejo pode se retratar por exemplo a coca-cola. Conheço gente que não bebe pelo fato de fazer mal à saúde, mas não deixa de ser saboroso e refrescante para a grande maioria (assim como o sertanejo é dançante e lhe faz lembrar das pegadas, mas não faz bem à cultura, creio eu). Conheço e já ouvi falar de muitas bebidas boas das quais seu criador não é muito conhecido mas é reconhecido por quem experimentou. Isso porque é necessário algo além de fazer e servir o produto. No meu meio conheço muitos que gostam de sertanejo, mas desconheço quem admite não gostar do bom rock (olha que conheço bastante pré-adolescente).
O que quero dizer basicamente é que ou o produto é bom o suficiente para agradar muito e muita gente, ou é preciso muito sofisma e propaganda aliadas aos nossos prazeres mundanos para tal produto fazer fama, e ambos os casos precisam de publicidade e empreendedorismo.

goonies
Veterano
# jan/13
· votar


se você se derrotar antes de tentar, nunca vai alcançar seus objetivos.

No título do tópico, vc elimina a hipótese de enriquecer com música e desiste.

Isso vale para tudo. Se fosse advogado poderia pensar que existe muitos advogados e o mercado está saturado. Não há espaço para novos advogados, não há como enriquecer, quem chegou primeiro levou.

maspn
Veterano
# jan/13
· votar


Jesus é um bom negócio: Guia Rápido para abrir uma Igreja

Infelizmente...

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Que coisa,
Trocaria o dinheiro por uma vida igual a do Tom Jobim.


Pois é,
e eu a de Vinícius

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


Johnny Favorite
Meu 2 mi ao ano é 165 mil ao mês, garanto a você que isso é bem pouco para empresas...
Pode ser muito ou pouco dependendo da empresa... O que eu disse é que a maior parte dos estabelecimentos empresariais fatura até 2,5 milhões ao ano (99,2% segundo o IBGE)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)