Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jan/13 · Editado por: Fernando de almeida


Definitivamente não dá pra ganhar muita grana com música no Brasil (seja tocando ou trabalhando com equipamentos) ... - No meu caso Guitarra e/ou Equipamentos de Guitarra.

Quando digo muita grana é ficar milionário - Nas pesquisas que fiz, muitas profissões podem deixar o profissional (se trabalhar para isso) milionários em menos de 15 anos de profissão ... É claro que essas profissões dão "ferramentas ou caminhos" para a "grana vir" ... O mesmo não ocorre (ou raríssimo de ocorrer) nas "ferramentas ou caminhos" oferecidos pela música.

Fiz uma pesquisa gigante a respeito de como os profissionais de cada profissão ganham sua grana - atuando na profissão ou até mesmo sendo empreendedor/empresário a partir de algo que envolva sua profissão ... Pra começar, nessa pesquisa (envolvendo sites e revistas especializadas nos mais diferentes ramos e especializadas em negócios/ empreendorismo em geral) em nenhuma situação apareceu nada que nem lembrasse Música ...

Fazendo pesquisas (até mesmo aqui no FCC), o que aparece é no máximo (pra não ganhar muito) fazer um som comercial ou no caso de equipos, montar e/ou manutenção de pedais, amplis, guitarra, etc ...

Bom, pra explicar tudo o que pesquisei em detalhes seria um texto muito grande ... Mas resumidamente concluí (posso até estar errado mas...):

1º) Montar instrumento/equipamento:
___> Se o equipamento é simples e barato, sua empresa monta só porcarias de segunda mão ...
___> Se o equipamento é TOP e (óbvio) caro (relativo), "sua empresa pensa que é o que? Com esse preço dá pra comprar equipamentos importados de empresas já consagradas no mercado!" - é o que vc ia ouvir.
LOGO - De qualquer forma vc vai "se lascar" ... Simples ou TOP, ganhe o que der pra ganhar pois nunca vc vai ganhar muita grana com isso.

2º) Tocar algum instrumento (seja palco ou gravação):
___> Se for som comercial, talvez ainda dê pra ganhar alguma grana mas não muita (exceto se a pessoa que vc trabalhe "estoure" no mercado ou vc ser contratado por algum artista de grande renome).
___> Se for som de grande técnica musical, se prepare pra viver de bolso vazio ... Sua única chance de ganhar um pouco melhor é com aulas.
___> Se for um som do seu gosto (não necessariamente comercial): Seu gosto é seu, mas pra ganhar alguma grana, essa grana tem de vir de outras pessoas, heheheheee ... Então esse negócio de "meu som" é pra vc e não pra ganhar grana. Eu por exemplo gosto de ROCK e com ele nunca ganhei NADA de grana (só trampos comerciais me renderam um pouco) - o próprio Kiko Loureiro disse uma vez -"tocar rock no país do samba é pra passar fome".
LOGO: A sua única chance de ganhar muita grana é se (após "nadar no esgoto" de disputas entre musicos) tocar musica comercial com algum artista/banda de bastante renome e que faça muitos shows e vendam muitos cds/dvds.

3º) Importar equipamentos para revenda:
___> Talvez seja uma das poucas opções que dê algo, mas de onde virá a grana (muita) para o altíssimo investimento inicial e para a empresa sobreviver no início que não se ganha muito???


CONCLUSÃO FINAL:
- Sou músico porque gosto de música (em especial guitarra);
- Sei projetar/montar equipamentos (em especial pedais e amplis), não faço por falta de tempo e se montasse seria por gosto pessoal;
- Não dependo de música para viver (embora eu faça uns trampos com música) e sei que a opção de ser milionário com música (diferente de várias outras profissões) é muuuuuuuito difícil no Brasil.
- Estou PESQUISANDO a opção de trabalhar com música FORA do Brasil.

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


oq é pouca, média e muita grana na sua pesquisa¿ Ta meio muito vago, po!
E pq nao posta a pesquisa toda¿ Seria bacana!
Nao li tudo pq to no cel!

NinjaNano02
Veterano
# jan/13 · Editado por: NinjaNano02
· votar


mano cria uma banda emo colorida e ve se n fica milionario

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
ta rolando a maior discução acerca desse assunto no fórum ultimamente, vc devia dar uma olhada

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Na minha singela opinião, os músicos são artistas, e a maioria dos artistas sofrem para poder concretizar sua arte, não é para ser fácil.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
oq é pouca, média e muita grana na sua pesquisa¿ Ta meio muito vago, po!
Ficar milionário ...
Seguindo a média de faturamento de outros ramos, ganhar algo próximo a 2 a 5 milhões por ano nos primeiros 15 anos de trampo ... depois disso o faturamento aumenta ...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


guizimm
ta rolando a maior discução acerca desse assunto no fórum ultimamente, vc devia dar uma olhada

Eu li ... abri esse post enfatizando os resultados da minha pesquisa ...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


guizimm
Na minha singela opinião, os músicos são artistas, e a maioria dos artistas sofrem para poder concretizar sua arte, não é para ser fácil.
Não precisa ser fácil ... Mas também não precisava ser impossível ...

killeryoda
Membro
# jan/13
· votar


lei da oferta e demanda, o Brasil acha que não precisa de boa musica então não temos oferta, para a demanda de muitos jovens/crianças retardados que acham que sabem o que é musica(eu me incluo um pouco nisso) alem do mais, tem sempre as pessoas que vendem a alma pro tinhoso musical, chamado musica comercial, enquanto os que procuram evoluir e se destacar no meio acabam dando aula e fazendo serviços para no máximo mil pessoas, sei lá, mesmo sendo muito bons acabam na classe média mesmo.

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


milionário = 1 milhão de reais?
Pra acumular 1 milhão de reais em 15 anos tem que juntar 5555 por mês. Pagar as despesas mensais e ainda ter essa grana sobrando pra acumular patrimônio é difícil em qualquer profissão...

Bigtransa
Veterano
# jan/13 · Editado por: Bigtransa
· votar


duplicado

GabrielRhoads
Veterano
# jan/13
· votar


No Brasil tu pode ser melhor que o Hendrix, Rhoads e vai juntos, ou seja não importa o quanto você seja bom, se você tocar Rock, Jazz, sei lá diabo a quatro tu nunca vai ganhar dinheiro, porque é simples, enquanto tu se dedica 10,15 anos da sua vida para ser o melhor em seu instrumento, um cara vai lá abre o Macbook faz remix de músicas já feitas por outras pessoas, ou coloca uma batida, pluga o pc em uma caixa de som e pronto várias pessoas gostam, ele ganha fama, e muuito dinheiro. Não só no Brasil, como em outros países. Ou você pode fazer um funk, tu acha que quanto mais ou menos um MC Catra da vida tira ? Reflita.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


Bigtransa
milionário = 1 milhão de reais?
pode ser 1 milhão ... mas desde que seja de faturamento anual (no mínimo) ...

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


Seguindo a média de faturamento de outros ramos, ganhar algo próximo a 2 a 5 milhões por ano nos primeiros 15 anos de trampo ... depois disso o faturamento aumenta ...

Pesquisou que tipo de profissional? Jogador de futebol de clube grande e apresentador da TV globo?

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
eu acho que músico, se quiser ganhar dinheiro, devia fazer o que está na moda, mas se quiser liberdade artística, apenas devia fazer sem ligar pras consequências e se virar para viver

brunowebguitar
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
E você acha que realmente é importante ser milionário?? Você prefere ter um emprego que você odeia, mas que te dá 30 mil por mês, onde você ficará rico e infeliz, ou prefere ter um emprego que você goste, que te dê menos grana, mas que no final do dia você chegue na sua casa feliz, e tenha vontade de ir trabalhar no dia seguinte, pois aquilo realmente é o que você gosta!!
Quem vive de música não está preocupado em ficar milionário!!! Quem quer ficar milionário vira politico ou vai pro BBB, quem quer ser feliz não se importa em quanto vai ganhar, se importa em fazer o que gosta!!

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


brunowebguitar
Boa! Eu penso de forma bem parecida. E quero ressaltar que ser milionário é equivalentemente difícil em qualquer área. E dizer que o mercado é injusto porque tem gente medíocre que não sabe nem ler partitura ganhando rios de dinheiro e é super famoso, repito, também acontece em qualquer área. Gente sem escrúpulos e ignorante que é "afortunada" tem em qualquer mercado.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/13
· votar


Bigtransa
Ele está falando de empresa eu acho.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/13
· votar


brunowebguitar
E você acha que realmente é importante ser milionário?? Você prefere ter um emprego que você odeia, mas que te dá 30 mil por mês, onde você ficará rico e infeliz, ou prefere ter um emprego que você goste, que te dê menos grana, mas que no final do dia você chegue na sua casa feliz, e tenha vontade de ir trabalhar no dia seguinte, pois aquilo realmente é o que você gosta!!
Quem vive de música não está preocupado em ficar milionário!!! Quem quer ficar milionário vira politico ou vai pro BBB, quem quer ser feliz não se importa em quanto vai ganhar, se importa em fazer o que gosta!!



Hoje, aos 31 anos, confesso para você que com toda certeza prefiro ser rico.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


brunowebguitar
Ai que tá , você pode trabalhar lá na puta que pariu , que tu odeia , mas se tu ganha 30 mil por mês não tem como ficar triste ! tu só vai ser triste no trabalho , não na vida ! tu vai ser muitoooooooo feliz ganhando 30 mil por mês .
Agora , se tu faz oque gosta e ganha pouco , tu concerteza não vai ser tão feliz quanto tendo um trabalho chato e ganhando muita grana
Só por que neguinho tem um trabalho chato não significa que a vida dele vai ser um saco . (ainda mais ganhando 30 mil por mês :P)
E nem me venham com esse papinho que dinheiro não compra felicidade .

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


brunowebguitar
''quem quer ser feliz não se importa em quanto vai ganhar, se importa em fazer o que gosta!!''

Nada a ver fi ' , aqui tu tá falando de trabalho , como eu disse , se tu ter um trabalho chato não significa que tu vai ter uma vida chata .
E por mais que tu se esforce , tendo dinheiro tu se torna automaticamente feliz . (Cláro que eu não to falando de 500~600 reais)

brunowebguitar
Veterano
# jan/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Ahhh cara, não é bem assim. Você pensa isso pois a sua felicidade está baseada em ter coisas, ter um carro legal, uma casa grande, ter grana pra torrar onde quiser. E não é só você, muita gente pensa assim!!!
Agora, pergunta pra um surfista que mora lá na beira da praia, trabalha em qualquer restaurantezinho de lá, se ele trocaria essa vida por um emprego que desse 30 paus por mês, mas impedisse ele de surfar todo dia, estar em contato com o mar, com os amigo...

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Johnny Favorite
Sério? Considerando as hipóteses sugeridas? Você já teve um emprego que odiasse e ganhasse bem?

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


brunowebguitar
''por um emprego que desse 30 paus por mês, mas impedisse ele de surfar todo dia, estar em contato com o mar, com os amigo...''

Mas isso não existe ! ele sempre vai ter tempo pra outra coisa ! ter um trabalho chato e ser rico não impede ninguem de surfar e ver os amigos ! e se bobear , nem esse seu surfista imaginario trocaria 30 mil por surf .
Desculpa se pareci ofensivo ou qualquer coisa :x

brunowebguitar
Veterano
# jan/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Isso não existe pra você!! Pra você, assim como pra muitos outros, a felicidade se resume a ter coisas, mostrar pros outros que você é feliz porque tem um carro fudido, tem uma casa monstra, pega uma gostosa que só tá afim da sua grana.
E você acha que eu também não gostaria de ter tudo isso??
Mas temos que ser realistas!!! Perder a vida pra ganhar grana, e demonstrar uma pseudo felicidade pros outros, não vale a pena!!! Acho que a vida é muito melhor aproveitada quando você se preocupa em ser feliz, do que em ganhar dinheiro para ser feliz.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# jan/13
· votar


brunowebguitar
Mudou completamente de assunto .
Se tu tocar guitarra por que gosta , não significa que tu vai ser feliz .
Se tu ter um trabalho chato pra caralho , não significa que tu vai ser triste .
A vida não se resume a essas merdas .
Falowwwwwwwww

Bigtransa
Veterano
# jan/13 · Editado por: Bigtransa
· votar


Johnny Favorite
Ele está falando de empresa eu acho.

Não, ele se referiu a profissionais de diferentes áreas que atuam ou não como empresários. E mesmo que estivesse falando de empresas, mais de 99% dos estabelecimentos no Brasil são micro ou de pequeno porte (faturamento de até 2.5 milhões ao ano). A única explicação lógica para a média de faturamento de 2 a 5 milhões ao ano é a pesquisa ter sido feita entre os amigos milionários do Fernando de almeida.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
nao sou economista e nem entendo baralho nenhum dessas torras, mas ouvi uma vez q a definição de "milionario" é: ter 7 digitos de LUCRO bruto por MÊS...isso é muito mais do que, por exemplo, ganhar 1 milhão ou ter um patrimonio avaliado em 1 milhão, ou ainda ganhar 1 milhao por ano...isso significaria que, por exemplo, um cara com um porshe e uma range rover na garagem de uma casa de 700m² em um condominio de luxo ainda não é necessariamente um milionário...se essa definição for verdade, a musica é apenas uma das profissões q vc dificilmente conseguirá isso...na verdade, um michel teló da vida consegue ser milionario, nem q seja por 3 meses, até q sua vasta criatividade se esgote e ele vá parar na "fazenda"...
bom, mas entendo que de fato, é dificil ficar rico com musica...e mesmo q vc consiga importar instrumentos, pense bem, será q isso seria prazeroso? eu nao tenho ctza...acho q seria uma dor de cabeça desgraçada, só mexeria com numeros, teria varias Gibsons, Fenders e PRSs emolduradas no meu hall, mas nao teria tempo para toca-las...entao no fim acho q o q vale mesmo é ser feliz com o que temos, e infeliz com o q nao temos, levando a musica como um hobbie...acho q quando vc espera mto de alguma coisa, a chance de se decepcionar é gigantesca...tenho amigos q investiram a vida na musica e isso atrasou mto seus planos...hj, nao vivem de musica e nao estão bem empregados...é uma pena, pois são mto mais musicos do q os "musicos" (artistas, quero dizer) q temos por aí...
quanto a questão: "ganhar pouco mas ser feliz" x "ganhar mto e ser triste"
acho q assim como uns gostam de frevo e outros gostam de black fucking from behind metal, isso é algo pessoal, de gosto mesmo...
o fato é: "dinheiro não traz felicidade, mas pobreza TRAZ tristeza!"

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


Bigtransa
Pesquisou que tipo de profissional? Jogador de futebol de clube grande e apresentador da TV globo?
Engenharias, Contabilidade, Informática (todas as variações), Medicina, Farmácia etc ...


brunowebguitar
E você acha que realmente é importante ser milionário??
Não é importante ser milionário ... mas não ter sequer a possibilidade não é legal ... Seja como for, não dá pra ser milionário ... Mas não dá pra ser nem muito bem de vida (tirando algumas exceções) ...


Esp_erto
E quero ressaltar que ser milionário é equivalentemente difícil em qualquer área.
Com música no Brasil, não é difícil ... é impossível (segun o que pesquisei, é claro).


Johnny Favorite
Ele está falando de empresa eu acho.
Empresa ou trampo como m,úsico mesmo ...

Hoje, aos 31 anos, confesso para você que com toda certeza prefiro ser rico.
Não tenho essa preferência toda ... Mas não ter nem a possibilidade de ser é treta ...


Bigtransa
os amigos milionários do Fernando de almeida.
heheheeee ... tenho uns amigos muito bem de vida ... milionários não ...


GALERA
NÃO estou procurando ser rico/milionário (lógico que se acontecer será muito bem vindo) ...
Só estou dizendo que, diferente de outras profissões, no Brasil, trabalhar com música (direta ou indiretamente) é pouco provável (praticamente impossível, segundo o que pesquisei) que se tenha o êxito financeiro extremo (comparado com as outras profissões) ...

vinibassplayer
Veterano
# jan/13
· votar


leia os tópicos do Lelo sobre viver de música e desencana...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)