Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"

Autor Mensagem
TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Velho vc ja tocou em um valvulado? Digo guitarra+cabo+valvulado sem mais nada? Toque e vc vai entender o que o ALF is back quis dizer, o ponto forte dos valvulados é justamente essa dinâmica que o guitarrista tem na mão e nos controles da guitarra, dinâmica muitas vezes que faz a distância de um clean pra um drive vir apenas da força da palheta. Esse pra mim é o ponto mais forte dos valvulados. O que não significa que seja melhor que os SS ou mesmo que equips digitais, cada um na sua quem dita o melhor é o gosto do guitarrista!
E ta mais que certo de explorar o melhor som com o equip que tem, eu ja passei por pedaleira, set imenso de pedais analógicos e hj encontrei meu som em um valvulado.


janick
Meu amigo, aqui vai um conselho... começe a brincar com os pots da sua guitarra, vai descobrir variações de timbres muito interessantes do seu instrumento que estão a sua mão.

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


janick
Mto boa a mudança...conforme o guitarrista começa a tocar direto e a experimentar novos equipamentos, ele percebe que realmente tem uma diferença grande se utilizar da maneira certa o equipamento que tem uma boa tradição.

Acho que a maioria das pessoas que começaram optaram por simuladores pelo custo/benefício, mas poucos conseguem perceber ao longo do tempo o quanto morre o som e falta muita coisa seguindo esta linha.

Só não vejo vantage partir para um valvulado sem utilizar o próprio drive do amp....pois clean excelente temos nos jazz chorus e outros amps que não são valvulados.

Acho que a vantagem de um valvulado está no drive próprio....e aliando à pedais analógicos e também ao loop de efeitos...você garante um som mto mais honesto, encorpado, punch e menos afetado que usado de outra forma.

RoLP
Veterano
# jan/13 · Editado por: RoLP
· votar


Concordo totalmente com o TatoPetry.
Muita gente que diz que não vê a diferença entre valvulas e SS...nunca teve um valvulado em casa e tocou em alguns shows com ele...regulando e sentindo ao vivo o amp.

Pode ter guitarristas que tiram um som bacana com equipo SS e pedal latão??? Pode.
Mas se ele faz isto com estes equipos...IMAGINE com um valvulado.

d joe hard
Veterano
# jan/13 · Editado por: d joe hard
· votar


TatoPetry
Cara,eu não to negando que ele esteja certo não,realmente,os valvulados fizeram a história da guitarra,mas,só to dizendo que tem um enorme preconceito com todos os outros equips,justamente pq se tem uma determinada noção de equip master,só o equip top presta e etc.
eu acho q se houvesse algo que fosse verdade absoluta irrefutável em música,todo mundo escutaria música erudita,não,não é pq o amp é barato que tenha um som ruim pra todo mundo,tem gente que escuta Funk,tem gente que escuta Jazz,aposto que todo mundo gosta muito do que ouve pq música é pessoal,tem gente que trata dos valvulados como os equip seguissem um ditadura valvulada,onde,se o seu equip não é caro e Top,seu som não presta e etc.
por isso admiro Hendrix,ele mostrou que se tiver um propósito e força de vontade,tudo pode ser relativo,olha o Feedback,antes dele era um problema,depois dele virou efeito,kkkkk' eu acho q a inovação parou quando institucionalizamos equips caros e unânimes,onde nada pode prestar se não for aquilo top X,temos a melhor tecnologia e os melhores equipamentos e a pior geração de guitarristas desde 1950,e por que?quero dizer,os guitarristas de hoje são muito bons,tecnicamente,mas acho q a expressividade e o feeling se perdeream quando começaram a lamber escalas com equips inquestionáveis

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Eu sei que depois que li isso aqui minha G.A.S se multiplicou, hahahahaha só q sentia falta daquele punch caracteristico do amp...daquele deslocamento de ar...daquela dinamica toda de tocar em pé com a guitarra, virar por algum motivo enquanto toco, e sentir uma diferença no som...de tocar algo hi gain e de repente, dou um ataque leve na corda e sai um crunch...

Só não acho que pedaleiras matam literalmente a pegada e a dinâmica, eu já toquei em valvulado (tá, foi meteoro MGV 30) não achei ele isso tudo, continuei preferindo a simulação de Plexi da minha ME 70, posso estar falando besteira e se estiver vocês que são mais experientes podem me corrigir, mas se dinâmica é a resposta do ampli as nuances da palhetada minha pedaleira faz isso, não sempre, se eu tentar um high gain nunca fica bom mas qualquer crunch se pode variar entre o limpo e o drive com a pegada... Bem, não ser que dinâmica seja algo a mais não acho que toda pedaleira fica nessa regra....

Jim Marshall
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Nossa, vc descreveu perfeitamente o que eu mais sinto falta por não está tocando em um amp de verdade!

Podia jurar que você tinha amplificador.

janick

Realmente existe essa diferença de VST para equipo real, ainda mais valvulado.
Agora é treinar e ir acostumando.


Abraço,
See ya!

renatocaster
Moderador
# jan/13 · Editado por: renatocaster
· votar


d joe hard

Cara,quero ser chato não,mas tirando o deslocamento de ar,isso tudo tbm rola cmg e olha que meu amp tah longe de ser um "amp de verdade" na sua concepção,não acho muito maneira toda essa fixação por equip de ouro,eu acho q o Guitarrista faz o equip,não o equip faz o guitarrista,olha pra Muddy Waters,cê acha q ele pegou equip de ponta logo assim q se "eletrificou"?
eu acho muito divertido tocar guitarra,mesmo com meu "equip de latão",isso q importa p mim


Acho que vc entendeu errado, não foi essa a analogia que o ALF is back quis fazer. Ele citou os aspectos que fazem com que ele sinta falta de tocar em amp, independente de A ou B. Ele mencionou o amp dele, mas isso é óbvio. Porém não quer dizer que ele não sinta falta das mesmas coisas mesmo em um amp mais barato, por exemplo. A comparação dele foi amp x VST e não amp x amp.

Jim Marshall

Tô sem nenhum atualmente :(
Mas estou em busca, hehehe.

RoLP
Veterano
# jan/13 · Editado por: RoLP
· votar


Felippe Rosa
Man....toca num valvulado marshall, orange, blackstar...usando o drive do próprio amp...e o clean. E vc vai entender.
É tudo bem diferente....

Não falo que as simulações são ruins...não são. Estão sempre melhorando.
Mas a diferença ainda é gritante em relação ao encorpamento, à nitidez...ao timbre...

Sei disto porque utilizo as duas formas. Tenho um marshall jcm e um blackstar...mas tem vezes que não consigo levar eles pra viagem (pois são half-stack) e acabo usando minha nova system (que possui inclusive o drive analógico). E meu outro guitar tem uma pod.
E ligamos em amps bacanas...como roland, jazz chorus, fender ss.

A diferença é bem grande mesmo em comparação com o som que vc tira com o valvulado.

Eu diria brochante....vc tocar com um valvulado bom...e depois com simulação.

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Cara te falar que tem uma galera grande que endeusa os valvulados e nem ao menos conhece.
Um comentário que eu vejo muito é "compra um valvulado e põe qualquer guitarra nele que fica bom!"... O valvulado pra mim é o amp que trás o som mais puro e fiel da guitarra, resumindo se vc tem uma guitarra foda vc vai ter certeza que ela é fodah, se vc tem uma guitarra ruim vc vai ter certeza que valia mais a pena ter comprado um berimbau....
Valvulado não é o supra sumo dos equips de guitarra, mas tem características que muitos guitarristas buscam... e acabam abrindo mão de outras características pra isso. Por exemplo, todo show eu tenho que carregar cabeçote+gabinete+case de pedais+ guitarra pra ter o som que eu quero com aquela dinâmica... Tem um grande amigo meu que leva sempre um POD e liga em linha. Os dois timbres são excelentes pro estilo que cada um toca, mas eu prefiro o meu mesmo tendo que carregar isso tudo.

Felippe Rosa
Felipe as pedaleiras não matam a pegada e dinâmica, elas simplesmente simulam. O próprio amplitube já vem com essa característica um pouco mais acentuada, porém, faça o teste... toque em um amp valvulado, só guitarra e amp explore todas as nuances dos seus knobs de volume e tone, explore todas as dinâmicas da sua palhetada e depois tente no amplitube ou na sua ME70 que você vai entender do que estamos falando.

ogner
Veterano
# jan/13 · Editado por: ogner
· votar


Tem muito a ver com o estilo tb. sempre existe diferença mas em alguns estilos se nota muito mais facilmente.

Eu toco blues, singles saida baixa, SRV, Jonh Mayer, strateiros...

Com amp valvulado ( tenho um Single Ended hoje ) sai o som da corda mesmo, algo visceral...A impressão que tenho quando toco com simuladores, SS é que estou tocando teclado!!
hehaehguae.....Mas pra estilos com mais drive, compressão a diferença vai ficando menos perceptivel, porem existe, principalmente na diferença do drive.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
Entendo, cara, onde eu moro é super complicado achar um bom amplificador desses, e moro perto de Brasília e nem por lá eu encontro, mas acredito em você no que se refere a diferença entre pedaleiras e amplificadores valvulados.
Bem, um dia eu chego lá e vou ter bons equipos ainda hehehe...
Abçs

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


TatoPetry
pois é cara,é o que to dizendo,meu plano é ter um Stack antes de morrer,kk' eu não odeio valvulado,pelo contrário,eu concordo inteiramente com vocês,é o som mais orgânico da guitarra possível,só q eu quero ter além dos valvulados as pedaleiras e as pedalboards tbm,ss e tudo mais,pq eu quero ter uma mega-gama de timbres,valvulado é bom,mas não é única fonte legitima de bons timbres,não é pq é mais "orgânico" que vai ser melhor sempre,afinal,nós tocamos guitarra ELÉTRICA,o que já não é tão natural,não podemos ser tão vanguardistas,senão,ainda estaríamos só no violão,acho q temos que explorar tudo oq podemos...
mas é isso mano,com equip bom,equip ruim,pra mim o importante é tá feliz,heheh'

RoLP
Veterano
# jan/13 · Editado por: RoLP
· votar


Felippe Rosa
Puxa que pena cara...já tentou no mercado livre?
Tudo que tenho consegui por lá....
E tem amplificadores como o do Pedrone que é excelente.

Tem algumas opções.

Qdo vc pegar um vc vai entender....que compensa o investimento. Depois que catei um valvulado...nunca mais mudei para SS...

Gravei o CD da minha banda com basicamente Marshall e Les Paul (Drive do Marshall)...
O comecinho dessa música é o drive do marshall...com o pot da les paul em 5. Depois abro o volume e vem o som puro do marshall e les paul.
Dá um look:

O som sai mais real ao meu ver.

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Mano, brasilia ta muito facil de achar os amps... tem até fabricante de amps handmade la agora.
Da uma passada no park shoping la na made in brasil tem os blackstar por exemplo, que o RoLP tem um e até agora só ouvi elogios!


d joe hard
Exatamente meu velho.
Eu ja passei por todos, digital, analogico, vst, SS e valvulado. Achei meu som no ultimo, mas não significa que seja o melhor... é apenas minha paixão pelo feeling e dinâmica que esses amps me proporcionam, mas tem situações que eu uso os VST's também e eles cumprem muito bem o papel deles.

d joe hard
Veterano
# jan/13 · Editado por: d joe hard
· votar


RoLP
Curti pacas o som da tua banda cara,a stereophonia da batera foi muito bem feita,ficou mto bom mesmo,to ligado no teu timbre clássicão marshall mesmo,com um pouco mais de ganho
já a guitarra,eu sou muito strateiro assumido,mas tô mto afim de uma Lespa goldtop,acho q é uma das guitarras mais lindas do mercado

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


TatoPetry
é apenas minha paixão pelo feeling e dinâmica que esses amps me proporcionam, mas tem situações que eu uso os VST's também e eles cumprem muito bem o papel deles.

Exato!

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


TatoPetry
Em um belo dia eu terei essa oportunidade, hahaha, o único valvulado que eu toquei até hoje foi um meteoro MGV 30 e não tinha nada dessa dinâmica, já vi muito disso já, mas enfim, um dia eu vejo isso na pratica, hehehe

RoLP
É, o som fica bem mais real... Fica muito bom mesmo, Les Pauls e Marshall's sempre são uma boa combinação...
O maior problema não é só isso, eu não tenho grana por enquanto para isso, tá que ninguém chega na loja e diz "eu quero isso e aquilo" mas tenho coisas que devem ser priorizadas antes de equipamentos, além do mais não acho uma boa comprar um amplificador pela internet, a não ser que ele tenha sido testado antes, pois bem, um dia eu consigo, hehehehe
PS: Sua banda é foda cara, muito boa !
Abçs

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Eu adoro o som de Strato....mas o som que faço não combina....
Valeu pelo elogio ao som man!! Vindo de outro músico é realmente diferente.
Essa goldtop é mto boa....mas depois que catei a prs singlecut......ela ficou para backup.

E tudo fui conseguindo na raça...comecei com wattson e uma ibanez grx 170 mto ruim. Aí vendia no mercado livre botava uma grana e comprava outra...o mesmo com amplificador....até chegar num set ideal.

Quando peguei esse marshall...nunca mais troquei....foi paixão mesmo....

ogner
Veterano
# jan/13 · Editado por: ogner
· votar


Acho que esse meu video foi o que chegou mais próximo da captação do timbre, puch, dinâmica do meu SEzinho!! Com um fone bom da pra sacar melhor..
Mas ainda assim, não ta boa a captação....Gravar amp é um inferno!! hehehe!!




Esse ta bacaninha tb!!



RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Eu peguei o blackstar e o marshall que tenho pelo mercado livre.
Antes disto tive um peavey classic, mesa boogie nomad, mesa boogie dc-2, marshall dsl, Egnater...
Todos por ai....mas sempre testei antes...pq amplificador valvulado é mto delicado mesmo.

Eu tb não tenho essa grana toda...mas fui pegando aos poucos. Demorei 5 anos pra conseguir o equipo que eu queria.

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
Pqp como som de strato é foda né...ainda mais num valvulado.
Pegada blues animal....sou mto fã deste estilo..
Acho que isto não se aprende....catar uma strato e tirar um puta timbre real....é dom.. :)

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Caras, que parada engraçada :)
Hoje fui tocar, percebi que estava mais seguro, a pegada tava mais firme, e o som em si tava bem melhor. Apesar de ainda achar o drive mais "selvagem", aquilo começou a me agradar mais!
To aprendendo as manhas eu acho!
Foda que eu comecei querendo timbrar comfortably numb. hehehe mesmo tendo o big muff ram's head, delay, leslie/vibe e valvulado, não consegui. Mas hoje consegui chegar a um timbre mais satisfatório!

caiodorn
Veterano
# jan/13
· votar


Comigo foi o contrário: depois de anos usando amp transistorizado, migrei para o valvulado e me apaixonei instantaneamente. Mais tarde, comprei minha primeira interface e simplesmente não consigo gravar nada direto (sem mic) pq sempre acho que fica uma bosta - leia-se o tal "plastificado e pasteurizado" mencionado pelo autor do tópico. Com mic ainda se consegue um som bem convincente e "vivo", mas na placa... pelo menos eu não consigo nada que me agrade (com o que tenho).

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
Pois é, acho que vou demorar esse tempo ou mais para ter um equipo bacana....
Qual JCM é o seu ?
ogner
Se assim é assim pelo Youtube, imagine aí com você escutanto pessoalmente...

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


dps respondo melhor as questões levantadas neste topico, muito interessantes por sinal!
mas apenas quero dizer que, apesar de eu ter me referido ao meu amp q é valvulado, eu nao me referia a diferença entre valvulado X transistorizado, e sim da diferença AMP x VST...a questão da dinamica é mais relacionada ao fato do amp ser valvulado sim, mas o deslocamento de ar, a mudança de timbre a medida q nos mexemos, o punch em geral, é tudo coisa de um amp mesmo, sendo SS ou valvulado!

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


ALF is back

eu nao me referia a diferença entre valvulado X transistorizado, e sim da diferença AMP x VST.

Exatamente, eu captei vossa mensagem, uhauheuha. Tentei explicar aqui até: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/300340/p1#8615279

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
É um JCM 900 Dual Reverb 4100 modificado. Coloquei válvulas 6L6 pra dar mais punch... Ele soa como um JCM 800 tunado.
Não é agudo como os JCM 900 que encontro por ai..
Peguei ele usado e só fiz essa revisão. Tenho ele há 3 anos e nunca deu problema.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster
ahhh pode crer! ASUHuhASuhAS
nao tinha lido tudo pq tava no cel! (como faz pra colocar o link de um post especifico como vc fez, em vez da pagina inteira? =p)

d joe hard
como comentamos, falei mesmo da diferença do amp pro VST, sem entrar no merito/ demerito de um valvulado ou SS...pra gravação, o timbre do VST é mais bonito do q meu antigo amp SS com falante de 8, mas prefiro tocar no amp SS! agora, no blackstar, nao tem conversa! é superior em tudo comparando com VST!
a comparação é: ANALOGICO vs DIGITAL...equipamentos valvulados E equipamentos SS são ANALOGICOS...o SS tem o mesmo principio do valvulados, só q em vez de usar o vácuo das valvulas, usam componentes solidos...o transistor nao é um chip q "emula" os timbres
é importante pontuarmos o seguinte: nao é q valvulado é melhor...mta gente diz isso, mas nao existe melhor...
hj em dia os simuladores sao definitivamente mto bons! ocorre q temos q comparar as coisas de forma justa...quem é melhor, meu meteoro thor plus (SS, 30w, falante de 8), ou meu blackstar (valvulado, 5w, falante de 12)? caramba...o thor plus custou 400 reais a 15 anos atras...o blackstar custou mais de 2k...estamos comparando um walkman da SANYO com um iPod!
agora, pega uma POD, uma boa guitarra, um bom cabo plugado num bom PA e compara com um MGV30 (desculpem a comparação...mas é o valvulado mais barato e conhecido q temos no mercado, nao estou desvalorizando-o!
devido justamente a essa cultura de resistencia à tecnologia, a massiva maioria dos amps SS são voltados pra iniciantes, ou para estudo...a maioria dos valvulados são direcionados para semi profissionais e profissionais, para se apresentarem...entao claro q a maioria dos valvulados são melhores q a maioria dos SS...essa resistencia existe pq nao é a primeira vez q as industrias tentam introduzir o conceito de tecnologia no mundo da musica...na epoca q os primeiros SS surgiram foi assim, mas a "tecnologia" da epoca era diferente, inferior...por isso os valvulados voltaram (ou melhor, nao foram descontinuados)...o q os super desenvolvidos sistemas digitais de hoje tentam fazer é sintetizar/ copiar/ emular o q acontece num pré-historico sistema de valvulas...simples!
agora, se me perguntar o q eu prefiro, dou minha opiniao pessoal sem pensar muito: VALVULADO!
é essa cultura quadrada da qual compartilho q faz do valvulado ser o mito q é, mas na verdade, a questão é q a maioria dos valvulados sao feitos pra um publico mais selecionado q os SS...
falei tudo isso só pra nao polemizar com o q disse na pagina anterior...
mas voltando ao assunto do topico...o VST pode ser bom pra mtos timbres, mas tem uma coisa q ainda tem muito o q melhorar nos VSTs...a tendencia deles é "homogenizar" os captadores...um EMG e um single coil, dependendo de como timbra, soam mto parecidos, o q é intoleravel! amplitube e guitar rig fazem isso! overloud já é um pouco mais esforçado em diferenciar essas coisas...digo q atualmente é impossivel uma strato SSS + VST soar melhor ou igual a uma strato SSS + Fender twin reverb...estou certo q nenhum VST consegue trabalhar mto bem assim em baixos ganhos...nao é atoa q a maioria dos defensores dos VST são metaleiros! (opa olha a polemica! kkk)
o Overloud é o melhor vst q ja testei...ele é bom em low gain, tem um timbre bem legal, mas nossa, nao da nem pra comparar com um bom ampli...meu blackstar, apesar de valvulado, ele nao tem um timbre tao bonito no clean...é apenas um clean comum, mas ainda assim é mto melhor q um vst! agora imagina um fender blues jr, um JCM800, um hot rod deluxe, um twin da vida...da nem pro cheiro!

mas assim, mesmo um timbre hi gain absolutamente igual a um amp, ainda prefiro o amp pelas questoes q citei no primeiro post la da outra pagina!

RoLP
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Concordo com muita coisa que vc falou ai. Achei muito bom sei texto.
Menos que o MGV30 é um valvulado...(kkkk)
Pra mim aquela porcaria nunca poderia ser chamado disto.

Quando me refiro à valvulado....são só aqueles que realmente tem o som de um. Como você sabe muito bem.
Marshall, Orange, Blackstar, Mesa Boogie, Laney, Peavey, Pedrone, etc..
São amplificadores com som de valvulado..

Mesmo os mais baratos destas marcas são excelentes.
Vc pega o Tiny Terror, o Peavey classic 20, O Mesa Boogie SUbway, o Blackstar 15.

São amps que usado...você pode pegar até por 1800 reais. E com certeza vai durar a vida toda (só a manutenção das válvulas e tanques de reverb que muda).
Conferi um blackstar de 2 canais, loop e reverb de mola por 1950 na Made in Brazil novinho esses dias, HT-20.

1800 reais hoje em dia...vc compra uma POD...

A comparação é até desleal. A POD soa até como amadora perto destes amps. Ela parece comprimir o som e transformar ele em opaco e sem vida...metalizado. Um leigo pode não notar a princípio, claro....mas vai perceber na hora que outro gutiar ligar um destes lado a lado....a diferença gritante.

Isto tudo você já sabe, pelo que vi no seu teste. Só queria acrescentar isto.

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


RoLP
Cara, acho que vc exagerou um pouco.
Um exemplo: Já experimentei o Blackstar ht-20 e achei o drive e o clean bem meia boca. Som esquisito, riscado com excessos de agudo. Achei pior do que o drive do MGV30, que por sua vez é pior do que as simulações do Plexi, Mesa e Hiwatt da POD, por exemplo. Detestei tbm o tal do Buguera v22. Então acho que isto varia por percepção sonoro e gosto mesmo.
Pode ser um caminho para uma melhor qualidade sonora os valvulados. Mas não é via de regra.; Nas minha pouquissimas experiências com valvulados, os unicos que ja toquei, que eu disse "óoohhhhh", foi o VoxAc30 combo e um Maverick stack.
Ja toquei com um guitarrista, que tinha um orange daquele cabeçotes branquinhos pequenos. Eu achava o timbre sensacional. Ele vendeu pra pegar uma POD + plugada no return do TF 200, e se deu por satisfeito.
No meu MGV, estou usando alguns preamps da POD no return, e estou me surpreendendo bastante. Ainda não o testei de forma geral para avaliar. Mas o drive dele em primeira instancia, me parece bem metalizado, como eu citei no primeiro post.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a dificuldade de migrar de simuladores para "amp de verdade"