Review: Fender Telecaster American Standard 1991 com SD Little 59

    Autor Mensagem
    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Natanael_DM


    E aí galera!
    Tudo numa boa?

    Bom, venho aqui humildemente oferecer um review da minha última aquisição: uma Fender Telecaster American Standard, 1991, com Seymour Duncan Little 59 na ponte.

    Faço esse review por 2 motivos: o primeiro, é que, pelo que pesquisei, não encontrei nenhum review de Tele American Standard. O segundo, é porque sempre tem alguém querendo fazer um upgrade em seu instrumento e, dessa forma, já dá pra emitir uma opinião sobre um dos captadores que sempre é uma opção pra galera.

    Já de início, digo que não há qualquer problema com os caps originais da Teleca. O lance é que eu queria uma guitarra um pouco mais versátil. Essa é a minha segunda Tele American Standard e, pro meu gosto/necessidade musical, os captadores originais são muito "vintagezados". Curto o twang, mas, às vezes, gosto de algo mais pesadinho. Por isso optei pelo Little 59. Já usei vários modelos da Seymour e da Dimarzio, tanto em Stratos quanto em Teles, e, dessa vez, não queria um captador com aquele ganho dos infernos (hehehe), como o Hot Rails, por exemplo. Aí o Little 59 entrou como uma luva.

    Vamos ao que interessa:

    Visual: começo pelo começo, já que é a primeira coisa analisável, em qualquer instrumento, mesmo que através da vitrine da loja (hehehehe), é o aspecto visual. Nesse caso, pro meu gosto, a guitarra é excelente. Tem um visual já meio vintage, com o escudo começando a amarelar, pela ação do tempo. A cor é aquele preto sólido, bem tradicional. Eu acho lindo.

    Acabamento: como era de se esperar de um instrumento da Fender do início dos anos 90, o acabamento é excelente. Tudo no seu devido lugar, com aquele capricho que hoje em dia não se vê mais.

    Ferragens/tarraxas: são todas originais. Tem aquela ponte tradicional das Standards dos anos 90, com 6 saddles e aspecto chapado. Eu curto bastante e, pro meu uso, tá excelente.
    A mesma coisa vale pras tarraxas. Já tive a oportunidade de usar modelos melhores (da PRS, por exemplo), mas essas que vieram nessa Tele estão em ótimo estado, mesmo com seus 20 e poucos aninhos e seguram a afinação quase que perfeitamente. A ponte fixa colabora, imagino.

    Madeiras: não sou um expert no assunto. Na real, sou fraco, mas, pelo que se sabe, as Standards têm o corpo em alder. Não sei em quantas peças, mas afirmo que o bicho é pesado. O braço é em maple e a escala em rosewood. Gosto dessa combinação.

    Elétrica: novamente, não sou expert, mas sei que a parte elétrica está 100% em dia, com componentes de qualidade. Uma coisa interessante é que o botão de tonalidade possui aquele potenciômetro TBX, que, na época, devia ser de linha nas Standard. Ponto positivo, na minha concepção.

    Captadores: os originais são ótimos, pra quem procura aquele timbre 100% vintage, com twangs e chiadinhos. Não sei dizer o nome do modelo (e a Fender não respondeu minhas súplicas! Hehehehe!). O do braço ainda é mais bacana que o da ponte, embora não muito diferente. De qualquer forma, o som é muito interessante, mas, pra mim, meio enjoativo. Gosto de poder variar um pouco mais.

    E é aí que entra o Seymour Duncan Little 59. Captador excelente, que suporta boas quantidades de distorção, mas ainda conserva aquele timbre mais clássico, com cleans brilhosos e gordinhos. Embora eu já tivesse usado diversos outros modelos da Seymour, o 59 era novidade pra mim e preciso dizer que estou feliz com ele. Cumpriu exatamente o papel que eu queria.

    Bom, acho que era isso!
    Qualquer dúvida, tô aí pra responder.

    Espero que tenha sido útil.

    Fotos:
    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3
    Foto 4

    Som:
    Fender Telecaster American Standard com Little 59

    *PS: não sei por que os links não estão abrindo direto. Mas se clicar com o botão direito do mouse e pedir pra abrir numa nova guia, ou algo do gênero, vai funcionar.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Natanael_DM

    Parabéns pela aquisição. Para uma guitarra de 22 anos, está super conservada. Eu fiquei impressionado com a ponte, parece que é nova, que foi trocada. Não tem um pingo de oxidação!

    Esse Little 59 é bacana mesmo, eu já usei um numa strat que eu tinha, mas era no braço. Bom captador.

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    renatocaster
    Obrigado!

    Essa guita foi meio que um tiro no escuro, mas tava muito de barbada, aí eu fui "forçado" a comprar! Hehehehe! Eu não sou um grande fã de Tele, mas tô gostando dela... Estamos nos conhecendo, ainda. Heheheheheh!
    Também me impressionei com as ferragens em geral. Tá tudo novinho!!

    Quanto ao 59, tô gostando bastante dele. Tem aquele ar vintage que eu não queria que a guitarra perdesse.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Natanael_DM

    Show de bola! Sou louco por Teles. :) Comprou aqui mesmo no Brasil? Caso sim, foi em loja?

    Parabéns!

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MauricioBahia
    Obrigado!

    Comprei aqui no Brasil mesmo, de um cara que pegou ela em troca de uma grana que deviam pra ele. O cara não toca e só queria recuperar a grana que tinha perdido. Foi um excelente negócio.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Natanael_DM

    Essa guita foi meio que um tiro no escuro, mas tava muito de barbada, aí eu fui "forçado" a comprar! Hehehehe!

    Hehehe, eu sei como é isso. É aquele tipo de caso que vc não pode (e nem deve!) deixar a oportunidade passar. Mas com certeza, vc fez um excelente negócio, a guitarra está linda. Além disso é uma Fender American, dispensa comentários.

    Abs

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    renatocaster
    Exatamente, meu caro. Valeu o risco! Hehehehe!

    Como já tive outra American Standard, sabia exatamente o que esperar dela. Daí foi só esperar e conferir. No fim, deu certo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Fender Telecaster American Standard 1991 com SD Little 59