Como saber escalas por todo o braço?

    Autor Mensagem
    Iwar
    Veterano
    # dez/12


    Oi galera, eu ja vi uns tópicos sobre isso, mas a minha dúvida é apenas semelhante, não idêntica, então peço que por favor não apaguem, não estou perguntando literalmente como saber a escala por todo o braço então vou explicar.
    Eu aprendi que é muito importante praticar escalas por todo braço e procurei trocentos jeitos de sabê-las em tal para poder tocá-las fluentemente. Já encontrei vários exercícios, a famosa sequência de escalas, saber todas as notas do braço (demoro mais ou menos 2 segundos pra localizar notas na 3a e na 4a corda, faço exercícios de localizar notas todos os dias, mas não faço esforço para saber onde ficam as notas com acidentes, apenas as naturais e a partir de tais saber q nota com acidente é aquela que eu quero saber), já fiz improvisos com restrições (usar apenas uma corda ou duas ou três, um dedo ou dois dedos etc) normalmente em dó maior mas de vez em quando faço improvisos em escalas como ré maior, lá maior e sol maior. No momento estou tentando aprender a pentatônica e os modos gregos no braço antes de partir pra aprender escalas como diminuta, harmônica e melódica, pois tenho medo de piorar minha situação. Mesmo com todos esses exercícios há vezes que até sinto que eu não estou localizar nada no braço quando mudo de tom no improviso. Vocês teriam sugestões para que eu consiga aprender a escala por todo o braço?

    ______________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Palavras-chave: "escalas braço":

    http://forum.cifraclub.com.br/?q=escalas+bra%C3%A7o&sa=Buscar&domains= forum.cifraclub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=partner-pu b-7284698113143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=UTF-8&oe =UTF-8&cof=FORID%3A11&hl=pt

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Iwar
    tempo, cara... parece que vc ta indo no caminho certo, é só manter calma e constância nos exercicios

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    é treino. só.

    continue praticando e uma hora vai sair automático.

    no começo parecia impossível decorar que C era dó e A era lá.
    depois ce nem pensa mais nisso.

    d joe hard
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: d joe hard
    · votar


    Eu tbm tava na mesma,sempre improvisand por tons maiores,não sei se posso dar mta dica,já q não sei mto mas...
    primeiro tenta tocar as 3 primas em tdas as tonalidades das escalas principais,primeiro a maior,dps menor,penta maior,penta menor,pentablues e fecha nessas
    dps,ao invés de tentar memorizar casa,memorize as notas da escala,e não enchergue casa 1 ou 2 e sim as notas
    olhe pra corda sí,e enchergue um dó na primeira casa,toke a escala de dó toda,que vc vai "ver" a nota no braço de dó(1)a dó(13),fica martelando em cima da nota,se quiser,toke um sequencia lenta sobre a corda sí,e vai falando cada nota q vc tocar,se encostar o dedo na quinta casa,repita na hora q vc for tocar "mi" dps pule pra 6° e diga fá,mas não faça só na ordem da escala,e faça isso tbm cm todas as escalas maiores e dps tbm faça na mi e na sol,eh assim q eu faço,eu nunca sei as notas das escalas,mas sabendo de boa as notas do braço e o sistema(fórmula cm T T S T T T S)na hora eu parto da tônica e faço por toda a corda sí a escala,certo,o primeiro lick eh escroto,mas dps q eu vou me acostumando dá pra improvisar nas primas fácil,mas eu to memorizando as notas das escalas tbm,q assim,eh só chegar e tocar,mas eh tudo prática,quando tu passa a improvisar mto sobre todas as escalas,tu pega

    Iwar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    O foda é que eu vejo os jazzistas mais tops tipo allan holdsworth, scott henderson fazendo uns solos com aquela sonoridade característica do jazz fusion alternando escalas, a galera talentosa do youtube fazendo uns improvisos desse estilo também fazendo umas levadas escrotas, e quando eu procuro, galera diz que eles improvisam em cima dos acordes não de escalas, fato q me desmotiva um pouco pq eu penso, como eu vo fazer isso se eu nem tocar as 12 escalas maiores no braço eu sei? :(

    kiki
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Iwar
    treine mais e compare-se menos.
    pouco importa o quanto outros guitarristas sabem ou nao solar. sempre vai ter algum profissional pior que voce. e sempre vai ter um coreano de 5 anos que te humilha.

    se voce acha que precisa aprender a usar acordes, estude formação de acordes, triades, tétrades.
    voce já sabe escala, só tem que praticar.

    participe das jams do fórum que vai te fazer crescer muito em improviso.
    não adianta decorar todas as escalas e nao saber o que fazer.

    Jube
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Iwar
    Decorando as notas do braço da guitarra você toca qualquer escala sabendo a formula de sua formação, bem como tocará qualquer acorde e suas variações sabendo sua formação.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como saber escalas por todo o braço?