Gambiarra com pod hd500 - Metodo de 4 cabos e gravação microfonada ao mesmo tempo.

Autor Mensagem
Paulo Heineken
Veterano
# dez/12




Uma explicação sobre:

Metodo de 4 cabos:

Como fazer corretamente a ligação:

Configuração pelo pod edit

Como usar o pod hd500 como interface para gravar usando um microfone comum.

Samplers do som "ao vivo"

Review da Schecter no final


Abraços galera, agora dá pra sacar bem melhor o som tb do ampli.

Paulo Heineken
Veterano
# dez/12
· votar


up ;)

ALF is back
Veterano
# dez/12
· votar


Paulo Heineken
mano me perdi logo no segundo cabo! sAUHASHUaSUH
esse vai e vem ai me enrola as ideias, ainda mais q nao tenho nenhuma experiencia com pedaleira alem da boa e velha (pessima e velha) zoom 505...nao sei nem do q uma pedaleira dessa sua é capaz, mas me senti um oldschool totalmente por fora quando vi vc montando a cadeia num software! caraio como eu to por fora!
apesar de nao entender direito o esquema, acompanhei a montagem toda...sou guitarrista de quarto e esse monte de fio pra tudo q é lado definitivamente é algo q nao quero pra minha vida! uhasAUSHhu
mas no final das contas, curti mto o timbre q vc tirou! o audio melhorou absurdamente com a captação de um mic dedicado! sugiro q passe a gravar os videos com ele daqui pra frente!

Paulo Heineken
Veterano
# dez/12
· votar


Opa, com certeza deu uma melhorada né?..claro que ainda não tá de alto nivel, mas depois vejo um mic e uma interface melhor..esse foi só pra segurar a bronca mesmo.

Pros cover continuarei usando meu pod de guerra mesmo, que é menos complicado pra conseguir ouvir a track, hahaha.

Essas pedaleiras estão cada vez melhores. Dá pra cara ter uma dessa tranquilo e usar profissionalmente, sem perder muita qualidade de som...

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Paulo Heineken
Tudo bom, cara?
O som da distorção veio somente do pre amp do seu amplificador?
Ta um som muito bom, timbre alto padrao msm! Qual amp vc usou?
Vc ja tentou fazer gravaçoes direto por usb no computador? Pq eu to tentando e to tendo muitos problemas, o som ta abelhudo demais e ta uma merda rs.
Abraços!

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13
· votar


diego_guitar06
sim, o som é do proprio amp (mgv30)


USB gravo direto com o hd500, que é exelente para isso!

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Paulo Heineken
Engraçado, eu nao to conseguindo gravar timbres high gain direito!
Parece q eu to reproduzindo o som de uma guitarra do guitar pro, ta zero dinamica e muita compressao...
To passando um sufoco aqui, mas espero conseguir resolver esse problema logo!

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13
· votar


Estranho man, será que é a placa? ou o mic?

Thi_Lennon
Veterano
# jan/13
· votar


Eu também uso este método com minha pod hd

Resumindo voce tem as opções

Usar o pre amp da pod HD e o POWER do seu amp, assim o seu amp somente faz o papel de amplificar sem colorir o som. (logo seus controles de volume , tone , etc. não funcionam no seu amplificador.

Usar o pre do seu amplificador, colocando pedais antes dele, e depois dele, como se estivesse separando o power e o pre do seu amp.

Thi_Lennon
Veterano
# jan/13
· votar


diego_guitar06

usa a saída como studio/direct para gravar usb.

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Eu ja tava usando a saida studio direct msm via usb e usava meu fone de ouvido como retorno (o fone que eu tenho tem uma qualidade muito boa, é ótimo pra gravaçoes)
O meu amp infelizmente nao tem as opçoes de send e return, mas ja consegui contornar o problema!
Eu vi uns videos do Paulo Heineken e consegui resolver!
Era coisa de configuração msm, foi burrice minha rs! Agora pra som clean eu to preferindo ligar no amp msm pq no amp eu tenho mais uma dinamicazinha! Os high gain q me surpreenderam, e apenas controlando coisas simples como bias, sag e etc e que muitas pessoas deixam de lado o meu som melhorou 100%! So a nivel de curiosidade, eu tava usando o master no maximo usando o treadplate ou msm o angel f-ball e o bias tbm, e usava o bias x quase no talo e aumentava a sag, ou seja, som sem vida praticamente!
Cheguei até a fazer uma comparação usando esses parametros com os novos q eu to usando e a diferença é brutal!
Vcs q usam a pod no return do amp, fazendo uma comparação bem generalizada, acham q o som sai melhor do que pela gravação usb, sai a mesma coisa, sai pior?
Eu to querendo juntar uma grana pra poder comprar algum amp q tenha essa possibilidade e que tenha falantes de 12' e 30w valvulado ou entao entre 65 e 100w SS, pois preciso de potencia pra tocar em ensaios msm, ja que se for pra alguma apresentação é so microfonar a caixa...
Vcs conhecem algum que seja bom até R$1500?
Abraços!

Thi_Lennon
Veterano
# jan/13
· votar


diego_guitar06

Eu na verdade não uso o método 4 cabos, uso o método de 2 cabos mesmo, mando o send da pedaleira direto para o power do amp.

Sempre que toco ao vivo ou ensaio, eu uso somenteo power do meu amp. No input do meu amp não uso nada. Foi a maneira mais próxima de ter o som que regulo no meu PC pelo usb nos monitores ativos.

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Thi_Lennon
Po, legal cara!
Eu to pensando em comprar um amp pra mim no fim do ano (por enquanto vou ter que me contentar com o meteoro demolidor rs.)
Vou ver as possibilidades pra mim, pq pretendo usar a pedaleira direto no power do amp, ja que as simulaçoes dela sao otimas (inclusive eu fiz uma comparação bem simples mesmo com ela e um video do youtube comparando o som do dual rectifier e eu consegui chegar bem proximo no fone de ouvido)!
O amp q vc usa é SS ou valvulado?
Abraço!

PEMAMETAL
Veterano
# jan/13 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Paulo Heineken

Cara, sua explicação ficou um tanto confusa pra todo mundo por que voce, foi e voltou diversas vezes na cadeira. Vc tava falando de guitar -> input pod, aí voce ja foi direto pro send pod-> return amp. Depois voltou pro send do amp.
Só que o return do amp manda o sinal pro power amp e depois falantes, ele não volta mais, ele é o final.

Me corrija se estiver errado, mas ao meu ver o caminho do seu sinal é o seguinte.

guitar -> input pod -> send pod -> input amp (preamp)-> send amp ->return pod> out put pod -> return amp (power amp)-> speaker

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


PEMAMETAL
Acho que não.

Entendi assim.

1º Cabo = Guitarra > Guitar In (pod)
2º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )
3º Cabo = Send (Ampli) > Return FX (Pod)
4º Cabo = Send Fx (pod) > Input (Ampli)

Só não entendi mt bem a funcionalidade do plug P10 avulso.

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


Thi_Lennon
Dessa forma ,vc usa qual metodo de saida? Comdo Power Amp?
diego_guitar06

Eu uso da mesma forma que o Thi_Lennon, e tenho o mesmo Ampli do Paulo.
O resultado varias. Algumas simulações, ficam abelhudas ao extremo usando desta forma no modo Combo Power Amp, e ja osma "melhor" no modo direct.
Algumas simulações tbm soam melhor sem simualçao de power e de caixa. Outras já soam abeulhadas sem a simulação de caixas... Entao varia

No geral, eu uso assim:

1º Cabo = Guitarra > Guitar In (pod)
2º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )

Escolho a saída Como Power Amp da POD, e uso as simulações de PRE da POD, em algumas simulações uso sem CABINNET (Disable) e outras uso o cabinnet proprio da simulação. Então depende.
A POD fica com o MASTER aberto, e a chave da carcaça no AMP.

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


PEMAMETAL
Acho que não.

Entendi assim.

1º Cabo = Guitarra > Guitar In (pod)
2º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )
3º Cabo = Send (Ampli) > Return FX (Pod)
4º Cabo = Send Fx (pod) > Input (Ampli)



Só não entendi mt bem a funcionalidade do plug P10 avulso.


Isso, foi exatamente como exemplifiquei no video.


O cabo avulso é para no caso de querer fazer a gambiarra e gravar com um microfone usando o pod como interface.

PEMAMETAL
Veterano
# jan/13
· votar


Paulo Heineken

Beleza, a lista de cabos pode ser essa, mas a sequncia não. O caminho que o sinal da guitarra não é esse cara!

Depois do return do amp o som vai pro falante, ele não tem como sair pelo send!

A sequencia dentro de um apli é input-> pré amp-> send -> pedais do loop -> return -> speaker

O que voce errou na sequencia é que o sinal que entra no input do pod, sai pelo send do pod e não pelo out. O som só sai pelo out do pod, depois de ter passa do pelo fx dele, ou seja sair pelo send e voltar pelo return.

Não sei se fui claro....

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


PEMAMETAL
Sei que a resposta foi pro Paulo, mas talvez eu consiga explicar.
Creio que a sua sequencai funcionaria a ideia fosse todos os efeito entre o Pre e o Power do amp.
Mas, no caso da POD, a sequencia é esta mesmo. Daí, o esquema seria assim..

Guitarra > Stomp (POD) > Preamp (ampli) > Delay (POD) > Power amp

Ou seja, o sinal da guitarra passa primeiro pela POD para ser processado junto aos stomps, daí, a saída destes efeitos (STOMPS) vai para o INPUT do ampli. Depois, o ampli enviar o sinal processado (Stomps+Preamp) para o RETURN da pedaleira, que por sua vez processa novamente o sinal com modulações ou ambiencia, daí ela joga este sinal processado para o Retunr/Speaker, ou power amp... Ou seja, a saida final.

O esquema é este mesmo.

PEMAMETAL
Veterano
# jan/13
· votar


Skider

Exatamente cara!!! O que voce falou, foi exatamente o que eu entendi e quis dizer. Agora presta atenção na sequencia que o Paulo botou.

1º Cabo = Guitarra > Guitar In (pod)
2º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )


O sinal que entra no input do pod sai pelo send e não pelo out.

2º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )
3º Cabo = Send (Ampli) > Return FX (Pod)


O sinal que entra no return do amp, vai pro power amp e depois pro falante, nao sai mais pelo send, que nem ele escreveu aí.

O caminho correto seria
1º Cabo = Guitarra > Guitar In (pod)
2º Cabo = Send Fx (pod) > Input (Ampli)
3º Cabo = Send (Ampli) > Return FX (Pod)
4º Cabo = Output (pod) > Return (ampli )

Bom, eu fiz até um desenho da cadeia como funciona. Não sei nem por que eu perco tempo com essas coisas, discutindo com os outros na net, mas segue aí

heineken

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


PEMAMETAL
Mas é mesma coisa, velho.
A diferença é que você colocou o "Output (pod) > Return (ampli )" como última etapa (na teoria). Mas a ordem dos cabos, na prática, não interfere em nada. Só as "combinações" das conexões de entrada e saida que intefere no resultado final... rs

PEMAMETAL
Veterano
# jan/13 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Skider

A diferença é que você colocou o "Output (pod) > Return (ampli )"

Claro! Por que esta é ultima etapa.

Mas a ordem dos cabos, na prática, não interfere em nada. Só as "combinações" das conexões de entrada e saida que intefere no resultado final... rs

Eu não disse em momento algum que ele ligou os cabos errado, eu só falei que o caminho que o sinal da guitarra faz na cadeia dele não é o que ele mostrou no video e por isso ficou confiuso. justamente por isso, a etapa final do som é quando ele entra no return do amp, aí ele vai pro power e depois pros falantes.

No video ele falou que o som sai do stomp pod, vai pro return do amp e depois sai pelo send, o que não é verdade! Por que do return vai direto pro power e depois pro falante.

É tão dificil assim de entender o que eu quis dizer?

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Skider
Entendi o q vc quis dizer!
É pq eu usando no input do amp o som nao fica legal, da uma impressao de que o som tá mto digital, sabe? Eu to usando o modo combo/front msm e com graves e agudos a -50 pra compensar a pré eq do amp pq usando no input e jogando studio/direct parece q eu to tocando com uma zoom rs. A minha intenção é usar o power amp ligando a saída studio direct, sendo q na teoria seria mais ou menos como usar a pedaleira no fone de ouvido (eu disse teoria), e eu consegui tirar timbres sensacionais só com ela e o meu fonezinho, tava até dando pra enganar que era um all tube rs.
Por isso o meu interesse msm em adquirir um amp q tenha a possibilidade de liga-la direto no return!
Vc conhece o LV100 da laney? Sabe se ele é bom tbm?
Abraço!

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


PEMAMETAL

Velho, valeu por me informar sobre isso.

só agora vi a bela cagada que falei no video.

Vou excluir esse e fazer outro mais facil de entender..

grande abraço e valeu pra critica sincera!

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13
· votar


PEMAMETAL
Inclusive, se me permite usarei seu desenho.

Na verdade agora que vi o video, vi como ele está cansativo, chato e com muita falação.

Vou resumi-lo e os outros asssuntos vou separar para outros videos

abraços

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


PEMAMETAL
No começo tava difícil. Agora entendi.

diego_guitar06
Mesmo usando o Return do amplo, o modo ideal (segundo o manual) seria o Combo Power Amp, usando somente o Pre da simulações e desabilitando as simulações de caixa. Mas não é regra.
Quando comprei o MGV minha segunda opção era o LV100. Consegui ótimos timbre mesmo ligando direto no input dele, em um envento. Não estou certo de que fiz bom negocio, pegando o MGV.

Thi_Lennon
Veterano
# jan/13
· votar


Skider

eu uso saída direct/studio, e o OUT da pedaleira, ligo no returno do AMP, pronto.

Assim estou mandando o sinal da pedaleira (efeitos + preamp + efeitos + cab + mic) para o power do meu amp que faz o papel de somente amplificar o som sem "colorir".

Desse jeito nenhum controle do meu amp fuciona, volume tones etc. pode rodar a vontade que nao fazem efeito, a pedaleira controla tudo.

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


Skider
É aquilo, ne... A line 6 colocou um monte de saídas, mas realmente percebi q nao é regra! Ja consegui tirar muitos sons bons usando studio/direct no amp, assim como no modo combo front tbm tirei varios sons bem interessantes! Aí vai do gosto de cada um!
Eu pretendo msm é ligar no power amp e usar o direct, mas é só um projeto, nao sei como vai ficar na hora!
E vc conseguiu bons resultados com o LV100 ou o MGV30? Ficou meio confuso e eu nao consegui entender!
Abraço!

Paulo Heineken
Veterano
# jan/13
· votar


diego_guitar06
Opa diego, vou gravar alguns videos em breve falando sobre as ligações e cabos corrigindo algumas besteiras que falei..realmente não sei aonde eu estava com a cabeça hahaha..acho que foi a pressa.

fica de olho ai, e se inscreva lá, vai rolar semana que vem.

Nesse vou não só mostrar os 4 cabos, mas tb usando 2 e 3 cabos.

abraços

Skider
Veterano
# jan/13
· votar


diego_guitar06
Com o LV100. Na verdade, fui tocar em um evento que tinha ele lá para usar. Pluguei a POD direto no Input dele, em modo Direct/Studio mesmo. E ficou mt próximo das simulações reais em linha. Ele não coloriu muito o timbre.

Agora, comprei um mgv, até agora não consegui chegar onde eu quero, mas tbm, não tive oportunidade de liga-lo e testa-lo com afinco. Aqui em casa, sem chances por causa do volume. Mas estou chegando lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gambiarra com pod hd500 - Metodo de 4 cabos e gravação microfonada ao mesmo tempo.