Voltando após 10 anos Parte 2!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# dez/12 · Editado por: Lelo Mig


Voltando, devagar, após 10 anos sem botar a mão num instrumento musical.

Novamente fiquei meio envergonhado em postar mais um vídeo.

Continua triste! A parte motora tem me surpreendido negativamente, respondendo mais devagar do que eu achava, do que eu esperava...

Mas, como no vídeo anterior, se não posto sem pensar, perco a coragem.

Aqui, uma livre interpretação de minha forma de tocar blues. Sem conceitos nem regras. Não sou do Delta do Mississipi, não sou negro, não sou um bluesman... nem guitarrista eu sou! Sou apenas um guitarreiro tosco e picareta, que gosta de música.

Fiquem à vontade para as críticas, gosto de saber como ouvem/sentem. Sugestões técnicas relativas à gravação e a execução, sempre são bem vindas.





Obs: Antecipando prováveis perguntas.


1- Improviso de primeiro take?
R: Não, foi o terceiro. O primeiro começou muito bom, mas me perdi. O segundo, fiquei pensando no que tinha feito de legal no primeiro e ficou uma bosta. Este foi o derradeiro, o “tudo ou nada”, só no sentimento. Sou radical com improvisos, prá mim, se passar de 3 ou 4 takes, deixa de ser improviso. A guitarra saiu um “trisco” da afinação nesse último take, mas confesso que só percebi ao mixar... vai assim mesmo!

2- Você pensou nos acordes para esse improviso?
R: Não, eu nem sabia o tom da música quando comecei a improvisar, só percebi que é em Lá Maior, quando estava tocando, porque ficou óbvio.

3- Pensou nas escalas?
R: Não! Não lembro mais escala alguma. Se bobear, hoje em dia, não faço nem a escala de Dó Maior na primeira posição.

4- Não acha que faltou alguns licks mais rápidos em contra ponto aos “slow hand” e algumas variações técnicas na execução?
R: Acho! Pensei nisso várias vezes durante a gravação... Só que não fiz por incompetência.


Valeu!!

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Ei cara, vc não usa escalas mas seus solos sempre acompanham a harmonia, vc bate nas notas dos acordes no tempo certo, e vc também já ta dando uma de poser com esse papo de vergonha, vc toca bem, pode ta enferrujado, mas sabe toca bem, aconselho vc a fazer exercícios pra "lubrificar" os dedos já que vc diz que ta precisando.

Sobre seu som no geral, ta muito agradável, bom de se ouvir.

salton
Veterano
# dez/12 · Editado por: salton
· votar


Lelo Mig
Tudo tranquilo...
Apesar de alguns escorregões, ficou um improviso bom de se ouvir, totalmente na intuição hehe.. Deve ser um choque retornar após uma década sem tocar, tomar intimidade novamente com o instrumento, enfim.. ali no final da frase você diz que gosta de música... pra mim isso basta!!

Em réplica, deixo aqui uma gravação que fiz há pouco..:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/298229/

Parabéns e muito som! Forte abraço!

Delson
Veterano
# dez/12
· votar


Muito bacana mesmo. Não está faltando velocidade, na minha opinião. Só não curti muito o timbre, MAS achei que combinou perfeitamente com a música.

Parabéns, man. Se você é apenas um guitarreiro tosco e picareta, que gosta de música, então eu não passo de um mulekinho dó ré mi, kkkkkkkkkkkk

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
3- Pensou nas escalas?
R: Não! Não lembro mais escala alguma. Se bobear, hoje em dia, não faço nem a escala de Dó Maior na primeira posição.

Pensei que fosse o unico que não usasse escalas .

Lelo Mig
Membro
# dez/12
· votar


krixzy

"já ta dando uma de poser com esse papo de vergonha"

hehehe...não é mimimi não. É osso voltar e querer chegar o mais perto possível do que você já foi um dia.
Mas não vou mais "chorar" não...heheh

salton
"Deve ser um choque retornar após uma década sem tocar"

Não me dava conta que seria tão difícil. O cérebro sabe, mas as mãos não... você tem o que expressar mas não consegue o "ideal".
Mas, vamos em frente...

Delson
O timbre não me agradou muito também. Ficou uma coisa na hora e e outra depois de gravado. Timbrar para gravar no PC é outra novidade prá mim... mas chego lá!

GuitarristaGuitarreiro
"Pensei que fosse o unico que não usasse escalas "

Somos muitos.. hehehe.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
olha , sendo sincero , eu achei o primeiro video mais tua praia , parece que a parte motora respondeu melhor, nesse vc ta tocando com frases bem interessantes pois não ta apelando pra pentatonica e licks do clapton (meu caso em qualquerzissimo improviso) , mas da impressão que seus dedos não conseguem responder ao que vc quer tocar ainda , me parece questão de tempo só , daqui a ums meses concerteza jas tocando com um gas bem melhor , não desiste continua melhorando!
abc!

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig

Eu gostei dos seus caminhos, as notas escolhidas, es frases criadas foram bem bacanas.Faltou, de fato, umas frases mais rápidas, abusar um pouco mais dos bends ou sei lá o que, mas para quem está recomeçando está muito bom. Eu sei bem o que é esse papo de saber como faz mas o corpo não responder... Mas por ser muito picareta e gostar muito de música, eu continuo a persistir enganando na guitarra. kkkkk

Ah, já ia esquecendo... Esse negócio de timbrar no virtual é bem complicado mesmo. Depois de anos tentando, ainda estranho.

O balanço geral foi bem positivo. Segue em frente!

Abç

De Ros
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig

Cara, visto todas as limitações que tu descreveu, está muito bom. Mas, se tu me der licença, deixa eu te falar uma coisa:

Essa ideia de improvisar sem conhecer as ferramentas que foram criadas, estudadas e catalogadas para facilitar a vida dos músicos funciona muito bem para quem é gênio, ou já estudou tudo isso e chegou ao ponto de esquecer tudo e apenas tocar, pois os caminhos já estão internalizados.

Claro que tu pode seguir por esse caminho. Mas, se ao invés disso, tu fizer umas aulas com um ótimo professor e se dedicar ao método dele, tenho certeza que daqui a um ano tu vai tocar dez vezes mais do que nesse video, e vai ficar extremamente satisfeito com a tua escolha!

Abração e parabéns pelo video!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Legal esse blues, ficou diferente. Eu também estou decepcionado com minha parte motora, nunca levei o estudo de musica a sério e hoje no segundo mês de aulas vi a importância dos exercícios 4321,1234,4231,1324.... e do metrônomo pra não ficar acelerando notas dentro do compasso.
Mas hoje ta tão fácil tocar, guitarra barata, afinador e metrônomo virtual, guitar rig, guitar pro, tablatura que quiser...antes era muito difícil qualquer coisa, por isso eu recomendo quem ta começando a tocar, estudar porque vai fazer falta e hoje não tem desculpa pra não fazer.
Esperando o próximo vídeo, tem a moral de mandar uma valsa?

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Lelo Mig

Um aspecto positivo foi a qualidade do vídeo, que ficou bem melhor do que o anterior. O timbre também ficou bem consistente, gostei.

Sobre o improviso, sendo bem sincero, até os 01:00 a coisa ficou bem ruim, alguns bends desafinados e uma nota ou outra fora do tom. Vc demorou pra "pegar no tranco", aí depois foi evoluindo, foi melhorando.

Não achei que faltou frases mais rápidas, até mesmo pela intenção inicial que vc deu ao fraseado. Tudo indicava que vc realmente iria percorrer um caminho mais "slow" mesmo.

Pelo conjunto da obra, eu diria que o improviso ficou em 70%, muito em virtude das limitações que vc mesmo mencionou. Eu acho vc um cara bem "musical", mas concordo com o De Ros. Creio que vc tem que lançar mão das ferramentas que temos a nosso dispor. Tocar instintivamente é o máximo, mas também pode ser um "tiro no pé".

Parabéns, continue gravando!

Lelo Mig
Membro
# dez/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rhoadsvsvai

Talvez, se eu lembrasse de alguma pentatônica eu teria apelado prá elas.... Natural, elas existem prá isso mesmo..heheh

Você deve ter reparado que uso muito vibrato (é uma mania), e, por causa disso, eu tinha um vibrato muito bom... agora tá sofrível!

MMI

Pois é, eu estou evitando usar microfone na boca do ampli, por enquanto, pelo menos até conhecer um pouco os efeitos possíveis nos "guitar rig" da vida e sua aplicação direta no sinal da guita. (Sem gravar sinal limpo e colocar efeitos depois), gravei direto com efeitos aplicados, apenas testes mesmo, por enquanto.


De Ros
Pois é amigo, tenho que admitir que você têm razão. As escalas coloquei todas numa planilha para "reestudar" e treinar, mas confesso que cada vez que as vejo me dá um desânimo duka... Preciso conversar com um professor legal e desenvolvermos um método individualizado... estou pensando no assunto.


Luiz_RibeiroSP
Os 1,2,3,4 da vida eu até faço... mas não na quantidade que deveria. Preciso me disciplinar mais...
Quanto a valsa, vou pensar hehehe... tem a vantagem de poder se fazer boas coisas com elas, de forma simples.

renatocaster
A guita tá desafinada no geral, ela saiu um trisco do tom, mas acho que estava com os ouvidos cansados pelos fones, só percebi depois de gravado, isso compromete demais os bends. Achei até curioso esse fato, e importante, porque não costumo (costumava) pagar mico no quesito afinação. Teve a utilidade de eu me ligar que algo em meus ouvidos não é mais o mesmo.

overlappingcircles
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
continua q vais longe, moleque!!!
nao e tao facil quanto parece, voltar :) Eu achei um improviso muito agradavel, o que eu curto no teu jeito de tocar é que vc escolhe as notas que toca com muita sabedoria. com um pouco mais de treino as coisas acabam voltando :)

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Pra mim soou meio estranho.Mas tá no caminho. Você tocou muito bem pra quem não sabia de mais nada e está a 10 anos sem colocar a mão numa guitarra.

Lelo Mig
Membro
# dez/12
· votar


overlappingcircles
"vc escolhe as notas que toca com muita sabedoria"

Sou cria dos anos 70. Acostumei com guitarristas que pensam os solos. Não consigo desenvolver um solo sem ser melódicamente, ou seja, criar uma linha melódica que possa ser cantada. Deve ser por isso.

Nada contra, mas enfiar um monte de notas aleatórias e sem sequência, apenas porque elas fazem parte do campo harmônico ou dá escala aceitável aos padrões auditivos ocidentais, não é de meu gosto.

TheRover
"Pra mim soou meio estranho"
Tirando a parte da má execução, soar estranho me agrada, considero, pessoalmente, um elogio.

Valeu!

deboraiommi
Veterano
# dez/12
· votar


Achei o timbre ruim.
Bends desafinados e um pouco "quadrado" nas notas-acho que faltou mais segurança e arriscar mais.

TheRover
Veterano
# dez/12 · Editado por: TheRover
· votar


Lelo Mig
Me ensina a desenvolver solos melodicamente? Eu faço exatamente o que você não gosta. Toco notas aleatórias só porque elas estão dentro da escala e não sei fazer de outro jeito.

Del-Rei
Veterano
# dez/12
· votar


Opa, aqui não abre.
Estou marcando pra assistir depois!
\o/

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/12
· votar


Lelo Mig

Gostei do improviso! Usou um motivo bem relax. :)

Acho que, pra quem tá voltando depois de tanto tempo tá muito bom. Acho que rapidinho você pega o jeito/confiança de novo.

Abs!

clebergf
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig

FIcou bacana cara, é isso ae...
Eu tbm fiquei uns 10 anos parados e voltei faz um ano e meio mais ou menos e fico com o conselho do De Ros, tente achar um professor legal e ache formas de estudar escalas, arpejos e afins de uma forma mais prazerosa, ter as ferramentas na mão ajuda mto na hr do improviso....

Eu ralo pra cacete de treinar e estudar, uma hr a parada internaliza....espero...xD

Lelo Mig
Membro
# dez/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


TheRover

Cara, não tenho o que ensinar prá ninguém, só aprender. Apenas, quando improviso penso em frases, não me preocupo se as notas fazem parte do campo harmônico, escalas, nada disso.

MauricioBahia

Espero que sim... valeu!!

clebergf

Cleber, eu concordo em partes, mas tenho um certo temor nisso. Eu sempre priorizei ter um "estilo pessoal" e por muito tempo tive. Tenho muito medo de ao me dedicar a estas ferramentas perder isso. É difícil alguns entenderem que eu não quero tocar como os grandes guitarristas, quero tocar diferente. Sinto uma mesmice muito grande nos "executores de escalas e padrões convencionais".

Meu temor, tem "origem".... Tive uma péssima experiência pessoal com o estudo convencional. Eu não critico o estudo, pelo contrário, mas sim no como ele age em mim.

clebergf
Veterano
# dez/12 · Editado por: clebergf
· votar


Lelo Mig

Entendo, acho que devemos estudar e então criar a nossa forma de tocar.
Mesmo q vc não estude escalas, vc estará usando notas da escala ao improvisar, o fato de vc não saber q foi uma escala não faz com que ela deixe de ser uma.
O q vai fazer vc ter o seu som é vc conhecer bem as ferramentas, filtrar aquilo q serve para vc e colocar as suas influências, gostos e vontades no seu som.

A única coisa que o pessoal costuma estudar q eu não estudo são os licks, irei estudar no futuro, mas de forma diferente, não quero decorar eles, mas sim entender o que acontece, relação de intervalos e ver o que encaixa e pode ser aproveitado no meu som...

Eu pensava assim tbm uns 10/12 anos atrás qdo tentei começar a tocar e parei exatamente pq não estava evoluindo, agora q voltei irei seguir a parada da forma que eu entendo hoje como correta e que até o momento está sendo extremamente eficaz e está me satisfazendo....
Como disse o De Ros uma vez, já que não sou gênio preciso estudar para conseguir fazer os que os gênios sabem naturalmente..rs...

O conhecimento não aprisiona, mto pelo contrário, ele abre novas possibilidades que sem ele jamais iremos ver. :D

kiki
Moderador
# dez/12
· votar


Lelo Mig
eu curti

nao ta assim 100%, as vezes fica evidente umas deslizadas, mas nada comprometedor.

nao faz falta as passagens rapidas, acho que voce consegue se virar bem no slowhand. algumas horas só da a impressao que voce queria mandar uma fritadinha e desistiu (so pensei nisso porque voce falou). faltou assumir desde o inicio que ia ser slow e ai ficaria tudo tranquilo.

o timbre nao ta excelente, mas ta bom, bem gostoso.

Will Bejar
Veterano
# dez/12
· votar


Marcando!!!

Adler3x3
Veterano
# dez/12
· votar


Lelomig

Ficou legal dentro da proposta de voltar a tocar, tanto a gravação como a execução.
Afinal é um improviso.

Gostei do som do órgão também.

Continue...

Will Bejar
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Pô, mano, achei bem legal (de verdade!!!)... bem "feelento", tocou ocom sentimento mesmo!!! O que percebi foram alguns bends que ficaram pela metade de onde pareceu querer chegar, mas normal... eu digo pra mim mesmo que no dia que eu tocar Still Got The Blues e acertar todos os bends do tema, estarei finalmente satisfeito!!! hehehe
Gostei do timbre, bem anos 80 saindo do tradicional crunch ou drivezinho.
Tá tocando com banda??? É bom exercício tb!!!

Parabéns, mano...

tomcykman
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
dá pra ver que tu tem musicalidade! ficou bem relax. pegando mais técnica (principalmente no que se refere aos bends que na maioria não chegaram na nota objetivo), vai ficar massa! achei bacana no geral. claro que com várias limitações, mas tirando isso.

abç

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Então você está me dizendo que quando toca guitarra você imagina um som simplesmente tenta reproduzi-lo na guitarra, independente de estar ou não dentro do campo harmônico?

Lelo Mig
Membro
# dez/12
· votar


TheRover

Exato!!

Obviamente, estas notas imaginadas estão dentro do campo harmônico e das escalas, porque imagino notas "dentro do tom", intuitivamente. Essa parte da "concordância dos tons" é matemática e você entra nas fórmulas, ainda que não as saiba. Como quase todos estou preso aos padrões auditivos ocidentais, então algumas notas me soam estranhas ou fora do tom.

A diferença (que é pessoal, não vale para todos, e nem me faz mais correto que ninguém) é que quando sabia as escalas ficava escravo delas e perdia o intuitivo.

Eu imagino um "som" e não um "lá em semínima", por exemplo, ainda que o som que eu imaginei seja um lá em semínima, entende?

É meio tosco, mas é meu jeito... o que não quer dizer que seja bom ou mereça algum mérito.

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Interessante. Mas você precisa de um raciocínio fora do comum para passar as notas da sua cabeça pra guitarra em tempo hábil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voltando após 10 anos Parte 2!