Pequeno drive natural em Les Paul

    Autor Mensagem
    Jm7
    Veterano
    # dez/12


    Ae galera, queria saber se alguém sabe como fazer ou pelo menos já ouviu falar que é possível criar um pequeno drive em guitarras Les Paul apenas ajustando o volume e o timbre de seus captadores.
    Já ouvi dizer que é possível, mas queria comprovar e aprender como se faz.

    Buja
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jm7
    Eu acho...ta...eu acho..que voce levantando bem o cap da ponte e abaixando o volume vc consegue dinamica pro som ficar mais fraco ou forte com bastante puch, o que daria, quem sabe, um drivezinho.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jm7
    cara, essa questão de "drive natural" eu acredito que se deva somente à saída do captador mesmo, que se for ligeiramente alta, vai distorcer bem de leve mesmo um amp clean, se combinado com um pouco de volume..

    Plank
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    até onde eu sei regulando a altura do captador de alto ganho vai sair um drivezinho feio. digo isso pq tenho um little intruder na ponte e o som sai um "drive" feio no clean.

    o que fica legal é liga um amp valvulado no clean em um volume alto, ai dá o efeito que vc tá falando principalmente com captadores humbuckers...

    john Norum
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jm7

    Eu sei essa pequena magica das les paul e um truque que o slash e varios guitarristas usam e ficam se perguntando como e que e le fez isso muito simples.
    Parece que voce abaixa o pickup da ponte deixa som limpo e aumenta por completo o do braço no qual vc seleciona a chave seletora para baixo que e o da ponte o som fica limpo e quando seleciona para cima que e o do braço fica meio drive.Eu achei um video no you tube do gilney parson ensinando como fazer isso clique no link aqui abaixo.
    gilney parson marshall jcm 800
    aqui ele mostra como faz esse truque.

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    galera, ces tão esquecendo de uma coisa importante: a guitarra nunca vai dar drive nenhum.
    quem dá o drive é o ampli, ou um pedal de distorção (que é um preamp).

    a única coisa que dá pra fazer é controlar a saida da guitarra no volume. humbucker em geral tem saida mais alta, entao se voce regular o ampli de um jeito que sature um pouco (de um drive leve) e abaixar o volume na guitarra (tipo pra 8) voce vai conseguir esse efeito.

    ou seja, na pratica é o que o pessoal falou, da pra controlar no volume. mas quem dá o drive é o ampli!

    e isso dá pra fazer com strato tambem, só que em geral a saída é mais baixa, entao pode saturar menos. mas quem manda é a regulagem do ampli.

    Led Zé
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    kiki
    galera, ces tão esquecendo de uma coisa importante: a guitarra nunca vai dar drive nenhum.
    quem dá o drive é o ampli, ou um pedal de distorção (que é um preamp).

    Amém.

    TatoPetry
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    kiki
    Kra captador de alto ganho, pegada forte num valvulado no clean ja te dá um casquinha de overdrive. Eu acho um over feio pra kcete mas dá sim!
    Ja esse caso de controlar pela saida da guitarra eu acho muito melhor, só toco assim pra dizer a verdade, meu orange DT ta sempre com ganho no 7 ou 8 e meu clean vem do volume da guita. Vc tem um clean com muito mais presença e um leve crunch no fundo, acho bem mais interessante.

    Jm7
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Deixa eu ver se entendi, em qualquer guitarra com humbuckers dá pra se fazer isto? Diminuindo o ganho do captador da braço e aumentando o da ponte?

    brunowebguitar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jm7
    Qualquer guitarra com humbuckers e controles de volume independentes para cada captador.

    TatoPetry
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jm7
    Não é qualquer guitarra e nem qualquer amp que você consegue limpar o som pelo pot da guitarra. Muito cuidado nessa hora. Teste sua guitarra, ligue ela no seu amp deixe o drive e va baixando o pot de volume, a principio uma hora o drive vai sumir total e você terá um clean. Caso isso não aconteça, tentei primeiro trocar os potenciômetros da guitarra colocando pots Logarítmos se mesmo assim não der certo pode ser seu amp que realmente não limpa o som.
    O principio dessa dica que o pessoal falou é o seguinte, você vai setar o cap do braço com o volume bem baixo tipo 1 ou 2(a qualtidade pro amp ficar clean) e o cap da ponte no 10. O amp fica com distorção normal da forma como você quer, então você usa a chave de troca de captadores como um swich entre clean e distorção. Em guitarras com 1 controle de volume apenas, vc também pode fazer o problema é que vc vai ter que mudar direto no volume, não é tão comodo e pratico quando mudar na chave.
    Pense nos amps de 1 canal apenas em que você controla clean e drive com a chave de ganho, é igualzinho mas no próprio potenciômetro de volume da guitarra!

    Buja
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    kiki
    Valeu cara...as vezes a gente esquece mesmo que boa parte do som está no amp.

    paul0-wylde
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Um truque q eu sei q e mais ou menos assim e vc botar distorçao e deixar o cap da ponte bem alto em relaçao as cordas e do braço relativamente baixo, ai vc bota o volume do da cap da ponte no maximo e o do braço no minimo (q vc possa escutar, ai no da ponte vc vai ter uma distorçao e no do braço um timbre q fica entre o clean e o overdrive low gain

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequeno drive natural em Les Paul