Minha definição sobre nomenclatura das notas

    Autor Mensagem
    LucasGuitar9712
    Veterano
    # dez/12


    Olá pessoal, criei essa definição de nomenclaturas para as notas musicais, para passar para os meus alunos, está de uma maneira simples e correta?

    Na música, para facilitar, ao invés de escrever o nome da nota,
    usa se algumas sigla, no caso letras.
    A tabela ao lado mostra as letras
    e as notas, agora o que resta é
    decorar.
    Mas ai você pergunta, Lucas, por que
    não começa com o lá no lugar do dó?
    Aí eu te respondo: Alguns pianos
    começavam e terminavam em lá, e fazia uma
    sequência, Lá, Sí, Dó, Ré, Mí, Fá e Sol,
    aí eles pegaram as primeiras letras do
    alfabeto e colocaram nessa sequência, resultando a
    tabela ao lado, outros dizem porque a nota padrão é o Lá, 440 hertz.

    http://imgur.com/hjU9Q

    ALF is back
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    LucasGuitar9712
    nao entendi cara...esperava uma coisa nova...vc fez uma tabela com as cifras e nomenclaturas...é isso?

    sobre começar em A...a grande questão por traz disso é q a cifra (A, B, C, D, E, F, G) é a nomenclatura usada pelos gregos, grandes desenvolvedores da musica erudita. A igreja católica se beneficiou muito com a riquesa teorica da musica grega, mas nao podia assumir isso publicamente, já q os gregos eram considerados um povo pagão por sua religião politeista...entao a igreja passou a colocar o dó como primeira nota do alfabeto, afinal, a escala de dó nao possui nenhum acidente (em Am tbm não...Am era a referencia dos gregos).
    Além do mais, estabeleceu-se q a primeira nota musical deveria ser o Dó, pois Deus em latin é Deo...os país onde a igreja catolica teve participação ativa na colonização tem o Dó re mi fa sol la si...o resto do mundo usa cifra!

    LucasGuitar9712
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ALF is back

    Eu fiz uma definição para uns alunos meus, tipo, tem uns que são dificil entender, eu fiz essa explicação e ai queria que vcs me ajudassem a ver se está correto para passar a eles

    ALF is back
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    LucasGuitar9712
    sim a tabelinha está correta sim...a definição esta correta também, de certa forma...mas acho muito mais facil e pratico pro iniciante vc começar pelo q todos ja conhecem, o basico do re mi fa...
    todo mundo ja aprendeu isso na escolinha...o iniciante se sente mais seguro com isso...e dps vc explica q usamos as cifras pois são a forma mais pratica e usada no mundo todo, mesmo q de forma bem basica

    LucasGuitar9712
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ALF is back

    então vc acha correto ensinar no começo por Dó, Ré, Mí e depois por C, D, E... isso?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Olha a origem das notas musicais ocidentais vem do famoso canto gregoriano
    Ut queant laxis,
    Re sonare fibris,
    Mi ra gestorum,
    Fa muli tuorum,
    Sol ve polluti,
    La bii reatum.

    O Dó se quiserem ou não souberem escrevo porque foi substituido no lugar de Ut, mas deve ser facil de descobrir...

    E acho sim, o melhor ensinar o pelo nome da nota, Dó, Ré , Mi, Fá, Sol, Lá e Sí, se começar com decorebas no ínicio, bengalas ao meu ver, fica ainda mais díficil desenvolver o future deste pequeno gafanhoto

    LucasGuitar9712
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E pessoal, quando eu comecei a fazer aula eu já sabia tocar, então meu professor não passou o começo de tudo, o que eu poderia passar pra quem não sabe NADA?

    Filippo14
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    LucasGuitar9712
    Mas cara, a quanto tempo você toca? Você se sente apto a dar aula?
    Quanto ao que você perguntou, é uma questão difícil, ensina primeiro as 7 notas que existem o que significa sustenido e bemol,o que é cromatismo, depois ensina as "letras".
    Depois disso você ensina os 5 formatos da pentatônica menor e logo em seguida você explica o campo harmônico maior e encaixa a penta nele.
    Foca em cada modo, ensinando tudo que você sabe sobre cada um, como eles funcionam e como usá-los.

    Abraço

    TheRover
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Achei que você tinha criado uma nova nomenclatura para as notas musicais kkkkkk.

    LucasGuitar9712
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Filippo14

    tipo, eu toco a quase 5 anos, treino todo dia 3horas, eu sei bastante coisa, só que eu tenho certa dificuldade para explicar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha definição sobre nomenclatura das notas