Escala usadas e misturadas solo Highway to Hell do ACDC

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # nov/12


    Queria saber quais escalas são usadas e misturadas no solo da música (tem a tablatura em baixo), se alguém conseguir descobrir ou já saiba agradeceria muito. Quais escalas e seus respectivos tons ele está usando e/ou misturando?

    Obs: Li que o Angus mistura muito bem escalas.

    Abraço

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ele usa basicamente pentatônica de Am7!

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    não tem essa de misturar escalas cara, usa-se a escala pertencente ao tom da musica. no caso dessa musica é a pentatonica de la menor cm setima (am7) como o eduardodff disse. Essa pentatonica só tem notas naturais e por esse motivo vc pode usar a relativa dela, q é a escala de dó maior, q é a mesma coisa porem adiciona mais 3 notinhas. tem até algumas frases nesse solo q ele usa notas da escala de dó...

    basicamente vc pode usar as notas dó ré mi fa sol lá si pra fazer um improviso nessa musica, essa é a escala de dó.
    se vc preferir usar a pentatonica (q cai melhor na intenção da musica) vc pode usar as notas: lá dó ré mi e fá.

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    correção, notas da pentatonica am7:
    la do mi re e sol

    thms555
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mas rola um fá sustenido ali, da onde se pode tirar ele?

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    do acorde de ré maior, q tem o fá sustenido como terça... não sei se seria bom usa-lo no solo. acho q ia soa estranho.

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    estranho q não era pra ter o ré maior nessa musica, de acordo cm o tom era pra ser ré menor.... nunca reparei nisso...
    go to the guitar!!!

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    http://www.cifraclub.com.br/ac-dc/highway-to-hell/

    ta falando q o tom é ré maior, então a relativa seria si menor?? estranhissimo...

    thms555
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ele usa fá sustenido. não sou eu que to falando. Não sei tbm onde ele tiro, não podemos dizer que ele uso uma nota da escala Maior de Lá? Tipo ele ta usando Lá menor, fá sustenido entraria em Lá maior. Não?

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    o fa sustenido entraria no ré maior ou no si menor (penta). no lá maior o acidente q tem é o dó sustenido se n me engano. eu sei q n é vc q ta falando kkkk, tbm to achando estranho, sempre pensei q o ton era dó maior por causa da escala, mas nunca conferi nem reparei no ré maior...

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mas aí que tá , galera...Por isso quando alguém fala que teoria prende a criatividade é disso que estamos falando...Tudo bem querer entender a música na sua parte teórica. Mas querer racionalizar demais não faz sentido. O Angus não se apega a essas coisas não. O cara é um blueseiro, que usa basicamente penta com as blue note. Não fica pensando, matutando, pensando o que pertence ou não ao tom ou escala. O cara toca, se fica bom deixa se fica ruim tira. Não se preocupa com regras . Apenas o básico. Não vejo muito sentido em querer analisar uma nota ou outra que está fora. Muitas músicas quebram essas regras teóricas. Acho que elas servem pra dar direção mas se apegar demais, acaba virando uma limitação. Abrax

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Penta m7 de A com modo dorico, f# é a 6M de A

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    Concordo contigo!!

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Se vc quiser se resumir só em penta é:
    Penta Am7 + penta Am6

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pronto.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Como é a penta de Am7? Pensava que só existia penta de A e Am.

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    JoaoAgs1
    Cara, penta de Am7(lê-se lá menor com setima) quer dizer q tem a sétima nota em relação à tonica lá, q no caso eu acho q é a nota sol dentro da escala. E eu acho q só existe esse tipo de pentatonica (com setima) pq é uma escala q surgiu do blues q usa mto esse tipo de acorte (com setima).
    Pelo menos todos os desenhos de pentatonica q conheço tem a setima nota.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    slow-hand
    Então se eu pegar um desenho da penta de Am dá no mesmo?

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Fala-se penta m7, pra diferenciar da penta m6, penta M7
    Existem muitas pentatônicas:
    A maior que é a mesma da m7 da sua relativa
    A m6 que é a substituição da setima menor pela sexta maior
    A M7 que é a substituição da 3m pela 3M

    slow-hand
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: slow-hand
    · votar


    JoaoAgs1
    Aki tem os 5 desenhos de pentatonica m7 (da uma checada no primeiro se é o q vc conhece). Eu costumo usar o primeiro e o quinto, e o segundo da corda sol para baixo em meus improvisos, mas é importante conhecer todos pra poder usar o braço inteiro nos improvisos/solos. as notas pretas cm circulo em volta são as Tonicas, no caso do exemplo é a penta Am7, então é a nota lá. As notas pretas normais são as demais notas da escala. As notas brancas (só o circulo) são as blue-notes.

    http://www.guitarraperu.com/clases/lecciones/escala_pentatonica_blues. gif

    eduardodff
    boa explicação!

    thms555
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    a m7 eu sei já tbm, mas a m6 muda o que em relaçao aos shapes?

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Onde for a setima menor desce meio-tom

    e---------5--------8------------------------------------
    B---------5------7---------------------------------------
    G---------5------7---------------------------------------
    D-------4--------7---------------------------------------
    A---------5------7---------------------------------------
    E---------5---------8------------------------------------

    O resto deduz

    JoaoAgs1
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    [eduardodff
    slow-hand

    Não entendi nada hehe.

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Se vc não entendeu nada, precisa urgente estudar pentatonicas e seus 5 formatos e a ligação delas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala usadas e misturadas solo Highway to Hell do ACDC