Alex Lifeson usando Guitar Rig 5 ao vivo!

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/12


Dando uma sapeada no set do cara nesta turnê Clockwork Angels, eis o que me espantou:

3 RJM Music IS-8 Input Switchers
4 Audio Technica AEW-R5200 Dual Wireless Receivers
Lectrosonics R400 RM2 Wireless Receivers
3 Fractal Audio AxeFX 2 Effects Processors
Furman PL-8C Power Strip
2 RJM Music Amp Gizmo’s
Dunlop Rackmount CryBaby Wah
Mesa Boogie High Gain Amp Switcher
Behringer Multigate Pro Quad Noise Gate
RJM Music Effects Gizmo Loop Switcher
TC Electronic 1210 Chorus
2 Apple MacBook Pro 2.6 Ghz Laptops running Apple’s Mainstage and
Native Instruments Guitar Rig 5

2 Universal Audio Apollo Quad Audio Interfaces
3 Palmer PDI-03 Speaker Emulators
Furman AR-Pro Power Conditioner

2 Lerxst Omega Guitar Amplifiers
2 Mesa Boogie MK5 Guitar Amplifiers
2 Hughes and Kettner Coreblade Amplifiers
Axess Electronics FX-1 Foot Controller
Tech 21 MIDI Moose Foot Controller
Ernie Ball Volume Pedal
Dunlop Wah Controller Pedal
Toshiba Laptop With Audio Technica Wireless Management Software

Fender Custom Shop Telecaster
Gibson 355
Gibson Alex Lifeson Signature Model Black
Gibson Alex Lifeson Signature Model Crimson Red
Gibson Alex Lifeson Signature Model Viceroy Brown
Gibson Custom Les Paul with Floyd Rose Trem
Gibson Les Paul Tobacco Sunburst
Gibson Les Paul Gold Top
Gibson Custom Les Paul ’59 Reissue with Floyd Rose Trem
Gibson Les Paul Custom
Gibson Les Paul ’58 Reissue with Piezo pickup

É puristas, nós estamos na roça agora! Hhehhehehehehe

Redes
Veterano
# nov/12
· votar


O guitar rig dá uns paus de vez em quando, difícil de se confiar!
Mas talvez com bons equipamentos, ele pode usufruir tranquilo...

Slash_1989
Veterano
# nov/12
· votar


Redes
é que quando o guitar rig da pau, ele usa o mesa boogie dele!

Mr.Myself
Veterano
# nov/12
· votar


Com todo esse Gear sera que ele precisa do Guitar Rig XD ??

O cara tem um set incrivel!!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


erico.ascencao

Andou sumido, hein?

Me pergunto para que esse Guitar Rig nesse set todo... Não entendi.

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


erico.ascencao

A hora que Alex Lifeson começa a usar guitar rig significa q estamos todos fodidos...

isso quer dizer: TOQUEM MAIS E COMPREM MENOS! (e discutam equipos menos ainda)

ps.: sou MUITO fã dele!

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


Outra coisa que me chamou atenção:

Behringer Multigate Pro Quad Noise Gate

Se tapar um pouco os olhos pros amps q ele usa, isso tudo serve pra gente procurar mais qualidade e utilidade ao invés de ficar de nhem nhem nhem...

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


Deve ter uma graninha entrando pra colocar uns itens nessa lista... O cara de repente não usa nem a metade, o resto é "endorsing".

Buja
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
Deve ter uma graninha entrando pra colocar uns itens nessa lista... O cara de repente não usa nem a metade, o resto é "endorsing".

Pensei a mesma coisa na hora rsrsrs

SteveRayMorse
Veterano
# nov/12
· votar


Parece que a galera não viu o "resto" do set hehehe....

Até saber em que ponto e pra quê ele usa essas paradas o Guitar Rig, nesse amontoado aí, é praticamente irrelevante.

Só sei que ao vivo o cara tira uma sonzeira monstra...

Nefelibata

Po cara...ao ver um set desse eu penso bem ao contrário...vai ter grana pra gastar com essas porras la na casa do $%#*&%_@ hahhaahaha...

Também sou fã do cara...mas o cara tem um set monstruoso. Já deve ter visto mas saca esse vídeo



Abs

vintagentleman
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal,

Permitam-me discordar. Acho o Lifeson superestimado. É o pior guitarrista progressivo. Não que toque mal, quem sou eu para dizer isso, mas ele não chega aos pés dos colegas de outras bandas do gênero (que é o "reino dos virtuoses") ou se compara à qualidade dos colegas de banda.

Para mim ele não desce nem com todo o equipamento do mundo, embora o Rush seja, no conjunto, uma banda fenomenal.

maspn
Veterano
# nov/12
· votar


quando se utiliza num apple, talvez nem de pau.

SteveRayMorse
Veterano
# nov/12
· votar


vintagentleman

Permita-me discordar também hehe...só porque ele não é um virtuose não quer dizer que ele é inferior. O cara tem participação ativa na composição das musicas e segura o som da banda de forma impecável.

Com certeza, comparando com Neil Peart principalmente, ele não tem a qualidade técnica dos caras...mas muito do que é o Rush em termos de som, advém do estilo dele de tocar...aliás, da união do Power Trio.

Enfim, só o fato de compor muitas das músicas do Rush, e é de se notar a qualidade das músicas, já faz dele esse ícone da guitarra que é.

Abs

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman

Eu até entendo o seu ponto de vista, mas tem que ver qual é a dele. Fazer coisas sensacionais no violão como o Steve Howe? Não... Fazer solos cheios de feeling como o David Gilmour? Não... Ser o "intelectual" da guitarra como o Steve Hackett? Não... Quem sabe bancar o shredder do prog? Hummm... Não...

Então, qual é a dele? Bom, pra mim, o cara é o melhor guitarrista... pro Rush! Um cara extremamente preciso, que pode não fazer firulas extravagantes nem se destacar por si só, mas que casa perfeitamente com a proposta da banda. Imagine um desses que eu citei (ou qualquer outro) no lugar dele... Será que ficaria melhor? Pra mim, simplesmente o Rush não seria o mesmo sem o Lifeson.

erico.ascencao
Veterano
# nov/12
· votar


SteveRayMorse
vintagentleman
Bom, eu sou muito fã de Rush e de guitarra - cronologicamente nesta ordem. O Alex é uma das minhas referências guitarrísticas, mas confesso que não está entre os primeiros não.

O Alex tem uma função no Rush que realmente não salta aos olhos. Ele é o cara que basicamente constrói a parte harmônica das músicas dos caras. Nos tourbooks da banda sempre há comentários de que ele é o cara que sempre aparece com alguma parte de violão/guitarra da cartola e que é genial, bem como em solos.

Juntando tudo isso com o fato de seus colegas serem um dos top 10 em seus respectivos instrumentos, aí fica difícil se sobressair.

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/12
· votar


Pra mim, simplesmente o Rush não seria o mesmo.
É isso aí... O cara não é shredder e nem é "feelento", ele tem estilo próprio. O timbre e estilo de tocar são tão particulares que não consigo imaginar ele tocando em qualquer outra banda, nem consigo imaginar outro guitarrista tocando no Rush.

A propósito, na minha opinião num futuro não tão distante teremos simulações perfeitas de amplificadores de qualquer tipo... Só depende da evolução dos processadores de sinais... Fiquei pasmo a um tempo atrás com um guitarrista de banda de baile que tirava um timbre SENSACIONAL vindo de uma GT-10 ligada em linha em um sistema de P.A. Eu jamais ia imaginar que o som vinha somente da pedaleira! Jurava que ali tinha um punhado de latinhas empurrando um drive valvulado... Duvido que em cinco anos alguém consiga diferenciar, tratando-se de som ao vivo ou não, um timbre de um amp "de verdade" de um simulado... mesmo nos low-gain da vida...

gucrispim
Veterano
# nov/12
· votar


Sou o único que não curte o cara e sou indiferente ao fato de ele usar ou não Guitar Rig?

vintagentleman
Veterano
# nov/12
· votar


gucrispim

Estou contigo. Para mim falta melodia no som dele.

ALF is back
Veterano
# nov/12 · Editado por: ALF is back
· votar


Eu curto mto Rush! nao vou dizer q o Alex é um puta guitarrista tecnicamente pq ele nao é e faz questão de dizer por aí a fora q nao manja absolutamente nada de teoria...mas é aí q ta o barato! nossa geração tem uma tendencia de desvalorizar o trabalho do guitarrista baseado em algumas coisas ridiculas como o equipamento q ele usa ou o quanto ele manja de teoria ou pior ainda, o quão rapido ele é...esse cara é um revolucionario do progressivo e será eternizado na historia independente do q achamos, simplesmente pq a musica dele é foda!

bom...mas nao vamos transformar esse topico no "eu gosto dele e vc nao gosta", "rush é bom/ rush é ruim" ou "prefiro fender!/ malmsteen é um bosta" kkk

acho muito interessante ver um macbook com guitar rig no meio do set dele...bom, temos de entender, nao se trata de um notebook da positivo né gente...rs...esse notebook é quase tão caro quanto o cabeçote! =p

brincadeiras a parte, tbm acho q o uso do guitar rig é minimo...ele nao deve usar como a larga escala da galera usa...afinal, se ele teve coragem de colocar isso no set usado na turne, obviamente ele é bem desencanado com a opiniao dos outros e de uma maneira ou de outra ele procura simplesmente fazer o melhor som, custe o q custar....se ele usasse apenas o guitarig era só isso q teria no set dele, nao? rs
deve ser muito interessante a forma q ele controla isso...seria legal se ele explicasse isso!

renatocaster
Moderador
# nov/12
· votar


Eu curto demais o som do Lifeson, ele pode não ser um guitarrista completo, mas ele completa o Rush. Enfim, não vou me prolongar sobre isso e vou me abster em comentar as comparações que já começaram a pipocar no tópico, pois o cerne da discussão aqui é outro, no meu entendimento.

Bom, isso é o equipamento da turnê, certo? Eu "chuto" que ele não usa os Macbooks + Guitar Pro no palco. Ele deve usar isso como um "plug and play", para tocar nas "horas livres" entre uma apresentação e outra, ou para poder tocar por diversão no quarto do hotel, ou para repassar repertório antes dos shows no backstage, etc. Enfim, para mim a aplicação do uso do GR no caso dele é simplesmente pela praticidade.

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


gucrispim
vintagentleman

Vocês curtem o Rush???

Se sim... então vocês curtem o Lifeson também. Só não admitem isso publicamente.... hehehe.

O Lifeson é a alma do Rush. A maioria das melodias é ele que compõe... sozinho ou com o Lee. O Lee também compõe sozinho, mas em menor quantidade. O Perth é o letrista da maioria dos álbuns.

A guitarra, no Rush, tem um papel quase que secundário. Ela preenche o som, cria climas, faz acompanhamento. Num power trio, esse papel é fundamental para que não fique uma sensação de vazio.

Pra finalizar... peguem a tab de "Hemisferes - Book II - Cygnus X1" e vejam o quão "simples" é tirar essa música....

Agora... se a resposta da pergunta lá em cima for não... então assunto encerrado.

v1marqu3s
Veterano
# nov/12
· votar


Cabe lembrar que o pessoal do Rush é fanfarrão hein... não custa nada isso aí (ou o resto do set) ser brincadeira!

v1marqu3s
Veterano
# nov/12
· votar


E sobre a outra parte da discussão... admiro DEMAIS músicos que sabem tocar o que a música pede. Provavelmente qualquer outro guitarrista no Rush iria se chocar com o baixo e teclados do Geddy Lee, simplesmente por não ter capacidade de escolher suas partes pensando no todo.

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


SteveRayMorse

Nossa, ainda não tinha visto esse vídeo. Sensacional!!!

Impressionante tb é o fato que ele não usa NENHUM falante, não tem nenhum gabinete.

No fim das contas, ele usa um simulador ligado direto na mesa. Isso é espetacular. Microfones? Ruidos? chiados? Microfonia? Cabos? Mal contato? não tem problema, liga direto.

=O

renatocaster

Eu tb acho q ele somente use o guitar rig pra ter um aparelho fácil de ligar na guitarra e tocar/compor onde e quando quiser sem depender de meia tonelada de equipamentos.

Led Zé
Veterano
# nov/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Alex Lifeson é foda! Eu acho o estilo dele único e tem tudo a ver com a banda. Ele não só acompanha as melodias, ele as cria e dá uma cara bem diferente ao som. Nada comum. E ser diferente e soar foda é pra poucos.
Sobre o guitar rig acho que deve ser só pra praticar ou compor mas não duvidaria se ele usasse em uma música ou outra.

Calime
Veterano
# nov/12
· votar


Na minha opinião ninguem poderia fazer um trabalho tão bom qto o do Alex no Rush. O kra não é super técnico, não é virtuoso....então o que ele tem demais? Serve musicalidade, criatividade, timbre e originalidade, aliado a uma boa técnica? Pra mim ele tem o que todo músico busca: uma identidade. Consigo saber se é ele tocando com poucos compassos....e se me confundir é pq o kra tá "chupando" o som dele, hehehehe....

Sobre o Guitar rig, não me surpreende. Isso só me transmite a mensagem que tenho me concentrado cada vez mais: equipamento é detalhe, o diferencial é o guitarrista.

erico.ascencao
Veterano
# nov/12
· votar




Deiab
Veterano
# nov/12
· votar


Calime
Sobre o Guitar rig, não me surpreende. Isso só me transmite a mensagem que tenho me concentrado cada vez mais: equipamento é detalhe, o diferencial é o guitarrista.

Cara, a madeira da guitarra é o principal, o guitarrista não. Esse post foi marcado como inapropriado :)

Drinho
Veterano
# nov/12
· votar


tem doido pra tudo no mundo das cordas

Drinho
Veterano
# nov/12 · Editado por: Drinho
· votar


Permitam-me discordar. Acho o Lifeson superestimado. É o pior guitarrista progressivo.

Antes de mais nada quero deixar claro que nem sou fã deste sujeito nem tão pouco do rush.

Porém eu acredito que você não tenha parâmetro para dizer que é o pior guitarrista uma vez que o conceito de melhor e pior por si já é uma furada a não ser claro que esteja se referindo ao seu gosto pessoal... e mesmo que tivesse acho que é uma forma deselegante de se referir ao colega.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alex Lifeson usando Guitar Rig 5 ao vivo!