Dúvida Encordoamento 0.11 híbrido

    Autor Mensagem
    V.J.EighTeeN
    Veterano
    # nov/12


    Olá pessoal,
    Bem eu só queria saber como funciona esse sistema híbrido, pois toco bastante PanterA e várias músicas com afinações dropadas como:
    Drop D; D#; D e C#.
    Sei que é uma mistura de 2 tipos de jogo de corda, pois tenho 0.10 híbrida na minha Guitarra. ;D
    1 - Mas como funciona em 0.11 híbrido?
    2 - É uma mistura de 0.11 e 0.12 ou 0.10 e 0.11?
    3 - Já que minha Guitarra é Strato, irei precisar regular o tensor certo?
    4 - Nesse jogo de cordas a "Mizinha" não estoura tão facilmente bom Bends né?
    5 - Alguém me indica um encordoamento barato com 2 cordas "mizinha" e "si"? ( Se tiver com "Si Extra" )

    Bem, acho que fiz perguntas de +
    Abraço'z

    V.J.EighTeeN
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alguém?

    Spect
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    1 - Mas como funciona em 0.11 híbrido?
    As três primeiras cordas seguem a linha de uma espessura e as três últimas de outra.

    2 - É uma mistura de 0.11 e 0.12 ou 0.10 e 0.11?
    Existem os dois.

    3 - Já que minha Guitarra é Strato, irei precisar regular o tensor certo?
    Não necessariamente.

    4 - Nesse jogo de cordas a "Mizinha" não estoura tão facilmente bom Bends né?
    Em encordoamentos híbridos, as mais grossas geralmente são as três últimas, então continuaria a mesma coisa.

    5 - Alguém me indica um encordoamento barato com 2 cordas "mizinha" e "si"? ( Se tiver com "Si Extra" )
    Não faço idéia, mas posso dizer que economizar com encordoamento é besteira. A não ser que você goste de tais cordas baratas, não vale apena.

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    V.J.EighTeeN

    1.
    Encordamentos hibridos são os que possuem cordas com calibres que nao seguem aquela escadinha tradicional: ex. 0.10/ 0.13/ 0.17/ 0.26/ 0.36/ 0.46...
    normalmente, as 3 primas são de um jogo e os bordoes de outro, mas alguns encordamentos tem a G um pouco mais calibrosa do q deveria, por exemplo

    2.
    existem misturas de tudo q é tipo...nao só de 0.09 com 0.10, nem só de 0.10 com 0.11, mas tbm de 0.10 com 0.12 (seria o q se encaixa melhor na comparação)...eu uso elixir 0.10 ~ 0.52 (essa é a mizona...), mas como ta mto caro por causa do dolar, to usando ernie ball heavy bottom (0.10 ~ 0.52)
    se pegarmos uma ernie ball regular slinky, veremos q as primas são: 0.10 - 0.13 - 0.17...e se pegarmos uma ernie ball not even slinky veremos q os bordões são 0.32 - 0.44 - 0.56...a heavy bottom é 0.10 - 0.13 - 0.17 - 0.30 - 0.42 - 0.52...ou seja, os bordões são "quase" de um jogo 0.12 tradicional....

    3.
    depende...vc tem q colocar o jogo pra ver como o braço vai se comportar...se vcv nao tem experiencia com isso, sugiro q leve num luthier...mas claro q se vc quiser colocar um jogo mto pesado de uma hora pra outra (alem de nao recomendado), terá q apertar o tensor sim...quanto? como falei, terá q ver como o braço se comporta! o tensor nao deve ser regulado as cegas ou baseado em suposições: "ahhh se eu aumentei a tensão das cordas entao tenho q aumentar a ação do tensor"...esse pensamento, apesar de lógico, as vezes nao funciona na pratica

    4.
    depende também...se for um jogo hibrido de 0.08 com 0.09, claro q a mizinha estoura facil...se for 0.09 com 0.10, estoura menos facil, mas ainda assim, estoura facil! depende exclusivamente do calibre individual da corda..mas esqueça isso, vc nao tem q colocar um jogo de cordas na sua guita ja pensando em quando ela vai estourar!

    5.
    quando alguem me pergunta sobre um produto barato, eu ja entendo automaticamente q além de barato, tem q ser bom! entao se existe um jogo de cordas de guitarra por 10 reais e q venha com 40 mizinhas e 20 B, com ctza eu nao indico!
    como falei, eu uso elixir e ernie ball...a elixir é pelo menos o dobro mais cara q a ernie ball, mas dura muito mais tempo...ela nao enferruja! mas como ela ta custando mais q o dobro da ernie aqui na minha cidade, entao eu indico ernie ball q custa entre 26 e 34 reais aqui na cidade (depende do jogo q vc quer...esse hibrido q eu uso custa 32)...ela nao vem com mizinha extra...mas cara, como o Spect falou, arruma outra coisa pra vc economizar...encordamento nao pode miguelar...se uma corda estora, o obvio é q vc troque todo ele...quando vc poe uma corda nova no meio de um monte velha, nosss fica tenebroso! em um acorde aberto vc ja ve a porquisse q fica o som...a corda nova tem mto mais brilho, presença, volume e ganho do q as demais...e principalmente, a corda nova vai ter uma afinação de oitava diferente das demais...com toda ctza sua guitarra nao vai ter uma afinação de oitavas perfeitamente regulada, quando vc tocar nas casas agudas a coisa vai ficar bem escrota! dependendo do desgastes das demais, vc vai ficar cm a guitarra completamente desafinada e sem possibilidades de afinar legal no braço inteiro...afinar na corda solta é uma coisa, a afinação completa da escala é outra!
    podem me xingar, mas na minha opiniao, encordamentos com cordas extras são como as bolsas familias...um meio de "ganhar votos"...uma forma de apelar pra ganhar o consumidor...eu uso esses encordamentos no violão q uso pra dar aula! como uso menos e quando uso, nem chego a suar nelas, aí compensa!
    um encordamento bom e barato q eu usei e gostei é o GHS...timbrão! quando comprei, comprei logo 2...senti q eles duram menos q a ernie ball, mas me custaram 20 reais cada um! só q nao achei o hibrido 0.10 - 0.12...só o 0.10 - 0.11...mas gostei mto! é um q tem o David Gilmour na capa!

    o Ministério da música adverte: cordas velhas danificam os trastes!
    abraço!

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    eu tb to usando elixir 0.10 - 0.52. Cara, é só comigo ou tem mais gente, que notou que as cordas elixir elas tipo, "descascam" na área da palhetada, como se akela nano proteçãoq ue afirma ter para evitar oxidação, só existisse na area da digitação, chega na area da palhetada a proteção acaba.

    Eu peguei a luopa e olhei, na corda D principalmente e um pouco na A, que a proteção só vem do braço até o captador do braço, depois acaba, e fica desfiado, é chato.... hehehe mas ja acostumei.

    A proóxima corda que eu comrpar vai ser Ernie Ball pra eu testar, ver se é boua mesmo.

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    juninholiveira
    esse encordamento é mto bom! 0.10 ~ 0.52! fica legal com single coils pq ele meio q aumenta a faixa de frequencias sobretudo no clean! parece q tem mais agudos e mais graves, tudo bem equilibrado...fica lindo pra blues!
    eu nunca cheguei a pensar sobre a possibilidade do revestimento nao existir na região dos captadores! agora q vc falou isso, penso q faz algum sentido, pois economizaria bastante pra industria fazer isso...
    eu pensava q era simplesmente pq o ataque da palheta é muito mais agressivo do q uma digitação, e pois isso na regiao da palhetada descasca mais rapido! entao só pelo fato de descascar, acho q da pra concluir q o revestimento existe na corda toda, mas na palhetada é mais complicado ele se manter por mto tempo devido ao ataque...acho q se tivessemos paciencia pra inverter a corda (tirar a bolinha de uma lado e dar um jeito de prender no outro) teriamos o mesmo resultado...apenas acho!
    nas cordas lisas (primas) o revestimento descasca...nos bordoes parece q algo meio q "desfia", como uma linha de costura...engraçado isso!
    quanto a desafinar...nao sei nao viu cara...justamente por isso eu gosto da elixir, eu sempre faço os testes com afinador pra conferir a afinação de oitavas nas elixirs velhas...está sempre dentro, sempre batendo com a afinação do dia q eu regulei as oitavas (sempre regulo oitavas quando troco de cordas, mesmo sendo mesma marca e calibre)
    pra mim, um mês ja ta na hora de trocar a elixir...acaba nao sendo mto mais q um encordamento normal, mas a elixir se mantem lisa até o final da sua vida util...um slide no primeiro dia e no ultimo dia de uso é o mesmo, o conforto é o mesmo, se vc deixa de tocar por 2 semanas por algum motivo, ela estará igual...e principalmente, a afinação de oitavas nao se perde! a ernie ball é perfeita em timbre! melhor q a elixir, eu acho...mas com 2 semanas as oitavas começam a deslocar...eu nao fico regulando oitavas no encordamento velho, mas se eu fosse crica, certamente faria isso! rs
    uma regulagem por dia na guitarra é algo q nem Jó daria conta de fazer!
    teste as ernie balls! eu recomendo! em timbre, ela destroi! mas se a Elixir abaixar uns 10 reais eu ja volto a usar elixir!
    em abril desse ano eu tava pagando 46 reais na elixir...hj o mesmo encordamento ta custando 68 na loja onde compro! enquanto a ernie ball subiu só 3 reais! po...antes era 46 da elixir contra 29 da ernie ball...hj é 68 elixir x 32 ernie ball! com 68 pila eu compro 2 ernie balls, 1 jazz III e ainda sobra 1 real de troco! aí nao da pra sustentar elixir! rs

    edit:
    esqueci de falar!
    uma coisa q eu sugiro pra elixir é tomar cuidado com o uso delas mto velhas...na parte da frente ela ta sempre bonitinha, mas quando vai ficando velha, a regiao de contato com os trastes (as "costas" da corda) começa a descascar e somente aqueles micro pedacinhos enferrujam...somente os q entram em contato com o traste! isso é ruim pq se vc nao tomar cuidado, estará usando um encordamento bem enferrujado na pratica, pois eles desgastam os trastes irregularmente...arrebenta com eles! o sintoma critico desse "fenomeno" é quando vc da aquele bend e a corda sobe aspera...ela nao deslisa lisinha no traste...se isso acontecer, pode olhar por baixo dela q vc vai ver q o negocio ta bem feio! na minha opiniao, quando isso acontece, pode parar de tocar na hora e trocar de corda! por isso eu sempre fico com um encordamento reserva aqui...senao fico sem tocar de uma hora pra outra!
    nas outras marcas q nao tem esse revestimento da elixir, a oxidação é mais gradativa...vc acaba percebendo quando o encordamento ja ta ficando velho e ta na hora de trocar...nao é de uma hora pra outra!
    quando to usando elixir, fico sempre olhando em baixo da corda pra ver se nao tem sinais desse desgaste nas regioes dos trastes!
    uma alternativa pra isso seria abaixar meio tom em todas as cordas! afinar em Eb, por exemplo...vc altera o ponto de contato da corda com o traste...pelo menos nao precisará trocar as cordas na hora! mas ai as oitavas ja ficam todas tortas! rs

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    kkkkk boa idéia, quando enferrujar por baixo, eu volto a tocar Guns e companhia, afinado em Eb.

    Po se eu tivess um outro encordoamento aki, eu até faria o teste de tentar instalar invertido, já que com floyd rose isso é possível néh. Mas infelizmente não tenho, e o proóximo aki vai ser Ernie Ball.

    Eu não sei uq o pessoal tanto troca de corda! aushaush 1 vez por mês??? isso é muito pra mim, eu fica com a corda mais de 6 meses sem oxidar!!! acho que minha mão oxida a corda muito pouco, e olha que nem é tão seca assim, eu suo normalmente na mão, deve ser akilo de teor nun sei o que no suor, em mim deve ser muito baixo.

    Quando eu usava Dario (nem lembro como escreve essa palrava mais :P) eu fiquei com a corda bastante tempo tb, quase 1 ano, e antes dela oxidar, o timbre ja havia mudado, e eu gostei do timbre! Ficou bem aveludado, difenrete da corda nova que é bem estalada, eu acostumei e achei estranho a corda nova. Mas nessa Elixir agora o timbre permanece o mesmo desde que eu comprei, bom, isso é ótimo, espero que ela dure mais que cordas normais pra mim (que ja duram milenios, imagina essa agora com proteção)

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    juninholiveira
    é cara eu sei q tem mta gente q fica varios meses com o mesmo encordamento! eu consigo fazer isso! desde q eu troque as cordas e nunca rele nelas...nunca toque...pq se eu tocar uma vez, já era! condenei a corda! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    nao da cara...ernie ball é 20 diasna minha mão! elixir é 1 mes, estourando uns 10 dias mais q isso e só! vai q nem agua! nem sei dizer se eu suo muito ou q porra q acontece...mas cordas de 2 meses na minha mão, nem se for elixir 0.18! kkkkkkkk
    nig era uma semana...de domingo a domingo...negocio era pontual! kkkkkk
    se pá eu sou o Reptile! =p

    V.J.EighTeeN
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    Brigadão ae pelas dicas ;D
    Vou ver se consigo convencer meu avô a comprar Elixir...
    O problema é que sou menor de idade, não dá pra eu todo mês ficar comprando cordas e cordas aqui!!!
    E a situação de dinheiro aqui em casa está tenso =(

    E outra coisa, vocês sabem se tem algum jogo da Elixir .011/.052 ?
    Abraço'z

    v1marqu3s
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Taí uma coisa que eu nunca tinha pensado: será que as Elixir tem o tal do "nano" só na parte da corda que fica em contato com a escala? Pode parecer meio besta esse tipo de dúvida, mas uma vez eu usei um jogo Elixir ao contrário na minha Ibanez (gostei do visual das bolinhas no headstock, com as sobras enroladas :P e achei mais prático que cortar a bolinha fora pra encaixar na Floyd), e notei que ela enferrujou um pouco mais rápido que o normal... na época não liguei uma coisa à outra, mas pode ser!

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    v1marqu3s
    sua duvida é interessante e pertinente aos usuarios de floyd rose! eu uso ponte fixa, as bolinhas são fundamentais pra mim! rs
    quem puder testar isso prestando bastante atenção nesse detalhes e contar pra gente, é de interesse publico!

    V.J.EighTeeN
    se vc quer economizar, minha sugestão é vc testar as GHS! são excelentes em timbre! em durabilidade elas deixam a desejar como qualquer corda normal...mas achei elas melhores q d'addario...daddario é boa tbm, é mais facil encontrar inclusive!
    acabei de consultar aqui no site deles...nao tem 0.11 hibridas...apenas as tradicionais 0.11 - 0.49!

    fonte: http://www.elixirstrings.com.br/produtos/guitarra.html

    V.J.EighTeeN
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    Valeu aee \o/
    Mas eu quero um encordoamento pra durar mesmo '-'
    Ou se eu achar posso até acabar comprando essas GHS ;D
    Estou com cordas NIG .010 híbridas, estourou a Mizinha, vou aproveitar e trocar tudo já \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Encordoamento 0.11 híbrido