pela MILÉSIMA VEZ- outra duvida sobre improviso .

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12


    acabo de fazer uma descoberta fantastica sobre a minha maneira de tocar guitarra por acaso , eu tava tocando uma gravação de um improviso ai ,por acidente botei o player pra tocar acelerado , e meu solo ficou soando muito melhor ,profissa mesmo , me da entender , que o problema não é meu fraseado como eu pensava , muito menos minha tecnica , o problema é que eu penso lento demais , a duvida é ,como pensar mais rapido?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ou melhor , qual é o treino (ou exercicio) que foca em te fazer pensar mais rapido na guitarra?

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    Ouça menos blues e mais metal melodico gay ahahahaha. Brincadeira, mas acho que isso é questão de prática e de pessoa para pessoa. Eu por exemplo, coloco improvisos aqui e uma galera fala que não dou tempo para a música, que fico tocando rapido sem parar e eu não reparo também, seria o oposto do seu caso. Mas, tenta tocar varios estilos, visando um metal, um rock instrumental na onda do Vai e do Malmsteen ou apenas ouça mais esse tipo de música, acho que ajuda.

    Abraço

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Filippo14
    cara , n é bem isso , não é velocidade de tocar , é velocidade de pensar sacou ? :D

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    Sim, mas é que para mim funciona assim. Eu to meio mole vai, não to na pegada em um dia qualquer. Se eu parar, e ouvir um Zakk Wylde, Steve Vai e afins, eu meio que me "animo" e consigo tocar algo mais rápido. Se for apenas o problema de pensar nas notas muito devagar, isso é treino mesmo, improvisar sem parar hahahaa.

    Abração

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Zakk Wylde, Steve Vai e afins
    Se você quer aprender a improvisar bem você definitivamente não quer ouvir esses caras.

    O negócio é simples: ouça mais música (já que o negócio é improviso seria bacana pegar coisas onde isso é o central (jazz)), e treine mais, mas treine certo também, imagino que você não tenha um professor, seria bacana se você arrumasse um, mas um bom e um que te daria exatamente o que você precisa. Caso contrário o negócio é enfiar a cara nos livros, não é só ficar tocando escalinha.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Scrutinizer
    eu tenho professor , mas tranquei meu curso até ano q vem pq tou com LER , mas n consigo parar de tocar. não sei como prencher as horas que eu estaria tocando guitarra.Tou precisando de mulher :P

    ultima coisa que meu professor me mandou treinar , foi tentar cantar as notas da escala enquanto toco a mesma , mas cantar afinado , sou extremamente ruim na voz , ja desisti .. .ahahha

    demo de uma composição minha q eu arrisco cantar:
    http://soundcloud.com/lucascampagnolo/master-liquor-five-op-o-2
    ruim demais!

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    rhoadsvsvai
    Então você tem dois motivos pra enfiar a cara nos livros. Fodam-se mulheres. /o/
    Não desista da voz só porque é horrível, a intenção não é cantar bem não, é aprender solfejo, desenvolve sua percepção.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    iausdhuiashduisa
    boa

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    Porque ouvi-los é ruim? Os caras mandam muito, não quis dizer que eles improvisam bem, mas a música como um todo e as frases que eles usam nas músicas ajudam a desenvolver um improviso bacana.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Filippo14
    Scrutinizer
    po pessoal de boa, eu mesmo sou do blues e talz.

    mas dizer que isso é improviso ruim é sacanagem:



    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Filippo14
    rhoadsvsvai
    Tudo o que aprendi ouvindo esses caras na minha adolescência inteira não saiu muito de guitarrice para guitarreiros. Não digo para não ouví-los porque são ruins, no seu horário de lazer você não tem que ouvir ninguém não, só digo que pra improvisar bem você vai ter que ir muito além disso aí.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara, eu vou repetir.... esquece qualquer tipo de "técnica ou receita pronta" para improvisar!!

    Liberte-se um pouco do Rock/Blues, (ainda que goste do gênero e use os improvisos nestes estilos), esses estilos são muito pobres harmônicamente. Tirando algumas exceções, como o Led Zeppelin, a maioria dos guitarrista de rock, principalmente pós 80, têm um repertório de "meia dúzia" de acordes naturais. Não caia no erro, comum, de tocar algumas pentatônicas que, obviamente vão soar dentro do tom, e achar que esta improvisando.

    Obs: Sou fã de Rock´n´Roll, não estou criticando. Mas harmonicamente o gênero é pobre, isso é fato!

    Meu conselho é o seguinte...Treino direto!!

    A forma como eu faço é simples, só 3 passos:

    1- Ouço uma ou duas músicas que possuam solo de OUTRO instrumento que não seja guitarra, para me inspirar.

    2- Coloco uma BTs ou MP3, que não sei nem o tom da música e não faço nenhuma idéia de seu campo harmônico e etc.

    3- Improviso com o ambiente escuro à ponto de não enxergar o braço da guitarra ou de olhos totalmente vendados.


    Tente uma vez....veja o que acha.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    é aprender solfejo, desenvolve sua percepção.

    Verdade? Nunca inha parado pra pensar sobre isso... Eu sei que enquanto eu tô improvisando, eu "escuto" as próximas notas na minha cabeça, daí meus dedos seguem, é meio que automático. Às vezes também estas notas "escutadas" na minha cabeça saem como se fosse som de voz mesmo. É uma parada meio louca de explicar assim escrevendo, mas é realmente isso mesmo que acontece na maioria das vezes, eu escuto as próximas notas dentro da minha cabeça e os dedos vão atrás (pelo menos até onde minha humilde técnica permite).

    Será que eu sou maluco?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Não...é assim que o verdadeiro improviso rola. O resto é balela de querer teorizar algo que DEVA ser intuitivo.

    Não é maluquice, nem difícil de entender. A música é matemática e seu cérebro (cada um com seu gosto e sensações individuais) formam sequências "numéricas" para expressar suas emoções.

    Não importa se a próxima nota é um sol #, ou um lá, não importa se é uma semínima ou colcheia, não importa nada disso, importa que você saiba onde está o "som", sem nome, sem duração e etc, que seu cérebro "pede"... e que seu dedo saiba onde encontra-lo.

    A teoria é estofo, é alimento para o cérebro, a técnica da condições de conseguir com maior facilidade e habilidade representar essas sequências e encontra-las... mas o improviso é livre, tem de ser natural e por reflexo.

    Quando vejo coisas do tipo:

    Improviso em G, usando Modo Frígio.... tenho vontade de chorar.

    Que Porra de improviso é esse que o cara só falta falar as notas que vai dar antes?

    Entendo e aceito esse tipo de coisa como estudo e desenvolvimento, mas nada além disso.

    Falta uma coisa no estudo atual, o professor de vez em quando dizer:

    Agora nós vamos tocar de ouvido, ok?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Lelo Mig
    nunca tinha pensado nisso , vou tentar treinar assim!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    Ahh, mas até quase todos os músicos seguem isso, ficam "presos" ao seu instrumento. Eles pensam conforme seus instrumentos. O legal é tentar se desvencilhar dessas correntes, ouvindo outros estilos e outros músicos, mas pelo que eu entendi, ele queria pensar mais rápido, então não vi sentido em precisar ouvir outros músicos e sim ouvir um ritmo mais rápido e treinar, comigo isso funciona.

    Músicos que conseguem fugir um pouco de seus instrumentos conseguem criar um estilo próprio, como um Steve Vai, Malmsteen, eles sairam da guitarra e entraram em outro nivel, portanto eu os considero bons para novas percepções musicais.

    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pela MILÉSIMA VEZ- outra duvida sobre improviso .