Alterar afinação

    Autor Mensagem
    Cyber Vegeta
    Veterano
    # jan/04


    Espero não estar falando nenhuma bobabem...

    Se eu mudar a afinação da minha guitarra para meio tom abaixo, sem fazer nenhuma outra regulagem, pode dar algum problema?

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Nenhum Problema jovem, voce pode afinar a guitarra do jeito que voce quiser, alias eu tenho duas guitas e uma fica afinada em Eb, ou seja, meio tom abaixo do diapasão original..

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Mas e todo esse lance que o eu vejo por aí... Que quando voce vai trocar o jogo de cordas, voce deve trocar uma de cada vez, e ir afinando as cordas à medida que voce vai colocando, pois caso contrario iria haver uma alteração grande na tensão exercida sobre o braço, não é isso?
    Alterando a afinação, nao iria alterar a tensão também?

    redder
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Altera sim, meu amigo... principalmente se for microafinada, a tenção que as cordas criam no braço é regulada e mantida pelas molas e pelo tensor, se vc diminiu essa tensão (pois se abaixar o tom das cordas elas ficam mais frouxas, puxam menos) o tensor vai estar em desequilíbrio pois vai fazer mais força do que o necessário, daí vai desregular sua guita.
    sacou? não é atoa que quando se leva a guita para uma regulagem num luthier ele pergunta quan a afinação vc quer...

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Entendi, sua guita tem microafinação né, nesse caso vc vai precisar regular a ponte mesmo, eu tenho uma strato e uma les paul sem microafinação aí não influencia muito, o ideal é vc perguntar para um luthier se meio tom abaixo já vai desregular a guita

    redder
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Não não, isso vale para qualquer guitarra, a diferença é o quanto ela desregula, agente não percebe que a strato desregula pq ela não acontece de uma vez só, vei sendo aos poucos daí agente nem percebe ou até se adapta as alterações, como altura das codas e pequenas torções. mas muda sim.

    _Sacred_Blow_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Aproveitando esse assunto da afinação, como chama aquele equipamento que é usado para prender as cordas da guitarra e consequentemente muda a afinação da mesma???O uso dele pode prejudicar a guitarra???

    redder
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sei lá, vai as mudanças não foram muitas e nem significativas para uma nova regulagem, mas como eu disse, não é a toa que os luthiers perguntam qual a afinação a pessoa quer quando ele regula uma guita.
    depende da guita né... mas o que não pode mesmo é ficar mudando a afinação toda hora, aí sim vc judioa da bixinha!!!!

    redder
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu conheço como braçadeira, e não prejudica em nada pq aquilo é como se vc estivesse faezendo uma pestana permanete.

    _Sacred_Blow_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu pela informação...

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Braçadeira é aquilo que voce prende em uma das casas e fica como se fosse uma pestana, né? Entao aquilo só serve para 'subir' a afinação?
    Tipo, se eu ponho aquilo na primeira casa, ela vai subir meio tom? Teria o mesmo efeito de eu afinar a guita meio tom acima doq ela está atualmente?

    _Wander_
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sim, voce prende ela em cima do traste da casa que vc quer e a afinação sobe quantas casas vc subir

    Obs: Não tem como abaixar um tom com a braçadeira!!!

    Vern
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    _Sacred_Blow_

    O nome é CAPO ou CAPOTRASTE.

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Subir a afinação em X semitons, ou colocar a braçadeira na casa X, no final o som será O MESMO em ambos os casos?

    guschard
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Cyber Vegeta
    sim

    e tdasz as guitas desregulam um poko
    as les pauls e teles so desregulam o tensor, mas mto insignificantemente
    as stratos e guitas com ponte movel desregulam a ponte

    drdahmer
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Cyber Vegeta
    isso ae.. mas dependendo de onde vc colocar o capo as cordas não aguentariam subir a afinação... po exemplo.. colocar o capo 3tons e meio.. a corda arrebentaria saca..
    o capo qndo vc o usa ele facilita vc fazer as posições também.... por exemplo... vc quer fazer um C mais agudo.. vc põe o capo na 8a casa e executa o C na 9a casa com o desenho do acorde de E.. não precisando assim usar a pestana... vc pode variar de muitas formas... é legal pra caramba... apesar de eu não usar.. mas com ele vc tem uma versatilidade... resumindo: pode variar a altura das notas... deixá-las mais agudas... e tbm facilitar ao fazer as posições... eliminando algumas pestanas....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alterar afinação