Guitarra que trasteja somente em alguns pontos

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # nov/12


    Bom dia pessoal,

    Gostaria que alguem, se pudesse claro, me ajudasse a identificar um probleminha na minha guitarra, pra eu saber exatamente o que dizer ao luthier e não correr o risco de ser passado pra tras.

    Minha guitarra trasteja somente em dois pontos da escala:
    * Na corda D na casa 7. A nota aqui nao somente trasteja, como masca a nota. Nem apertando com mais força adianta. A nota engasga mesmo.
    * E quando faço um bend na casa 19 da corda mizinha. Quando toco normalmente nao trasteja, so quando levanto o bend. Quando levanta o bend, a nota morre. E quando continua com o bend levantado e toca a corda, a nota fica mascara, como se tivesse send abafada.


    Ja imagino que seja trastes desnivelados, mas tambem nao sei se uma regulada no tensor pode ajudar ou até resolver. Se for algo mais simples, eu mesmo vou estudar a solucao. Agora se for trastes acho que ela nao vai escapar da cirurgia do luthier. Alguem pode dar um palpite? (Nao tenho sons nem video =( )

    Valeu galera.

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Buja
    geralmente guitarra trasteja só em pontos especificos mesmo.
    o bend é bem isso, ta pegando num ponto mais de cima do traste.
    e quanto mais forte voce toca mais chance de trastejar, porque a corda se desloca mais.

    isso daí se resolve de duas maneiras:

    - se for bem pouco, e voce nao se incomodar com cordas um pouco mais altas, é só regular a altura. depende do seu gosto e da sua pegada.
    provavelmente ele vai cobrar uma regulagem geral, que inclui uma limpeza, ajustes na ponte e tensor. é um serviço relativamente barato.
    se voce tiver vontade dá pra aprender um basicao disso sozinho, mas tem que estudar bastante (tem milhoes de sites e tutoriais). nao é dificil de fazer, mas uma regulagem mal feita nao vai melhorar sua situação.

    - se estiver muito desnivelado e a regulagem nao der conta, é mandar nivelar.
    ele vai lixar todos eles pra ficarem da mesma altura e arredondá-los de novo. depois disso ele faz toda a regulagem de novo.
    percebe-se que é um serviço bem mais caro e especializado.

    Buja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    kiki
    Na verdade cara eu sempre matenho minha guitarra relativamente bem regulada, com acao das cordas media-baixa. Porem, eu tenho outra guitarra que tem a acao das cordas minima, bem baixa mesmo, e nesse minha guitarra problematica ai, a acao nao fica tao baixa assim. A ponte é fixa. Eu so nao regulei o tensor dela ainda, porque nao sei como conferir se é necessario. Ja vi muitos tutoriais ensinado a regular tensor, ja até fiz isso um vez, porem, sem certeza de que ficou correto.

    Eu tenho quase certeza de que pode ser necessario nivelar os trastes, porem, minha guitarra é relativamente nova e é a guitarra que menos toco, os trastes estão bem polidos até hoje, entao nao imagino o porque os trastes desnivelaram assim, ja que aqui nao tem tanta oscilação de temperatura, em MG nao tem nem mar.


    MAs de todo caso agradeço amigo. Sabe dizer se esse serviço bem mais caro de nivelamento de trastes na media ultrapassa os R$ 200,00?

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Buja
    A ponte é fixa.
    que tipo de ponte é? qual a guitarra?
    eu nao conheço nenhuma ponte que nao tenha regulagem de altura. só que algumas tem menos.
    tune-o-matic, que é ponte de les paul, só regula a ltura de todas juntas, é menos versátil que trmolo.

    Eu so nao regulei o tensor dela ainda, porque nao sei como conferir se é necessario.
    o melhor jeito é olhar o braço deitado como se fosse uma espingarda, e ver se tá muito curvado pra frente ou pra tras.
    vai um pouco do gosto e da pegada tambem, mas o legal é deixar levemente curvado pra frente, justamente pra evitar trastejamento.

    Eu tenho quase certeza de que pode ser necessario nivelar os trastes, porem, minha guitarra é relativamente nova e é a guitarra que menos toco, os trastes estão bem polidos até hoje, entao nao imagino o porque os trastes desnivelaram assim, ja que aqui nao tem tanta oscilação de temperatura, em MG nao tem nem mar.
    nao tem muito a ver a umidade ou o polimento.
    a umidade vai mexer mesmo é na curvatura do braço. pode ser necessário regular o tensor (e consequentemente toda a regulagem da ponte) de acordo com o clima (temperatura e umidade) pois a madeira vai se mexer.

    nivelamento de trastes é mais especifico. é um traste em relação ao outro.
    a guitarra pode ser novinha, que se nao foi bem nivelada na fabrica vai precisar de nivelamento.

    ou por excesso de uso, os trastes vao ficando marcados e ai trasteja. ou nivela, ou se estiver muito desnivelado, troca.

    Sabe dizer se esse serviço bem mais caro de nivelamento de trastes na media ultrapassa os R$ 200,00?
    infelizmente nao sei, mas deve passar perto disso.
    consulte alguns luthieres, mesmo por telefone ou email.

    MAs de todo caso agradeço amigo.
    de nada!

    Buja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    kiki
    que tipo de ponte é? qual a guitarra?
    eu nao conheço nenhuma ponte que nao tenha regulagem de altura. só que algumas tem menos.
    tune-o-matic, que é ponte de les paul, só regula a ltura de todas juntas, é menos versátil que trmolo.

    É ponte tune-o-matic amigo. Igual de les paul. Tem regulagemd e altura evidentemente. O negocio é que mesmo com a acao das cordas mais alta, dificultando a digitacao, mesmo assim tem trastejamentos nestes pontos. Por isso acho que ou é tensor, ou angulacao do braco, ou trastes desnivelados.


    o melhor jeito é olhar o braço deitado como se fosse uma espingarda, e ver se tá muito curvado pra frente ou pra tras.
    vai um pouco do gosto e da pegada tambem, mas o legal é deixar levemente curvado pra frente, justamente pra evitar trastejamento.

    Ahhh que legal, valeu pela informacao. Achei que o braco deveria ficar religiosamente reto, plano. Coisa que no olhometro é complicado de verificar.


    Eu vou dar uma corrida nos luthieres daqui, sei de alguns, apesar de ouvir falar tanto bem quanto mal da maioria deles, mas minha guitarra ja estava marcada paa uma boa modificada e claro, regulagem geral.

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Buja
    pô velhão, não tem outra...
    É retifica de traste mesmo...xD

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Buja
    é dificil afirmar algo no seu caso cara, mas entendo q um nivelamento dos trastes será necessário sim...se vale a informação, uma outra forma de verificar a curvatura do braço é colocando um capotraste na casa 1 (ou entao aperta com o dedo mesmo, mas assim vc só vai conseguir ver no olhometro e nao terá mão sobrando pra fazer um teste mais apurado) e com a outra mão, digita a ultima casa da mizona onde o braço se funde com o corpo (costuma ser entre 15 e 19...depende da guita)
    procure o traste q fica no meio dessa distancia e veja a distancia q a corda fica DO TRASTE...alguns falam em 2mm...eu acho muito essa curvatura...costumo deixar o meu apenas descolando um pouquinho, mal chegando a 1 mm...pra ter essa precisao, vc pode pegar uma folha de sulfite e cortar em varias partes iguais, empilha-las e ir medindo a espessura com uma regua....chegando na espessura desejada, enfia o bloquinho de folhas entre o traste e a corda...se apenas relar sutilmente na corda, é pq ta na altura ideal...sinceramente, eu costumo regular sem medir essa distancia...sei mais ou menos o quanto me agrada...mas sei q nao passa de 1mm!

    Buja
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Buja
    · votar


    strinbergshredder
    pô velhão, não tem outra...
    É retifica de traste mesmo...xD


    Ihhhh vo ter que levar a nossa master rabo de pexe para cirurgia, que triste.


    ALF is back
    Cara, eu concordo plenamente com o que tu ta falando. Outro dia precisei dar uma reguladinha de tensor na minha guitarra de solo, que tem acao baixissima, so porque, inexplicavelmente, as cordas subiram um pouco (deve ser temperatura). Dei uma reguladinha no tensor, basica mesmo, regulei as oitavas e pronto, ponte tremolo.

    Agora nessa tune-o-matic minha, mesmo levantando as cordas e ajustando as oitavas, quando eu pressiono essa corda D, com acao alta, na casa 7, a nota trasteja. Isso nao acontece na casa 6 nem na casa 8. Tudo fica perfeito, com bastante sustain. Na casa 7, a nota peida rsrs.
    Tudo indica que o traste esta desnivelado mesmo, so que conforme vou dizer um pouco mais abaixo, tem dia que trasteja d+ a ponto da nota nem sequer soar, fica afabada mesmo, ghost note, e tem dia que a nota soa, porem trastejando, arranhando. Isso nao pode ser so traste desnivelado. Tem coisa nisso ai.


    ALF is back
    strinbergshredder
    kiki
    Galera, cheguei ontem em casa de noite pra tocar e reparei um coisa esquisita. A corda D na casa 7 que trastejava d+ da conta, nao trasteja tanto assim, a ponto da nota morrer, mas fica agora trastejando a ponto da corda somente arranhar, mas nao chega a dar perda de sustain da nota.

    Bom, o que pode ser isso, estou com mais duvida ainda? Se fosse somente trastes desnivelados, duvido muito que mudaria tanto assim a situacao. Tenho um palpite que o braço ainda tem muito a ver nesta historia.

    Estou com medo so de levar no luthier, e o cara perceber que eu nao sei qual é o problema, e meter servico em cima, como dizer que precisa de troca de trastes completa, troca de nut, ponte, tarrraxas, tensor ruim, escala torta, blah blah bhal e tentar ganhar em cima da minha ignorancia neste aspecto.

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Buja
    Ihhhh vo ter que levar a nossa master rabo de pexe para cirurgia, que triste.
    kkkkkkkk, pois é velhão....

    Bom, o que pode ser isso, estou com mais duvida ainda? Se fosse somente trastes desnivelados, duvido muito que mudaria tanto assim a situacao. Tenho um palpite que o braço ainda tem muito a ver nesta historia.
    Cara, acredito q nesse caso então, pode ter alguma coisa relacionada com o clima por aí...
    Variação brusca de temperatura pode dar isso tbm...

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Buja

    Razões que eu já vi para isso (só trastejar na corda D e casa 7).

    - Corda amassada. Suponho que você já trocou a corda, então pula para a outra. É a primeira coisa que passa na minha cabeça, a guitarra tomou uma pancada neste exato local e a corda amassou, vai trastejar e muda o quanto trasteja conforme muda a afinação. Mas é muito óbvia e fácil, tô descartando.

    - Traste torto ou traste gasto ou escala torta. Pois é, nem sempre é uma questão de traste, pode ser a madeira da escala que está torta. Um traste que se deslocou um pouco, que está um pouquinho torto eu mesmo arrumo. Mas tem que ter material e saber o que está fazendo, a grande maioria vai falar para ir num luthier. Pode ser uma torção do braço, pelo bend morrer em outra casa.

    - tensor muito desregulado, mas não acredito.

    O método do ALF de ver a curvatura do braço é melhor para olhos destreinados. Eu faço um pouco diferente dele, mas vá lá...

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Buja
    o braço pode mudar de curvatura com a temperatura e umidade. é normal.
    a madeira trabalha ao longo do dia, principalmente do dia pra noite.

    pode ser que o traste esteja um pouco desnivelado sim, e aí conforme a temperatura trasteje mais ou menos.

    luthier é que nem medico, tem que confiar.
    se nao confia, procure outro, peça recomendaçoes, etc.

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    O método do ALF de ver a curvatura do braço é melhor para olhos destreinados. Eu faço um pouco diferente dele, mas vá lá...
    SAhSUAshAhau
    pooo fala ai como vc faz!
    eu caço com gato pq nao tenho o cão! =p

    Buja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    - Corda amassada. Suponho que você já trocou a corda, então pula para a outra. É a primeira coisa que passa na minha cabeça, a guitarra tomou uma pancada neste exato local e a corda amassou, vai trastejar e muda o quanto trasteja conforme muda a afinação. Mas é muito óbvia e fácil, tô descartando.

    Hmmm, pode ser, ja encomendei 3 jogos de elixir porque as minhas ja estão meio velhinhas (1 ano de uso no caso dessa minha guitarra)


    - Traste torto ou traste gasto ou escala torta. Pois é, nem sempre é uma questão de traste, pode ser a madeira da escala que está torta. Um traste que se deslocou um pouco, que está um pouquinho torto eu mesmo arrumo. Mas tem que ter material e saber o que está fazendo, a grande maioria vai falar para ir num luthier. Pode ser uma torção do braço, pelo ben
    É ai que vem a parada cara. Eu estava reparando, com olhos de lupa, rsrs, o traste em baixo desta corda. Reparei que ele nao é tao redondinho com em baixo de uma corda neste mesmo traste. Hã?
    Resumindo: o traste 7 é redondinho em baixo das cordas E, A, G, B e E podem em baixo da corda D, ele é mais reto, digamos, um amassadinho. Eu descarto completamente a hipotese da pancada, porque cara, por Deus do ceu, cuido mais das minhas guitas do que de mim mesmo, rsrs. Nao sofreu nem baque de leve. So toco no quarto, e "prevejo" o desastre antes que possa acontecer rsrs, bem cauteloso. Acho que o defeito neste traste ai, ou foram bends demasiados, ou defeito de fabrica mesmo, que so percebi agora por tocar pouco a guitarra, ja que a essa flying v é meio desconfortavel pra tocar sentado eu toco muito mais com a cort.



    - tensor muito desregulado, mas não acredito.
    Acredito sim. Nunca dei uma regulada federal nele, regulada profissional luthieristicamente falando. Ta na hora de fazer isso. So que tem aquele medo do negocio ficar mal feito, pagar caro, e nao perceber o servico ruim na hora, fora o tempo faltante de levar a guita la que é longe padaná!

    luthier é que nem medico, tem que confiar.
    se nao confia, procure outro, peça recomendaçoes, etc.


    Verdade cara. que pena que os luthieres daqui do forum moram no minimo a 500 km de distancia daqui, rsrs.



    ALF is back
    O método do ALF de ver a curvatura do braço é melhor para olhos destreinados. Eu faço um pouco diferente dele, mas vá lá...

    Cara, esta informacao pode mudar o destino da humanidade daqui do forum hein!

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    pooo fala ai como vc faz!

    Quase igual...

    Capo na casa 1, mas pressiono na última casa, não obrigatoriamente onde o braço se junta ao corpo. Essa é minha referência para regular, mas a comparação entre o seu modo e o meu pode mostrar torção no braço. Confiando que o braço esteja sem torção, uso como parâmetro principalmente as cordas 5 e 6 (tô ficando velho, meus olhos já me traem um pouco se for para enxergar detalhes mínimos nas cordas fininhas). Então pressionando as casas dos 2 extremos nessas cordas, lá pela casa 9 e 10 tem que ter um espaço mínimo, faço no "olhometro", deixo quase encostado, quase imperceptível, mas ao se fazer um tapping nessas casas se ouve ainda um pequeno "tek". Ás vezes essa regulagem que acho ideal demora mais que 1 dia, porque deixo as cordas afinadas e no dia seguinte afino de novo e vejo se o braço cedeu alguma coisa, daí refaço a operação. Quando preciso, revejo as oitavas, alinhamento dos trastes, dou uma polidinha nos trastes, altura da ponte, coisas assim - alguns instrumentos precisam que isso seja feito sempre, mesmo sem trocar cordas.

    Ah, um segredinho... Nas tarrachas e partes móveis da ponte, de vez em quando é bom pincelar óleo Singer. Esse não lambuza, não tem solventes como querosene (como em alguns). Os óleos tipo WD40 em spray não são bons para isso e deixam impregnado o local.

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Buja

    1 ano de uso suas cordas????

    Passou muito a hora de trocar! Deve ser isso.

    Buja
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Buja
    · votar


    MMI
    Valeu pela tutorial amigo, vou sem demora fazer isso la em casa nas guitas. Hoje a noite mesmo. Durante o fim de semana vou repetindo o procedimento e venho relatar o relato na segunda.

    Sobre 1 ano de uso, rsrs, essa guitarra é tocada 1 vez por mes. SO quando realmente to afim de tocar em pé. Entao 1 ano de cordas nela é o mesmo de 2 semanas de um tocador frenetico de uma guitarra so.


    Mas ja encomendei 1 elixir pra cada guitarra, inclusive um jogo de 7 cordas pra nova que ta entrando na familia hoje. o/ (Tambem var ter que ter a regulagem basica)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra que trasteja somente em alguns pontos