Problema na afinacao individual das cordas

    Autor Mensagem
    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12


    Ola, como vao?
    Comprei uma guitarra, no trasporte o braco quebrou, levei no Murilo Luthier e ja esta 100%.
    Agora o problema....
    A corda A quanto tocada parece desafinada com ela mesma, parece estranho mas quanto toco ela sozinha, ela nao soa bem e parece estar desafinada. A intonacao da guitarra esta muito bem regulada, as demais cordas afinam certo, apenas essa corda A que sozinha, soa estranho.
    Alguma dica do que pode ser? O encordamento e 0.10 da DR, ja esta na guitarra desde Sabado...
    Obrigado!

    victhleite
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não entendi muito bem... mas o que entendi é que a corda lá não afina, certo? Posso dizer uma bobagem agora, mas dá uma olhada nas oitavas, nos trastes... ou melhor, volte no luthier.

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isso mesmo, to usando um afinador na mao da guitarra, um estroboscopico e um gerador de frequencia.
    Quando eu gero 220hz (A na oitava da corda) nao consigo afinar de geito nenhum, mesmo a 440hz....
    As tarraxas sao Schaller, muito boas ate agora, ja usei em outras guitarras essa mesma tarraxa.... Ja limpei Nut, com uma lixinha depois passando grafiti e lubrificando com oleo que passa na corda, e mesmo assim a corda A soa errada....

    victhleite
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Nut? Tem floyd rose?

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    E um 'tremolo'. E uma Gibson SG de 1970, tem o Maestro,Vibrola, Tremolo.... Sao varios nomes, poem no google que voce ve como e..... Apesar de falarem que nao e bom para a intonacao, e um pedaco de metal muito forte e segura sim a afinacao... Mas so estou tendo problemas com a corda A, e isso ja aconteceu com outro encordanento, Ernie Ball

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    NathanBrazil
    Cara, ela não está dando a afinação pelo afinador no head, é isso??? Você não consegue chegar na afinação??

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Com o afinador no Headstock ate chego, mas pelo motivo de nao ser um dos mais precisos.... O estranho e que quando eu gero uma frenquencia 440hz e tento afinsr a corda, nao consigo.... Da pra sentir que a maior parte das notas que compoem a corda A estao afinadas, mas tem alguma coisa fora.... Pode ser o fato da madeira acostumsr com o clima? A guitarra estava nos EUA em NY, clima de SP e mais umido e mais quente... Pode ser isto?

    Markrovit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    NathanBrazil
    Cara acho que ninguem ta entendendo oque voce quer dizer Da pra sentir que a maior parte das notas que compoem a corda A estao afinadas, Notas que compoem a corda ? Voce ta dizendo o acorde ? Leve ela no luthier, vai ser a melhor coisa a se fazer !

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    NathanBrazil
    Cara, se tá dando a afinação no afinador, não tem nada de errado. Esqueça esse negócio de gerar 440hz e tentar afinar por ele, não vai dar certo.
    Você está gerando os 440hz por um gerador de frequências ligado em um falante, é isso???

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O gerador e um programa que rodo no PC e que tem precisao de milihertz.... E nao estou me referindo a acorde, e a propria corda mesmo..

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12 · Editado por: NathanBrazil
    · votar


    Lembrando que ja e a segunda vez que isso ocorre...

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    NathanBrazil
    Ai está o problema, esqueça esse gerador!!! Use o afinador que você tem, ou aprenda a afinar de ouvido!!! Não adianta nada você ter um gerador com precisão de milihertz, o afinador vai dar sempre um resultado melhor...
    Mais uma coisa, não existem notas que compõem a corda. Uma corda afinada em A gera um A quando solta, e vai gerar outras notas conforme for subdividida pelos trastes.
    Minha dica final: USE O SEU AFINADOR E NADA MAIS.

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ok! Afinador sera! Mas mesmo assim, a corda A nao esta legal, talvez seje a corda? O encordamento e novo, nao e pra ter problemas...
    Alguma vez ja tiveram problemas com cordas defeituosas?

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    NathanBrazil

    Provavelmente a sua guitarra está com algum problema no braço e talvez um pequeno ajuste no tensor resolva o problema. Eu entendi o que você quer dizer. Tocando a corda Lá, solta, ela oscila a afinação, e isso naturalmente compromete todas as outras casas no braço. Leve novamente ao luthier pra ele solucionar isso.

    NathanBrazil
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isto! A corda oscila a afinacao, e nao e por palhetar muito forte, mesmo dando um toquinho de leve da pra sentir que esta errado..... A sensacao e a mesma de quando voce afina as cordas por hormonicos 2 cordas estao desafinadas, fazendo aquela 'onda' com o som, so que desta vez e apenas com a corda A sozinha.... Estou pensando em levar no luthier novamente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na afinacao individual das cordas