Partitura - Tempo das Notas

    Autor Mensagem
    iniciante2
    Veterano
    # out/12


    Estou lendo o livro Iniciação ao Violão do Henrique Pinto e até agora não tive dificuldades em decifrar as partituras, mas acabei de passar para um exercício em que não consigo entender o tempo das notas. Aqui segue o link da partitura: http://i50.tinypic.com/v7qmpz.png

    Pelo que entendi, no primeiro compasso temos as seguintes notas: E, G, B e E. No segundo compasso, temos as seguintes notas: F, G, B e E. Transcrevendo para tablatura, ficaria da seguinte maneira:


    e----------0--------------0------------------------------
    B--------0--------------0--------------------------------
    G------0--------------0----------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E---0--------------1-------------------------------------


    Devo tocar o primeiro E com o polegar, o G com o indicador, o B com o dedo médio, e o último E com o anelar. O mesmo padrão de digitação é usado para o segundo compasso.

    A minha dificuldade está no preenchimento do compasso. A Assinatura de Tempo é 2:4, ou seja, é possível preencher um compasso com uma mínima ou duas semínimas. No entanto, temos uma mínima e três semínimas para cada compasso. Como isto é possível?

    iniciante2
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Outro comentário: Talvez as notas com preenchimento preto sejam Colcheias, mas mesmo assim isto não explicaria como é possível unir as 3 com uma Mínima em um mesmo compasso.

    Velho Juka
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Edite o texto, não fique postando toda hora um em baixo do outro.

    Mas quanto a partitura, nunca vi isso e seria impossível essa escrita.
    Só a mínima já preenche o compasso. Se tivesse mais um colcheia poderia ser erro na escrita dos travessões, mas tá bem esquisito.

    Quer uma dica, esqueça do compasso e faça somente a leitura. O exercício é de digitação e não de leitura...

    makumbator
    Moderador
    # out/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Há duas vozes na partitura.

    Nessa notação específica(muito comum no violão e piano), o baixo (as notas brancas) deve ser sustentado durante todo o compasso, com ele ainda soando enquanto se toca as outras outras 3 (sol, si, mi). O baixo dura sempre dois tempos.

    Aqui a mesma linha reescrita por mim:

    http://imageshack.us/photo/my-images/705/exemplovm.jpg/

    Velho Juka
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator
    É vero, acabei de dar uma olha novamente e notei isso.
    Mas em um livro iniciante não seria mais fácil a escrita em duas pautas?

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    iniciante2

    É exatamente como disse o makumbator. Observe também na imagem que você postou, a figura de mínima está agrupada com as colcheias.

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Velho Juka

    Não, pois no violão em geral não se usa duas pautas (ao contrário do piano). Nesse caso o autor já apresenta o layout tradicional no instrumento (que é condensar várias vozes no mesmo pentagrama).

    Velho Juka
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator
    Realmente aprender de um jeito e depois de outro seria bem incomodo mesmo.

    iniciante2
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acredito que entendi a teoria. Obrigado pelos comentários.

    makumbator
    Seria possível você compartilhar o arquivo criado em algum site como o rapidshare? Tentei recriá-lo no TuxGuitar, mas a falta de conhecimento não me permitiu.

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    iniciante2

    Eu escrevi no Sibelius 7.1.3, serve?

    iniciante2
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O Tux abre arquivos .tg, .gtp, .gp3, .gp4, .gp5, .gp6, .ptb, .tef e .mid. Se tiver como exportar em alguma destas extensões, ficaria grato. Se não tiver como, deixa de lado.

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Posso exportar em midi. Mas quando vc importar para o seu programa provavelmente o layout não ficará da maneira que eu escrevi (pois o midi "cancela" isso, pois para ele importa apenas o resultado final, e não a maneira que se demonstra a partitura).

    makumbator
    Moderador
    # out/12
    · votar


    iniciante2

    Aqui o trecho em midi:

    http://www.box.com/s/fn34lrcgv0nkei59mv9i

    iniciante2
    Veterano
    # out/12
    · votar


    makumbator
    É, realmente. Importei o arquivo e as notas vieram todas em colcheias, incluindo o baixo, mas não tem problema. O importante é que entendi melhor como se deve tocar esta parte. Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partitura - Tempo das Notas