Porque os artistas mesmo depois de estudados, se agarram tanto ao metrônomo?

    Autor Mensagem
    tt_tecnology
    Veterano
    # out/12


    Bom, título auto-explicativo, eu tive essa dúvida depois que eu vi esse solo do Cacau Santos:

    Bom, no final ouvi que havia uma metrônomo marcando o tempo. Porque os artistas se agarram tanto ao metrônomo?? Será que metrônomo é tão necessário assim, mesmo depois de ser estudado??

    Del-Rei
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    tt_tecnology
    Não vi o vídeo porque aqui não abre.

    Mas no meu caso específico, gostaria que o batera usasse metrônomo sim. Tem coisas que ficam inviáveis se não rolar metrônomo...

    Será que se o U2 não usasse metrônomo, os delays altamente sincronizados do The Edge iriam encaixar perfeitamente?
    Fazer arranjos elaborados com delay é quase impossível se a banda não estiver no metrônomo.

    Tem muita banda que precisa disparar samples no meio das músicas. E precisam ser sincronizados com a música... Sem metrônomo pode inviabilizar alguns casos desses.


    E claro, tem a questão de que ao vivo a tensão, adrenalina e empolgação fazem você acabar tocando mais rápido, naturalmente... Sem perceber. Óbvio que nesses casos o estudo pode ajudar... Mas é praticamente impossível manter o mesmo bpm durante toda a música sem um mentrônomo.

    Um aceno de longe!!!

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fora que ali na hora que ele usa, é uma parte que é só a guitarra, momento que "apaga" os outros instrumentos, e se não tiver o metronomo ele pode correr e entrar errado pro solo

    geronimo.correa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    tt_tecnology

    Além de tudo isso que já foi dito, pelo que percebi no vídeo ele deve estar gravando, e numa gravação profissional metrônomo é indispensável, pra ficar tudo "casadinho", no tempo certo.

    Josa_neto
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Porque os artistas mesmo depois de estudados, se agarram tanto ao metrônomo?

    Porque ninguém pode dominar o tempo por completo com perfeição.

    Té +

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    A batida do metrônomo é batida do coração da música.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    É simples cara, perfeição

    ALF is back
    Veterano
    # out/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    tt_tecnology
    noções perfeitas de tempo e tonalidade são humanamente impossiveis...existe uma limitação por parte de nós, humanos q impossibilita q possamos fazer algo dentro de um tempo "memorizado" e sem sair dele durante um percurso, seja curto ou longo...afinação, sem um afinador ou uma nota referencia é outra limitação...é impossivel trocarmos corda do instrumento e afinar standard "de ouvido", sem ouvir nenhuma nota referencia...repare em corais, por melhor q seja o coral, o regente sempre saca um bom e velho diapasão 440 (de garfo), pega a referencia e da o tom da musica solfejando algumas notas...e dps o q ele faz? rege! gesticula e marca o tempo...é um metronomo que com ctza nao é perfeito, mas faz com q todos trabalhe o tempo certo, as vezes errado, mas sincronizado, coletivo...

    edit: uma banda tocar sem metronomo, apenas com o andamento do baterista é coisa de banda antiga de rock classico...ACDC, por exemplo, era assim...tudo de qualquer jeito, tudo na base do ouvido, hardcore mesmo! mas hj isso soa como amadorismo! rs

    tt_tecnology
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ah ok, entendi isso. Muito obrigado a todos que responderam.

    Mas uma coisa não há como negar, o Cacau tem um feeling monstro.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back
    cara tem toda razão, embora eu ache que o ACDC era assim no inicio, e acho que era mais com a questão da afinação, tem musicas do ACDC que é algo entre standard e meio tom a abaixo xD

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx
    é entao...mor bagunça! tudo nas coxas! é a proposta do estilo na epoca mesmo...cada um pega seu instrumento, todos afinam numa mizona de alguem q quase sempre tava desafinada, e rola o som cru mesmo, sem frescura...hj a coisa ficou tecnica demais e essas sacadas nao colam mais...rs

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back
    Pois é numa banda que eu tocava era mais ou menos assim.. no ensaio, quem chega-se primeiro(das cordas) dava a mizona pros outros afinarem kkkk cada dia era um tom diferente

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx
    Ufa!!! Ainda bem que eu nasci com ouvido absoluto... :P (Grande merda)

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12 · Editado por: PguitarMaxx
    · votar


    Migs_LesPaul
    pois é, hoje em dia, eu consigo notar uma afinação standard, como eu afino meus instrumentos sempre meio tom abaixo(acho que da um som mais encorpado)acho que meu ouvido tah meio que treinado sei lah, mais reproduzir ali na hora eu não consigo, tenho que ter um afinaodorsinho do lado xD

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back
    tudo nas coxas! é a proposta do estilo na epoca mesmo
    Será?
    HUASHuas, eu acredito q não hein, qual é, eles usavam estúdios (eu acho), e eu creio q todo estúdio q se preze tem um afinador.
    Eu sou do contra, hahaha, acredito q eles fizeram isso intencionalmente mermo. Tem muitas músicas, não só AC/DC com afinações q "fogem do padrão", q eu lembre agora ... Led Zeppelin - Tangerine é em Lá 43..(alguma coisa), Nazareth - Hair Of The Dog tbm em Lá 43..(alguma coisa) e a lista segue, hehehe. Não sei se o q eu estou falando aqui muda alguma coisa, só estou expondo o q eu acho, ahushuas

    tt_tecnology
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx
    Afinador é básico de todo guitarrista '-'

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ir0N_M4N
    q eu lembre agora ... Led Zeppelin - Tangerine

    essa musica me quebrou a cabeça kkk antes eu achava que meu 12 cordas que tava com defeito, por que eu tentava todo tipo de afinação e nada

    tt_tecnology
    Pois é cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque os artistas mesmo depois de estudados, se agarram tanto ao metrônomo?