Modos Gregos (Método facilitado)

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


thms555

Se você estiver pensando em Dó mixolídio, a nota que você "intensifica" é a nota Dó, bem como as demais notas que formam a tétrade C7, que é Dó, Mi, Sol e Si bemol.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13
· votar


gostei desse método, agora eu preciso bolar um jeito disso entrar na minha cabeça na hora de improvisar

thms555
Veterano
# fev/13 · Editado por: thms555
· votar


LeandroP
entendi, independente da escala que tu ta tocando, sempre se 'intensifica' ou mantem em evidencia no começo e/ou no final (não necessariamente claro) as notas do próprio acorde que originou o modo, certo?


Só mais uma pequena dúvida, estou começando a realmente entender os modos (eu acho).

Por exemplo voltando ao meu exemplo Dó Mixolídio, tendo como base o campo harmônico de Dó na progressão de acordes.
Meu antigo professor sempre falava que modos era uma abordagem modal e não tonal, logo o efeito de dó mixolídio só será alcançado durante a execução do próprio acorde de Dó.

Quando os outros acordes estiverem sendo usados deve-se escolher outra escala, ou seja o efeito do mixolídio vai durar aquele acorde de Dó, no próximo acorde da base se escolhe outra escala para fazer outro modo, ou a própria escala do acorde, ou ainda toca a mesma escala de Fá, podendo assim caracterizar outro modo e não o mixolídio, para aquele outro acorde, certo?

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


thms555

Você obteve o modo mixolídio invertendo uma escala maior, certo?!

Se você pegar o campo harmônico desta escala maior que gerou o modo mixolídio, você terá o campo harmônico do modo mixolídio.

Pois bem, daria na mesma, porque os acordes gerados na harmonização são os mesmos, mudando apenas a ordem. Só que apenas esta mudança já faz uma enorme diferença, porque os acordes mudarão de "função harmônica" em relação a escala maior de origem.

Por exemplo:


Campo harmônico de Fá jônio:
.