Dúvida Análise harmonica

    Autor Mensagem
    dr.rd
    Veterano
    # out/12


    OI gente, tudo certo?
    Estou com uma dúvida sobre a analise harmonica.
    Progressão:
    F7M Gm7 C7/9 F7M OK
    Agora
    F7M Gm7/5b C7/9b F7M ->

    Fm7 Gm7/5b C7/9b Fm7 ->

    Como seria analisado essas progressões nas funções do acorde?
    alguem que manje de harmonia pode ajudar?
    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
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    dr.rd

    É uma cadência modulante, do tipo II, V, I.

    dr.rd
    Veterano
    # out/12
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    Oi Leandro, obrigado pela resposta.
    No caso como seria essa modulação?
    Pq ao invez de usar a 5justa eu usei a 5menor, isso nao seria aem?
    o mesmo para o c7/9b.
    Se for modulação, ele modularia para que tom e qndo caisse em no I novamente voltaria pro fá maior?

    leo-guitar94
    Veterano
    # out/12 · Editado por: leo-guitar94
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    Exatamente o que o nome diz, segundo grau que vai para o quinto para resolver no primeiro. Um modo de fugir do tradicional IV, V, I.

    Quanto a 5 justa e 5 "menor" é pelo fato do G ser meio diminuto ( Tonica, 3 menor, 5 "menor" e 7 menor) e no outro caso é Gm7.

    A 9 é porque no campo harmonico de F a 9 de C é o D, logo 9 maior, enquanto no de Fm, a 9 de C é o Db.

    Só um complemento, o C seria Cm7 no campo harmonico de Fm, mas ele usa o sub V do campo harmonico de Fm harmonico, que vira C7.


    EDIT: Você perguntou as funções dos acordes, o F é a tônica, o G o relativo da subdominante e o C a dominante.

    dr.rd
    Veterano
    # out/12
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    leo-guitar94
    Valeu pela resposta, masfiquei na duvida aki: na escala de fá maior o meio diminuto seria o mi, no caso ele usou o Gmeio diminuto. Esse Db ai não sairia da escala ?

    No caso da dominante também foi usado o Db, isso também não sairia da escala?

    E outra, esse subV que substituiu o Cm7 é por tritono?

    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
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    dr.rd
    na escala de fá maior o meio diminuto seria o mi

    Como ele está modulando para Fá menor (tonalidade paralela), ele utiliza o II, V, I de Fá menor, e não o de Fá maior, capiche?!

    dr.rd
    Veterano
    # out/12
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    LeandroP
    Valeu cara, muito obrigado.
    Então de F7M para Gm7/5b é uma modulação para Fm e depois de C7/9b para F7M volta a tonalidade de F maior seria isso?
    Se for, porque nao podemos dizer que os 2 acordes são aem?
    Valeu forte abraço

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
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    dr.rd
    "OI gente, tudo certo?"

    Tudo!

    "Estou com uma dúvida sobre a analise harmonica.
    Progressão:
    F7M Gm7 C7/9 F7M OK
    "

    Tudo certo, todos os acordes fazem parte do campo harmônico de Fá maior. É uma progressão típica, bastante comum, tanto que tem nome, é chamado de movimento II-V7-I, ou seja, o segundo grau do campo harmônico vai pro quinto grau dominante que resolve na tônica. É uma cadência vital na música tonal pois reforça o conceito de tonalidade, observe o campo harmônico:

    F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Em7(b5)

    F7M -> Acorde tônico (repouso), é a nossa referência. Todo o resto vai ser analisado de acordo com essa primeira impressão.

    Gm7-> Afastamento do repouso, tem função subdominante. Cria movimento e interesse e tem tensão intermediária.

    C7(9)-> Acorde com tensão provocada pelo trítono, usa as sensíveis da tonalidade, quer caminhar pro repouso. Tem função dominante e caracteriza o ápice da cadência. A nona (9) é uma nota de tensão acrescentada, faz parte da escala (nota D).

    F7M-> ao retornar pro acorde tônico fechamos o ciclo que chamamos de tonalidade, daí a importância dessa cadência II-V7-I, ela é a reafirmação do conceito, é a essência da nossa música.

    "Fm7 Gm7/5b C7/9b Fm7 ->"

    A mesma lógica pode ser aplicada a tonalidade menor, respeitando o campo harmônico, que é:

    Fm7 Gm7(b5) Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7

    Como o quinto grau não é um acorde do tipo T7, fundamental pra idéia tonal, o campo harmônico menor empresta esse grau modificado da tonalidade homônima maior: Fica assim...

    Fm7 Gm7(b5) Ab7M Bbm7 C7 Db7M Eb7

    Então o movimento II-V7-I na tonalidade menor fica:

    Gm7(b5) - C7 - Fm7

    A resolução V7-Im (C7-Fm) não soa tão forte quanto V7-I (C7-F), mas é o preço que se paga pra ter tonalidade menor.

    Esse tipo de cadência tonal é tão forte na nossa música que podemos usar o movimento como artifício pra preparar qualquer acorde (chamada de "Preparação II-V7-I", não é modulação, apesar que caracteriza uma mudança rápida de tonalidade). Fica essa regra:

    Quando preparamos um acorde maior a cadência será IIm7-V7-I, o segundo grau será um acorde menor, pois é dessa forma que ele existe no campo harmônico maior.

    Quando preparamos um acorde menor a cadência será IIm7(b5)-V7-Im, o segundo grau será um acorde meio diminuto, pois é dessa forma que ele existe no campo harmônico menor.

    Ao usar notas de tensão acrescentadas, deve-se respeitar o campo harmônico.

    T7 de maior - 9 11 13
    T7 de menor - b9 11 b13

    Agora é bastante comum brincar um pouco com esses efeitos, trocando o acorde esperado:

    IIm7(b5)-V7-I (mais comum)

    IIm7-V7-Im (pouco usado).

    Podemos reescrever o campo harmônico com as preparações:

    F7M
    (Am7(b5)-D7)-Gm7
    (Bm7(b5)-E7)-Am7
    (Cm7-F7)-Bb7M ou
    (Cm7(b5)-F7)-Bb7M
    (Dm7-G7)-C7 ou
    (Dm7(b5)-G7)-C7
    (Em7(b5)-A7)-Dm7
    (Gm7-C7)-F7M ou
    (Gm7(b5)-C7)-F7M


    "Como seria analisado essas progressões nas funções do acorde?
    alguem que manje de harmonia pode ajudar?
    Obrigado
    "

    Segundo grau IIm7 ou IIm7(b5) subdominante.
    Quinto grau T7 dominante, pois tem o trítono que resolve no proximo acorde.
    Primeiro grau T7M ou Tm7 tônico, acorde de partida e de chegada.

    Só um toque, coloque os bemóis ou sustenidos sempre antes do número:

    b5 b9 #5 #9 #11 b13 etc...

    E a quinta é diminuta, não menor.

    Leia mais na minha aula do Guitar Battle de Substituição de Acordes:

    Parte 1

    Parte 2

    E aqui no forum, procure minha postagem aqui.

    Abraço!

    dr.rd
    Veterano
    # out/12 · Editado por: dr.rd
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    Denis Guitar
    Meu irmão, que Deus te abençoe. Muito obrigado pela resposta. Maravilha :)
    Obrigado pelos links também, vou ler com certeza. quanto mais material melhor.
    Sò uma dúvida que ficou

    Como o quinto grau não é um acorde do tipo T7, fundamental pra idéia tonal, o campo harmônico menor empresta esse grau modificado da tonalidade homônima maior: Fica assim...


    Como a cadência é II V7 I , a dominante é maior, então voce empresta do campo harmonico maior o C7 e junto com ela vem o Db?
    Edit: acho que entendi errado porque a na tonalidade de Fmaior o dominante ja é maior, então nao precisa sair de outra modalidade

    Muito obrigado LeandroP e leo-guitar94 também pela ajuda, forte abraço

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
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    dr.rd
    "acho que entendi errado porque a na tonalidade de Fmaior o dominante ja é maior, então nao precisa sair de outra modalidade"

    Eu tava me referindo ao acorde de chegada Fm na preparação Gm7(b5)-C7-Fm. O quinto grau do campo harmônico menor só passou a ser um acorde do tipo T7 pois trouxe essa ideia emprestada da tonalidade maior. Daí surgiram as aplicações das escalas menor harmônica e melódica na música tonal pois, já que o acorde foi modificado a escala menor natural também foi modificada para receber essa nota. Vou explicar melhor:

    Acorde de chegada Fm da preparação Gm7(b5) - C7 - Fm.

    Campo harmônico de Fm:

    Fm Gm7(b5) Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7

    Não existe um quinto grau dominante, mas como ter um quinto grau dominante é fundamental pra existir tonalidade menor, o acorde é modificado e vira C7, emprestado da homônima maior, F maior. O campo harmônico fica:

    Fm7 Gm7(b5) Ab7M Bbm7 C7 Db7M Eb7

    O acorde de C7 tem as notas C E G Bb. Essa nota E que fez o acorde virar maior, então a escala de Fm deverá ser modificada de...

    F G Ab Bb C Db Eb F

    ...para...

    F G Ab Bb C Db E F

    ...quando usada em cima do acorde de C7. Essa escala "nova" chamamos de F menor harmônica.

    Agora, sobre as tensões, normalmente usamos as tensões do campo harmônico do acorde de chegada.

    Gm7(b5) - C7 - Fm pertencem ao campo harmônico de Fm. Se quiser acrescentar notas de tensão ao acorde de C7 elas podem vir de Fm (F G Ab Bb C Db E).

    Notas do acorde
    C7 (F G Ab Bb C Db E)

    Tensões
    C7 (F G Ab Bb C Db E)
    Nota Db vira um b9 no acorde de C7
    Nota F vira um 11 no acorde de C7
    Nota Ab vira um b13 no acorde de C7

    Então é comum nas preparações V7-Im as tensões serem b9, 11 e b13, pois são as notas que vem da escala menor do acorde Im.

    E nas preparações V7-I as tensões serem 9, 11 e 13, pois são as notas que vem da escala maior do acorde I.

    Mas como em música boa parte da beleza vem do inusitado, do efeito surpresa, você vai encontrar essas tensões trocadas.

    C7(b9/b13) preparando F.

    Abraço!

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