The Guitar Man - Aos amigos

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig


    Meu filho, descobriu esta música em um MP3 meu e achou, como ele disse, "da hora". Me perguntou sobre ela e lhe contei a estória. Depois, fiquei pensando no poder de uma canção escrita há 40 anos atrás, ser "da hora" para meu moleque de 11 anos.

    Essa música foi escrita em 1972, pelo Bread, uma banda Pop muito famosa e honesta da época. Foi número 18 na parada Bilboard de 1972.

    Foi escrita pelo vocalista Dave Gates, compositor que fez belas canções do final de 60 ao início de 70. O guitarrista da banda era Jimmy Griffin, nada virtuoso, um guitarrista simples, mas de muito bom gosto.

    Esta canção é uma homenagem aos guitarristas. Dave Gates a fez por conta de sua gratidão aos guitarristas dos anos 60 o terem levado para a música e uma homenagem também, ao seu amigo de banda Jimmy Griffin.

    Pensei em colocar aqui para os amigos guitarristas. Talvez não achem "da hora", é uma canção pop, singela, distante do virtuosismo e da técnica apurada...

    Mas fica como uma homenagem, assim mesmo....




    A tradução é simples, meu inglês não é grande coisa, tentei captar a poética e não o "pé da letra" ou literal.

    Alguém com um inglês melhor, fique à vontade para corrigir.


    The Guitar Man

    Who draws the crowd? (Quem atrai a multidão?)
    Who plays so loud? (Quem toca tão alto?)
    Baby it's the guitar man (Baby, é o guitarrista)

    Who's gonna steal the show (Quem roubará o show)
    You know baby it's the guitar man (Baby, você sabe que é o guitarrista)

    He can make you love he can make you cry (Ele pode lhe fazer amar, ele pode lhe fazer chorar)
    He will bring you down, He will get you high (Ele vai te botar prá baixo, Ele vai irá te animar)

    Something keeps him going, Miles and miles away (Algo o mantém seguindo, milhas e milhas além)
    To find another place to play (A procura de outro lugar para tocar)

    And night after night who treats you right (Noite após noite quem te trata bem)
    Baby it's the guitar man (Baby, é o guitarrista)

    Who's on the radio? (Quem está no radio?)
    You know baby it's the guitar man (Baby, você sabe que é o guitarrista)

    When he comes to town and you see his face (Quando ele vêm a cidade e você vê sua face)
    And you think you might like to take his place (Você pensa como seria bom estar em seu lugar)

    Something keeps him drifting miles and miles away (Algo o mantém vagando, milhas e milhas além)
    Searching for the songs to play (Procurando por canções para tocar)

    Then you listen to the music and you'd like to sing along (Então você ouve a música que gostaria cantar junto)
    And you want to get the meaning out of each and every song (E você queria conhecer o significado de cada uma das as canções)

    And you find yourself a message and some words to call your own and take 'em home (e encontrar em algumas palavras uma mensagem pra chamá-las de suas e levar embora)

    He can make you love he can get you high (Ele pode lhe fazer amar, ele irá te animar)
    He will bring you down he will make you cry (Ele vai te botar prá baixo, ele pode lhe fazer chorar)

    Something keeps him moving, But no one seems to know (Algo o mantém se movendo, mas ninguém parece saber)
    What it is that makes him go (o que é que faz ele prosseguir)

    Then the lights begin to flicker and the sound is getting dim (Em seguida as luzes começam a apagar e o som enfraquecendo)
    The voice begins to falter and the crowds are getting thin (A voz começa a faltar e a multidão a dispersar)

    But he never seems to notice he's just got to find another place to play (Mas ele nem se liga, que ele só precisa encontrar outro lugar para tocar)

    Fade away (Desvanecer)
    Got to play (Ir tocar)

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Da hora!

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig
    achei muito legal mesmo o som cara! inclusive a letra! pelo q li, a tradução é bem isso mesmo!
    só nao sei se achei muito legal pq li seu texto e agora sei q tem algo por tras dessa musica, ou se é por meritos da musica mesmo! mas uma coisa é fato, seu moleque formou uma opiniao de muito bom gosto sem depender de nenhum outro fator externo alem do q ele mesmo ouvia e julgava! esse tem futuro! meu ex professor sempre me dizia q o bom musico começa ouvindo bem, e dps tocando (e as vezes tocando mal!)...rs

    Slash Hammett
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bela música cara. Saudações a todos os "guitarreiros" do Brasil e aqui do FCC :D

    Leomju
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig
    Legal, bem ao estilo da época !

    Não tem muito a ver, mas me lembrou Simon & Garfunkel, BeeGees, etc!

    Um grande abraço Lelo!

    eo.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Muito bom! Curti o post =]

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Já ouvi muuuuuito Bread! Everytinhg I Own é um clássico!!



    Valeu!!!!

    Msess
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    auhasuhauhasuh, eu escuto isso ae des de que nasci!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia

    O Pop dos anos 60/70 era outro nível, né?...ou nós que estamos ficando velhos?

    gizvanni
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Primeira vez que vejo alguem comentando dessa musica. Escuto ela desde que nasci, por influencia do meu pai tambem. Falando nisso, alguem sabe como o guitarrista toca essa musica ?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    gizvanni

    Apenas uma Gibson Les Paul e Wah Wah (e nessa versão de studio há um overdub com uma guita em slide)

    gizvanni
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Ja imaginava, agora é só tentar tirar ela e tocar. Valeu

    MMI
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    um guitarrista simples, mas de muito bom gosto.
    Apenas uma Gibson Les Paul e Wah Wah (e nessa versão de studio há um overdub com uma guita em slide)

    Cara, tocar bem com wah wah não é tão simples... Acho que é um dos efeitos mais difíceis de se tocar (tocar bem, diga-se de passagem), não é só bombar o bicho não. Se juntar a isso um slide, aí complica muito e garanto que tem muito guitarrista que não toca isso aí não, pelo menos não vai tocar bem.

    Mas fica como uma homenagem, assim mesmo....

    Agradeço pela parte que me toca, se é que chego perto de ser um "guitar man".

    Valeu!

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Que bacana cara.
    Curto esses sons pop. :)

    E obrigado, não sou um guitar man tecnicamente ainda, mas de espírito sempre fui... o/

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    Sim, concordo plenamente....mas o "simples" aqui não é no sentido de tocar mal, "tosco" ou "bração"...rs

    É no sentido de guitarrista de banda Pop, onde a "canção" é mais importante que qualquer instrumento, onde os solos são econômicos e cuidadoso para não fugir da proposta da banda e não se destacar mais do que o necessário. Coisa de guitarrista econômico, mais preocupado com a sonoridade e timbre do que com sua performance individual.....o que, diga-se de passagem, é difícil prá caramba.


    clebergf

    Somos todos "guitar man" amigo.... amantes da guitarra!

    "guitar hero" é que é outro departamento....

    MMI
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Venho nutrindo certa admiração ao seu garoto... Baterista que te trouxe de volta a guitarra, entende de som legal, ou melhor, "da hora". Bacana o moleque, hein? Parabéns aos dois.

    Mas olha, esse tipo de guitarrista pop muitas vezes toca prá caramba e continuo achando que não tem nada de pop. Tem muita coisa que não tem nada de simples, só para o cara se limitar a tocar ao que a música pede já acho que tem muito valor. :-)

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    MMI

    Bingo!!!

    Fazer o que a música pede para fazer...conseguir deixar a música ser o "todo" e ser mais importante, do que cada instrumentista por si só!!

    Conceito oriundo da música erudita, que era muito forte nestas bandas mais antigas... e de difícil aplicação prática.

    Hoje, que os "Egos" são maiores que a arte produzida... ficou mais complicado ainda.

    Quanto meu moleque, obrigado. Eu ouço música o dia inteiro, a mãe dele também ouve boa música o tempo inteiro... foi ninado comigo cantando "mal", boas canções...rs

    Acho que ajudou...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lelo Mig: O Pop dos anos 60/70 era outro nível, né?...ou nós que estamos ficando velhos?

    Os dois! :)

    ps. a legenda em português de Everything I Own tem erros de tradução...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aos amigos!!! :) (meio desvirtuando, mas nem tanto!)

    Bom, esse é o tipo do som que eu acho incrível. Letra, interpretação, melodia. Não é a toa que Mana é uma banda fenomenal!



    Outra banda qeu não canta em inglês que eu adoro:







    I love it! :)

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Essa música Everything I Own que o Bahia postou o vídeo eu conhecia, as outras não. Tem uma rádio aqui no RJ chamada JB FM que toca muito essas músicas pop dos anos 60, 70, 80...Todos os dias eu e minha esposa colocamos o rádio para tocar nessa estação antes de dormir, hehehe. É só música boa!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia

    Também gosto de muitas canções do Maná e do Jarabe....

    "(meio desvirtuando, mas nem tanto!)"

    Engraçado, coincidência... mas o segundo álbum do Bread, o de 1971, chama-se Manna.... Tenho ele em "vinilzão"!!



    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Classic Rock (com chiado!) hehe

    Muito bom!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a The Guitar Man - Aos amigos