Minha guitarra chegou. Levei ela no Luthier para regulagem

    Autor Mensagem
    Queiroz.SP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Queiroz.SP


    Boa tarde, pessoal;

    Eu comprei minha primeira guitarra eletrica e a escolhida foi uma Yamaha Pacifica 112V.

    Ela chegou semana passada, e a primeira coisa que fiz, foi levar em um luthier para colocar cordas .10 e fazer uma regulagem.

    Ele trocou as cordas e fez regulagem no tensor, porém teve que adicionar uma segunda gaivota nas cordas D e G pois a guita estava trastejando e a gaivota das cordas B e E veio de fábrica mesmo.

    Aqui na minha cidade tem um Luthier mas ele cobra muito caro, é enrolado, e o serviço não é tão bom, então levei no Joaquim Bonutti de Orlândia-SP que é o mais recomendado daqui da região, ele cobrou 25 pela regulagem e 10 pela gaivota.

    Ele fez o certo mesmo? É realmente necessário? Não entendo quase nada ainda...

    Como posso verificar se tem problemas de entonação??

    Imagens abaixo.

    http://i1181.photobucket.com/albums/x422/QueirozSP/YamahaPAC112V_zpsec b9bf6b.jpg

    http://i1181.photobucket.com/albums/x422/QueirozSP/YamahaRattling_zpsf 9f41763.jpg

    Não entendo muito, mas acho que ele colocou muito mal as cordas.. Confiram a segunda foto acima e a gaivota adicional.

    Qualquer dica é bem vinda.

    Grande abraço,
    Queiroz

    kami_hiey_bakura
    Veterano
    # set/12
    · votar


    é creio eu que ele colocou uma gaivota maior que a outra...o certo seria ser do mesmo tamanho.

    mais não faz mal so fica feio mesmo

    gucrispim
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, seria melhor ter trazido para Ribeirão ou talvez em Franca.
    O serviço ficou esteticamente mal feito. Se está funcional eu não sei, mas com certeza do jeito que está gera um atrito desnecessario na corda que pode fazê-la desafinar ou até estourar.

    joao b.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Queiroz.SP
    Como posso verificar se tem problemas de entonação??


    Vc quer dizer "se as oitavas estão reguladas"?

    Se sim, basta plugar a guitarra em um diapasão (afinador), afinar a guitarra.

    Depois de afinada,

    Toque a corda solta
    Toque a mesma corda apertada na casa nº 12 do braço da guitarra

    Se as duas notas soarem iguais, isto é, afinadas (tanto com a corda solta quanto com a corda presa na casa nº 12), então está tudo certo.
    Se não forem iguais, as oitavas não estão devidamente reguladas.

    Lembre-se, é preciso fazer o procedimento com todas as cordas!


    Sobre a gaivota, pelo visto é só uma questao de estética, desde que ela corrija o problema (trastejamento) ta tudo certo.



    E parabéns pela aquisição, nunca experiementei uma dessas, mas além de bonita, parece ser uma boa guitarra.

    Leomju
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Queiroz.SP
    Bom, realmente a estética ficou comprometida, as gaivotas não são apenas para evitar trastejamento, a meu ver, elas aliviam um pouco a tensão da tarracha, uma vez que ajudam a "carregar um pouco do fardo"!
    Achei legal ele ter posto a gaivota, uma vez que a Corda D, é campeã em desafinação, em guitarras neste nível de preço.

    Mas realmente ficou mais ou menos por causa do tamanho da gaivota...

    Quanto aos preços acho que estão bons... os luthiers daqui não regulam uma guitarra por menos de R$ 60,00.

    Valeu grande, espero ter ajudado.

    Um abraço!

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Olha, se o problema for corrigido, beleza, o mais importante é isso. mas não leva a mal não, ficou muito mal feita essa parada aí. Tudo bem, pode ser só o fator estético, mas mesmo assim. Ficou com cara de gambiarra, na minha opinião.

    Geralmente o luthier é um cara cuidadoso nos detalhes, esse daí pelo visto não se preocupou com isso. A guitarra é nova, sei lá, acho que daria pra ele ter sido mais cuidadoso. Eu não ficaria satisfeito com esse serviço, mas também vc pagou relativamente barato em comparação a outros luthiers.

    Msess
    Veterano
    # set/12
    · votar


    o que é gaivota?

    geronimo.correa
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Msess
    É o que está com um círculo vermelho na 2a foto...

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    geronimo.correa

    Sem stress, desnecessário....

    Só comprar uma gaivota de mesma medida da outra e colocar no lugar aproveitando a mesma furação.

    Assim não ficou esteticamente perfeito, mas não compromete em nada o som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não precisava nada disso pra corrigir o trastejamento. bastava readequar a própria pestana, e, eventualmente fazer um "rebatimento" e/ou nivelamento de trastes. Ademais, colocar as cordas corretamente nas tarrachas também ajuda (no caso das cordas que apresentavam trastejamento aumentar o nº de voltas na haste).

    geronimo.correa
    Veterano
    # set/12 · Editado por: geronimo.correa
    · votar


    Lelo Mig
    Sem stress, desnecessário....

    All right

    alfacorrea
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu tenho experiência prática na colocação desta "gaivota" para reduzir o tratejamento. Esta peça também pode ser chamada de "abaixa-cordas". Em site americanos chama-se "string tree" ou "árvore da corda".

    Ocorre que o abaixa-cordas cria uma tensão para baixo antes do capotraste e por equilíbrio surge uma pequena tensão para cima nas primeiras casas da guitarra.

    Se o traste está lisinho e sem problemas de retífica, bem retinho; não vejo razão em desgastar estes primeiros trastes agressivamente logo de início.

    Da mesma forma, se o sulco da "pestana" ou "capotraste" ficou muito profundo e essa é a causa do trastejamento, seria o caso de refazer o capotraste.

    Mas, sejamos sinceros: entre colocar uma pequenina gaivotinha de R$10,00 e trocar o nut por uns R$50,00 o que vc's fariam?

    Eu faria o mesmo que o luthier fez, mas JAMAIS deixaria uma gaivotinha maior do que a outra e ainda mais uma gaivota deste tamanho, que deixa as cordas desalinhadas.

    Minha sugestão: da próxima vez que for trocar as cordas, compre uma gaivotinha do mesmo tamanho que a original e coloca no lugar da "bizarra".

    Problema resolvido.

    Abrax.

    Queiroz.SP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigado pelos comentários!!!!

    Está cada vez mais dificil encontrar luthiers de responsa aqui na minha região, vocês poderiam me indicar algum de Franca-SP ?

    Eu também acho que Luthier tem que ter cuidado com detalhes, e essas cordas parecem que foram colocadas por uma criança NMO.

    Quando eu for trocar as cordas, vou pedir para colocar uma gaivotinha menor, já que não posso deixar sem, pois ficar com um buraco no lugar seria muito pior.

    Eu fiz o teste das oitavas, tocando a corda aberta e frettando a 12th casa, mas ao meu ver está tudo OK, para ter certeza, meu professor vai vir amanhã, e peço para ele verificar para mim.

    Grande abraço,
    Queiroz

    nenemjonas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Até eu coloco cordas na guitarra melhor q esse cara.

    Olha como ta as cordas na tarracha....Putss

    Drinho
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    isso nao tem nada a ver com trastejamento, o que determina a altura da corda pra nao pegar no traste é a pestana, saddle, curvatura do tensor... e naturalmente a altura do traste também, a gaivota tá abaixo da linha da pestana, se a corda tá tensionada é fisicamente impossível que ela tenha influência nisso, tenho amigos que usam guitarra sem gaivota e funciona normal, a gaivota serve pra corda entrar reto na tarraxa e fazer tensão para que a corda já entre na pestana esticadinha, assim sendo se evita desafinação, ainda que uma boa gaivota nem nesse formato é e sim arredondado para que a corda acompanhe o fluxo de forma natural....

    nesse caso ou um dos saddles ou o slot da pestana tao abaixo do que devia ou os trastes tão mal feitos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Drinho
    se a corda tá tensionada é fisicamente impossível que ela tenha influência nisso,
    Parece que se esqueceram disso....
    É por isso que eu disse o que disse acima....
    Abç

    sandmarc
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Até eu coloco cordas na guitarra melhor q esse cara.

    Olha como ta as cordas na tarracha....Putss


    Eu não sei nem segurar uma guitarra direito... comprei uma Condor RX 30 mas ainda não iniciei as aulas. Mas comprei um jogo de cordas Elixir na semana passada e seguindo um vídeo da internet resolvi eu mesmo trocar ( conhecimento zero no assutno )...

    Ficou 1000% melhor que isso aí...

    nenemjonas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Da forma q as cordas ta na tarracha acho q vai até desafinar a guitarra,as cordas toda mal enrolada,q p*ta de luthier.

    nenemjonas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Da forma q as cordas ta na tarracha acho q vai até desafinar a guitarra,as cordas toda mal enrolada,q p*ta de luthier.

    Deiab
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Literalmente fizeram o serviço na sua guitarra.
    Já pode postar no tópico das frankensteins.

    Drinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Que servicinho sem vergonha hein.... luthier bom se conta nos dedos mesmo

    brandfbr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Gente, vamo com calma também...

    Eu concordo que o serviço do luthier foi mal feito e que essa não era a maneira de resolver o trastejamento. Também acho que é importante que o mais novo dono da guitarra saiba disso...

    Agora, o cara acabou de comprar a primeira guitarra, não tem luthier próximo dele e já tão dizendo que a guita do cara ficou horrível, etc...

    O string tree ficou estranho? Sim, mas é algo reversível, o problema do trastejamento se continuou também é fácil de resolver e foi a regularem mais barata que eu já vi na vida...

    Parabéns pela nova guita e start rockin'!

    alfacorrea
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Respeito qualquer opinião que foi colocada aqui, mas discordo de algumas.

    Eu tenho experiência própria de casos em que resolvi estes micro-trastejamento nas primeiras casas com o uso do abaixa-cordas.

    Não sei de questões físicas... Sei do que vi e do que vejo como resultado prático...

    Acrescento ainda como experiência própria, a redução do tratejamento pela mudança do carrinho da ponte. Nos carrinhos vintage, o ângulo da corda fica mais fechado do que nos carrinhos modernos.

    Na minha Fender MIJ, mantendo a mesmíssima altura das cordas, a troca do carrinho vintage pelo carrinho modern gerou um tratejamento em algumas cordas.

    Segue, abaixo, disgrama bem tosco explicando o que acontece com a corda no capotraste:

    http://i680.photobucket.com/albums/vv169/alfacorrea/Foradoabaixa-corda s.gif

    Em linhas mais grosseiras, vc pode até verificar este acontecimento apertando a corda "mizona" bem antes do capotraste. Ainda que milimetricamente, dá pra ver que a corda dá uma levantadinha no primeiro traste quando se faz uma pressão antes do capo.

    Observe que estamos falando de cordas mais rígidas, Mi, Lá e Ré, que são encapadas e consequentemente mais rígidas. Nas cordas mais finas, por serem bem mais maleáveis, este desequilíbrio não ocorre.

    Mas, de qq forma, deixe estar, pode ser que estes eventos só aconteçam comigo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/12
    · votar


    alfacorrea
    Eventualmente esse fenômeno que vc descreve pode ocorrer em função do angulo do sulco da pestana. Se ele estiver reto (em relação à escala), a pressão do "abaixa-cordas" fará com que a corda "levante" milimétricamente no fim do sulco, e, em alguns casos, fazendo o trastejamento nas 1ªs casas das cordas bordões minimizar ou desaparecer.
    Porém, isso não é o correto, pois o ideal é a corda "sair" do sulco "direto".
    Veja bem, isso é um "cenário ideal", e pode não ocorrer em todas as guitarras. às vezes a própria pestana está baixa demais (que é o "cenário" mais comum), ocasionando o trastejamento, portanto, não é a presença do "abaixa-cordas" que o eliminará, mas apenas a readequação da pestana.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha guitarra chegou. Levei ela no Luthier para regulagem