Regulagem de guitarra by Gustavo Guerra

    Autor Mensagem
    Shapu
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Shapu


    Bom pessoal, vi esse vídeo do Gustavo Guerra, creio que vai ajudar a muitos. Se trata da regulagem de guitarras. Nesse video ele trata de retifica de trastes, regulagem de tensor e tudo mais, ta muito bom o video.

    http://www.youtube.com/watch?v=D431X7NVhH8&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=8CLajY0TdC0&feature=relmfu

    Espero que ajude alguem :D.

    mvtguns
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shapu
    Vixi mano! BOM PRA CARAMBA O VÍDEO!!! Bem explicativo mesmo!
    Abraço.

    Shapu
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shapu
    Vixi mano! BOM PRA CARAMBA O VÍDEO!!! Bem explicativo mesmo!
    Abraço.


    Sim sim, muito bom esses videos do Gustavo, creio que alguns ja viram ele, mas por via das dúvidas coloquei pois certamente muita gente não viu e ajuda muito.

    Hammer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Muito bom esses video!

    juninholiveira
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Muito bom o video!

    Guinervauscko
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Esses caras que ajudam a gente assim merecem uma estátua. Cardan, Gustavo, tem um monte deles por aí. E ainda bem que tem

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Guinervauscko
    Esses caras que ajudam a gente assim merecem uma estátua. Cardan, Gustavo, tem um monte deles por aí. E ainda bem que tem

    Concordo cara, aqui no FCC tem muita gente com esse intuito.

    - Sader -
    Veterano
    # out/12 · Editado por: - Sader -
    · votar


    Olha o braço da minha E1 hahaha.

    dica Galera, depois do trabalho que o Gustavo e o luthier fizeram no braço da minha guitarra, ela ficou 100%

    Muito boa de tocar mesmo... é bom cuidar dos trastes

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    - Sader -

    Sério que era o braço da sua ? hahaha

    - Sader -
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Shapu

    Sim sim hahahaha, sou aluno dele... e ele acabou usando o braço dela pra fazer esse video.

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    - Sader -

    Eita, ta em boas mãos eim brother haha.

    be5
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não quero parecer do contra, mas já sendo. O vídeo não é bom, e caso alguém tente seguir o que ele passa pode ferrar com a guitarra. Gastando uma grana mto maior do que a de uma regulagem pra consertar.

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    be5

    pq diz isso? a qual parte vc se refere? eu fiz essas etapas na minha guitarra muito antes de ver o video e ta uma beleza!!

    a única coisa que eu nãog osto, é que o óleo de peroba dexa tudo melado!! haushaushaushasuh então tem que tomar cuidado pra não derramar no chão e etc.

    Ah e o pó de bombril tb cai no chão, então não va regular sua guitarra em cima da sua cama pelo amor de deus. Ou vc vai acordar todo esfolado.

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    be5

    Cite algo mais técnico pra falar que ta ruim o vídeo cara, diga o que está errado e fala isso pro - Sader -, que adorou o resultado.

    Se tiver uma explicação técnica pra dizer que ta ruim, eu adoraria saber, sério mesmo. Só não vale falar que ta ruim sem argumentos.

    Falar que pode danificar, todo mundo sabe disso, por isso sempre é recomendado levar no luthier, mas aí da uma grande ajuda.

    be5
    Veterano
    # out/12 · Editado por: be5
    · votar


    O cara não chega nem a comentar o raio da escala, passa a "lima" reto, chapado. Se a sua guitarra for uma les paul, que tem a ponte com uma curvatura, ou o raio da escala acentuado, nem bend você consegue dar mais na guitarra. Esse é um dos fatos, tem muitos outros. Esse vídeo foi muito discutido na escola em que eu estudo lutheria (B&H). Virou piada entre os professores. Não to menosprezando ninguém, só to querendo ajudar. Mais barato pagar 50, 100 reais pra regular sua guitarra, do que, no menor dos casos, ter que mandar trocar todos os trastes por causa de um vídeo que incentiva uma pessoa sem qualquer conhecimento a tentar "arrumar" a sua guitarra. Detalhe que a pessoa que vai fazer nem sabe se existe a necessidade ou não de ser arrumada, o calculo de altura dos trastes esta errado. É a mesma coisa que colocar um dono de farmácia pra fazer uma cirurgia. Se que mexer na sua guitarra, faça como eu e muitos outros, estude, vai atrás de aprender o que está fazendo, não siga tutoriais duvidosos no youtube.

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    be5

    hehe, boa opinião, concordo em partes, mas não com tudo. Não vou comentar para não gerar blá blá, cada um com a sua.

    Guinervauscko
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu nçao queria ser do contra também,as acho que o be5 tem certa razão. Eu não entendo de luthieria, mas realmente eu percebi que ele não explica por que passa a lima reta se a escala tem um raio e não é reta.

    Eu não faria isso na minha guitarra por que não entendi essa parte(que não existe e ele não explica), mas ao menos ele mostra que dá pra se fazer em casa sem ter que gastar se a pessoa não puder. Além do que eu acho que ele não faria se não soubesse fazer ou não fosse seguro o suficiente para fazer.

    Mas que faltou explicação isso é verdade. Resumindo, na dúvida eu procuraria um luthier e não me arriscaria. Isso é diferente de uma regulagem básica.

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Guinervauscko

    Como eu disse, concordo com ele nessa parte também, é algo perigoso e realmente o Gustavo nao fala do raio da escala e todos ou pelo menos a maioria de nos guitarristas sabemos que existem braços e braços, com raios diferentes.

    Agora cara, pelo amor, tem muita coisa boa aí, agora realmente fazer retifica em casa é complicado e perigoso. Mas da uma luz o video pra vc saber identificar, mas a forma de fzer realmente ta diferente de como meu luthier faz por exemplo, ele não lima tudo de uma vez assim. Mas vejamos, o do Guba ficou otimo eim, ele fez e deu certo, mas isso se trata desse tipo de braço, pergunta pro - Sader - se ele nã gostou do resultado ? :D

    Mais realmente, não vamos fazer retifca e regular tensor sem saber né, afinal isso é trabalho pra quem entende.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # out/12
    · votar


    be5

    Cara, não sou luthier, mas acredito que desse jeito ta certo sim. Como a escala tem raio e a pedra pra desgaste é reta enquanto vc esta passando ela na escala toda ela não encosta totalmente no traste apenas um pedaço do meio dela. Só se a pessoa ficar lixando só o meio dos trastes por muito tempo até eles desgastarem muito pra pedra encostar totalmente nos trastes pra ficar reto... E se a escala ficar reta fica até mais facil de dar bends... Tem guitarras que a escala é quase reta e não atrapalha os bends o problema é ficar mais curvado que a ponte aí que fica ruim...

    Abraços!

    Roy.Mustang
    Veterano
    # out/12
    · votar


    post pra assistir mais tarde

    Shapu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, não sou luthier, mas acredito que desse jeito ta certo sim. Como a escala tem raio e a pedra pra desgaste é reta enquanto vc esta passando ela na escala toda ela não encosta totalmente no traste apenas um pedaço do meio dela.

    É um bom pensamento, tive essa mesma impressão, mas não vou entrar nesses méritos, afinal os professores do nosso amigo be5 são bem fodas e acham que o video é motivo de piada, porque certamente só da forma deles é correto, acho que até trabalham pra custom da fender.

    Eu só acho engraçado, como disse várias vezes, o - Sader - é o dono do braço do video e achou que ficou perfeito e aí ? No mínimo curioso isso.

    Outro fato importante é criticar tao duro o cara, a ponto de dizer que é motivo de piada um cara com um bom conhecimento como o Gustavo, o cara ganha a vida disso, não digo luthier, mas como guitarrista e tenho certeza que ele sabe identificar se o braço ficou bom ou não.

    Mas vamos deixar pra la, confia quem quer e faz quem quer, eu não faço haha, prefiro pagar pra alguém fazer ate pra poupar trabalho e evitar acidentes de primeira viagem.

    Concordo em uns 60% com o be5, realmente falta mencionar certas coisas, mas é bom até pra estimular o pessoal a pesquisar mais sobre isso.

    Dica: Pesquisem sempre, não se basear nunca só por um video, seja de quem for, é sempre bom colher boas informações, saber filtrá-las, como o amigo disse, procure entender do assunto, seja curioso.

    - Sader -
    Veterano
    # out/12 · Editado por: - Sader -
    · votar


    Bom, como já citei anteriormente, pra mim... O braço ficou muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de guitarra by Gustavo Guerra