Improviso aleatório. Dicas?

    Autor Mensagem
    nick33omori
    Veterano
    # set/12



    Tá aí o vídeo.

    Alguma sugestão para melhorar o fraseado, fluência, etc?

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    E ai mano, blz? Bom vc ficou na mesma coisa o improviso inteiro, acabou ficando muito repetitivo e cansativo. Lembra que as notas da penta que vc, usou que pelo que eu reparei foi a de Am, stão por todo o braço e não só naquele modelo. Algo que eu curto muito é usar a segunda região da penta, que consiste em tocar a penta começando na corda lá, que nesse caso seria na casa 12. Isso ja te faz poder utilizar uma gama maior de oitavas. Fora isso, estude os 5 modelos das pentas, penta lidio, dorico, mixolidio, locrio, jonio, bom as pentas de todos os modos gregos e é claro os modos em sí. Aprenda a usar tudo e principalmente, mexer com contrastes, utilizando o braço inteiro, por exemplo, grave e agudo, rapido e devagar e por ai vai, aprenda algumas frases que geralmente são usadaas por músicos famosos e use-as e com o tempo passe a criar as suas proprias frases. Veja arpejos, campo harmonico, bom tem muita coisa para aprender, muita mesmo, estudo para a vida toda, o lance é não parar não e se desafiar sempre, treino e dedicação são fundamentais, mas vai que vai que voce está no caminho ahahhaha, boa sorte na caminhada. Abração

    nick33omori
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Filippo14
    Obrigado pelas dicas, eu vou começar a aplicá-las a partir de agora. Percebi que realmente ficou repetitivo e chato depois de algum tempo. Quando eu gravei o vídeo, eu já fiquei sentindo falta de coisas para usar nesse "solo", e agora você me mostrou exatamente. Muito obrigado!

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    nick33omori
    Nada que é isso, bons estudos. Alias, mais uma dica, algumas coisas que eu não comentei detalhadamente ai em cima. Arpejos são uma fonte "inesgotavel" de ideias. Eles podem ser aplicados em diversos modelos com sweep, tapping, salto de corda e empilhados, pelo menos eu conheço essas 4 formas de usa-los, lógico, pode-se misturar formas de usa-los e junto deles usar outras escalas e tecnicas. O que eu quero dizer é para aprende-los e saber usa-los nas horas certas e junta-los com todo o resto. Mais para frente, depois de modos gregos, quando eles estiverem bem estudados e contigo sabendo usa-los bem, passe a estudar a escala menor harmonica e aplique tudo isso que foi dito acima nela. Estude após a menor melódica, a escala alterada, a dom-dim e aprenda a tocar musicas atonais, improvisando em cima delas e sabendo sair de cada acorde, isso eu acho fundamental.

    PS: esqueci de algo importante, use a blue note e a 7M em escalas menores, não repouse nelas, mas use-as, fará uma melhora drastica no seu som

    nick33omori
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Arpeggios estão agora no meu horário de treino!

    Mais uma coisa, o que achou da ideia? Como não tinha backing track, eu tentei fazer uma dinâmica parecida com a de uma Guitar Battle(não sei se ficou aparente isso no video).

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    nick33omori
    Puts mano isso eu não reparei não, se vc quiser fazer uma onda meio assim, pelo menos para mim, eu faria assim: não poderia ser video, pois assim ja tira a ideia de que são duas pessoas, a menos que vc faca uma edição do video se duplique e sei la, inventa ai ahahhaa, se fosse uma gravação, por exemplo de blues, teria que ter um playback para ficar melhor, sem duvidas, fora isso eu separaria minhas ideias em duas, por exemplo, eu como o guitarrista 1 teria som mais aveludado e usaria mais a penta blue, numa onda mais feeling, ja o guitarrista 2 usaria uma penta dórico com blue note e 7M, usando um som mais rasgadão e com mais velocidade, frases mais rapidas, Assim talvez desse para dar uma ideia dessas, mas para um video é meio besteira tentar fazer isso, o que vc podia ter feito é mudar de tom, de local do braço, bom aplicar um contraste ou ideias diferentes que fizessem com que seu solo tivesse elementos diferentes e uma pegada mais dinamica e "exotica".

    nick33omori
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Exatamente, cara! Mas esse vídeo aí eu não tinha como fazer muita coisa e gravar em casa, não rola, meus equipos não são muito bons.

    Pra esse vídeo, eu fui pego de surpresa. Eu tava indo na loja pra comprar um jogo de cordas e algumas palhetas daí o cara já me chamou pra gravar.

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    nick33omori
    Saquei hahaha, bom é isso ai, espero que eu tenha ajudado. Abração

    carlcarl
    Veterano
    # set/12 · Editado por: carlcarl
    · votar


    nick33omori
    gostaria de acrescentar ao que foi dito pelo Filippo14,
    na hora de improvisar não da tempo pra ficar pensando qual escala devo colocar ou não colocar.
    estude muito,escute muito,observe muito.
    sem isto a teoria não vai te ajudar muito.
    pra mim o mais importante é conhecer bem o braço do instrumento(saber a localização das notas e acima de tudo ter estes sons na cabeça,antes de apoiar na nota saber que som esta emitira,com isto voce podera tocar as frases que voce quizer.
    o limite sera a tua técnica no instrumento e a tua criatividade.
    abç
    Carl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso aleatório. Dicas?