Gibson segue buscando novas alternativas, e a bola da vez é o "Granadillo".

Autor Mensagem
alfacorrea
Veterano
# set/12 · Editado por: alfacorrea
· votar


As madeiras seguem a linha da necessidade x disponibilidade. As guitarras sólidas e sua produção em escala industrial e com a sede comercial começaram por volta da década de 50, não é isso?!

Assim, quando as grandes fábricas começaram a escolher seus produtos, ao que me parece, elas escolheram o que havia no quintal destas fábricas. Nos USA tem bastante maple, acho que principalmente nas regiões frias e montanhosas, por isso a Fender mandava maple nas suas guitarras, esta madeira ficou "famosa" e todo mundo achava lindo.

O mogno é madeira que dá em tudo o quanto é lugar (acho eu) e antigamente o mogno era madeira que "dava até em árvores" e a Gibson sugava muito. Esgotou as reservas dos Estados Unidos e continuou sua saga de exploração importando de outros países.

Com a escassez e o aumento de preços, há um direcionamento para outros materiais. O jacarandá brasileiro (que fez sua fama mundial chamado de braziliam rosewood) teve sua extração proibida(acho que Gibson e PRS usaram muito este Braziliam Rosewood).

Daqui a pouco vai acabar o mogno hondurenho. O ébano já tá dando os primeiros sinais de escassez. O grande problema é que estas madeiras mais tradicionais demoram muito para reflorestar a ponto da árvore se tornar "cortável" novamente (acho eu).

Acho que uma árvore de mogno demora uns 100 anos para ficar excelente para corte (me corrijam). As florestas que a Gibson dilapidou na década de 50, 60 e 70 ainda nem começaram a dar novos frutos.

A nossa garação e a proxima verão este efeito.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MauricioBahia

OK! Ele tem grana pra bancar, que compre. Eu acho que se você tem grana, que use da maneira que achar melhor, mas também não posso concordar que isso seja um "fim" e promover esse tipo de gasto aqui no FCC. Não, equipo é um meio que você tem pra fazer música.

Realmente, o cara tem que ter noção de que equipamento bom não faz milagres, apenas isso não basta. Ter uma boa guitarra, um bom amp e bons pedais é bacana, mas não é o essencial.

Dependendo da proposta e intenção do cara com a guitarra não precisa ser nenhum virtuose também, mas ter equipamentos top e não saber nada é no mínimo estranho...Mesma coisa vc ter uma Ferrari na garagem e não saber dirigir, hehehe. Mas, cada um com seu cada um né.

Lelo Mig

Para tentar se safar, o cara que foi preso deve ter alegado que essa guitarra era do Clapton, e que ele gravou a música Cocaine com ela, hehehehe.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


Kkkkkkkk......

Koisas do FCC....!!!! Falou-se de tudo, mas do Granadillo só lá na 1ª página!!!!

Daqui a pouco vai virar Feeling x Técnica, aí entra Malmsteen, Slash, discussões acaloradas e BAN!!!!!

Minha Tagima tem corpo em Marupá, Braço em Marfim e Escala em Pau Ferro e soa como uma strato (ou quase). E quem falar que não, vai ter que conversar com meu punho esquerdo!!!! (hehehe).

Mas e se colocar um rot rail na Ponte????

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Jinkxs

Koisas do FCC....!!!! Falou-se de tudo, mas do Granadillo só lá na 1ª página!!!!

É mesmo, o maple torrou, a calcinha rasgou....e o tópico virou esse samba do crioulo doido, hehehehe. Mas só tem gente boa e bem informada postando aí, o tópico ainda não está perdido! kkkkk. É porque também ainda não se tem muita informação sobre o Granadillo, mas as especulações e os disse-me-disse eu já esperava que rolasse mesmo, hehe.

PEMAMETAL
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
renatocaster

Hahahaha o negocio desvirtuou mesmo. A ultima vez que comentei ainda tava na pagina 2, quando coloquei o video do Rob Chapers tocando com a Classic Custom com baked maple, o negocio rodou, rodou e ninguem concluiu nada.
Resumindo, vamos experimentar as guitarras com as novas madeiras antes de condena-las. Sobre o Granadillo, não posso emitir opinião, mas minha experiencia com o Baked Maple e o video do Chappers me levaram a concluir que o Baked Maple é muuuito interessante, muito mesmo.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Jinkxs

Concordo com você, o tópico desvirtuou, mas era de se esperar.

Eu ainda acho, desculpe às exceções, que a grande maioria entende tanto madeira, quanto de física quântica.

Então, entram os puristas, que qualquer madeira que não seja o mogmo, no caso de Gibsons, o cara fala que não presta, mas o máximo que ele já lidou com madeiras foi para fazer a casinha do cachorro.

Nós, guitarristas, só vamos poder saber se o Granadillo é legal, se pegar uma guitarra dessas na mão e tocar, sem preconceito.

O resto é balela, especulação.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Um aviso da Gibson sobre as trocas de madeira, daqueles de letra miúda, lá no final da página, que ninguém lê, hehehehe.

In order to continually improve the design, quality and performance of our instruments and to make use of the best materials at all times, Gibson reserves the right to change specifications without notice. Additionally, because Gibson brand guitars are handcrafted, it is normal for wood grains, finishes and some measurements to vary from those listed on this Web site. As always, the prices listed are the Manufacturer’s Suggested Retail Price. Please contact an authorized Gibson dealer in your area for the most current pricing.

Os modelos, de acordo com o site, que já estão saindo com escala em granadillo:

Gibson USA Les Paul Studio 2012
Gibson Les Paul Studio Swamp Ash
Gibson SG Special
Gibson Nighthawk Standard 2010
Gibson Nighthawk 2011
Gibson 335-S
Gibson Moderne
Gibson Billie Joe Armstrong Les Paul Junior

Basicamente, em modelos mais baratos, de entrada. Tendência normal até aí.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster
PEMAMETAL

Desvirtuamentos à parte, rolou sim bastante informação de gente embasada.

No final, gente inteligente, com capacidade de discernimento, não vai ficar alimentando neuras com relação à madeiras, torradas ou não.... É natural que outras opções apareçam. Então, vamos fazer música e deixar isso pros Erick Johnsons da vida.

Bigtransa
Veterano
# set/12
· votar


Para quem não sabe, as Les Pauls foram inventadas com o objetivo de servirem a músicos de jazz (que tocavam quase sempre sentados). Com o tempo os guitarristas passaram a tocar quase que exclusivamente em pé, o que fazia com que músicos de bagos grandes, como eu, sentissem uma enorme dificuldade em empunhar uma les paul. Em consequência disso, a marca acabou perdendo espaço para a fender, que fazia instrumentos mais leves e permitia que quem a empunhasse acomodasse a pélvis na cavidade das molas. A história do instrumento é repleta destes pequenos exemplos...

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Por isso que citei as madeiras da minha Tagima.... que muita gente torçe o nariz.... mas eu curto o som dela. Tô com a bixinha desde 2007 e gosto do conforto, da tocabilidade e do timbre estaladão. Uso ela no clean, com no máximo um crunchzinho, e exploro bastante as posições 2 e 4, com aquele twang característico. Existem zilhões de guitarras melhores, mas e daí???? Ela atende minhas necessidades.

Também tenho uma Epipoca Custom Black que uso com distorção.

Apenas tenho vontade de colocar um rot rails na ponte da minha Tagima pra deixar ela turbinada. Com certeza, uma troca desse tipo vai influir mais no timbre do que a madeira da escala..... hehehehe....

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Continuo felizão com minha Gibby de bracinho torrado, simplória e eficiente, além de estar com uma puta hiper mega GAS nessas 70's Tribute com mini rumbúqui. Pegando essa, vou atrás de uma 50's Tribute com p90 e aí completo minha coleção Tostines. Vou ter vários timbres "crunch" (hã hã, pescou?). E o mais importante de tudo: sem rasgar a carçola...

edalko
Veterano
# set/12
· votar


Nova foto de onde a Gibson tira as novas madeiras da escala:

Baked Maple

astrataranis
Veterano
# set/12
· votar


ai vem a fatidica pergunta:

mas se gibson é um sonho e tem as madeiras X Y Z, agora que nao tem mais X nem Y nem Z e ainda tem cavidade pra td q eh lado,. Ainda é uma gibson?

vale a pena ter uma gibson sem som de gibson, com preco de gibson e madeiras de tonante torrada?

ou pior ainda....
PRA QUE TER uma guitarra que NAO é a guitarra? Apenas tem o nome dela? Pq no fim, é isso mesmo, uma gibson que nao tem X y Z madeiras nao é uma gibson é só uma outra guitarra com logo gibson e fabricada na mesma fabrica.

(sem querer desmerecer as tostines, se me derem eu aceito)

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Jimi Hendrix não acharia graça nenhuma nesse Baked Maple. Que graça tem tocar com uma guitarra que já vem com madeira queimada de fábrica? O barato da parada é tacar fogo e queimar na hora! \m/

Acho que a Fender vai entrar na concorrência e vai lançar o Hendrix's Toasted Maple Woodstock Tribute :)

Led Zé

E o mais importante de tudo: sem rasgar a carçola...

Wando aprova este post! o/

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


astrataranis
mas se gibson é um sonho e tem as madeiras X Y Z, agora que nao tem mais X nem Y nem Z e ainda tem cavidade pra td q eh lado,.
Cara, existem vários tipos de Gibsons. Não existe só no mesmo formato nem com as mesmas madeiras. Tem firebird, Sg, Lp, etc...Existe com e sem tampo de maple, escala de ébano , rosewood e outras, chambered, weght relief, maciças. Existem várias captações diferentes para o mesmo modelo. Isso é muito relativo: "som de Gibson". Não existe isso. Até guitarras iguais soam diferentes. E é claro que continua sendo uma Gibson, feitas com o mesmo cuidado e qualidade que lhe é de costume. Porque mesmo os modelos mais baratos, são instrumentos de qualidade. E não se paga a mais por eles. As Gibsons de enrada são do mesmo preço de uma LTD mais bacana (por volta dos 850 dolares).Se você quer as madeiras tal , escolha o modelo que tem essas madeiras . Existem várias opções.

Abixibarraba
Veterano
# set/12
· votar


O cara acham que madeira so serve para fazer guitarra, acho que o mercado de instrumentos musicais não consomem nem 5% de toda madeira nobre cortada.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Esse papo sobre "Baked Maple" tá me dando fome!

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MauricioBahia

Esse papo sobre "Baked Maple" tá me dando fome!

Bateu uma "larica"???

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Uma verdade revelada:

Jimi Hendrix não GOSTAVA das escalas da Fender!!

Ele preferia as "Baked Mapple", este vídeo "ultra secreto" comprova e mostra ele mesmo tostando a escala para ficarem melhores.

"Vídeo não recomendado para os puristas"



conandrade
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Já ouvi falarem - e gostaria de lembrar a fonte desta informação - de que Jimi curtia as Stratocaster mais para fazer shows/performances do que como "O" instrumento predileto. Algum cupim dentro do meu cérebro está correndo minha massa cinzenta atrás da informação da fonte, pqp., ta brabo.

Talvez no Making Of Electric Ladyland... talvez... enfim... acho que sim, pois neste mesmo álbum, tem diversas gravações que, de fato, não são somente de Stratocaster. Até baixo que não é baixo! :)

Mas voltando ao Granadillo...
hehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


conandrade: Já ouvi falarem - e gostaria de lembrar a fonte desta informação - de que Jimi curtia as Stratocaster mais para fazer shows/performances do que como "O" instrumento predileto.

Esse tópico é uma verdadeira aula (com destaque pras postagens do nichendrix) e fala bastante sobre isso:

Gibson signature Hendrix? Sem comentários!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217426/

Abs

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster
MMI

Vocês citaram a Steinberg... por coincidência estava vendo uns vídeos do Johnny Winter e achei este.

Como devem saber, ele ficou 15 anos sem ficar de pé (a heroína é foda mesmo), mas se levantou ano passado, debilitado, mas ainda assim é o "Tornado do Texas"...

Esta usando um modelo similar a Steinberg (não sei que guitarra é), deve ser por conta do peso.




Obs: Me chamou a atenção que ele não esta usando o mindinho...

brunolegionario
Veterano
# set/12
· votar


"Incrível como essa guitarra ruim paga meu aluguel até hoje!"


kkkkkkk

MMI
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

A guitarra do J. Winter é uma Erlewine Laser Guitar.

Putz, to cansado pra caramba, longe de casa...

Abç

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


MMI

Valeu mesmo...essa, confesso, nunca tinha visto, vivendo e aprendendo....

Olhando "olhar não paga nada" parece bem interessante e bem construída...

vou pesquisar sobre ela.

Grato!

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MMI

Caramba, essa é muito bacana, hein? Estilosa, ponte legal, 24 casas...dá pra fritar e tudo com essa belezinha aí, hehehehe. Eu gosto quando o captador do braço está assim, localizado bem perto do braço mesmo, praticamente colado.

Putz, to cansado pra caramba, longe de casa...

É mesmo? O bicho pegou aí no trampo? E aquela viagem? Rolou, está rolando, vai rolar ou não vai rolar mais?

Abs

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


ele ficou 15 anos sem ficar de pé (a heroína é foda mesmo)

Na verdade não foi por causa da heroína cara, foi por causa dos remédios da desintoxicação alcoólica que o ex-empresário dele entupia o JW deles pra poder tomar as decisões, a.k.a. roubar.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


d.u.n.h.a.

Sim, mas eu li uma entrevista com o Johnny, à pouco tempo, onde ele fala abertamente sobre este assunto.

Diferente de muitos de sua geração, que saíram do vício ainda nos anos 70 mesmo no máximo 80 (vide Eric Clapton), JW não conseguiu sair do buraco.

Seu histórico de alcoolismo e vício em heroína vem desde jovem até há pouco tempo. Ou seja, não deixa de ser consequência de sua dependência.

Nem sei como o cara aguentou tanto tempo...

Aqui os dois irmãos "albinos" e talentosos...



MMI
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

Pesquisa lá, Erlewine Guitars. Eu achava que era do Dan Erlewine, que faz vídeos e tem parceria com a Stew Mac, mas não é não...

renatocaster

Estou na gringolândia, no fim do mundo...

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MMI

Estou na gringolândia, no fim do mundo...

Hum...Diga a Scarlett Johansson que eu mandei um beijão pra ela! o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson segue buscando novas alternativas, e a bola da vez é o "Granadillo".