Como Regular Guitarra - Vídeo Explicativo

Autor Mensagem
Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Alguém aqui já tentou regular a guitarra depois de ver o vídeo e deu certo? Conte aqui como foi!

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Eu só vou regular geral mesmo depois que eu trocar as cordas e mudar a afinação. Estou querendo afinar grave. Talvez C ou C# e colocar umas cordas 0,12. Prometo que quando eu fizer eu respondo o tópico aqui e digo se deu certo.

Drinho
Veterano
# set/12
· votar


Nada substitui o bom e velho Luthier

Claro que substitui, o bom e velho DONO que se esforçou em conhecer a anatomia de seu instrumento e aprender a fazer, eu sei mais do que qualquer luthier a altura que quero pras minhas cordas....

geralmente quando neguinho chega perguntando como regular tensor vem um zilhão de pessoas mandando ir em luthier

isso devia ser quebrado, não desmerecendo os profissionais da luthieria mas po... é um toco de ferro com parafuso que vai pra frente e pra trás... o negócio não é feito de açucar

me chamarão de anti-etico pq não é conveniente comentar um preço justo

Ética e Bolso são palavras que não combinam....

Tem que se dividir informações sim, o mercado é grande, a concorrência é grande, dinheiro não é fácil pra ninguém, nem pro luthier nem pro guitarrista....

Rednef2
Veterano
# set/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Quando eu tiver ajustando o tensor eu tenho que ficar afinando a guitarra a cada vez que afrouxar/apertar o tensor?

Cardan.Avelar
Veterano
# out/12
· votar


Rednef2

Quando eu tiver ajustando o tensor eu tenho que ficar afinando a guitarra a cada vez que afrouxar/apertar o tensor?


Sim, porque qq variação no tensor varia a afinação e vice-versa. Ninguém quer ajustar o tensor na medida certa para a afinação errada.

inExperienced
Veterano
# out/12
· votar


Marcado

derek_70
Veterano
# out/12 · Editado por: derek_70
· votar


Ter uma guitarra e não saber regulagem básica é como ter um carro e não saber trocar o pneu ou verificar o nível de óleo.

Eu vejo cara investindo um dinheirão em fender e gibson e tem medo até de apertar um parafuso na guitarra, leva em luthier até pra trocar cordas.

Parabéns pelo vídeo cara, esta adicionado aqui.

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


Eu preciso fazer uma pergunta ao Cardan ou a qualquer um dos usuários que souber e se dispor a responder.
É o seguinte, minha guitarra começou a trastejar ao ponto de aparecer este trastejamento ligada no amplificador.

O que eu gostaria de saber é o seguinte: eu posso fazer a regulagem de tensor com a ponte floyd rose regulada(nivelada) do jeito que você ensina no vídeo??? Provavelmente eu terei que afinar e oitavar novamente até certo???

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


UP, help me, please ↑

Luke Strat
Veterano
# out/12
· votar


Legal o video cara, realmente, creio que a maioria da galera precisa perder o medo de seus instrumentos, dominar um instrumento não é só tocar.. se fizer cagada, normal, aprende e arruma de novo, na vida é assim mesmo, aquele velho clichê "é errando que se aprende", se aplica bem aqui nesse tópico.
Parabéns pelo video
Abraço

Luke Strat
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko
Cara, em que região do braço a sua guitar está trastejando? quais cordas em específico?

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Otimo video, me ajudou pouco, pq tudo q ele falou ja conhecia, mas serviu para reforçar, muito bom mesmo. Vídeos assim ajudam muito cara e é pra negada parar de viadagem e ver que floyd não tem essa frescura toda. Esses ajustes que eles mostra, pode sim ser feitos sem maiores problemas em casa. A parte do tensor, só requer cuidado. Não tem muito segredo nisso.

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


Luke Strat

Minha guitarra trasteja mais os bordões, a corda E(6ª) trasteja solta no quarto traste a corda G(4ª) também trasteja solta na mesma região. As demais cordas trastejam segurando na 1ª casa no quinto traste.
Eu não notei torção no braço, se é que dá pra perceber isso com as cordas colocadas. A ponte está alta o suficiente pra ver o nivelamento da Floyd em relação ao corpo.

Será que o Nut da minha guitarra é muito baixo???

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

Cara pode ser traste desnivelado, tenta retirar as cordas da guitarra e mete uma regua de ponta a ponta na guitarra ou mesmo em partes e ve se ela levanta em alguma parte.

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


Shapu
Caso seja isso, só luthier pra arrumar mesmo?

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

É o mais indicado, pois provavelmente vai fazer retifica nos trastes. Tem quanto tempo que você não leva sua guitarra a um luthier pra regulagens ? Ja fez retifica alguma vez nos trastes ?

Ah, posta sua duvida la com o Bertola, ele vai poder te responder melhor, mas provavelmente vai te indicar a levar no luthier pra resolver isso, e é algo barato cara, né caro não.

Bolívar
Veterano
# out/12
· votar


Regulagem é uma coisa pessoal, vc pode levar pro luthier, mas ele vai deixar do jeito dele, se vc souber regular vc deixa do seu jeito.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Bolívar

Concordo, eu mesmo regulo a minha toda, so nao arrisco muito em faze retifica nos trastes:D

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


O problema é que eu nunca levei minha guitarra a um luthier pois ela é nova, tenho a apenas uns 5 meses. Aprendi a regular a altura(nivelamento) da ponte Floyd Rose e a oitavar e nunca aprendi a fazer regulagem de tensor. Não como o Cardan mostra no vídeo. Eu até comprei a tal da lâmina de calibre pois o vídeo dele foi bem explicativo e me fez desencanar sobre mexer no tensor, mas eu resolvi não mexer por que queria mudar a afinação para C ou C# aí eu faria a regulagem geral mesmo, colocaria um encordoamento 0.11, só que a bendita resolveu começar a trastejar e eu não sei o que fazer.

Se eu tiver que levar a um luthier eu gostaria de fazer isso quando eu tiver comprado uma Floyd de boa qualidade, pois assim faria tudo que precisa ser feito e arruma isso de uma vez, aí já afinava nesse tom mais grave e arrumava os trastes caso precise mesmo.

Eu ainda to mei perdido, to achando que pela mudança brusca do clima que ela começou a trastejar. Há um mês atras estava frio pra cacete, agora tá bem quente por aqui e diz que o frio e o calor influência na madeira, talvez seja só isso e um ajuste no tensor já baste.

Só mais uma coisa Shapu. Retirando as cordas o braço provavelmente vai ceder certo? Sendo assim os trastes do meio do braço ficarão mais altos. Então tirando as cordas eu tenho que mexer no tensor pra deixar o braço reto e depois colocar a régua??? Pois pela lógica eu não vi muito sentido na sua sugestão sem fazer isso... de qualquer maneira valeu a dica. Bendito fórum!

Cardan.Avelar
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

Cara, para resumir tudo, vou dar um conselho.
Sua guitarra parece que está tão desregulada, que ao invés de descobrir o que está causando o trastejamento, é melhor vc seguir passo a passo na ordem que eu disse no vídeo, e deixando nas medidas padrões.

Se isso não resolver, alguma coisa pode estar errada, tipo:

- Trastes mal colocados necessitando de nivelamento
- Nut muito baixo
- Ponte com problemas
- Braço torcido
- e talvez outros, e até mais de um desses ao mesmo tempo.

Comprar guitarra nova não quer dizer nada, até Fender sai com problemas de fábrica (lógico que em menor proporção)

Se depois de regular tudo não resolver, sem dúvida leve ao luthier, porque não dá para ficar tocando em uma guitarra desse jeito né?

Abraços.

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

cara teu problema n é cordas muito frouxas n?, se vc regulou o tensor como mostra o vídeo e ta trastejando provavelmente é pq sua cordas tão muito frouxas, qual calibre e em qual afinação ta sua guitarra?

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

Sim, se tem que regular o tensor hehe, o Gustavo guerra tem um video que fala sobre isso, da uma olhada. Mas cara guitarra nova geralmente é desregulada nisso, leva no luthier que é coisa barata isso, é sempre recomendado levar a guitarra no luthier assim que compra.

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


Krixzy

Minha guitarra está afinada em D(ré) com cordas 0.10. Não está muito frouxa não. Quando estava em Eb(mi bemol) é lógico que tava mais firme e tal, mas não alterou tanto não, aliás está mais confortável pra tocar, exige menos força pra tocar palhetando só para baixo por exemplo.

Cardan.Avelar

Bom, valeu as dicas aí, mas será que vale a pena regular passo a passo como você mostra com as cordas já tão usadas? Não seria melhor trocar as cordas e aí sim seguir o passo a passo? Só mais uma coisa, caso eu resolva colocar cordas 0.11 na próxima troca devo usar uma lâmina maior pra regular o tensor?? A 0.30mm por exemplo.

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko

tenta afinar ela em E e ver se para de trastejar, geralmente a galera usa 0.11 pra tocar em D, eu uso 0.10 mas é em drop D, só de curiosidade, quantos centímetros ta a corda mizona do 12º traste?

Guinervauscko
Veterano
# out/12
· votar


krixzy
Centímetros??? Você quis dizer milímetros certo? Tá uns 2mm e meio.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/12
· votar


Cardan.Avelar

Boa noite, amigo.

Em primeiríssimo lugar, parabéns mesmo pelo tópico. Já salvei no favoritos e acredito que o trabalho de regulagem já dá para fazer por conta (a média de preço de onde moro, seja para fixa ou Floyd, gira em torno de R$85,00),

Tenho uma dúvida: acabei de adquirir um violão de 12 cordas. Paguei R$50,00 para baixar as cordas, porém, não ficou satisfatório. Gostaria de baixar ainda mais. As dicas que você dá servem também para o violão ou você não recomendaria mexer no tensor dele?

Muito obrigado!


Kleber Blacklock

Cardan.Avelar
Veterano
# out/12
· votar


Kleber Blacklock

Tenho uma dúvida: acabei de adquirir um violão de 12 cordas. Paguei R$50,00 para baixar as cordas, porém, não ficou satisfatório. Gostaria de baixar ainda mais. As dicas que você dá servem também para o violão ou você não recomendaria mexer no tensor dele?

Que violão que é? Dependendo da marca, modelo e valor do violão, nunca ficá tão satisfatório como uma guitarra. Alguns violões vem com um braço irregular que não possibilitam usar uma ação tão baixa. Outra coisa é que é normal a ação do violão ser maior que da guitarra, e isso porque na maioria das vezes a gente toca mais forte (com mais intensidade, dinâmica) o violão do que a guitarra. Em relação ao tensor, ele é responsável também pela ação da corda, porém mais incisivamente no meio do braço. Porém o ajuste regulável de ação não deve ser pelo tensor, e sim pelo capotraste e mais ainda pelo rastilho. O tensor serve só para ajustar o movimento elíptico da corda ao braço para não ocorrer trastejamento. Só mexa no tensor se estiver fora da medida padrão dita no vídeo. Para ajustar a altura da corda, deverá trocar o rastilho ou lixar a base dele, porém pode ser que chegue num ponto que só conseguirá prosseguir se alinhar a altura dos trastes (retífica) e até mesmo plainar a escala do instrumento. Quando falo em trastes e escala, isso somente se precisar, pois em muitos casos já está tudo ok.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/12
· votar


Cardan.Avelar
O violão que adquiri é um Eagle CH 888E12, conforme link abaixo:

http://www.eagle.com.br/e_detprod_cordas.asp?txtID=17

Por hora, muito obrigado pelo retorno!

Abração!


Kleber Blacklock

Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


O que seria "1/4 de volta"?

raphael.rui
Veterano
# mar/13
· votar


Rednef2

é um quarto uma volta inteira uai rs. como explicar isso kkkk
gira 90°.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Regular Guitarra - Vídeo Explicativo