Help !!!!!!

    Autor Mensagem
    Bruno_da_tonante_azul
    Veterano
    # jan/04


    Ae pessoal, eu toco guitarra faz um ano e alguns meses e durante este um ano eu fiz curso, neste curso eu aprendi mesmo as cifras e peguei agilidade mas não sei escalas, não sei as notas do braço da guitarra e queria aprender mas não sei por onde começo e nem onde procurar.
    O que vcs recomendam ?
    Pois assim eu nunca vou conseguir improvisar meus próprios solos e nem músicas.
    ME AJUDEM !!!!!!!!

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Dave Murray
    · votar


    se quiser saber as notas no braço:

    corda 1 solta: E
    corda 2 solta: B
    corda 3 solta: G
    corda 4 solta: D
    corda 5 solta: A
    corda 6 solta: E

    agora vc sabendo disso, passa para a casa da frente...mas sabendo os intervalos entre as notas: ( os numeros entre [] sao o numero de tons de uma nota pra outra...

    C [1] D [1] E [½] F [1] G [1] A [1] B [½] C

    sabendo q cada casa representa ½ tom vc vai descobrindo as notas.. intao, agora por exemplo, primeira corda solta = E... se de E pra F tem ½ tom, intao a PRIMEIRA CASA da primeira corda eh FA.. se de F pra G tem 1 tom (1 tom = 2 casas) intao a TERCEIRA CASA da primeira corda eh G (no caso a segunda casa seria F#)... e por ai vai.. vc pega a nota da corda solta e vai contando... =] com o tempo vai ser automatico...

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    agora as escalas...

    Bruno_da_tonante_azul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ae Dave Murray, pode continua cara que estou atento !!!

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Dave Murray
    · votar


    agora q vc jah sabe como identificar as notas no braço, eh mais facil saber escalas...

    começando com uma exemplo... as notas da escala natural maior de DO sao: C D E F G A B.. ou seja, essas sao as notas q irao compor a escala natural maior de DO, podendo ser tocda qualquer casa q seja alguma dessas notas...
    sabendo q a escala eh formada por essas notas, vc as identifica no braço e vai formando "desenhos" no braço...

    Ex. em Do Maior:



    <pre>
    E ---5---7-8--
    B ---5-6---8--
    G -4-5---7----
    D ---5---7----
    A ---5---7-8--
    E ---5---7-8--
    </pre>
    .
    isso ae eh um exemplo de desenho da escala no braço...
    pra vc saber as notas de outros toms, eh soh vc pegar essas notas de C eh eleva-las tantos tons ateh chegar onde vc quer... por exemplo, vc quer as notas de D.. ( C pra D = 1 tom) entao vc pega as notas de C e eleva todas elas em 1 tom.

    Ex:

    Natural Maior de C = C D E F G A B
    Natural Maior de D = D E F# G A B C#

    agora se vc quiser saber as de E, eh soh ver as de D e elevar 1 tom.. mas nao esquece q de E pra F / B pra C tem ½ tom...

    isso ai eh pra escalas naturais MAIORES.. se vc souber elas, eutomaticamente vc sabe as MENORES naturais... pq? por causa das chamadas RELATIVAS... o 6º grau de uma nota eh a sua relativa menor... Ex: relativa de DO MAIOR = LA MENOR... portanto a escala MAIOR de DO eh exatamente igual a escala MENOR de LA... entendeu ?

    Relativas:

    C ---------- Am
    C# --------- A#m
    D ---------- Bm
    D# --------- Cm
    E ---------- C#m
    F ---------- Dm
    F# --------- D#m
    G ---------- Em
    G# --------- Fm
    A ---------- F#m
    A# --------- Gm
    B ---------- G#m

    agora existem variaçoes da escala natural menor.. q sao a MENOR HARMONICA e MENOR MELODICA... pra forma-las eh simples... vc pega a MENOR NATURAL, e:

    Menor Harmonica: Eleva o 7º grau em ½ tom
    Menor Melodica: Eleva o 6º e 7º graus em ½ tom

    Ex.

    Natural Menor de A: A B C D E F G
    Menor Harmonica: A B C D E F G#
    Menor Melodica: A B C D E F# G#

    e assim vai... nao eh tao complicado quanto parece...
    qualquer coisa q vc nao entedner posta ai.. =]

    Bruno_da_tonante_azul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    E como mesclar estas escalas para formar um solo, sei lá, uma musica ?

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    vc vai utilizar a mesma escala, mas pode variar o local do braço q as notas se econtram... tpw, vai vendo onde se econtram cada nota no braço... ex. Do maior... C D E F G A B... descobre onde fica essas notas no braço todo.. com isso vc vai formar esses desenhos q eu disse ali em cima... i avc pode usar qualquer um deles da forma q vc quiser... junta os desenhos... qualquer coisa q vier na tua cabeça. hehe

    Bruno_da_tonante_azul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu heim
    Dave Murray, mas outra pergunta, como saber onde por hamer on, pull-of, vibrato, bend essas coisas ?

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Bruno_da_tonante_azul
    é so vc usar a escala em q estiver a musica... po r ex .. se a musica for em C .. ai vc usa a escala de C pra improvisar.. ou seja .. faz um solo soh com notas sem acidentes... poe usar qualquer nota da escala e por qto tempo quiser.

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Bruno_da_tonante_azul
    vc poem onde vc achar q encaixa melhor com o som q vc quer fazer... mas tocando soh nas notas q pertencem aquelas escala... por exemplo.. veh esse desenho q eu fiz ali da Natural Maior de C:


    E ---5---7-8--
    B ---5-6---8--
    G -4-5---7----
    D ---5---7----
    A ---5---7-8--
    E ---5---7-8--

    .
    soh usando esse desenho jah da pra fazer muitas coisas...
    tpw:



    E ---5h8p5h7p5---5-8p7p5-------------------
    B -8-----------8---------8p6p5-------------
    G -----------------------------7br-5/4h5~--
    D -----------------------------------------
    A -----------------------------------------
    E -----------------------------------------

    .
    h = hammer on
    p = pull off
    br = rebend
    / = slide

    e assim vc vai criando frases... solta a imaginaçao ae =]

    Bruno_da_tonante_azul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dave Murraybrigadão quando eu ficar famoso vou compor um solo pra vc beleza ?

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Bruno_da_tonante_azul
    UHeuhAUEhuaHEuhAEhuaheA tah blz... mas se vc usar a frase a eu passei ali em cima vou te processar por direitos autorais... heheh :P zuera...

    LocoLive
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dave Murray
    ae dave ensinando os maluco mto bem!

    faz uma apostila ou um metodo aehuaeuhauhe

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dave Murray
    ow,essa escala q ce boto ae num é de A não?
    eu to aprendendo também,ae c vc num tiver muito cansado exprica ae.... :P

    chromo6
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kirk Malmsteen

    ae mano se lembra do lance das relativas

    C ---------- Am
    C# --------- A#m
    D ---------- Bm
    D# --------- Cm
    E ---------- C#m
    F ---------- Dm
    F# --------- D#m
    G ---------- Em
    G# --------- Fm
    A ---------- F#m
    A# --------- Gm
    B ---------- G#m

    e isso ai mano
    C-----------Am
    entendeu?

    Demorgan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Onde posso achar escalas? tipo a escala de blues, de jazz, de sei la oq etc? qu quero entender a estrutura delas.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    pow...o kra nem estudo direito as escalas e vcs jah estão passando os modos gregos?!?!?!?!pow...a parte de Menores eh comigo...soh q eu num vou postar se naum vai confundor tudo a cabeça do "menino"...

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    são modos gregos,pentas e escalas menores (natural, harmonmica e melodica)...soh q no jazz ele mudam mto de tonalidade, ritmo e escalas duarante a base...

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kirk Malmsteen
    A menor... relativa de C maior =]

    LocoLive
    AUehuAHEuhaeaUehuAE... :P

    Homem Cueca
    o kra nao precisa saber os nomes dos modos pra tocar numa escala menor...

    Tedy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dave Murray

    Cara, tipo eu sempre tive uma dúvida... quantas oitavas tem uma gutiarra vocÊ sabe me dizer? e por exemplo esses negocio de escala deu pra entender que eu toco teclado e vi lá como que faz e deu pra perceber direitinho esses tom e semi-tons, mas a guitarra tem várias oitavas como eu vou saber? tipo da pra fazer escala em uam corda só mas não fica comodo, como sei tipo onde fazer? pq solo é normalmente rápido e ficar andando com a mão é dificil...

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tedy

    tu tem q acha uma posicao confortavel pra vc tocar as notas... toca x notas em uma corda, ai continua a escala na outra corda, e por ai vai..

    ah, a cada corda existe uma oitava.. e na guitarra inteira a mesma nota pode ser tocada em 4 oitavas diferentes...

    ah essa ultima parada q eu falei soh se a guitarra tiver 24 trastes.. senao nao vao ser todas as notas q vao ter 4 pcoes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original