O que tenho que fazer pra tocar igual a esse cara (Jimmy Page)?

Autor Mensagem
Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
Estou falando de gente que irá aparecer, junto com Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Black Sabath (pra citar alguns exemplos) nos livros de história???

Você insiste em comparar fama e falar da mídia, eu não posso te garantir que certas bandas vão ficar famosas, mas existem bandas conceituadas no meio, tipo Arcade Fire (inclusive ganhou um grammy), Neutral Milk Hotel, Godspeed You! Black Emperor... Algumas são mais cultuadas que essas que você citou em certos lugares.

Uma coisa eu admito, não temos guitar heroes mais, o rock perdeu esse foco, mas na verdade é uma das mudanças que me agradam.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


alv2707

Eu não escuto nada novo faz uns 10 anos.

Primeiro porque a gente naturalmente vai se fechando, conforme vai ficando mais velho..... isso é cientificamente comprovado. Claro, não vale pra todos, mas é um tendência.

Segundo proque o gênero está ficando cada vez mais voltado pra nichos.

Como falei anteriormente, não significa que hoje o rock é pior do que ontem.... apenas que não choca mais..... não provoca mais. Algumas bandas como Skipnot, etc.... ainda deram um sopro de vida pro gênero, mas não foram além.

Além disso o jovem hoje está muito mais sexual e os ritmos mais populares são os que exploram mais isso. O contato dos corpos, as letras explícitas, dançarinas imitando cenas de sexo nos palcos, as pernas de fora, etc... etc... etc... Isso é que o mainstream quer.

Nesse ponto, o rock fica parecendo coisa de tiozão mesmo.

De resto, existem nichos, como na California, na Europa (festivais medievais regados a power metal).

Spect
Veterano
# set/12
· votar


Tão confundindo as coisas. Não faz sentido comparar o legado de bandas como Beatles, Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd e outras do mesmo período com o que existe atualmente. Essas bandas tiveram seu auge numa época em que estavam acontecendo várias mudanças não só musicais mas também sociais, e se não serviram de forma direta de expressão para isso, eram de alguma forma usada como background para tudo.

Eu acho triste essa realidade. Se eu tivesse habilidade musical pra compor bem eu iria compor músicas de rock para serem tocadas em novelas, comerciais e rádios.

Isso já existe a muito tempo: se chama pop-rock.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
90: Nirvana
Pô, Nirvana tem uma fama do caraio mas eu acho que passa longe de ser o maior representante dos anos 90. Acho o Pearl Jam muito mais rico, inteligente, talentoso, etc. E em matéria de "revolucionar" a música dos anos 90 , coisa que gostam de atribuir ao Nirvana, acho que o Rage revolucionou muito mais e em matéria de guitarra o Tom Morello poderia ser um Hendrix dessa década (guardadas as devidas proporções).

Em se tratando de Page, acho que focar na técnica e apenas nos solos do cara é igual ler um livro e apenas olhar as gravuras. Existem muito mais além dos solos.

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect

Não. Pop rock é um estilo a parte. O rock se perdeu quando os artistas começaram a fazer músicas pensando nos fãs. Por incrível que pareça as bandas eram mais originais quando preocupavam em seguir as tendencias do mercado e não as dos fãs.

Vou dar um exemplo mas que se aplica as várias bandas: Judas Priest sempre lançou albuns bem variados, acompanhando o mercado. Começaram nos anos 70 com um Hard rock ficaram mais pesado com a chegada da NWOBHM, flertaram com o pop no auge do Hard farofa nos 80 e quando estilos mais pesados como Thrash, Death e outros estavam florescendo fizeram o Painkiller e chegaram até a brincar de New Metal no auge do mesmo.

Alguns desses trabalhos soaram "forçados" mas alguns foram sensacionais e só foram possiveis porque a banda tava se fodendo pros fãs e preocupou com o que o mercado pedia.

Outro exemplo foi o Pantera que começou como Hard farofa e quando viu que não tinha futuro mudou pra um estilo mais pesado que tava em altissima no fim do anos 80 e não só se deu bem como conseguiu impor sua própria.

Esses dinossauros do rock foram grandes porque eles seguiam as tendencias ou contra-tendencias da época deles e acabaram com isso marcando uma geração que fez questão de passar o legado deles. Hoje as bandas só preocupam em agradar fãs ai acaba fazendo música voltada pra nichos.

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
visao interessante a sua! Concordo!

So q o topico desvirtuou gostoso e eu tenho participaçao nisso! kkkkk

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12
· votar


É ... tá difícil, o império vai cair!

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
Eu tava falando é de questões comerciais mesmo e citei os primeiros nomes que vieram na cabeça. Eu prefiro Pearl Jam também, mas é que Nirvana acabou ficando mais icônico por causa do suicídio do Kurt Cobain.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


Spect

Tão confundindo as coisas. Não faz sentido comparar o legado de bandas como Beatles, Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd e outras do mesmo período com o que existe atualmente. Essas bandas tiveram seu auge numa época em que estavam acontecendo várias mudanças não só musicais mas também sociais, e se não serviram de forma direta de expressão para isso, eram de alguma forma usada como background para tudo.

Poxa... eu queimei as pestanas pra dizer exatamente isso, lá na página 2, mas parece que a galera não entendeu.

É isso que eu estou afirmando desde o começo, quando citei Borg, Federer, Messi e Pelé. Mas aí já vieram com saudosismo, etc... etc.... quando na verdade nunca quis comparar nada com nada, apenas situar sobre as realidades socio-econômico-culturais de cada momento.... só isso!!!!


ALF is back

A desvirtuada foi fenomenal.... hehehe....

Spect
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
Não. Pop rock é um estilo a parte.

Pois é. E é exatamente por isso que ele é tocado em novelas, comerciais, rádio, etc: simples, "easy listening", combina com qualquer coisa. Ou você acha que várias bandas não gostariam que suas músicas fossem tocadas nos meios que você citou? Claro que querem, mas não é o que os músicos querem tocar, e sim o que o público quer ouvir.

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect

Vei você não leu o texto gigante que eu fiz não? deu mó trabalho kkkkkkkkk

O Pop Rock é tocado no mainstream HOJE, antigamente o rock era o mainstream porque os músicos de Rock preocupavam em ser o mainstream.



Hoje em dia parece que é demérito pra um artista de rock fazer sucesso, é só o cara começar a ganhar um poucos de fã que já vem neguinho falar que fulano se vendeu, que virou modinha e mimimi tipico de roqueiro. Ai as bandas acabam tendo que lançar albuns do jeito que os fãs gostam criando um nicho e limitando assim a criatividade.

Spect
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
Vei você não leu o texto gigante que eu fiz não? deu mó trabalho kkkkkkkkk

Eu li, e continuo não entendendo exatamente o que você quer dizer.

O Pop Rock é tocado no mainstream HOJE, antigamente o rock era o mainstream porque os músicos de Rock preocupavam em ser o mainstream.

Você tá querendo dizer que quem quer ganhar grandes quantidades de dinheiro e fazer grande sucesso é a minoria?

a banda tava se fodendo pros fãs e preocupou com o que o mercado pedia.

O mercado é formado por quem?

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect

O mercado na maioria é formado por ouvintes casuais, daqueles que não se importam muito em procurar bandas novas, ouvem aquilo que toca nos grandes meios.


Você tá querendo dizer que quem quer ganhar grandes quantidades de dinheiro e fazer grande sucesso é a minoria?

E quem disse que eles não ganham dinheiro e fazem sucesso? um cara que toca em qualquer bandinha de rock que fica em 548564987 nas paradas de sucesso tá ganhando mais dinheiro e fazendo mais sucesso do que a maioria de nós vai ganhar ou fazer na vida. O problema é o comodismo o cara prefere ficar com um pássaro na mão do que arriscar a ter dois voando. A ousadia que sempre foi marca característica do rock foi pro espaço.

Pra finalizar uma reportagem recente
http://g1.globo.com/musica/noticia/2012/08/integrantes-do-kiss-elogiam -lady-gaga-e-defendem-banda-pussy-riot.html

Os integrantes das bandas de rock atuais parecem "uns lixeiros" e a única estrela contemporânea de verdade é a cantora Lady Gaga, afirmaram os componentes do lendário grupo de rock Kiss

Apesar da música dela não ter muito a ver com o estilo, a postura e atitude dela tem muito mais a ver com o rock do que qualquer banda de rock ai hoje.

Spect
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
O mercado na maioria é formado por ouvintes casuais, daqueles que não se importam muito em procurar bandas novas, ouvem aquilo que toca nos grandes meios.

E são exatamente essas pessoas que vão lotar os shows e comprar os discos. Não faz sentido algum você falar que estavam "pouco se fodendo para os fãs" quando o que fizeram não foi nada mais do que seguir a manada.

Sabe quem é que se preocupa e se esforça para ser mainstream, se adequando ao mercado atualmente? Esses caras aqui. Esse também.

E quem disse que eles não ganham dinheiro e fazem sucesso? um cara que toca em qualquer bandinha de rock que fica em 548564987 nas paradas de sucesso tá ganhando mais dinheiro e fazendo mais sucesso do que a maioria de nós vai ganhar ou fazer na vida

Ué, mas é exatamente a música desses caras que toca nas rádios, novelas e comerciais. Se você quer compor "rock mainstream" como disse a uns posts atrás, então vai ter que fazer pop rock, happy rock ou seja lá como que definem o que está nele. Isso é se adequar ao mercado.

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect

Vei puta merda, tipico retrato do roqueiro a sua fala.
Van Halen, Deep Purple, Beatles, Elvis e varias outras era as bandas mainstream da época deles as que faziam sucessos as que as gurias retardadas e modinhas ouviam, eram o Restart da época deles.

Ué, mas é exatamente a música desses caras que toca nas rádios, novelas e comerciais. Se você quer compor "rock mainstream" como disse a uns posts atrás, então vai ter que fazer pop rock, happy rock ou seja lá como que definem o que está nele. Isso é se adequar ao mercado.

É exatamente essa linha de pensamento limitada que me desanima. Existem vários estilos e combinações diferentes eu posso fazer rock e ainda fazer sucesso.

Essa música, além de ser tema de serie de TV ficou em SEGUNDO lugar nas paradas do segundo maior mercado de música do mundo, e não se enquadra em pop rock e muito menos em happy rock. Uma música de grande apelo comercial mas com roupagem heavy metal com direito a solo fritado. Se os caras podem fazer a gente também pode. Tá na hora de rever conceitos.


Spect
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
Vei puta merda, tipico retrato do roqueiro a sua fala.
Van Halen, Deep Purple, Beatles, Elvis e varias outras era as bandas mainstream da época deles as que faziam sucessos as que as gurias retardadas e modinhas ouviam, eram o Restart da época deles.


Leia o meu primeiro post dessa página, por favor.

Essa música, além de ser tema de serie de TV ficou em SEGUNDO lugar nas paradas do segundo maior mercado de música do mundo, e não se enquadra em pop rock e muito menos em happy rock. Uma música de grande apelo comercial mas com roupagem heavy metal com direito a solo fritado. Se os caras podem fazer a gente também pode. Tá na hora de rever conceitos.

E você acha que são os únicos no mundo que fazem música do tipo? Existem centenas de bandas como essa que NÃO ESTÃO no mainstream, e não é por falta de vontade. Você é o cara que acha que ninguém que faz rock quer ser mainstream, que seguir manada é "ousado" e eu que sou o limitado que tem que rever conceitos? Por favor...

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect


E você acha que são os únicos no mundo que fazem música do tipo? Existem centenas de bandas como essa que NÃO ESTÃO no mainstream, e não é por falta de vontade. Você é o cara que acha que ninguém que faz rock quer ser mainstream, que seguir manada é "ousado" e eu que sou o limitado que tem que rever conceitos? Por favor...


por favor cite os exemplos então...

procura ai e me conta a experiência
http://www.billboard.com/charts/hot-100

estou esperando as centenas de bandas que você falou que existem, se você me mostrar elas eu vou ser obrigado a concordar com você..


Quem toca guitarra nessa é o Marty Friedman (ex-Megadeth, Cacophony), se você citar um só artista dessas centenas que você mencionou que faz um tipo de som parecido com esse que tá rolando aqui no Brasil eu concordo com você. Se não de onde você tirou essas centenas meu deus????? achismo só pra tentar ganhar uma discussão????

É uma música ULTRA-MEGA-HYPER comercial com pedal duplo e solo de guitarra neoclássica moendo tudo. Não é possível que existem tantos outros artistas buscando novos caminhos desse jeito


Spect
Veterano
# set/12
· votar


alv2707
O que a Billboard tem a ver com o que eu falei? Se não estão no mainstream, não tem que ser procurado aí.

Sério, cara. Ou eu não tô entendo absolutamente nada do que você quer dizer, ou então sua idéia do que é mainstream é totalmente errada.

estou esperando as centenas de bandas que você falou que existem, se você me mostrar elas eu vou ser obrigado a concordar com você..

Citar nomes? Não sei. Não gosto, não me interesso por e não ouço. Mas banda que faz som pesado, técnico e mais seja lá qual rótulo você queira adicionar existe a rodo por aí, e, mais uma vez: não fazem sucesso, não estão no mainstream e não é porque não querem. Você tá jogando exemplos de artistas do outro lado do mundo, de locais com cultura COMPLETAMENTE diferente do que é visto por aqui. Comparar isso e falar "se deu certo lá, vai dar aqui", no mínimo, ser otimista (ou pessimista, dependendo do ponto de vista) demais.

Só me responde uma coisa: por que, pelo seu ponto de vista, rock tem que ser mainstream, tocar em rádios e televisão?

Se você quer isso, ok. Mas tá atacando o ponto errado. Não são os músicos que fazem rock que têm que mudar, não é o público. Quer ser contratado por gravadora, atingir grande público, tocar nas mais diversas rádios, aparecer em programa de televisão? Então vai fazer pop rock, e isso não vai mudar até a próxima modinha aparecer. Quer fazer o que quer, sem ser limitado por X ou Y? Então contente-se com público menor, pouca exposição e poucas oportunidades para crescer, e é exatamente isso que milhares de bandas independentes e/ou fora do mainstream fazem, e se você quer ouvir boa música, é aí que deve procurar, e não na rádio ou televisão.

alv2707
Veterano
# set/12
· votar


Spect

O rock SEMPRE foi mainstream ,não é ponto de vista meu, ele surgiu mainstream e se consolidou no mainstream e tudo isso muito antes de eu sequer nascer. Igual o Jazz era o estilo da midia de maior sucesso e hoje é um estilo ultramente underground.


o que tem a ver o fato de lá ser cultura diferente? arte não tem limites. Mas é como falei anteriormente a maioria das bandas atuais prefere ir no garantido do que dar um tiro no vazio e ter a chance de estourar. Imagina se os Beatles tivessem desistido quando falaram que bandas com guitarra não tinham futuro?

Então vai fazer pop rock, e isso não vai mudar até a próxima modinha aparecer. Quer fazer o que quer, sem ser limitado por X ou Y?

Porque não lançar a próxima modinha???????????? é exatamente esse o ponto que eu queria chegar desde o começo. Eu sozinho sou muito pouco, falta conhecimento musical e contatos para tanto, mas se mais gente também pensasse igual eu, alguém com certeza iria conseguir sucesso.

"Hoje tá cheio de funk e putaria na TV, mas eu vou prestar atenção nas tendências do mercado arriscar e amanhã eu vou ser o artista de sucesso"

Falta ganancia, ambição na galera do rock. E as poucas pessoas gananciosas as vezes não tem habilidade pra conquistar os objetivos (meu caso).

alv2707
Veterano
# set/12 · Editado por: alv2707
· votar


Um exemplo.

Daqui uns 5 anos deve ter algum ritmo novo que vai tomar conta das paradas de sucesso. Esse ritmo provavelmente já existe em algum lugar e tem pessoas se aprofundando nele. Quando ele estourar os artistas que vão fazer sucesso nele vão ser esses que já estão desde agora flertando com ele.

O Rock começou a sair do mainstream quando parou de "garimpar" esses estilos novos. Os fãs de Rock atuais preocupam mais em conhecer e glorificar bandas antigas do que pegar os sons da atualidade e tentar fazer algo que será glorificado daqui a 30, 40 anos.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Um tópico criado com o intuito de fazer uma simples pergunta sobre uma simples técnica demonstrada no vídeo. A resposta para a tal dúvida foi obtida já nas primeiras postagens, até aí tudo bem.

Do nada, me deparo com um mega tópico que já está com mais de 100 postagens e já indo pra quinta página! O.o

É, Slash. Acho que vc já pode juntar seus panos de bunda e cair fora daqui, seu "reinado" aqui no FCC está acabado. Pois acabei de ter a grata constatação de que Jimmy Page pode "causar" muito mais que vc por aqui, hehehehe.

Benza a Deus, hein povo? o/

Gianew
Veterano
# set/12
· votar


Na boa,meu topico rendeu tanto que eu até me perdi do assunto kkkk...

Gianew
Veterano
# set/12
· votar


É, Slash. Acho que vc já pode juntar seus panos de bunda e cair fora daqui, seu "reinado" aqui no FCC está acabado. Pois acabei de ter a grata constatação de que Jimmy Page pode "causar" muito mais que vc por aqui, hehehehe.

Mas isso é mais do que certo,Slash toca muito,mas se comparar com outros guitarristas consagrados,ele nao inovou em nada e ainda mal faz improvisos ao vivo,o que acho o mais legal no guitarrista é improvisar,mas fazendo musica,nao barulho,eu quero musica...

Jeps
Veterano
# set/12
· votar


É, Slash. Acho que vc já pode juntar seus panos de bunda e cair fora daqui, seu "reinado" aqui no FCC está acabado. Pois acabei de ter a grata constatação de que Jimmy Page pode "causar" muito mais que vc por aqui, hehehehe.

Amém

conandrade
Veterano
# set/12
· votar


O problema é que a ARTE está se perdendo.
Na música POP, foi-se há muitos anos.

Fazer música era uma questão de expressão própria. O próprio termo "Rock" diz respeito a ATITUDE. E que atitude é essa? Independência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os "fodões" da música, assim o são, pq bancaram as próprias idéias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que tenho que fazer pra tocar igual a esse cara (Jimmy Page)?