Estudo iniciante Teoria e Prática

    Autor Mensagem
    xViniciusz
    Veterano
    # ago/12


    Estou cheio de dúvidas, voltei a tocar(sim um ano e pouco sem tocar), aprendi pouca coisa, e quero levar os estudos a sério dessa vez.
    Gostaria da ajuda dos membros mais gentis(se possível) para a criação de um cronograma de estudo para iniciantes.

    A maior dúvida na verdade é entre a teoria e a prática, o que estudar primeiro e quando partir para a o próximo passo(teoria/prática). Pelo o que pesquisei aqui no fórum, o iniciante deve primeiro aprender o básico da prática, como as técnicas, notas, bla bla bla...
    Após isso deve-se entender um pouco da teoria, como escalas, formação de acordes, campo harmonio.. entre outras coisas.
    Uma ótima dica: http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/12-violao/w-curso-de-violao --guitarra-p1.html

    A partir de agora,
    Estou praticando cromatismo, palhetada sweep(tenho muita dificuldade em palhetada alternada) usando metrônomo.
    Tá, mais,
    E agora?

    Estou totalmente perdido nos estudos, pensando ate em desistir, preciso de algum caminho(não só pra me, acredito que muitos outros estejam nesse mesmo barco).

    Antes de bloquear o tópico, peço atenção, pois já li os outros(mil) tópicos sobre o assunto, e continuo com essas dúvidas(nos outros tópicos, os cronogramas estão muito complicados, tem muito assunto relacionado com a parte teórica, então complica bastante pros iniciantes que estão com essas mesmas dúvidas).


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vale falar : PROCURA UM PROFESSOR

    Tem uma hora que tem que parar com isso de aprender na net e ir para algo real, vai mais rápido e não cria este tipo de duvida

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Se você não puder contar com um professor, ou por algum outro motivo não quiser ter aulas com um, acredito que o melhor a fazer seja procurar um bom método para o instrumento pretendido.

    Não estou falando de meras apostilas de fulano na internet, ou seguir postagens de sites e blogs, ou ficar estudando coisas picotadas que você encontra na internet. Embora também tenham seu valor, é bem mais seguro se você procurar um método que seja sério e reconhecido no meio profissional da música.

    Seguindo um bom método você já vai matar vários problemas, incluindo os seguintes:

    - Vai ter um programa completo de estudos, com os assuntos sendo apresentados numa ordem lógica e apropriada.

    - Exercícios e até músicas em nível crescente de dificuldade.

    - Num bom método, praticamente toda a parte prática que você necessita pra tocar será bem trabalhada, com exercícios formulados justamente em cima das dificuldades.

    - Todo o programa estará sempre ali na sua mão, tudo num lugar só pra você consultar.

    - Maior confiança na validade do que é ensinado, coisa que nem sempre dá pra ter olhando em sites de internet ou apostilas que se encontra por aí. Isso especialmente na parte teórica.

    - As partes de postura você poderá tentar compensar procurando por vídeos na internet.

    Sobre a parte teórica, alguns métodos iniciam dando um conhecimento básico de teoria e leitura e depois entram na prática. Isso acontece, por exemplo, no renomado método de violão clássico Carcassi. Talvez isso responda a sua pergunta sobre quando deve começar a parte prática.

    No entanto, este conhecimento teórico não é suficiente, o ideal é que você vá além dele estudando métodos exclusivos de teoria musical, neste caso, como você diz ser iniciante, eu te indico o do Bohumil Med, teoria da música. Você deve dedicar parte do seu tempo diário para o estudo da teoria musical, você decide quanto.

    Agora você precisa pesquisar ou conseguir alguma indicação de algum bom método de guitarra elétrica, nos moldes que falei acima, pois não conheço nenhum.

    Abraço e bons estudos.

    xViniciusz
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: xViniciusz
    · votar


    Edson Caetano

    Você está certo, ja pensei em arrumar um professor, mas, como não estou trabalhando, não dá, não quero pedir a minha mãe, e esperar ate eu começaar a trabalhar, é tempo jogado no lixo.
    Quero pelo menos pegar confiança nos estudos, porque é foda você com alguns meses de estudo pegar a guitarra pra tirar uma música e mau mau conseguir.

    Gostaria de ajuda pelo menos pra sair dessa dúvida, porque o começo é a parte mais difícil, depois quando tiver confiança e pelo menos certa certeza do basico e intermediário da prática, tudo vai ficar facil. Eu sempre tenho dúvidas no comeco porque sou muito curioso, quero aprender tudo, só assim meu cerebro fica confiante e então posso estudar com firmeza.

    Die Kunst der Fuge

    É Realmente o que quero, pelo menos nesses próximos meses terei o dia inteiro pra estudar, ja é o contrário do pessoal aqui do fórum, eles tem um caminho, mas não tem tempo.

    Preciso de um caminho, pelo menos pra sair dessa parte, tendo um caminho, so vou precisar de energia elétrica, cordas e os meus dedos(haha).
    Ja desisti dessas apostilhas, quanto as vídeo-aulas, acho horríveis, prefiro a leitura.

    Quero uma ordem do que estudar, e então eu encontro exercícios e pratico todos os dias, preciso estudar as técnicas de ligados, bends, vibratos, harmónicos... tudo isso.
    Com exercícios eu pego tudo logo logo, mas e a parte teórica? e como estudar tambem estes exercícios no metronomo, por que até agora so to no 1234.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    xViniciusz

    Eu não conheço nenhum método de guitarra elétrica pra te indicar, vamos ter que esperar aparecer alguém aqui que conheça. Mas você já pode ir adiantando e providenciando o "Teoria da música" do Bohumil Med e estudando.

    xViniciusz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Aaah sim, esqueci de dizer, já estou baixando, devo baixar todas edições?
    cada uma é para um nível?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    xViniciusz

    Só uma edição. A mais recente que você conseguir.

    xViniciusz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Tudo bem, muito obrigado champz.
    Mais alguem para esclarecer um cronograma de estudo que "ligue" a teoria e a prática, de uma forma que se aprenda naturalmente?

    Não dá aprender formação de acordes e praticar técnicas de ligados.

    Ou simplesmente que possa postar um cronograma de estudo que pelo menos dê um caminho.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Estudo iniciante Teoria e Prática