melhor maneira de estudar escalas

    Autor Mensagem
    thiagosattriani
    Veterano
    # ago/12


    Bom galera, estou estudando escalas porém decorar shapes é mt entediante e parece não ter sentido algum. gostaria de dicas para tornar esse estudo mais divertido, creio que pegando frases e solos tornaria mais legal o estudo , por exemplo, se eu pegar uma musica do satriani, malmsteen ou paul gilbert sei que melhoraria em tudo além das escalas, então seria de grande ajuda vcs me indicarem musicas pra estudar escalas ou simplesmente me dar dicas. Agradeço à todos. Vlw... \,,/o.o\,,/


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Tópicos Relacionados:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/292555/relacionados.html

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    tb queria saber

    soruji
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Breezin do George Benson. Excelente música. Só não é rock and roll. rsrs

    thiagosattriani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    blz soruji

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Minueto em G Maior - Bach

    treine a escala de G Maior com música clássica, tem coisa melhor que isso?

    Geist
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu professor me passa em shapes da seguinte forma, que acho bem mais prática: ele passa um shape, partindo da 6ª corda. Sabendo esse shape automaticamente dá pra saber todos os outros. Digamos que é a Pentatônica de Am. Sei que tem um Lá na casa 5 da corda 6, duas casa pra frente, duas cordas pra baixo, terei mais um Lá e mais um shape partindo daí.

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    thiagosattriani

    Também estou nessa de escalas. Não tenho professor, então bolei um procedimento e tenho insistido nele para ver o que dá.

    Primeiro baixei o "Dicionário de Violão 3.0", que é um programa que mostra os shapes das escalas, daí eu pego nota por nota e pratico uns dez desenhos por nota, antes de passar para a seguinte. Sempre faço isso com um metrônomo.

    Fiquei assim alguns meses para a escala maior, outros meses para pentatônica, e agora estou na menor primitiva. Não pergunte o porque dessa ordem porque eu também não sei...

    Com esse procedimento consegui duas coisas, ganhei mais agilidade e me acostumei com os sons das escalas praticadas. Assim eu sei meio que intuitivamente quando a nota tocada está ou não no tom. Tenho percebido pequenas e constantes melhoras.

    Agora eu não sei se esse método é correto, e é um exercício chato, que dá para fazer no máximo meia hora por sessão, tendo muita paciência.

    E, do mesmo jeito que você, também apreciaria alguma dica para tornar o estudo mais eficiente.

    Guinervauscko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mas cara, thiagosatriani na boa, de qualquer maneira você terá que decorar shapes. Não sou EU que estou dizendo entende? Isso é uma coisa que quem toca é obrigado a saber para simplesmente saber tocar. Saber os shapes ou digitações diferentes no braço de uma mesma escala(modo) é interessante e importante se você quiser se tornar profissional ou quer compor seus próprios solos.
    Acho que não tem muito o que fazer na minha opinião.

    Eu sei que é meio chato as vezes, mas é necessário. Acho que você poderia tentar estudar mais com objetivo. Por exemplo, se você não faz aulas com professor, seria legal você pegar uma música que você gostaria de tocar e ver se tem a técnica necessária para tocá-la. Caso não tenha(que é o mais proável) você pratica um exercício específico que vai lhe ajudar a tirar essa música. Sacou?

    Só mais uma coisa. Você disse que está estudando escalas. Mas não tem como a gente te indicar uma música sem saber seu nível, não sei se você sabe fazer um ligado, ou um bend, ou um harmônico. É que eu penso que decorar escalas por decorar é fácil. Dá até pra associar uma música a tal escala aí você decora mais fácil ainda. Citei essas técnicas por que a escala em si decorada não serve pra nada se você não tem ritmo e essas técnicas ajudam a pontuar isso, prestar atenção em compassos e tal.

    Ou melhor dizendo, não adianta alguém aqui tentar te indicar uma música sem saber seu nível sabe. Eu não te indicaria várias músicas mas indicaria as coisas mais fáceis do mundo se o seu objetivo é só decorar escalas. Só que eu penso que decorar escalas com musicas que você não gosta ou que te aborrecem fica mais entediante e sem sentido ainda.

    O que o vintagentleman disse acima que pratica é realmente chato mas é útil. Você(s) poderiam pensar mesmo no que eu disse a respeito de objetivo. Pensem numa música que querem tocar, tentem descobrir quais escalas o solo dessa música é feito, veja que shapes e em que região do braço ele é tocado. E caso você ache que não consegue tocar o solo, ou um riff até, pratique um exercício referente ao que você tem dificuldade. Pois sinceramente, eu acho que não tem jeito divertido de praticar escalas, elas são úteis mas são um pé no saco mesmo. HAHAHAHAHAHA...

    Espero que vocês tenham compreendido o que eu quis dizer. Caso eu tenha sido muito prolixo ou ainda não tenha ajudado em nada, podem me xingar. Eu não vou denunciar vocês.... :)
    E bom estudo!!!

    Schelb
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Schelb
    · votar


    Olha, eu acho realmente que o método mais eficiente para se decorar os shapes é tocá-los na vertical um a um até decorar. Para isto ficar mais interessante, é legal você fazer o shape utilizando padrões melódicos diferentes, por ex (pensando em intervalos).: Utilizando saltos de terças - T,3,2,4,3,5,4,6,5,7,6,8 ... indo até a última nota do shape e depois voltando ao contrário (8,6,7,5,6,4,5 ...) ou também T,2,3,T,2,3,4,2,3,4,5,3,4,5,6,4,5,6,7,5,6,7,8 ... enfim .. tem outros padrões, como fazer o shape em saltos de sexta etc. É uma das maneiras mais interessantes, pois você estará evoluindo sua técnica também, sendo recomendável fazer isto com um metrônomo (a menos que vc já achar que seria chato demais .. hehe). Recomendo também você sempre voltar até a primeira nota do shape, depois caminhar até a tônica, parar nela e tocar o acorde do tom que você está praticando, naquele shape, porque isto ajuda a memorizar a sonoridade da escala. Aqui vc também pode estudar por ciclos de quartas e de quintas, coisa que vc acha fácil o que é na net.

    Agora .. eu penso que aprender shapes tocando músicas seria realmente mais divertido .. porém, vc teria que prestar muita atenção no shape que vc está tocando, o que costuma ser bem difícil pq em músicas não se fica só em um shape, muitas vezes utilizando desenhos na horizontal tbm. Na realidade, eu acho que pra visualizar isso vc deve ter primeiro os shapes bem afiados na mente.

    Agora, se você quer mesmo aprender shapes e escalas, eu recomendo o estudo por intervalos, que é a forma que eu estudo escalas atualmente. Para estudar assim, primeiro vc precisar dominar bem a distancia dos intervalos no braço da guitarra partindo de uma tônica, por exemplo, saber que a quinta se encontra justamente acima da tônica, e também uma corda abaixo e duas casas a frente, ou duas cordas abaixo e três casa para trás (lembrando que isto se altera em uma casa na segunda corda). Primeiro você decora só a posição da terça, quinta e oitava, e então começa a caçar os arpejos de tríades pelo braço. Depois você acrescenta a sétima, que sempre estará logo atrás da tônica, e faz os arpejos de tétrade. Então acrescenta a quarta, que fica exatamente em baixo da tônica e faz as pentatônicas (no caso de vc estar fazendo escala menor natural). Por fim, adiciona o segundo e sexto intervalos e tem a escala completa.
    Eu faço este estudo sempre, caminhando pelas triades, tétrades e escalas completas por todo o braço.

    Lembrando também, que, seja qual for o método que vc praticar, uma vez dominado razoavelmente na vertical, caminhe também na horizontal, juntando o shape adjacente e o anterior ao que vc começou, indo e voltando de um para o outro. Neste estudo vc ganha uma puta visualização do braço. Mas é claro, é um estudo mais lento e que demanda muita dedicação. Você pode também começar este estudo pegando na internet os desenhos das tríades. E, focar-se por muito tempo só nas escalas maior e menor natural, que, afinal de contas, te abrirão caminho para praticamente tudo. Uma vez muito bem familiarizado com estas escalas vc começa a inventar de usar modos, escalas exóticas etc.

    Espero que isso ajude alguém.

    Schelb
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Schelb
    · votar


    Ah, eu nao coloquei qual intervalo é maior ou menor, porque depende da escala que vc está estudando. E de qualquer jeito, estudar assim demanda um pouco de conhecimento teórico. Mas daí é coisa simples de vc achar na net. Assim como é simples achar os desenhos de triades, tetrades, pentatônicas e escalas, indicando os intervalos, que ajudam para quem não tem familiaridade ainda com intervalos.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ou faz feito eu, vai no site Jam estudio, prepara uma base simples de violão no tom desejado, e tenta utilizar o desenho do shape para solar encima da base, de primeira fica bastante ruim, mas depois você vai pegando o jeito XD

    thiagosattriani
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: thiagosattriani
    · votar


    vlw pelas dicas galera ..vou começar a treinar

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a melhor maneira de estudar escalas