Qual o melhor encordamento para telecaster?

    Autor Mensagem
    LugPereira
    Veterano
    # ago/12


    Fala galera, comprei uma telecaster a pouco tempo e não tenho muita experiências com ela. Queria saber qual corda valoriza mais o timbre dela, alguma que não vá perder o vintage da guita. No caso aqui a pergunta não está relacionada diretamente a marca mas sim a numeração.. mas umas dicas marcas boas pra tele sempre é bom!

    Valeu!!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LugPereira
    cara eu sou da opiniao de q o calibre das cordas deve valorizar a sua pegada, q irá influenciar o timbre...tipo, segundo eu (nao bote fé, rs), se um cara nao tem pegada legal pra um encordamento 0.13, mas ele quer usar 0.13 pq da o "peso" q ele busca, nao vai conseguir nada tão satisfatorio...nesse exemplo, ele teria mais peso se usasse um encordamento mais leve, mais pra pegada dele, do q um 0.13...neste contexto, o peso nao está só em tocar uma mizona, mas muito alem disso...

    onde quero chegar?
    bom...a principio, se vc está acostumado com um calibre, use-o na tele! mas saiba q a caracteristica dela é aquele timbre magro e brilhante...um encordamento de baixo calibre, aliado a uma pegada legal, deve valorizar mais ela...mas acho q vc nao deveria se prender muito a isso!

    quanto a marcas, bom, eu só uso Elixir, independente da guitarra...mas te digo q a cobertura protetora dessa marca tende a tirar brilho do timbre e isso poderia influenciar negativamente no seu tão almejado timbre tele style....entao nao sei o q te recomendar =p

    Drinho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    LugPereira

    depende muito na minha opinião da linguagem que você vai tocar .. acho que tem que pensar no conforto mas tem que pensar no resultado sonoro....

    por exemplo se eu trabalhasse com uma tele eu usaria no minimo cordas 0.10 ou 0.11 se possível.... pra valorizar o twang dela... é simples quanto mais pesada é a corda mais você é obrigado a sentar a chulapa na guitarra e consequentemente mais você arranca som dela.... eu uso atualmente nas guitarras principais que são humbuckers e tremolo 9 - 46 visando mais o conforto ... eventualmente pra uma gravação se uso uma tele ou lespaul ou uma strato de verdade tento usar no minimo 11 por mais que nao fique tão gostoso de tocar... mas o som fica show....

    e nos violoes também... no meu folk eu to usando 0.12 .. pra tocar é uma bosta mas meu... que som!

    e no clássico sempre tensão pesada....

    acho que depende do entender do músico pra cada situação...

    com relação a marcas eu já toquei várias, acho que todas as mais conhecidas eu já tive a oportunidade de experimentar

    pra mim a dean markley blue steel é a mãe de todas as cordas, eu não troco uma dean markley por elixir nenhuma!

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/12
    · votar


    LugPereira
    Depente mto, na minha Tele uso 011 pois toco sons mais encorpados com ela, apesar de q rola até um country às vezes, é questão de pegada como já falaram, acho q 010 é um encordoamento equilibrado em matéria de pegada e timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o melhor encordamento para telecaster?