Um breve relato aos amigos do FCC!

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
Na epoca que sua banda começou, o oficina g3 tava começando também.
Você chegou a conhecer eles nessa epoca?

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rednef2

Conheci o trabalho....mas eles pessoalmente não.

Conheci o pessoal do Katsbarnea, da primeira formação com Paulinho Makuko e Brother Simion, porque por um período, dividíamos o mesmo estúdio. Mas conhecia o Oficina de nome e esbarrei vez ou outra com o pessoal do Resgate.

Nessa época o mercado gospel não era como é hoje, então, nós músicos "seculares", tínhamos mais contato com os caras da área gospel que os próprios evangélicos. Eles circulavam mais no meio secular, o mercado gospel ainda era meio fechado, não haviam tantos espaços como hoje, e o preconceito de ambas as partes, por incrível que pareça, era menor no meio secular.

Quando o mercado mudou e a música gospel tornou-se uma industria rentável e altamente lucrativa, eles saíram quase que totalmente do meio secular... o contato hoje se dá apenas nas escolas de música e nas lojas de instrumentos, já que 70% das lojas da Teodoro Sampaio, hoje em dia, está em poder deles.

Rednef2
Veterano
# mar/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Lelo Mig
To ligado. Você citou o Katsbarnea, e tem uma curiosidade nessa banda: Tomati tocou um tempo com eles.

Eu sou cristão e acho que esse rotulo de "banda gospel" fecha muitas portas. Se fosse tudo encarado apenas como musica, creio que o cenario do rock brasileiro estaria mais forte hoje em dia. Visto que há muitas bandas de rock n roll no mercado gospel que são muito boas.

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rednef2

Você sendo cristão, sabe melhor do que eu (e não quero entrar na questão de religião) que o problema aconteceu, de muitas portas se fecharem, quando "algumas placas" do meio, passaram a não aceitar um trabalho que não fosse 100% de louvor e adoração.

E eu, particularmente, acho isso um erro. Porque cristão também ama uma garota, também pega ônibus lotado, atura chefe chato, é assaltado, fica alegre ou triste, paga impostos entre outras coisas... então porque não podem fazer música falando do dia à dia? das coisas comuns à todos? Porque só é permitido música de louvor e adoração?

Bom, não tenho religião, não vou entrar no mérito, nem quero discutir à questão...apenas não concordo e muitos músicos cristãos que conheci pensavam como eu e queriam falar de outras coisas em suas canções...

Rednef2
Veterano
# mar/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Lelo Mig
Concordo com tudo o que você disse. E o pior de tudo é que essas tais musicas de "louvor e adoração", de louvor e adoração não tem nada. Desde quando cantar "faz chover" é adorar a Deus?
a Adoração a Deus tem que ser estilo de vida, mas infelizmente hoje em dia as igrejas estão com uma modinha de que "musica = adoração".

Isso que você falou de escrever sobre o dia-a-dia, me lembrou esse texto de um cara que é musico cristão, achei interessante o que ele escreveu, se quiser dar uma lida:

http://provoice.com.br/artigos-cs/cs94-buscamus.htm

um cara que é cristão mas que faz letras sobre diversos assuntos é João Alexandre. Se tu curte um MPB bem tocado, com harmonias trabalhadas, e letras bem poéticas, aconselho ouvir esse cara. Musico de primeirissima qualidade.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


Lelo Mig
Sim, posso afirmar que foi ele sim..... Agora, estou numa banda com outros "velhos" com estória parecida com a minha, todas de caras que tocaram um bom período e depois pararam.
Apesar de tocar algumas covers eu nunca toquei numa banda cover, então esta sendo interessante essa "nova" experiência, apesar de muito recente ainda....(tenho ensaio hoje...heheheh)

legal!

apesar de eu ter uma trajetoria diferente (nunca tive banda autoral, e acho que nunca vou parar completamente de tocar), me vejo no futuro mais ou menos como voce, tocando por diversão e amor à arte (o verdadeiro sentido de ser "amador").

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


kiki
Toque numa banda autoral, é uma experiencia que vale.
Eu tive banda autoral por 13 anos desde o colégio, sinto falta de tocar, das historias, de ver sua musica numa coletânea de bandas, mas manter tem dificuldades mesmo.

PS: acho que quanto mais velho ficar, mais difícil fica de formar banda. quando moleque cada esquina tinha uma, depois a galera vai casando, trabalhando,mudando, sendo abduzido <(000)> , desencanando de musica..... e não se fica com aquela coisa lúdica de moleque que acha que vai ter uma banda famosa e ficar idealizando, fica uma coisa mais sóbria.

kurt hendrix
Veterano
# mar/13
· votar


Sempre que eu me sinto desmotivado,eu venho a este tópico só pra ler a história do nosso querido lelo mig.Cara,sério,a sua história vem sendo ultimamente uma das maiores inspirações pra mim.Parabéns mais uma vez.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
eu tenho vontade, mas nunca rolou.

eu ja tentei escrever musicas varias vezes, mas nunca consigo terminar uma, tenho uma trava com isso...

acho que eu me daria bem como musico sideman, pra participar de projeto autoral de alguem.

ja cheguei a entrar em uma banda com musicas proprias, fiz uns 3 ensaios, mas nao deu pra manter na epoca...

PS: acho que quanto mais velho ficar, mais difícil fica de formar banda.
nao sei nao...

realmente temos mais tempo (eu ensaiava uns 4 dias por semana!), mas por outro lado temos mais maturidade e seriedade.
minhas bandas agora (depois dos vinte e muitos anos) estão bem mais serias, mesmo que amadoras.

de qualquer forma vale o conselho!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um breve relato aos amigos do FCC!