Dúvida entre Vintage les paul e Vintage Telecaster

    Autor Mensagem
    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12


    Após muito pesquisar e uma meticulosa análise custo-benefício, estou muito afim de comprar uma guitarra Vintage (marca esta que até pouco tempo era completamente desconhecida por mim). Mas estou em dúvida entre duas guitarras que tem numa loja aqui na minha cidade: A Vintage Les Paul V100 e a Telecaster V2. Eu toquei e gostei das duas, mas como ainda não to defecando dinheiro, devo optar por uma e agora eis a dúvida. Sou um ouvinte relativamente eclético, por isso necessito de um instrumento igualmente eclético, para tocar de jazz a metal. Eu estou praticamente decidido pela Les Paul, mas ainda conservo minhas dúvidas, por isso gostaria de pedir a opinião de vocês.

    Ps: A Vintage Les Paul V100 ta custando R$ 1.149,00 e a Telecaster V2 R$ 799,00.

    Abraços.


    ----------------------------------

    EDITADO PELO MODERADOR

    【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Putz, agora que me toquei do furo, eu devia ter postado a dúvida no tópico de dúvidas na hora de comprar. Foi mal ai, se os moderadores, quiserem fechar esse tópico, eu posto a dúvida lá. Foi mal msm.

    joao b.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    g.wilhelms

    Enquanto eles não fecham...

    Veja esse tópico...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/266445/

    Ah, minha opinião: V100

    daniel.damin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    g.wilhelms

    Eu tenho uma Vintage V-100 ( tenho a Gold Top) e acho uma baita guita!

    joao b.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    daniel.damin

    C tinha que aparecer é?

    Rsrsrsrsrs

    Veja meu post

    Abraço!

    daniel.damin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    g.wilhelms

    Esse tópico que o brother joao b. está sugerindo é sobre a compra da minha Vintage.

    Na página 8 ou 9 tem as minhas impressões sobre a guita!

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    daniel.damin

    Altas Guitar, muito bonita. A que eu to afim de comprar é vermelha, e tem uns detalhes na madeira, como se ela estivesse descascada, mas é a da própria pintura para dar um ar mais vintage, hehe.

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Caramba, fio,.
    É tudo diferente: escala, pegada, timbre, conforto...
    Melhor vc mesmo testar as duas e decidir.

    Leomju
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    edalko
    Então, ia postar o mesmo que você...
    Fora a característica timbrística bem diferente, uma com graves acentuados e outra com agudos acentuados!

    g.wilhelms
    Que tipo de som toca irmão?

    Eu por causa do meu som, que prima por timbres limpos, Blues, etc, iria com certeza de Tele! Mas...

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Leomju

    Também curto timbres limpos, principalmente pelo meu apreço pelo jazz, mas também curto coisas mais pesadas, e queria uma guitarra que atende-se aos dois lados... Testar eu testei as duas, se é que se pode chamar aquilo de teste, plugaram ambas guitarras desafinadas, numa espécie de ampli multi-uso chiuaua ... Pior que tava tudo desafinado lá, até os violões, e eu precisaria tocar no mínimo uma corda que estivesse afinada para poder afinar as outras, dae eu fui pedir um afinador pro vendedor, e o cara disse que não tinha nenhum aberto para usar, mas porra, uma loja de instrumentos musicais deveria no mínimo ter um afinador a disposição, e não digo nem para manter os intrumentos afinados, o que seria mais trabalhoso, mas pelo menos para os clientes que quisessem testar algum instrumento.

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Leomju

    Também curto timbres limpos, principalmente pelo meu apreço pelo jazz, mas também curto coisas mais pesadas, e queria uma guitarra que atende-se aos dois lados... Testar eu testei as duas, se é que se pode chamar aquilo de teste, plugaram ambas guitarras desafinadas, numa espécie de ampli multi-uso chiuaua ... Pior que tava tudo desafinado lá, até os violões, e eu precisaria tocar no mínimo uma corda que estivesse afinada para poder afinar as outras, dae eu fui pedir um afinador pro vendedor, e o cara disse que não tinha nenhum aberto para usar, mas porra, uma loja de instrumentos musicais deveria no mínimo ter um afinador a disposição, e não digo nem para manter os intrumentos afinados, o que seria mais trabalhoso, mas pelo menos para os clientes que quisessem testar algum instrumento.

    Forneria
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pelo que vc quer.....Les Paul na certa!!!

    Eu tenho uma Vintage JBM e só posso elogia-la.

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Forneria

    A Vintage JBM e a V100 são a mesma? Porque eu já vi denominarem só Vintage V100 JBM.

    Abraço

    Azian
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Azian
    · votar


    Caramba, fio,.
    É tudo diferente: escala, pegada, timbre, conforto...
    Melhor vc mesmo testar as duas e decidir.


    Então, ia postar o mesmo que você...
    Fora a característica timbrística bem diferente, uma com graves acentuados e outra com agudos acentuados!


    (3)

    Cara, Les Paul e Telecaster, não dá de comparar, pra começar uma é Humbucker e a outra Single Coil com o aquele Single T (do braço) bem específico da Teleca.

    Jazz? Ih cara, Les Paul não combina muito, jazz é timbre mais limpo, redondo, aveludado que (normalmente) tem mais a ver com a captação de uma Tele, no caso aí. E a Tele apesar de não ser equipada com Humbuckers não costuma perder pra timbre mais pesado. Escuta o som de uma Tele autentica pra te guiar, já que enfim, as teles não Fenders feitas por outras marcas tentam alcançar e preservar certas características. Assim como as Stratos não Fender(s) e que são fabricadas por outras marcas, que possuem características que essa grande variedade de marcas tentam preservar, aprimorar... algumas melhores sucedidas nisso e outras nem tanto, como vc já deve de saber.

    Mas... se o preço ta tão diferente assim, provável que tenha alguma característica bem marcante pra a Tele não estar ~1000~ e pouco (costumam ser mais caras). Testa uma Tele da Tagima (por exemplo), acredito que tenha diferenças bem evidentes. Não conheço a marca Vintage, mas por ver e testar e ouvir (as teles), te diria isso.

    Se vc varia entre jazz e timbre mais pesado, testaria uma com uma configuraçaos de S-S-H, dois singles, braço e meio, e um humbucker na ponte. Com uma chave de 5 posiçoes, pra poder combinar a o cap. central, numa posiçao 2 mais jazz, e numa 4, mais pesada. Talvez seja uma opção mais "eclética".

    Tem outras coisas que vc tb poderia levar em consideração, o braço em maple ou rosewood. Maple mais pros limpos e estalados (que "popularmente" não é o caso de uma Les Paul), e rosewood, mais pros graves.

    Mas... se vc estiver realmente decidido pela Les Paul, aí é outra história... como já foi dito, entre uma modelo tele e uma Les Paul é meio que divisor de águas.

    g.wilhelms
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Azian

    Cara, valeu mesmo pelas dicas, vou levá-las em conta. Eu pretendo comprar a guitar mês que vem, assim penso e pesquiso bastante pra fazer um bom investimento. Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida entre Vintage les paul e Vintage Telecaster