Problemas de afinação com a Gibson Les Paul Tribute 50's

    Autor Mensagem
    lespaulbabilon
    Veterano
    # ago/12


    E aí, manolos! Tudo bem?

    É o seguinte, comprei essa Gibson no começo do ano, nos EUA. Sempre foi um sonho ter uma Gibson. Ainda que não fosse uma Std, era uma Gibson, com madeira, ferragens e captação da Std.

    Só que, desde então, venho passando muita, mas muita raiva com a perda de afinação.

    Não é uma perda gradual. É instantânea. Qualquer bend ousado na corda sol ou na si já desafina a guitarra. Vem atrapalhando tanto que não ando usando mais a guitarra ao vivo. Não tem como.

    Já levei em um puta luthier aqui de Uberlândia e nada adiantou.

    Acho que só podem ser as tarraxas, certo? Sempre ouvi muitos problemas em relação a afinação das Gibson LP, mas, igual a minha, nunca tinha visto.

    Alguma outra sugestão além das tarraxas?
    Ela vem com as Gibson Deluxe. Qual seria uma boa sugestão de troca? De preferência blindada e que não dependesse de novos furos no headstock.

    Muito obrigado e boa semana, galera!

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lespaulbabilon
    Que merda hein? Passar isso com um instrumento bom é foda...Mas diz aqui, desafina muito? Tipo, deu um bend e já era? Porque uma coisa que eu descobri foi que não existe instrumento que se mantenha afinado 100% se não tiver algum sistema de trava nas tarraxas ou ponte...As suas são as Kluxon vintage (tulipa), né? Tenho essa guitarra também e a minha segura de boa...Dou uma afinadinha básica no começo e vai o set list todo sem problemas...

    guitarrist321
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ola essas tarraxas da gibson são boas sim mas acho que vc não configurou direito ou seja tente apertar os parafusos da tarraxa(se tiver)também pode ser o ecsso de bends. mais se quiser compar outras estarei postando o link aqui abaixo das tarraxas grover 3+3 usadas em gibsons mais caras vou postar o link da loja.

    http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_114555_1526_Tarrax as-Grover-Original-Rotomatic-102C--3+3--Cromada--Ideal-para-Les-Paul

    garanto que com essas a sua gibson não vai desafinar.

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    lespaulbabilon
    Fala, cara!
    Eu iria perguntar há quanto tempo você toca guitarra, mas dei uma olhada no teu perfil e percebi que tu já tem experiência com o instrumento, então descartei a possibilidade de você não saber trocar cordas.

    Espero que não precise trocar as tarraxas. Uma pena....

    Um aceno de longe!!!

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lespaulbabilon

    Tenho uma dessas também, tribute 50's e segura a afinação legal. Claro que com bends mais forçados acaba desafinando um pouco depois de um tempo.

    Tem uma amarração de cordas que é bem legal e você pode ver nesse tópico


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/288019/


    e acho que melhorará muito sua situação. Nem pense em trocar as tarraxas que são muito boas.

    E essa é uma guitarra para se manter original... Se bem que implico um pouco com o volume (não com o timbre...) do pup do braço e vou trocar o cara por um Seymour... Mas por fora vai ficar igualzinho...

    Agora já vi "luthier" e cara veterano na guitarra que não sabe essa amarração bacana aí do tópico! Eu não conhecia rsrsrs

    Abraço

    edalko
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lespaulbabilon

    Cara, tenho a Tribute 60, e o esquema para segurar a afinação é o seguinte:

    1) não enrolar muito as cordas na tarraxa, lembrando de fazer aquele "laço" para que a primeira volta prenda a corda na tarraxa. http://www.victorgann.com/GuitarTools/ChangeStrings/ChangeStrings.htm

    2) pegue um pedaço da 4a. corda e passe no nut, nos espaços das cordas 3 e 2, para que elas deslizem melhor por ali, lembrando de lubrificar o nut com parafina, grafite ou óleo mesmo (limão, wd40, etc).

    lespaulbabilon
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Led Zé

    Cara, desafina demais. Não dá para tocar uma música. =\
    Acho que são as Kluson sim. São aquelas Gibson Deluxe simples.

    Abraços!

    guitarrist321

    Cara, já ajustei direitinho, levei em um bom luthier, nada adiantou.

    Essas Grover aí são melhores que as Gibson? Pode até parecer ignorância minha - e se for me perdoe -, mas elas custam 1/3 do preço das Gibson Deluxe e nem são blindadas. Será que seguram bem mesmo? E eu teria de fazer furos diferentes?

    Abraços

    Del-Rei

    Pois é, sei trocar direitinho! hahaha
    Mas não sei mais o que fazer. O jeito vai ser trocar as tarraxas.

    Abraços!

    vintagentleman

    A questão é que não é nem em bends muitos forçados e com um certo tempo. É em praticamente todo bend e desafina muito. Questão de quase meio tom.

    Sobre manter original, eu também me importava muito com isso. Mas não adianta também se eu não conseguir resolver esses problemas de afinação. Queria uma tarraxa que tivesse os mesmos furos do head da Gibson e fosse travada. Não achei nenhuma procurando pela net.

    Vou dar uma olhada no tópico!

    Abraços!

    edalko

    Cara, já fiz tudo isso. Acredite!

    Amarro exatamente do jeito que você descreveu e já passei o grafite no nut. Também não melhorou em nada.

    É por isso que eu acho que só pode ser a tarraxa mesmo. Não tem lógica.

    Abraços!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    lespaulbabilon: É por isso que eu acho que só pode ser a tarraxa mesmo. Não tem lógica.

    É fácil saber: puxa com a mão, por exemplo corda a corda Si (cuidado pra não arrebentar), contra a tarraxa e verifica com o afinador. Se desafinar sem parar, é a tarraxa.

    Boa sorte.

    MathGuitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lespaulbabilon

    Fala cara tambem sou de uberlandia como vai? Li seu topico e vi que voce mandou em um luthier a sua guita e tal poderia me passar o nome do luthier se preferir pode deixar um recado na minha pagina la. É que tive o mesmo problema com uma guita minha rsrs talvez seja o mesmo.

    Abracos!

    lespaulbabilon
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia

    Vou ver aqui e te falo!

    Valeu, Maurício! =)

    MathGuitar

    Fala, cara!
    Eu levo no Fábio Júnior. Não tenho o telefone dele agora, mas me adiciona lá no facebook e eu te passo quando chegar em casa.

    Procura por Marcus Vinaud

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas de afinação com a Gibson Les Paul Tribute 50's