Mais um toque para iniciantes. A frustração como tábua de salvação!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig


Hoje, não tenho vergonha de dizer, na faixa dos 15 anos eu tinha talento. Tinha um ouvido privilegiado, tirava som de qualquer instrumento que colocassem em minhas mãos.

Resolvi ser músico e cresci até certo grau com facilidade e rapidez... aí estagnei! Tinha tudo na cabeça e nos ouvidos, mas faltavam dedos para tocar. Faltava a famigerada técnica.

Vagabundo, indisciplinado, disperso nunca me dediquei aos estudos como deveria.

De tempos em tempos, aparece em algum time de futebol, mundo afora, um craque, um cara que se sobressai, que faz com facilidade o que a maioria sua muito para conseguir e ainda assim não conseguem fazer tão bem. Só que em centenas de clubes de primeira grandeza em todo mundo, você conta uma dezena destes craques. O resto do time, é "normal".

Na música, meu amigo, não é diferente.

Quantas vezes você viu alguém fazer com facilidade algo que prá você é coisa de outro mundo?
Quantas vezes você suou sangue para alcançar um nível e quando, enfim o atingiu, o nível já tinha se elevado, estava em outro patamar?

Talvez os mais jovens não entendam o exemplo que irei dar, mas com certeza irão passar por ele um dia:

Sou guitarrista forjado nos anos 70. Tinha toda a influência e maneira de tocar dos ídolos que eu tirava nos meu vinis. Ainda que vez ou outra não conseguisse tocar uma ou outra música, seja pela velocidade que o Blackmore impunha em algumas delas, seja pela técnica erúdita que Jan Akerman aplicava em outras, eu não fazia por preguiça de estudar, por vagabundagem, mas eu sabia como eles faziam aquilo.

Quando ouvi Van Halen pela primeira vez, eu não entendi nada.
Pensei: "Como esse maluco faz essa porra?", não era uma questão de não conseguir, era uma questão de não entender. Dentro da técnica que eu conhecia, não havia forma de fazer algumas daquelas coisas. Comecei a "entender" quando tive acesso a vê-lo tocando, e ainda assim, algumas coisas não faziam sentido. Porque parecia tão simples, ele fazia tão fácil, aqueles sons que eu não conseguia reproduzir nem ferrando. (Obs, e olha que nem sou fã da banda Van Halen. Admiro, respeito, fui ao show em 83, mas nunca fui muito apreciador do grupo).

Van Halen é um divisor de águas da guitarra 70 para a 80. Haviam outros, inovando nessa época? Claro que sim, muitos, Neal Schon, Steve Lukather,e etc., mas sempre têm um que desponta mais e Van Halen é o "cara" nos 80.

Talves, nem todos saibam, mas nós temos o privilégio de ter entre nós, no FCC, um cara (pelo menos UM eu sei) que está, citado nos rankings sérios, entre os 30 maiores guitarristas brasileiros.

Sem dúvida ele se esforça, se dedica, é competitivo, obstinado, focado e etc., mas sem dúvida ele deve ter algumas facilidades motoras, ou de ouvido, ou de assimilação, ou mesmo de talento, que eu e você talvez não tenhamos.

Sinceramente, eu passei da idade de ter inveja desse tipo de músico e honestamente ,hoje, me sinto feliz ao saber que eles existem e ouvi-los.

Sempre terá alguém para dizer..."se esforce, se dedique, estude muito, e etc."...que você chega lá.

Claro, é isso mesmo que devemos dizer. Dar força, incentivar, até porque muitos realmente chegarão.

Contudo, lamento informar...não todos!

Isso é motivo para frustração? Para deixar de tocar?

Se for, desculpe cara, você não ama a música. E músico que não ama a música, ainda que seja o mais rápido do mundo, para mim é o mesmo que um datilógrafo ou digitador, é qualquer merda, menos artista.

E se você ama, você toca...mesmo que toque mal!

Quando ocorreu o episódio "Van Halen" na minha vida, dentro de minhas limitações técnicas e preguiça de estudar, eu comecei a entender o significado do tão falado "ter estilo pessoal".

Eu entendi, que diferente de alguns amigos, eu não tinha o minímo saco de fazer escalas maiores e menores, escalas de blues, 1234, 4231 e etc 4 horas por dia com metronomo a trocentos BPM.

No entanto, não criei ilusões. Eu sabia que algumas coisas só são possíveis para quem tem esta dedicação ou uma facilidade rara... desta feita, como não ser apenas mais um?

Descobrindo que você pode ser bom em algumas coisas óbvias! Os gênios passam batido pelo óbvio e esta é a forma de encara-los.

Eu desenvolvi meu estilo, fiquei conhecido por ele e trabalhei bastante com música, sempre tive convite em bandas (não hoje, no meu auge, claro!) porque os caras curtiam meu estilo.

Toquei com nego bom prá caramba. Nunca esqueço minha sensação, em pleno Café Piu Piu, nos anos 90, lotado de músicos consagrados na platéia e eu, um puta "Zé Mané", tosco, sem técnica, fuleiro e semi analfabeto musical no palco, com a Vera Figueiredo na bateria!!

Eu poderia ter ido bem mais longe, não fui e o único motivo foi eu mesmo! Não foi o mercado, a mídia, a falta de grana, nada disso... Mas não vêm ao caso agora.

Eu já tinha meu estilo, mas assim como o "Van Halen", surge a prova viva do que eu havia "aplicado prá mim" nos anos 90... "The Edge"!!

Ao contrário do que senti com Van Halen, senti um prazer enorme ao ouvi-lo e pensei: "Tá aí, um fidaputa, toco muito mais que ele! Só que ele vai ser reconhecido onde for no primeiro acorde que der. Se ele sair do U2, pode por Vai, Malmsteen, Satriani..o Diabo! NINGUÉM vai fazer como ele.

Sabem porque? Não adianta tocar menos que o The Edge, não adianta tocar mais que o The Edge, você só tocará igual se você for o The Edge!!

E assim como o The Edge, exemplo citado aqui, existiram, existem
e sempre existirão guitarristas deste "naipe".

E um desses você pode ser!!

Sabe aquele colega que toca violão em todas as festas e que com meia dúzia de acordes faz um repertório de 200 canções? E sempre é convidado? As garotas sempre estão em volta dele e ele toca seu violão com alegria e satisfação?

E quando alguém vêm falar bem dele você, lá dentro, roendo de inveja diz: Ele não toca porra nenhuma!

Você toca mais que ele? Então, tá esperando o que prá mostrar?

Aposto que ele ama a música e o que ela proporciona prá ele, nem que seja só diversão.

E aí? você ama a música? Ou vai esperar ser um Paul Gilbert prá resolver sair do quarto?

Fandoderos
Veterano
# ago/12
· votar


cara ótimo texto...

Sabe aquele colega que toca violão em todas as festas e que com 6 dúzia
de acordes faz um repertório de 200 canções? E sempre é convidado? As
garotas sempre estão em volta dele e ele toca seu violão com alegria e
satisfação?

sei exatamente... mas o pior é que ele nem se da ao trabalho de pegar solinhos simples... kkkkkk

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Kra, mto bons seus textos. Penso exatamente isso aí. Conheço peças raras por aí que estão em busca de estrelato....kra, se for mesmo dedicado e mto profissional nao vejo mal em ir atras de reconhecimento, mas desistir ou outra cois ado tipo pela falta de comprometimento e tudo mais é sacanagem...fazemos musica, lidamos com sentimentos...se tá afim de aparecer, corra atras, estude, se apresente...caso contrario toque seu violão tranquilo, ou mesmo tenha uma banda, e faça o que goste (é isso que eu faço hj).

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Bom texto. Mas não é tão belo como deveria ser. Aquele frustração que dá quando a gente não consegue fazer aquilo que deseja depois de dias e dias de treino não é tão fácil de se lidar. Aí a junta a raiva, decepção, vontade de desistir, mas enfim, é assim mesmo né. O jeito é manter a calma e praticar mais e mais.

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Muito bom Lelo... falando do The Edge... deu vontade de mecher com uns
Delay aqui... hehe!

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Boa!!! Eu li o começo e me vi no colégio de novo... meu ouvido era (ainda é) bom, meus dedos, nem tanto... mas nem quis ir muito além... pq??? Sei lá... rs...

Ontem mesmo tava vendo esse vídeo aqui...


...aí minha sogra tava na sala, e falei pra ela:
-Pô, queria tocar umas músicas igual esse tiozão!
-Ué, mas vc não toca?
-Ah, toco bem mais ou menos... consigo na velocidade 1 do Créu... rs
-Mas pq vc não treina, né???
-É mesmo... mas, agora já tô "meio véio" tb, e tá ruim de arrumar tempo...
-Tá véio nada... é só treinar.

Fiquei pensando naquilo... e hoje veio esse texto... de verdade, mano, me deu um gás a mais pra ver se saio da mesma... eu sempre me esforcei mais pra tirar alguma música, meu estudo era esse: tirar uma música e transcrevê-la em partitura... hehehehehe

Obrigado pelas palavras!!!
Abç

The_Hands
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Mais um baita texto. Verossímil !

E mais um vez volto a dizer: já sofri desse mal também kkk Identidade é algo que poucos tem, embroa seja acessível a todos.

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Boa abordagem colega.

Vou tentar dar uma pequena contribuição ao tópico.....

Tudo o que foi dito pode se resumir em uma palavra: Atitude!!!!

Atitude é a forma como encaramos a vida. Mais do que ter talento, estilo, obstinação, força de vontade.... e o que mais vier a cabeça, a atitude nossa perante a vida é o fator diferencial.

Isso não vale só pra guitarra.... vale pra tudo.

Quantos casos conheço de caras que deram certo na vida e por um motivo ou outro perderam tudo.... depois se levantaram e fizeram sucesso novamente??? Vários!!!!

E o que esses caras têm??? Não é dinheiro, não é um talento super-especial, não é sorte (apesar que às vezes a sorte ou o acaso dão uma ajudinha).... o que é então???

Essa atiude que eu falo começa com o pensamento positivista, passa pela auto-estima, pela confiança e pelo carisma e termina em trabalho.

Não sei se as pessoas nascem com isso ou podemos desenvolver essas qualidades ao longo da vida. Acredito na segunda opção, apesar que esse desenvolvimento parece ser mais fácil para alguns do que para outros.

De qualquer forma indico praticar o sorriso, o otimismo, o amor, e o trabalho diáriamente. E nas horas vagas pratiquem também escalas, cromatismos, sweeps e demais técnicas..... ahhh e não se esqueçam de estudar um pouquinho de teoria também.... hehehe....

Thyago_Trajano
Veterano
# ago/12
· votar


Adorei a crônica...

Teve uma época que passei por isso, e cai na real de que eu tinha que estar satisfeito com o que eu toco, e com minha técnica!

Sou exatamente como você; totalmente indisciplinado! Não tenho o menor saco pra fazer 1234, 2314, e por aí vai!

Mas estou satisfeito comigo!

Quando eu já tocava há uns 4 anos, mais ou menos, me achava o todo poderoso! E enchia o peito pra falar que já tocava há quatro anos! Hoje toco há 12 anos, e acho que isso não tem nada a ver!

Cai muito na real, quando dois amigos meus; irmãos gêmeos, começaram a tocar, e com 6 meses já estavam tocando músicas do Malmsteen, Vinnie Moore...aquilo me deixou bastante intrigado!

No começo senti uma puta inveja, mas depois cai na real, que era o jeito deles tocarem, e eu tinha o meu!

Acabou que eles mesmo tocando pra kct, abandoram o instrumento, e atualmente se dedicam à um esporte chamado "bird view".

E eu to aqui, com a minha guitarrinha, firme e forte!

clebergf
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Belo texto cara. :D

Will Bejar

Sou um ano mais velho que vc e estou no pique para estudar..rs...voltei a tocar faz um ano mais ou menos, depois de 10 parado, semana que vem começo a fazer aula com o Mateus Starling e espero que daqui alguns anos eu consiga passear pelo braço da guita em algum standard de jazz. :)

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Will Bejar

As vezes meto o pau em fritador e a galera fica braba, confundem com não gostar de rapidez. Coloquei um comentário no YouTube, num vídeo do Malmsteen esculachando um solo que ele faz em Smoke on The Water, fui até ameaçado de morte...kkkk.

Este vídeo que você postou é o exemplo que eles não entendem. A música pede rapidez, a música exige que o cara tenha fluência e técnica para usar a velocidade à favor da música, sua dinâmica e brilho.

Além do que, digitar nesta velocidade numa Teleca Clean, sem fazer um monte de notas sujas... não é prá qualquer um.

victhleite
Veterano
# ago/12 · Editado por: victhleite
· votar


Ótima abordagem. O amigo disse "dois amigos meus em seis meses já tocavam Malmsteen", coisa que me deixaria intrigado. - também -
Acho que um grande exemplo de 'frustração' com o seu jeito de tocar (que sá o maior) pode ser o Cobain.
Na guitarra ele fazia o que conseguia... era raro ver um acorde que não era um mi menor e um sol maior. Que se dane! Disso saiu "Smells like teen spirit", que foi o último grito do róquenrou para o planeta. Posso não ter abordado bem mas acho que essa é a idéia...

Emogotic
Veterano
# ago/12
· votar


Estou vendo em breve ser lançado um livro intitulado "Auto Ajuda Guitarrística", que também será proveitoso para diversas áreas. Com certeza eu serei um consumidor.
Muito bom o seu texto. Mais uma vez... Valeu!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Tenho uma teoria de que ,quando alguém faz alguma coisa e parece fácil, é porque a pessoa manja muito. Van Halen quando toca parece fácil, ai a gente tenta e se fode :(

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


clebergf
Sou um ano mais velho que vc e estou no pique para estudar..rs...voltei a tocar faz um ano mais ou menos, depois de 10 parado, semana que vem começo a fazer aula com o Mateus Starling e espero que daqui alguns anos eu consiga passear pelo braço da guita em algum standard de jazz. :)
Tá certo... eu tô empolgado em pegar a guitarra e tirar coisas diferentes, tentar coisas novas... vamos ver como vou planejar isso!!!

Lelo Mig
Este vídeo que você postou é o exemplo que eles não entendem. A música pede rapidez, a música exige que o cara tenha fluência e técnica para usar a velocidade à favor da música, sua dinâmica e brilho.
Pode crer!!! Eu tb não gosto muito de velocistas, só em dosagens controladas. Meu intuito não é ficar rápido, é poder explorar coisas novas... de repente tirando umas paradas que nem esse som do Albert Lee, vc começa entender melhor o mundo do country. Demorou bastante pra eu entrar na onde do funk, e do blues, bem recentemente... saca???

De Ros
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Texto excelente, para variar!!
Já passei por muitas frustrações, passo até hoje, a diferença é que aprendi a lidar com elas.

Como eu lido? Com trabalho, planejamento, e trabalho, um pouco mais de trabalho, planejamento e trabalho! É simples, apesar de não ser fácil!

Jinkxs

Positivado!

Rconduru
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Cara, queria te dizer que esse texto parece que foi escrito pra mim. Excelente texto!

Meu exemplo é parecido com o seu também. Eu sou um péssimo instrumentista - Não digo músico pq tenho instrução, o que eu não tenho é talento - não tenho genética algum para guitarra, pra mim isso é notável qnd decidi ensinar meu primo a tocar e ver ele em pouco tempo voando nas digitações e eu não. Me frustrei muito, mas muito mesmo, pensei em desistir várias vezes. Mas um coisa sempre me fez continuar, eu amo fazer música. Adoro criar músicas, adoro fazer harmônias, melodias, duetos de guitarras, baixo, bateria. Crio músicas cantando. E minha evolução na guitarra sempre veio pelas necessidades de criar músicas. Acabei por um dia desencanar e criar meu próprio estilo de tocar, que é um estilo de riffs mais fraseados e solos mais simples, mas com pegada. Hoje toco mais solto e feliz. E foda-se ... ahahahahahahahahahh


Valeuuu pelo texto, brother!!!

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


Rconduru
pra mim isso é notável qnd decidi ensinar meu primo a tocar e ver ele em pouco tempo voando nas digitações e eu não. Me frustrei muito, mas muito mesmo, pensei em desistir várias vezes.
huahauhauhauha... nem te conto do meu sobrinho de 16 anos... two-hands, tappings, arpejos e vibratos... e eu só no "feeling"... kkkkkkkkkkkkk

Rconduru
Veterano
# ago/12
· votar


Will Bejar
AHHAHAAHHAHAHAHAHAH ... porra, isso que é foda!!!!! Mas por incrível que pareça, sabe lá deus pq, o meu primo ainda me tem referência, mas toca muito mais do que eu.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Will Bejar
Você foi tão bom professor, que fez seu aluno te superar. Isso pode ser um incentivo para seguir a carreira.

Will Bejar
Veterano
# ago/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


Luiz_RibeiroSP
hehehehe... ele é esforçado... mais que eu, pelo menos!!! Eu gosto de tocar... vou ver se paro pra treinar um pouco mais. A vida complica um pouco, 2 filhas pequenas, ajudar a cuidar da casa... tenho que me arrumar no meu tempo.

Mas é legal vê-lo no nível que está. Pelo menos mostrei à ele que ele tem que estudar pra valer. Ele participa daquele projeto Guri da prefeitura de SP, então tem uns grupos de estudo bem legais lá!!!

Vou procurar uns vídeos dele tocando... hehehehe

Isso pode ser um incentivo para seguir a carreira.
Já pensei nisso... agora é meio complicado, mas já pensei bem nisso... quem sabe mais pra frente.

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Lelo Mig
muito interessante o texto.


as vezes tudo que a gente precisa é a gente , eu sei exatamente do que voce ta falando , eu não sou fodão , mas eu cheguei em um nivel que se eu precisar tirar , sei la , for the love of god , com bastante treino eu consigo , mas a não ser para fins de estudo eu não tiro , pq não é o tipo de guitarrista que eu quero ser ,não é o que me dar prazer de tocar . tem muito guitarrista por ai que toca mais que eu ,mas as vezes falta estilo proprio , parecem muito iguais ,são poucos os caras que conseguem adiquirir uma tecnica monstruosa e lembrar que a tecnica no fim das contas não passa de uma ferramenta, um desses poucos que consegue é o guitarrista do forum que acredito que é quem voce se referiu , o de ros.

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Will Bejar
Rconduru
Luiz_RibeiroSP

Galera... só pra completar, música não é competição. Não existe isso de melhor!!! Nem que fulano toca mais que beltrano.

Jazz é melhor que rock???
Samba é melhor que blues???
Metal é melhor que lambada????

NÃO!!!

Música é sentimento. O que o Lelo Mig tão bem colocou lá em cima é que temos que aprender com nossas limitações e através do amor pela música criar algo belo e único, sem ficar se lamentando que fulano toca isso, beltrano faz esses tappings.... sem ficar se comparando com os outros.

Qualquer pessoa pode criar algo belo e único usando apenas 3 acordes... e pra mim isso basta!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Jinkxs
Tecnicamente falando, existe melhor musico sim, tenha certeza que o Van Halen toca melhor que eu, sério não to brincando. Existe competição com musica sim, vide o programa de MPB da TV record nos anos 60 por exemplo. Em relação a estilo musical, não exite melhor ou pior, são apenas diferentes.

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


Jinkxs
Ué... mas é isso que estamos falando... meu sobrinho é bem melhor que eu em muita técnicas... lógico que não vou entrar numa briga pra "ser melhor que ele". O texto me levou a refletir no que posso melhorar dentro da minha proposta como guitarrista. Só isso!!!

Skapunk
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Excelente texto!

Enquanto lia... eu tomava uma latinha de cerveja e parecia estar num botecão escutando vc compartilhar sua experiência!

E eu sinto que peco muito por falta de me dedicar!

Abraço

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Verdade, existem competições sim, concursos, etc.... Existe o lado monetário da coisa. Assim como existe na música a vaidade, a inveja, a frustração, o ciúme, etc.... mas você pode escolher se envereda por esse lado ou e encara a música como arte e expressão do sentimento.

A decisão é sua.



Will Bejar

Sim colega. É isso aí.....

ariancarvalho
Veterano
# ago/12
· votar


Não sei se choro ou se vou estudar.

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


ariancarvalho
vai estudar chorando ! xD

Rconduru
Veterano
# ago/12
· votar


ariancarvalho
Estuda um chorinho!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um toque para iniciantes. A frustração como tábua de salvação!