Iniciante, se informe, pesquise, mas tenha opinião própria! Aprenda a tomar decisões!

Autor Mensagem
Guinervauscko
Veterano
# ago/12
· votar


Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk

Eu leio e feliz ou infeliz, também sou um pouco adepto dos tópicos gigantescos. Concordo com tudo com que você disse. Mas ainda sonho em ter um valvulado, pois meu mininim de 30W da china e falante de 12 eu sei que é inferior. Já presenciei ensaios e até estudo de colegas, conhecidos e desconhecidos tocando em diversos equipamentos diferentes. A única coisa que lamento é não morar numa cidade repleta de lojas pra eu aborrecer os vendedores pedindo pra testar tudo. :)

Eu infelizmente acabei escolhendo minha primeira guitarra pelo formato do corpo, mas não me arrependo pois, tenho um set suficiente para treinar e aprender. Aliás muitos iniciantes gostariam de ter o que eu comprei, e muitos conseguem coisa até melhor com um pouco de sorte e orientação. A questão é que ao mesmo tempo que encontramos aqui informações existem essas lendas já citadas que realmente não acrescentam em nada e deixam muitos confusos.

Eu ainda vou encontrar o timbre que procuro, mesmo não sendo profissional. Mas faço questão de testar essas coisas pessoalmente. You Tube engana muito...
A molecada precisa aprender a ouvir mais, literalmente. Já vi vídeos de review de um mesmo pedal em que em um o som era lindo e no outro uma bosta sem tamanho. Por isso, nunca mais You Tube, ele serve pra dar uma idéia, se o review for bom, mas só. Nosso ouvido é o melhor juiz.

E cá entre nós, procurar timbre com referência em banda é o cúmulo da "noobice". Já dá a impressão que o cara não quer evoluir, que o que ele quer é apenas imitar e imitar cada vez mais. Eu tenho minhas referências, mas isso não é regra sei que o que serve para um guitarrista que eu admiro pode não ser exatamente o que eu procuro. Sem falar que os noobs nem levam em conta a produção do disco.

Muito bom tópico cara. Mas infelizmente também acho que quem deveria ler vai passar longe.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Muitas empresas fazem a velha e clássica lavagem cerebral. Se aproveitam de textos bem redigidos, vídeos e fotos impressionantes; e usam seus endorsers como "selo de qualidade". Isso é bom mas no final das contas nã estamos praticando, mas avaliando virtualmente e muitas vezes num cenário pra impressionar e isso não é real. O real é na pratica!!!! Com banda e som alto.

Já vi vídeos de review de um mesmo pedal em que em um o som era lindo e no outro uma bosta sem tamanho

Isso mostra um conflito de informações que me leva a crer que o Youtube não serve pra demontrações de timbre e muito menos dinâmica

Abs

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


A que paga mais prá eu usar!, estou insinuando que "endorsser" é enganador?


não importa a marca que fulano ganha grana pra usar.... tem que ficar na que paga mais mesmo.... não é questão de ser enganador pois os músicos recebem instrumentos de alto nível desenvolvidos pra eles não importa a marca.... o fulano tá na fender e a ibanez paga mais... tem que ir mesmo... a fender é boa mas a ibanez também é, em ambos os casos eles terão guitarras feitas com amor e carinho diferente das cópias que vão pra loja .... pouco importa a marca...o que importa é o cascaio no fim do mês....

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Ambos sabemos, por exemplo, que um Carvin Legacy VL 100 é um baita ampli. E ambos sabemos que se o Vai trocar por um Marshall JCM 800, vai continuar tocando muito... tenho certeza que ele faz um baita som até num "Teodoro"... que é indiscutivelmente inferior.

O Vai é um cara que eu não duvidaria que conseguiria tirar som legal até de guitarra ruim desplugada. Mas como imagem é tudo, neguinho começa a achar que umas guitarras vagabundas da Ibanez são o máximo e até esse Carvin Legacy é algo supremo, o que de forma nenhuma é. Mesmo o JCM800, principalmente para algumas linhas dele, o mito precede em muito os fatos.

A questão é que o cara pega um amp muito bom, mas desconhecido, digamos de um handmade, não toca bem e nem sabe regular, não tira som, mesmo assim já sai falando mal do amp, o problema está lá. Daí pega um Marshall meia boca, tira um som ruim, diz que a culpa é do guitarrista, porque "Marshall é Marshall". A gente vê uns absurdos nesse sentido e se experimentar falar algo a respeito, já viu...

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Eu sinto saudades dos reviews de equipamentos das revistas do ramo (Guitar Player, Guitar World, Cover Guitarra, etc.) que o cara metia o malho mesmo, criticava e citava os pontos que poderiam ser melhorados num determinado teste, independente de marca. Quando a coisa era boa, também não deixava passar e destacava o fato.

Claro que isso era feito meio que de maneira "diplomática", mas vc entendia que o cara deixava bem claro qual era a opinião dele naquele tal review. O que eu vejo hoje é um cara fazer um video mega produzido para tentar te convencer que aquela guitarra modelo stratocaster que custa de 300 a 500 reais é fantástica, e blá blá blá.

Aqui mesmo no Cifraclub (o site mesmo, não me referindo ao forum) tem uns reviews que vou te contar...de caráter bem duvidoso mesmo. Aí, o critério da imparcialidade (do autor) cai por terra totalmente, e eles (iniciantes) ficam maravilhados com aquilo que estão vendo. "Caraca, que guitarra maneira, e é baratinha!".

Como o instrumento não é lá essas coisas e eles não sabem tocar e/ou regular direito, a frustração é quase que imediata. É a partir daí que vem a história dos famosos "upgrades", que é um outro capítulo à parte dessa avalanche de informações desencontradas que são consumidas diariamente.

Então, depois de ler umas meia dúzia de tópicos sobre o assunto, pronto! Agora ele está 100% convicto que um par de captadores Seymour Duncan ou Di Marzio mais uma ponte Gotoh vai resolver o problema do péssimo timbre que ele está tirando da sua strato "baratinha".

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Bom tópico.... fala de coisas que foram (e ainda são) debatidas à exaustão aqui no FCC e lá fora também, mas gostei da roupagem que você deu ao tema e da forma que você abordou algumas coisas.

Vou tentar colocar algumas coisas que penso da forma mais suscinta possível:

1 - Consumismo: As redes sociais alavancam muito o consumo pela construção e desconstrução de imagens e mitos. Não interessa se verdadeiros ou falsos. Elas tem mais poder que as mídias tradicionais de "criar necessidades"

2 - Velocidade: Além de criar necessidades, e com elas o consumo, a velocidade em que isso acontece é absurda. O consumo mais veloz de todos é o da Informação, e nosso cérebro se vicia nesse consumo de tal forma que nem percebemos. A geração da informação, portanto, tem que acompanhar essa velocidade, por isso não dá mais tempo de testar, refletir, saborear.... Afinal a galera está ávida em saber se o ampli é bom ou não!!!!

3 - Facilidade de acesso: Tudo, absolutamente tudo está ao alcançe de nossas mãos a um preço extremamente barato. Antes um guitarrista era um heroi.... uma pessoa diferenciada das demais. Luta, dedicação, determinação, paciência e persistência eram fundamentais. Hoje qualquer pessoa, até as mais medíocres são "guitarristas". Tá tudo nivelado por baixo.

4 - O Somatório: Pega-se os 3 itens acima e somando tudo vemos que formam um ciclo. Um item puxa o outro de forma que todos avançam e se tornam mais contundentes. Não existe volta nem saída. Por isso a música não é mais a mesma, a arte não é mais a mesma. As gravadoras, as marcas de equipos, as distribuidoras, emissoras, os produtores.... tudo absolutamente tudo está voltado para o consumo e isso tem que ser muito rápido. Uma banda ou artista tem que ter um single a cada mês bombando, senão sai de cena. Michel Teló??? Affff... já é passado!!!!

Se eu acho isso tudo ruim???? Claro que não!!!! Em que outra época um cara mediocre como eu, chucro de tudo.... teria a chance de ter uma Gibson LP, um Marshall JCM800 mais uma porção de pedais de boutique??? Eu quero é consumir!!!!

PS- Não tenho nada disso não.... mas tenho a chance de ter, certo??? Hehehehe......

andrecoelho
Veterano
# ago/12
· votar


Acho que o mais importante de tudo é nós, sim, nós todos, não deixarmos o mundo virtual substituir o bom e velho encontro de camaradas.

Aqui em SP tem a boa e velha Teodoro Sampaio e entornos, que nos dá a liberdade de fuçarmos em equipamentos e conversar com outras pessoas que curtem o mesmo som ou o mesmo instrumento.

Isso é muito importante e me parece meio esquecido.

Um camarada chega aqui, lê um monte de coisas, compra um equipamento que custa os olhos da cara e quando percebe não é aquilo que esperava.

Meu set é beeeeeeeeeeeeeeemmmm modesto mesmo, curto muito ele e por enquanto está de bom tamanho. Não vou conseguir tirar 100% nem desse set no que dirá um com mais qualidade e gastando mais dinheiro.

Graças a Deus hoje tenho uma condição financeira que me dá a oportunidade de gastar um pouco mais sem stress no final do mês, mas percebo que o tempo livre para me dedicar a esse "hobby" (no meu caso) é muito curto. Então dá até dó ter uma guitarra ou pedal de grife só para ficar no case e dentro do armário.

Sonho em um dia ter na minha coleção uma Fender e uma Gibson, sim!!! Mas isso é mais uma futilidade do que uma utilidade hoje... Assim como um Cry Baby ou um Tube Screamer por exemplo. São peças clássicas que habitam o imaginário do guitarrista.

Porém, temos que nos ater a nossa realidade. A internet interfere muito nisso, são propagandas, vídeos, discussões.... A cabeça tem que estar muito boa para não haver influências.

E no final é como a maioria disse, som pode ser tirado de qualquer coisa, desde que o talento o acompanhe....

Só um exemplo =)



Abs!!

P.S. O FCC me ajuda muito a decidir qual equipamento devo escolher, como fazer modificações, etc... Mas percebo que tem gente bem bitolada. Um exemplo, estava pesquisando sobre pedais de Wha Wha e encontrei dezenas de modelos. Cada um eu vinha aqui e buscava informações e a maioria dos comentários que encontrei foi "investe nu Cry Bay", "investe num Vox". Poxa!! Aí fica fácil né? Teve um camarada que comprou um pedal que achei muito legal e fez um review, só recebeu paulada! E duvido que quem deu a paulada conhece o pedal que ele adquiriu, pois é bem difícil de encontrá-lo em Terra Brasilis. Ou seja, é como já escreveram, a internet subjulga sem ter o contato com a realidade.

Agora fui! =)

The_Hands
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Finalmente um tópico grande que vale a pena parar pra ler. Um tópico que não é daqueles desabafos de adolescente pirando o cabeção por causa de "Qual captador escolher ? Seymour ou EMG ??"

Eu digo isso pq já fui assim. Quando frequentava o Fcc sob outro nickname, já caí na besteira (por falta de objetivo e personalidade) de ir na conversa dos outros e gastar grana com coisa supérfula, quand eu nem ao meno sabia tocar.

Véi, o que tem de garotinhos por aqui com guitarra Tonante, querendo colocar captador do Zakk Wylde pra ver se o som melhora, não está no mapa !! Disse e repito, já caí nessa besteira.

É um pé no saco entrar no FCC e ver 300.000 tópicos falando sobre equipamentos, criados por pessoas que não tem nem a mínima idéia do que querem. É pribida comercialização no forum, mas o que mais tem aqui é marketing.

Brother, eu assino em baixo do teu tópico.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


andrecoelho

Eu já tinha visto este vídeo, e quando vi pensei:

Daqui umas décadas, esta merda que o Jack White fez, vai ser vendida num leilão por uns 5 mil dólares!

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


O grande problema do mundo virtual hoje é que temos uma mundaréo de "especialistas de equipamentos treinados pelo youtube".

Pessoal acha que o som que ouvem no computador refelete a realidade.
Confesso que nunca, mas NUNCA mesmo, tive um equipamento que o som ao vivo era igual aos samples da internet.

Pior que essas pessoas, no "achismo", se acham os phD em equipamentos e se acham gabaritados a emitir opiniões e a rebater argumentos de quem realmente teve equipamentos e, ao meu ver, sim tem conhecimento sólido para emitir uma opinião sincera.

Infelizmente, ainda temos os "papagaios de pirata", que vivem repetindo o que ouviram ou leram, sem conhecimentos concretos a respeito dos equipamentos.

Com relação a essas pessoas, os foristas devem ter cuidado, para não terem um aprendizado falso e equivocado. Pelo pouco tempo que tenho de FCC (7 anos), sei muito bem em quem posso pedir opiniões sobre equipos.

E mesmo em Foruns gringos deve-se ficar atento quanto à análise de equipamentos, pois frequentemente vc le a pessoa qualificar negativamente um pedal (fantástico!), e daí vc nota que o cara testou ele com uma Squier e Fender Frontman 25... po! Santa paciência Batman...

PGilbert
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Vejo uma galera (não estou generalizando) com guitarras excelentes, pedais de primeira linha, técnica aprimorada e etc, tudo isso prá que? prá tocar com Guitar Rig?


Posta de novo essa frase pra eu poder te positivar, hahahaha.

Show de tópico! Falou TUDO!

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Vejo uma galera (não estou generalizando) com guitarras excelentes, pedais de primeira linha, técnica aprimorada e etc, tudo isso prá que? prá tocar com Guitar Rig?

Pois é, quando li essa frase também gostei. Parece que o objetivo dessa nova geração é gravar os cover clichês que tocam e postar na rede social da moda. Aposto minha guitarra que metade desse povo não faz show e fica só tocando enfurnado no quarto pra tentar ganhar a aprovação de outros iguais a eles.

Warbeast
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
muito bom seu topico li todo e identifiquei um colega!!isso foi um soco na cara na cara dele!!kkkkkkkkk muito bom mesmo

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Vejo uma galera (não estou generalizando) com guitarras excelentes, pedais de primeira linha, técnica aprimorada e etc, tudo isso prá que? prá tocar com Guitar Rig?

O mais engraçado disso tudo, é que quando, e se, forem tocar numa banda, verão que o sonzinho pasteurizado e redondinho no fone de ouvido, vai ficar uma merda na mix... kkkkk

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Eu sou um desses Papagaios de Pirata.

Eu emito opinião sobre tudo... a maioria sobre coisas que nunca utilizei.

Toquei em menos de 10% dos equipamentos sobre os quais indiquei ou emiti opinião. Mas já tive acesso à informações sobre todos eles, vindas das mais diversas fontes possíveis, como revistas especializadas, foruns nacionais e gringos, opiniões de amigos meus - as quais confio plenamente - opiniões de membros aqui do FCC que julgo serem gabaritadas (suas inclusive), depoimentos de músicos, endorsees, sites de fabricantes, etc... etc... etc...

Me julgo participante dessa loucura toda!!! Com meus acertos e erros.... afinal, eu procurei o FCC, fiz o cadastro, entro nessa bagaça todos os dias. Sou um pouco mais novo de cadastro que você.... o meu é de 2008.... são 4 anos apenas. E veja quantos tópicos criei.... muito poucos, apesar de participar bastante.

Consumo informação aqui todos os dias e contribuo para gerar mais informação, mesmo não sabendo - na essência - absolutamente nada sobre o que estou falando..... Afinal o que vale, nesses tempos de cólera, não é a qualidade da informação, mas o volume.

Não me culpe... não fui eu quem determinou que isso deve ser assim. Mas é.

E quem é livre do pecado que atire a primeira pedra!!!!

Quem aqui nunca repercutiu uma crítica, um elogio, um review, bom ou ruim sobre um equipamento que nunca sequer viu???? Mesmo os mais experientes, tenho certeza, não podem se gabar, porque mesmo eles um dia foram ingênuos.... um dia foram iniciantes.

Podemos criticar à vontade os mais novos e inexperientes. Eles já nasceram na era da comunicação. Eles aprendem de maneira diferente.... eles se relacionam com a música de outra forma, que os mais antigos não compreendem. São consumistas ao extremo, frutos de uma sociedade igualmente consumista..... mas podem ter certeza, no futuro eles são melhores do que nós. Mais capazes, mais criativos, mais inteligentes. Quem viver verá!!!!!

Se eu quisesse me fechar no meu mundo não estaria aqui. Também não vou ficar aqui criticando a forma como as coisas funcionam..... meu conselho a todos é exatamente o título desse tópico: "Iniciante se informe, pesquise, mas tenha opinião própria. Aprenda a tomar decisões"

Entendo o seu comentário e você tem toda a razão no que diz. Principalmente no ponto onde você menciona a forma como escolhe suas fontes.... como separar o joio do trigo. Isso é fruto da experiência.

Na verdade estou aqui dando a mão à palmatória, porque se tivesse falado "Pô Edalko.... é isso aí, esses Papagaio de Pirata são o Ó velho!!!" estaria sendo hipócrita no último grau.

Fandoderos
Veterano
# ago/12
· votar


Segundo: Você NUNCA vai ter este tipo de equipo.
nunca diga nunca...

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Jinkxs
Legal seu post.

Compreendo que todo mundo tem informações por leitura, por comentários, etc. Eu também! Todo mundo!
Vc também pode opinar com base nisso. "Po, mas eu li na fonte X que esse pedal causa isso, que tem ruído, que não deve usar fonte assim, assado..."
Isso é uma coisa.
Refiro-me mais objetivamente a quem tem por essas informações algo de conhecimento próprio.
Afinal a pessoa não pode opinar sobre ressonância de um determinando tampo de violão, se nunca teve um em mãos.
Nao pode opinar sobre a dinâmica de um Fender DeVille, se nunca tocou com um.

Há informações que não requerem experiência presencial com o equipo, contudo, há aquelas que necessitam de que o interlocutor tenha efetuado um teste efetivo.

Acho que vc compreendeu o meu ponto de vista...

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Acho que vc compreendeu o meu ponto de vista...

Sim...

O que me refiro é que vivemos num mundo imperfeito. Uns 90% de tudo que tem aqui é lixo!!!! Me desculpem os responsávei pelo forum.... mas é!!! E os caras só mantem esse "aterro sanitário" ocupando espaco nos servidores porque os anunciantes pagam, e os usuários curtem....

Além disso, seria utópico da nossa parte esperar qualidade num universo de usuários tão eterogêneo.

Mesmo com todos os defeitos, adoro isso aqui!!!! Tudo que eu sei sobre guitarra, música, técnica, etc.. etc.. devo em grande parte ao FCC.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nem tudo está perdido! :)

Pra quem mora em lugares distantes dos grandes centros, a Internet deve ser de incrivel utilidade e mesmo com opiniões "placebo" ou inexatas, sentimentais, deve ser uma luz no fim do túnel pra aqueles que não pode sequer visitar um loja de verdade. Alguém aqui já imaginou que há deficientes físicos acessando o FCC? Ou que a molecada não pode nem pegar um ônibus sozinho pois são crianças ainda? Aqui tem users de 10 até 60 anos!!

Enfim, há muitas realidades que convivem com o FCC. Não dá pra "cravar" o que é certo ou errado na minha opinião. Tudo depende de como o usuário recebe e processa a informação. Como cada um tem uma opinião/vivência, não há como modificar o panorama, no meu entender.

O mundo virtual, mal ou bem é assim, e pronto.

Alexandre.M
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Tópico grande ninguém lê.....kkkkkkk
só "guitarristas virtuais" que preferem equipos ao aprendizado não lêem.
cara, vc disse tudo que eu penso, antes de querer um equipo megaultrapowerfodas tem que aprender a saber usar esse equipo.
como vc disse é sempre bom saber o que os famosos usam, mas eles não começaram com esses equipamentos, muitos começaram com instrumentos usados com braço empenado (muitas vezes tonante kkk) e foram aperfeiçoando, ganhando dinheiro,investindo em si mesmo,para ter um real motivo para se usar um equipamento bom.

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jinkxs
MauricioBahia

Concordo em gênero, número e grau com suas colocações. Tanto é que se perceberem bem, meu tópico não crítica a forma como se busca informações mas sim tenta "ajudar" a como lidarem com elas.

Venho de uma geração onde não havia informação. Recorríamos a uma Guitar Player importada comprada por vaquinha e que porcamente entendíamos os tópicos, dado o inglês ruim que tínhamos. Se você tinha a chance de um tio, que não sabe nada de música, ir para os EUA, era mais aceitável recorrer a um pedal de seu ídolo, porque dentro da escuridão total, era menos arriscado recorrer ao que Jimi Page ou Ritchie Blackmore usavam.

Hoje, com toda esta informação, útil, exemplificada por áudios e vídeos e etc, se você souber lidar com ela, fará muito melhores escolhas e terá muito menos surpresas.

Meu tópico é à favor da informação e um alerta a como se lidar com ela.

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

É isso aí!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Venho de uma geração onde não havia informação.

Talvez você não tenha visto, mas eu não sou tão mais novo que você! hehe O Jinkxs, segundo seu perfil, também. ;) Sou tio**, tio! hehe

Meu tópico é à favor da informação e um alerta a como se lidar com ela.

Isso ficou bem claro. Apenas coloquei alguns pontos que algumas pessoas podem estar desconsiderando.

;)

** na verdade sou tio-avô já!

funkymonks
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster
a guitar player nao mudou continua fazendo os reviews muito bons como ela nao tem rabo preso com marcas ele fazem os testes e emitem sua opiniao nao importa a marca.

Jinkxs
Veterano
# ago/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


MauricioBahia
Lelo Mig

Eu já caminho a passos largos para a meia-idade.... hehehe.

Com certeza, antes o acesso à informação era muito mais difícil. Agora o difícil é fugir dela!!!

Mas no fundo o que essa enxurrada de informação trás de benefício para as pessoas??? Por si só.... nada!!! Até atrrapalha!!!! O excesso de informação muitas vezes serve para desinformar, criar dúvidas e alimentar a incerteza. É lixo!!!

Mas se o usuário souber filtrar, eleger as fontes corretas, descartar o supérfluo, o redundante e o inútil.... então ele passa a ter uma arma poderosíssima!!!

"Dados, quando inseridos em um contexto se transformam em informação. Informação quando devidamente aplicada e gravada se transforma em Conhecimento. Conhecimento quando corretamente compreendido, aplicado e devidamente ensinado, passa a chamar Sabedoria".

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Jinkxs

Opa....acho que uma jam entre nós iria cair bem, hein?
Que tal "Asilo G3"?

kkkkkkk

A cerveja fica por conta do Jinkxs, já que o avatar dele sugere...hehehe

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

KKKKKK!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Lelo Mig: Que tal "Asilo G3"?

Dependendo da qualidade das enfermeiras, topo. hehe

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


funkymonks

a guitar player nao mudou continua fazendo os reviews muito bons como ela nao tem rabo preso com marcas ele fazem os testes e emitem sua opiniao nao importa a marca.

É velho, tem tanto tempo que eu não compro uma, hehehe. Não sei se é saudosismo da minha parte, mas eu ainda gosto muito da matéria impressa.

Nada contra as revistas virtuais, acho muito bacana, com reviews com link do Youtube, samplers de áudio, etc. Mas toda vez que eu pego umas revistas antigas pra ler, percebo que nos reviews os caras eram um pouco mais sinceros, digamos.

renatocaster
Moderador
# ago/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig
Jinkxs
MauricioBahia

Que tal "Asilo G3"?

Indico para vocês as novas (ou velhas?) Cordas Elixir "Geriatric" Style.

:D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciante, se informe, pesquise, mas tenha opinião própria! Aprenda a tomar decisões!