Projeto: Ressuscitando uma Stratocaster!

Autor Mensagem
zedoidiao
Veterano
# jul/12


Ola galera, Consegui um corpo/braco de uma estrato recentemente, e tenho em mente(nada me tira da cabeca) restaurar e deixa-la o mais "top" possivel.
Nao sou Luthier, e tenho vontade de me tornar um, apenas por hobbie, sou curioso pacas huahuaha. Enquanto nao consigo grana pra curso e ferramentas, vou fazendo minhas experiencias, afinal, qual guitarrista nao deseja fazer sua propria guitarra? To fazendo isso pra mudar um pouco a rotina dos estudos, aprender mais sobre o funcionamento etc... Enfim Terapia, motivacao, conhecimento, chamem do que quiser, mas eu amo ser handmade, mesmo bem fraquinho, sem comparar com os grandes do Brasil. Sentimento unico voce tocar naquilo que criou, e como compor uma cancao.(problemas no teclado, mau pela falta de acentuacao/pontuacao)

Estado fisico: O corpo esta em bom estado apesar de ter recebido pinceladas de "tinta de portao" huahuahuha muito feio, mas nada que um removedor e uma boa lixa pra deixar zero bala! Nao tem marca, pelo estado da cor do verniz no braco, parece ser muuito antiga bem mais de 10 anos, nao sei ao certo se e uma tagima ou giannini, mas a madeira parece ser uma peca so e o braco nao tem nem um sinal de empenamento LOL apesar de ter ficado anos sem encordamento nenhum!
Parte eletrica ja era, deve ligar, mas vou trocar tudo, na verdade so vou aproveitar o corpo e o braco mesmo, e talvez as tarraxas. Vou colocar captadores malagoli 2 evo e um custom alnico blues e deixar nessa sequencia HSH e usar um defasador, ja que eu curto um metal instrumental e um blues texano huahuha, vamo ve se fica bom, de qualquer modo eu aproveito em outras guitas.

Projeto incial:

Meu objetivo e deixar um vintage moderno... retirar toda a tinta e deixar so na cera ou na seladora, ainda nao tenho certeza do que e melhor... Se for unica peca, vai ficar lindo, se tiver semendos, foda-se huahuhauh vou comprar uns grampos e pregar pra ficar no estilo "costura" nas juncoes da guita, vai ficar cowboy do metal huahuhauha Ferragem dourada(nao importa se desbotar depois, quanto mais "vintage" ela ficar com o tempo, melhor, plasticos eu vou deixar "creme" incluindo os caps.
Desmontar inteirinha menos os trastes, vou fazer isso no final e colocar jumbo, nao sei se coloco de latao pra combinar com todo resto ou aco inox pra ficar animal! Tarraxas eu vou comprar wlkinson ou gotoh, se alguem conhcer alguma outra boa, tb vale. To querendo colocar floyd rose nela, como ja tenho uma com tremolo e uma com ponte fixa, hora de explorar mais a minha vontade! Com certeza eu vou de ponte Gotoh, dizem que a Ponte Floyd da wlkinson e boa, tanto que a Walzack usa...
Vou montar a parte eletrica, na verdade a unica coisa que eu nao manjo e regulagem e "cavar" a guita, mas isso um marceneiro aqui pode fazer. Depois que eu tiver montado tudo, eu levo pro Binho aqui em sampa =)
Depois eu coloco os precos das pecas e fotos da bichinha conforme vai surgindo a minha menina... Efim, nao tenho medo de fazer cagada com a madeira, so experimento mesmo, e tudo vai surgir lentamente($_$), todo mes eu vou comprarndo algumas pecas, e juntando para os caps...

Com a mente aberta para dicas na montagem e estetica!

Abraco galera!

Drinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Drinho
· votar


zedoidiao

O rapaz primeiramente desejo sorte no projeto... dos passos que você falou considero a parte mais critica (para quem não tem experiencia) troca de trastes (mas também há videos de luthieres americanos ensinando de forma calma e simples e eles fazem trabalhos lindos na minha opinião, só seguir os passos que você chega lá numa boa sempre com cuidado calma e paciencia pra não detonar a escala), abrir o corpo para entrar com a floyd e abrir a escala pra entrar com o nut da floyd que é maior, trabalhe sempre com números e não com os olhos... procure ter bastante cuidado nessas horas para nao matar a guitarra... sempre monitorando o braço pelo tensor, deixe sempre o mais reto possivel com o auxilio de uma regua de precisão para manter a saude do braço esse negócio de ficar olhando o braço que nem espingarda é coisa pra gente experiente e ainda sim acho mais confiavel uma régua hehehe...

com relação a tarraxa não encane muito afinal terá a trava da floyd, pode usar a gotoh mais popular ou mesmo a wilkinson que são relativamente baratas e não tem erro...

com relação a floyd.... gotoh é inquestionavel... pode ir cego nela... esses tempos tocando em uma tagima edu ardanuy resolvi arregaçar com a alavanca... hehehe não faz nem cócega na ponte... com relação a wilkinson eu sinceramente nem sabia que eles fabricavam esse tipo de ponte... entao nao vou palpitar... mas gotoh é tiro certo...

com relação a parte elétrica os malagolis são legais.... mas não deixe de gastar com componentes ... embora muita gente diga que é a mesma coisa não é verdade e eu já fiz testes comparando componentes americanos com esses que vendem nas lojinhas do centro e eu notei bastante a diferença..

então potenciometro 500 k cts, chave 5 way CRL, jack switchcraft.... e fio de cobre de verdade.... acho que é isso... apenas meça a largura do seu nut para você comprar o de tamanho certo e não esqueça de usar um string retainer atras do nut pra corda já entrar bala e certinha na tarraxa sem dores de cabeça...

acho que é isso...

um abraço e boa sorte veio...

quer uma sugestão?

escalopa ela hehehehe

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Drinho


Fala mano, obrigado pelas dicas, a parte eletrica eu ja vi tudinho(fios, caps, jack e pots, tudo de qualidade, e alguns eu vou de "fender" , o problema vai ser achar um esquema com defasador, o mesmo das medidas da cavidade da ponte. Eu vi uns videos ensinando a escalopar, mas eu to pensando em colocar uma marcacao floral, ou alguma coisa que lembre blues sei la... Vou de traste jumbo mesmo, vai ficar showpeta e manter as casas intactas, alem de ser "reversivel"

Ponte vou de gotoh mesmo, tarraxas achando uma dourada, ja fica de bom tamanho.

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Vou comprar minhas primeiras pecas no comeco desse mes, coisas bem simples, mas que ja vao mudar a cara dela, ferragens, e o escudo por exemplo, so nao sei se vou de escudo creme-perolado ou branco-perolado

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


zedoidiao
Brow, eu já fiz isso uma vez manualmente é bem legal. Tenho uma Strat P90 que eu mesmo montei, resultado disso!

Fica bem legal cara, vai fundo, que é uma diversão e tanto!

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


COm certeza a ponte e os caps vao ser os ultimos kkkk ate la vou gaurdando uma senhora grana =)

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special

Daora cara, tem fotos?

Mano, vou buscar o corpo/braco amanha, imagina a GAS, com todo o material aqui do meu lado kkkkkk
Uma coisa e certa: Nao irei dormir amanha!

Drinho
Veterano
# jul/12
· votar


alguns eu vou de "fender" , o problema vai ser achar um esquema com defasador

todos esses componentes que citei são os usados nas fenders, a diferença é que eles não vem na embalagem da fender o que os torna mais baratos...

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


eu ouvi a respeito no mercado livre, tem um cara que vende a parte eletrica da"fender" com esses componentes. Mas nao confiei nos fios rsrs

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


zedoidiao
Cara, vai de ebay. Comprar essas coisas no mercado livre é furada. Os caras superfaturam demais. No ebay tem coisa muito boa à preços justos.

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Pois e, preciso aprender a comprar no Ebay =\
Vou postar as fotos do antes e depois de lixar a guita

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Fotos

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


zedoidiao

A Gang têm toda elétrica e metais originais Fender, não sei se os preços estão bons, mas vale a pena dar uma olhada. (Obs: Não tenho nenhum vínculo ou ligação com a referida loja, só citei porque eles são representantes Fender e revendem os produtos originais)

http://gangmusic.com.br/secao/Guitarras-Baixos-e-Violoes/Acessorios/1/ FENDER/42

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Opa valeu!
Vou conferir!

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Opa, a garagemusic tem muita coisa!
Vou priorizar a parte estetica da guita, no fim do ano eu compro os caps e a ponte com o decimo terceiro!

Duvida: o braco veio sem o nut(uma coisa a menos pra eu tirar) e so colocar o nut lock?? fazer os furos e zaz?

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Eu dando uma olhada, tarraxas spirit presta pra colocar na guita? Mesmo pq eu vou colocar nutlock pelomenos sao bonitas kk

ariancarvalho
Veterano
# jul/12
· votar


Cara muito legal, eu mesmo sou muito interessado em reformar sozinho instrumentos antigos, só por diversão mesmo.
Ainda estou aprendendo um pouco a técnica, e comprando umas ferramentas.
Por esses tempos reformei uma strato minha da golden.
Saca só
Faça Você Mesmo - Reforma e Pintura Strato Golden.

zedoidiao
Veterano
# jul/12 · Editado por: zedoidiao
· votar


Muito bonita cara! Parabens pelo resultado! No caso, so vou lixar um pouco mais e passar muita seladora e depois uma cera de carnauba. Quero deixar essas pequenas manchas de azul pra ficar meio relic mesmo! Fiz umas contas, vou gastar cerca de 40 reais com algumas pecas basicas da ferragem, plates, parafusos... Mais 74 do escudo so pra comecar... Vai mudar muito a cara dela!!

ALguem pode me dizer se os trastes da dunlop sao bons? vi por 25/35 conto.

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Comprei o escudo, plate, parafusos, jack plate, abaixador de cordas...

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


ariancarvalho

To recebendo dicas de um marceneiro aqui da minha rua! Inclusive, ele vai colar uma parte dela que rachou, muito gente fina! No final vou pagar umas cervas geladas pra nao sair de graca huahuahua

ariancarvalho
Veterano
# jul/12
· votar


Posta umas fotos do estado atual dela ai, pra eu ter uma noção de como tá e de como deve ficar!

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Ela antes 1

Ela antes 2


Ela antes 3

Antes 4

http://imageshack.us/photo/my-images/28/img15901.jpg/

90% lixada

Todas as fotos pelo facebook AQUI.

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


Imagina qunado chegar as ferragens douradas dela *---------*

ariancarvalho
Veterano
# jul/12
· votar


Mano você não entortou um pouco ela não? Na última foto parece que desalinharam as duas peças de madeira!
Vai daru m trabalinho, hein? Mas no final vale muito a pena.
Boa sorte ai, tô acompanhando.

RamonFrozen
Veterano
# jul/12
· votar


zedoidiao
Vamos ver o que vai sair dae!!
Bom trabalho ae rsrs

Vai mandando fotos ae..

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


ariancarvalho

Entao cara, foi a parte que descolou, mas ja repousa na cola/prensa kkk
Vou ficar ate quarta sem ela =/

Will Bejar
Veterano
# jul/12
· votar


zedoidiao
Nossa... que bela obra estava com essa tinta cinza metálica aí... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Marcando pra ver como vai terminar essa história!!!

Abç!!!

ariancarvalho
Veterano
# jul/12
· votar


Cuidado nessa nova colagem, ela tem que ser bem feita pra guitarra manter o sustain dela.

zedoidiao
Veterano
# ago/12
· votar


ariancarvalho


Vai ficar melhor que a original kkkk Eu busco amanha!!
To em duvida se eu coloco ponte tremolo de 2 pivos ou floyd mesmo... o que acham? da pra tirar uns "gritos" a la satrinai nela? Nao conheco bulhufas sobre esse tremolo de 2 pivos =/ Mas e mais barata que uma floyd

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


zedoidiao

os tremolos comuns são mais indicados pra trabalhar a alavanca de forma mais moderada, pequenas melodias, flutters e etc...

se sua intenção é fazer bizarrice, alavancadas brutais, descer 20 tons e na sequencia puxar um harmonico violento uma floyd rose (e das boas) é mais interessante inclusive pra isso ela foi concebida, graças ao grande mestre eddie van halen (pai da boa alavanca)

eu sou da seguinte opinião uma floyd faz o que uma wilkinson faz mas uma wilkinson não faz o que uma floyd pode fazer, já fiz alguns testes em wilkinson e ela é super bacana, maciazinha precisa e bastante estável mas o guitarrista deve ser conservador então comparar com uma floyd da gotoh coitadinha num dá hehehe, com uma floyd dessas pode brincar de fazer as maluquices do steve vai... não vai fazer nem cócega nela

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto: Ressuscitando uma Stratocaster!