Improviso Memphis Blues - esdras_63 [Vídeo - Comentem]

    Autor Mensagem
    esdras_63
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: esdras_63


    Opa galera!! Estava brincando com minha guitarra e amp apenas hoje a tardezinha e resolvi fazer um vídeo bem improvisado mesmo. Ele foi gravado em um take apenas (não tem cortes), sem nenhuma mixagem nem nada, o que está ouvindo é o que o mic captou, pra dar mais cara de improviso. Não ensaiei nada pro vídeo, todas as ideias foram vindo e eu fazendo.

    Equipo: Eu, Fender Stratocaster California Series, Marshall MA50C (Canal Overdrive), Shure SM-58, Cubase 5.

    Foi mal os erros, mas é que não editei nada pra ficar mais "improvisado".



    Comentem se possível e classifiquem o vídeo :D

    carlcarl
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    dei uma passadinha,parei e assisti.
    eu tambem não gosto muito de coisas editadas,prefiro assim como voce fez, direto,
    passa por uma nota duvidosa,arrasta pra nota menos duvidosa e o trem continua.
    quando estamos no palco não da pra editar nada.não é?
    muito legal o teu equipamento.
    gostei muito,
    estamos juntos.
    abç
    Carl

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    carlcarl
    Bem dessa mesmo!! Haha, adoro improviso de palco. Valeu cara, legal que curtiu o equipo.

    Vlw pelo coment!

    Abraços.

    Frankie
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não precisa botar que correia, fone e palheta você usa.

    Deu pra ver que você é iniciante mas está bem encaminhado, claro. Continue assim. A única crítica real que tenho a fazer é que o timbre está bem fraquinho se parando pra analisar o equipamento foda que você tem.
    Abç.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    esdras_63
    puts legal cara! fraseado bem maduro! tocou sem pressa! a pegada sempre da pra melhorar!
    po vc é maior muleque mano! achei q fosse veio q nem eu! toca guita, sax, trumpete, curte um jazz e nao gosta de restart! uma exceção da nova geração! kkkk
    vo faze o esquema da batera lá agora!
    abraço!

    edit: quanto ao timbre, nao da pra ficar ruim com esse equipamento! mas acho q seu monstrinho ai precisa de um atenuador pq ele quer gritar mais alto hein! rs

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Frankie
    VAleu pelo coment! Sou bem iniciante mesmo, vou seguir os conselhos.

    ALF is back
    Com certeza ele precisa hahaha. Valeu pelo coment veio, sou novinho mesmo hahha. Gravei com volume no 3, ferrou tudo o timbre. No 5 em diante fica interessante hahaha.

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Up!

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Up!²

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Velho, tu é iniciante mesmo? Toca há qto tempo? Que improviso responsa! Achei ótimo o timbre! Queria improvisar bem assim...

    kurt hendrix
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    Cara ficou demais,vc tem um feeling que não se encontra muito por ae ! =D
    Ou,tem como passar essa bt não ?!
    Abraço !

    cantrell
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    caraca iniciante q com um equipo desses, eu comecei com uma tonante kkkkk, acho q vc ta no caminho mas vc pode melhorar a regulagem ;)

    clebergf
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63

    Grande garoto, como disse o ALF is back, pensei que tu era velhão tbm, toca um monte de instrumentos...xD
    Mandou bem, curti o clima da parada, só falta socar volume no bixo ai para ele brilhar no timbre.

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    henriquelhrf2
    Iniciante não sou, toco a pelo menos uns 4 anos. Mas que venho estudando improviso e venho estudando guitarra direto não faz um ano. Então digamos que toco a menos de um ano, porque antes quase não tocava guitarra, mas já tinha experiência em outros instrumentos. Valeu pelo comentário cara.

    kurt hendrix
    Opa!! Valeu cara, achei que meu feeling era uma bosta :D Passo a bt sim: http://www.guitarbt.com/BTs/Jam%20Tracks/Jam%20Track%20-%20Memphis%20B lues%20In%20Bm.mp3

    Aqui tem várias bts pra improvisar, muito legal, to pensando em gravar outro em outra bt daqui uns dias: http://www.guitarbt.com/index.php?page=dl_list&cat=Jam%20Tracks

    Aliás, esse site tem bt de muitas músicas legais, vale a pena favoritar.

    cantrell
    Hehe valeu cara! Não sou bem iniciante como disse pro amigo em cima, mas comecei com uma Tagima e um Meteoro que nem drive tinha. Então cara, pra mim o timbre ta do jeito que eu queria, só apenas algumas reguladinhas e ficava show. Acho que se eu deslocasse o mic mais pra borda já ficava exatamente o que eu queria, achei um pouco estridente na parte que mudo o pickup, mas isso é pura questão de gosto mesmo.

    clebergf
    Haha, sou novinho, tenho 14 anos apenas :D Legal que curtiu, o solo não teve nada de mais. Final de semana acho que gravo outro um pouco mais alto. Esse gravei com volume no 3, final de semana passado tava tocando com volume no 4, meu quarto todo tremia, só fiquei imaginando com ele no 6/7. Mas com vol no 4 - 5, dá uma puta melhorada no timbre, parece outro amp. Valvulado e seus segredos :D

    Tomaz.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então cara, o fraseado em si tá bom, ta bem fluido. Só que tu tem que passar ele pra uma linguagem mais "guitarrística".

    Ouvindo teu improviso tive a impressão de estar ouvindo uma linguagem de saxofone e não de guitarra, de fato... Sei porque também toco sax.

    Mas é de se entender... pelo que li, tu toca outros instrumentos e começou na guitarra faz pouco. É natural, isso vem com o tempo, nem tem como te cobrar muita coisa agora.

    Só acho que devias tocar mais "firme", tu pareceu meio inseguro às vezes, não na escolha das notas, mas na execução das mesmas. Senta a mão, toca firme, se não fica soando meio "xoxo". E caso fique meio confuso, tocar firme não significa tocar alto. Mas isso com o tempo tu vai perceber, diferença no ataque das notas, tudo isso faz uma diferença enorme...

    Mas tá no caminho. E tá mal de equipo, hein? heheh
    Abraço

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tomaz.
    Obrigado pelo comentário! Eu ouvi aqui no forum mesmo, que os guitarristas deveriam parar de fazer a mesma coisa, e começar a tirar solos de sax, piano, entre outros. Acho que entendi de forma errada. Na verdade toco guitarra a mais tempo, antes de tocar sax, mas apenas tocava cover e não treinava muito, então não desenvolvi bem. Aí faz uns 4 meses que ando treinando improviso e tal. A pegada continua sendo minha inimiga, eu tenho uma pegada até que boa em covers, mas em improviso tem pegada nenhuma hahah. Eu entendi o que você disse, eu sou bem inseguro em alguns improvisos, principalmente quando estou gravando, a coisa não flui igual quando eu estou sozinho sem cameras e microfones apontando pra mim haha.

    Vou gravar outro em outra bt pra ver o que da, se vocês pudessem comentar ele também, ficaria muito honrado.

    Quanto ao equipo, é uma tristeza ter que tocar nesse marshallzinho e nessa tonante minha hahahah

    clebergf
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    Valvulado e seus segredos :D

    Eles gostam de "volume"...xD

    Tomaz.
    Ouvindo teu improviso tive a impressão de estar ouvindo uma linguagem de saxofone e não de guitarra, de fato... Sei porque também toco sax.

    Cara eu já acho ao contrário, acho que uma das formas mais legais de improviso é exatamente se inspirar no piano e nos instrumentos de sopro com as técnicas de guitarra, assim saímos um pouco da mesmice e saem frases diferentes...

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    clebergf
    Cara eu já acho ao contrário, acho que uma das formas mais legais de improviso é exatamente se inspirar no piano e nos instrumentos de sopro com as técnicas de guitarra, assim saímos um pouco da mesmice e saem frases diferentes...

    Exatamente o que ouvi em outro tópico e concordo. Enfim, opinião cada um tem a sua.

    Hmmm... Achei o cara que disse isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/290042/#8377213

    Eu sempre venho tentando buscar o lado mais melódico e fiquei até contente de ouvir (ler, é lógico) isso.

    chenriquea
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63

    Gostei bastante do seu som...tem um feeling muito bom...pegada é algo que vai aprimorando, vc é novo :). Na sua idade não tirava um som desses...rs
    Continua estudando que tá maneiro, no caminho certo
    Geralmente o cara qd começa a tocar guitarra começa a separar o trigo do joio...parabens
    gde abraço

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    chenriquea
    Oloco cara! Obrigado por suas palavras incentivadoras. Podem esperar que vou gravar outro.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    clebergf
    Tomaz.
    sobre tirar solos de saxofonistas, acho q guitarrista q puder tocar sax, vantagem! eu sempre quis tocar sax! minha noiva me deu uma gaita....nao consigo soar afinado nem numa simples gaita de C! é ridiculo! como vou tocar sax? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o saxfonistas nao dependem da "shapes" pra solar...tem mta gente q diz q tal guitarrista é rapido e criativo pq ele mistura shapes de nao sei o q com nao sei o q la...ou seja, alem de rapido na guitarra, ele é bom no desenho! mas isso nao significa q ele é bom na improvisação...ele nao pensa nas notas como sons, pensa como desenhos...
    o saxofonista simplesmente tem q busca A nota, e esse é o grande diferencial!
    o esdras_63, apesar de uma pegada mais timida e um fraseado nao muito tecnico, ele escolhe notas como um guitarrista experiente...nitidamente, é influencia dos instrumentos de sopro! quando q com pouco tempo de guitarra eu escolhia notas assim? alias, até hj, com 13 anos de guitarra, talvez nao saberia escolher notas tao bem nessa BT q ele usou! só falta mesmo a pegada...e querendo ou nao, velocidade é importante pra algumas coisas...pq se vc consegue tocar um lick em 200 bpms, tocara ele melhor ainda e com mais pegada a 80 bpms...a velocidade influencia na segurança e no "pensar rapido" pro improviso...ou seja, tem q equilibrar as coisas mesmo, como tudo na vida, pouco e muito...ambos são ruins!

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ALF is back
    Gostei do seu ponto de vista! Assino em baixo. Quando a gente começa a aprender piano (sei tocar um pouco de teclado, aprendi antes de guitarra e foi o que me ajudou muito em montar acordes e escalas) e instrumentos de sopro a gente começa a ver notas de forma diferente, assim como o ALF disse. Pra um cara que toca piano e que não tem muitas experiência em guitarra, ele consegue facilmente improvisar em cima de uma bt se ele souber onde fica as notas, ele não precisa saber os desenhos, escalas, licks e etc. Ele apenas pega e faz, ele sabe a nota que pode ou não tocar, isso ocorre muito no teclado que é de mais fácil visualização das notas. Acho que o teclado me ajudou muito, além de ter noção em trumpet. Já o sax, aprendi depois da guitarra, mas antes de começar a estudar improvisos, então também me ajudou.

    123nove
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    um ou outro errinho normal de improvisação, mas tu mandou mto bem.. bem legal..

    parabens broder!!!!!

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    123nove
    Opa cara! Como eu disse, desconsidere os erros, como não editei nada, sempre passa uma coisinha não é? Hehe valeu cara, legal que tu curtiu.

    Obrigadão!

    clebergf
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ele sabe a nota que pode ou não tocar

    Esse é o meu sonho na guitarra, tocar sem se apegar a desenhos, escalas e afins, apenas saber q eu posso tocar e que vai ficar bom...porém, vai anos de estudo, quem sabe até os 50 eu chego lá...xD

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    clebergf
    Hehe, realmente acho que é um sonho de todo mundo. Se quiser um conselho, aprenda um pouco de teclado (caso tiver condição e gostar é claro), talvez não precise de um professor. Faz o seguinte, aprenda as posições das notas no teclado, é bem facil, aí você pega as tríades que faz na guitarra e passa pro teclado. Aí vai fazendo uma música de 3 acordes e tenta fazer alguma melodiazinho. Você começa a visualizar muito bem as notas, você aprende que mesmo estando no tom de C, se tiver no acorde de G e tocar um E na melodia, não vai ficar bom. Eu aprendi assim, o pouco que sei de harmonia vs melodia, devo ao teclado e instrumentos de sopro que aprendi. O teclado aprendi antes da guitarra, sem noção de tríade nenhuma, e nunca paguei um professor pra nada. Aprendi com meu pai que é muito bom em guitarra (parte harmônica da coisa, sem solos), ele me ensinou as tríades maiores e menores e os graus. Aí aprendi sozinho a montar acordes mais complexos (C7/9, C7/9-, Dº, E7M) e tal, sem ver os desenhos. Aí eu peguei a guitarra e foi de boa, não precisei aprender todos os acordes que usam nas músicas, eu apenas via o acorde na cifra e montava na hora, como meu pai faz (ele faz muito melhor, é incrível como ele é bom em harmonia). Aí aprendi naturalmente a improvisar em cima do acordes da harmonia.

    Desculpe se pareceu que estou querendo me exaltar ou algo do tipo, foi só pra exemplificar o que fiz pra aprender alguma coisa de improviso. Por isso mesmo sem saber lick nenhum, e pocas escalas, consigo me virar (não muito bem hehe) pra tirar algum som.

    clebergf
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63

    Realmente esse é o sonho de "quase" todos...xD
    Já pensei em tentar aprender algum instrumento de sopro ou o teclado para ter essa visão harmônica diferente, mas o que me fode é o tempo para estudar...

    ogner
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ogner
    · votar


    esdras_63
    ele consegue facilmente improvisar em cima de uma bt se ele souber onde fica as notas, ele não precisa saber os desenhos, escalas, licks e etc.

    Guitarra da pra ser assim tb!! Tive aula (3 meses) na Souza Lima com um cara de Jazz e musica brasileira, justamente pra me ajudar a ter novos caminhos e o cara simplesmente ABOMINAVA escalas, shapes e licks, me sacaneava muito nos improvisos. Ele tocando simplesmente desfilava pelo braço da guitarra!!

    EDIT:Mateus Starling e outros estao na luta pra guitarra nao virar apenas uma corrida de shapes!! hehehe!!

    clebergf
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ogner

    Realmente é possível, mas como o caminho mais fácil é com os shapes e licks acaba acontecendo de a maioria no começo aprender assim e depois fica difícil mudar isso...

    Ainda bem que tem uma galera indo contra isso... xD

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    clebergf
    Exatamente o que ia dizer. É fácil você decorar uns licks em A e depois pular algumas casas e fazer em qualquer tonalidade.

    Agora esses caras do jazz tem meu respeito.

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Up pra mais alguém ver...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso Memphis Blues - esdras_63 [Vídeo - Comentem]