Postem Aqui Musicas Que Usam Contraponto

    Autor Mensagem
    vhnr
    Veterano
    # jan/04


    Ae pessoal, eu peguei umas musicas classsicas q utilizam a tecnica do contraponto (uso de duas melodias simultaneas)
    como umas do Beethoven, Bach, curti a tecnica...

    Mas eu naum quero soh tocar essas ae!!

    De musica contemporanea, eu soh conheco a
    Blackbird, dos Beatles, e eu tbm naum quero soh tocar essa!!!!

    E gostaria q vcs postassem aqui musicas q vcs curtem e que usem essa tecnica aew!!! FALOW PESSOAL!!!!!!!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    não sei exatamente o q vc ta falando, mas o Iron Maiden oitava os riffzihnos.

    Jimmy Page
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    duas melodias simultaneas,iguais uma meio compasso atrás da outra, ou duas melodias diferentes simultaneas?

    vhnr
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    pode ser, mas nas do iron as duas guitarras saum simultaneas, com diferenca de oitava... e os intervalos saum mais ou menos iguais....

    eu queria alguma coisa como a love of my life, do queen,
    (a intro, que eh com um piano), q emprega o contraponto



    por exemplo a do bach (tab logo abaixo) a melodia do baixo aparece sempre na primeira batida (a musica pode ser executada como tercina), tipo

    JESU JOY OF MAN'S DESIRING
    Johann Sebastian Bach
    9/8
    E||--------------------0-----|-----3--2--3-----------------|
    B||--------0--3--1--1-----3--|--3-----------3--0--------0--|
    G||--0--2--0-----------------|--------------------0--2-----|
    D||-----------------2--------|-----------2-----------------|
    A||--------------------------|--2--------------------------|
    E-3--------------------------|--------------------0--------|


    --------0--------------------|-----------------------------|
    --1--3-----3--1--0-----0-----|--------------------1--------|
    --------------------2-----0--|-----0--2--------2-----4--2--|
    -----------------------------|--4--------0--4-----0--------|
    --0--------2--------3--------|--5--------------------------|
    -----------------------------|-----------------------------|




    o baixo aparece desse jeito(mais ou menos):
    * * * * * * * * * * * * * * * trilha 1
    ~ ~ ~ ~ ~ trilha 2

    eh isso aew mais ou menos contraponto, se algueim souber o q eh realmente poste aki!!!! valew

    LmA
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Só pra ressucitar o tópico...

    Contraponto não é uma técnica instrumental, e sim uma técnica de composição erudita, um estudo muito ferrado, e ao mesmo, deveras complexo. No caso da guitarra ou do violão, se a composição for complexa, acho que ficaria mais fácil usando técnica de duas mãos mesmo. Uma das noções básicas do contraponto: 4 notas de 1\4 de tempo contra 2 notas de 1/2 de tempo. O exemplo que o vhnr usou mostra mais ou menos isso, porém com outros intervalos. Em alguns casos essas notas não devem se repetir, mas isso depende da situação. Enfim, não tenho muito o que explicar pois comecei a estudar isso há pouco tempo. Mas, não procurem aprendeer sobre contraponto com músicas de guitarra ou violão, pois não é fácil. Procurem aprender com música clássica, de piano ou orquestra, pois mesmo que não gostem é o melhor som para se estudar qualquer técnica de composição. Por fim, acho que o pessoal do fórum de Música Erudita pode ajudá-los melhor, postem um tópico semelhante a esse lá. =)

    Leandro.

    LmA
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Um ótimo exemplo de contraponto: http://www.cifraclub.com.br/guitarbattle/mp3/Negrin%20-%20Prelúdio%2 0em%20Sol%20Menor.mp3

    Música gravada e composta pelo José Negrin. Quase toda em contraponto.

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ária da Suíte nº 3 (Johann Sebastian Bach)

    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    técnicamente, os coros que sejam com vozes diferente(uma canta uma melodia enquanto outra canta uma 3ª acima, por exemplo), são contrapontos, então isso vale pras guitarras dobradas do iron também. Ouve o solo de Pink Triangle do Weezer.

    MacCa
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: MacCa
    · votar


    O contraponto é quando executa-se duas melodias diferentes(e ao mesmo tempo), no caso de instrumentos, eu concordo com o LmA, pois o piano possui mais possibiidades para isso, pois as partituras de piano abrangem todas as claves(fá, dó e sol), podendo se fazer uma melodia na clave de fá(as notas mais graves na tessitura, que se tocam com a mão esquerda), e outra na clave de sol(médios e agudos, tocando-se com a direita). Um bom exemplo atual desse contraponto, é o famoso solo de in my life dos beatles.

    VRock
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    A maioria das musikas mais malukas do Steve Vai...praticamente todas elas usam contraponto se vc for analizar!

    Sir Nightfall
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    se entendi bem entao a musica thorn do blind guardian tem contraponto, a intro de the phantom opera ghost do iced earth tem contraponto no violao e de musica erudita entao quem conhece diga ai, a vivace do bach tem contraponto tb ne?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Postem Aqui Musicas Que Usam Contraponto