Cruzer by Crafter ST-50: Trocas recentes de cordas 0.009

    Autor Mensagem
    FelipeFrança
    Veterano
    # jul/12


    Olá, pessoal do fórum! Antes de mais nada, digo que vale a pena ler ;D

    A gente sempre está dando umas olhadas em tópicos, ainda que antigos, para não termos de ficar fazendo tópicos redundantes.

    Bom, o fato é quando há uma questão muito citada nos tópicos e que muitas vezes deixam um ar de mistério, seria legal ganhar força pra uma vertente, fazendo assim, com que tiremos nossas próprias conclusões individual e sabiamente.

    Bom, chega de papo, poha. O que eu queria compartilhar com vocês do FCC é sobre a recente mudança de cordas da minha Strato Cruzer by Crafter ST-50 por encordoamentos 0.009.

    Enfim, comprei minha guitarra (que por sinal é legal para iniciantes). Eu havia me preparado meses antes, tanto para troca de cordas, quanto para regulagem de oitavas, ação das cordas, tensor, etc - essa poha toda sem ter nem sequer a guitarra, pelo menos tinha meu trompetinho pra me distrair.

    As cordas que vieram de fábrica eram como todas as guitarra comuns: 0.009.

    Ao ver que fiquei meses estudando a "anatomia" (ui!) da guitarra, quando comprei a minha não foi nada difícil perceber que a qualidade das cordas não eram boas. Devido a isso, ao comprar a guitarra, comprei um encordoamento 0.009 junto com o resto do equipamento. A marca escolhida: NIG Strings - Sim, sim... a mesma marca que mais da metade dos users do fórum rejeitam, como um filho de uma prostituta.

    Eu pensei: bom, metade também só deve falar por falar, nem deve ter tocado com NIG. Então bora levar a NIG mesmo - série Traditional Class, por R$20 na Santa Efigênia.

    Resultado das cordas de fábrica: Fiquei quase duas semanas com elas, já perderam o timbre. Apareceram as primeiras marcas alaranjadas. Como eu também já estava cansado de perder constantemente a poha da afinação, achei que deveria trocar pelas cordas da NIG.

    Tchupêtchupá! Cordas trocadas e guitarra re-regulada! Aparentemente, nada de mais, o som brilhante que eu queria.

    Após o primeiro dia de tocada (ui!) guardei a guitar no case. Naturalmente, eu sempre pego uma flanela sem fiapos e passo em toda a extensão da guitarra, principalmente captadores, escala, e todas as cordas (cima e baixo).

    Resultado das cordas NIG: Sabe, eu pude perceber que as cordas graves já estavam com um tom um tanto preto neste primeiro dia - eu nem transpiro muito, nem com as famosas "carnes vermelhas" e suas relações com as cordas metálicas.

    Beleza! Pensei: É algo normal! Errado! Cerca de uma semana depois, perdi timbre, e quando fui afinar, quebrei as cordas ré e a mizinha - essa poha toda no mesmo dia, em 10 minutos!

    "Ah cara, vê se não tem rebarba na pestana ou no interior dos carrinhos da ponte" - Não, não havia nada, eu abri e conferi.

    Pohan, fiz uma gambiarra com um resto de uma outra corda Ré, ficou preso 2 cordas distintas antes da pestana e o início da escala (eu não ia ficar sem tocar guitarra, ainda mais pretendendo tocar solinhos do Scorpions).

    Bom, já estava puto, até que coloquei a mizinha extra que veio no pacote da NIG... A POHA ESTOUROU! Mais puto ainda, fiz outra gambiarra, morrendo de medo dela estourar e eu ficar sem cordas. Bom, aguentou uma noite.

    Tô brincando não! Olha a imagem do headstock aqui!

    Com uma pequena grana e puto da vida, fui no centro novamente, dessa vez atrás das tão recomendadas Ernie Ball e/ou Elixir.

    Cara, tava muito difícil 0.009, só 0.010 pra cima. Eu não quis! Eu queria 0.009!

    Bom, comprei três encordoamentos numa loja do lado da Tang Music (acho que o nome era Nany CD's, algo do tipo). De quebra uma correia Bosson novinha que eu andava precisando.

    Vi lá umas Rouxinol, D'addario, NIG (...). Pohan! Nada de Ernie Ball ou Elixir 0.009!

    Bom, depois de muita procura, achei uma 0.009 da Ernie Ball, escondidinha - série Slinky por R$32.

    Estava com mais um pouquinho de grana, e sabe aqueles users do fórum que dizem "cordas da Giannini não prestam!"? Então, de quebra comprei dois encordoamentos 0.009 - série Canário por R$24 (R$12 cada), com uma mizinha extra também. Só pra provar se eles estavam certos (ou não), como a NIG. Mais por experimento mesmo.

    Cheguei em casa e pus as cordas novas, nada de Ernie Ball ainda, testei as Giannini!

    Tchupêtchupá! Cordas novas e guitar re-re-regulada, timbre semelhante ao da NIG.

    Resultado das cordas Giannini: Não quebrou mizinha, nem a ré, nem nada. Um timbre legalzinho pra estudo. Estou a duas semanas com ela. Aceita bends muito bem, pra um encordoamento de 12 contos.

    Resultado das cordas Ernie Ball: Nem sei! Ainda vou ver quanto tempo dura essas da Giannini e vou ver os resultados quando trocar pelo encordoamento da Ernie Ball.


    Bom, nisso pelo mais fiquei ciente que a gente deve testar essas pohas todas, e as que mais nos agradarem no termo custo x benefício nós damos um votinho de confiança

    É isso aí, pessoal. Abraços!

    RennanGuitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    FelipeFrança
    bom cara, primeiro devo parabenizá-lo por tanta paciência.

    As cordas NIG não tem regularidade em suas produções, já que peguei encordoamentos NIG que duraram quase um mês e outros que já estavam podres em 2 semanas de uso.

    E pode testar que ernie ball é um ótimo encordoamento (experiência própria !!!!)

    abç e Bons estudos !!

    FelipeFrança
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    E pode testar que ernie ball é um ótimo encordoamento (experiência própria !!!!)

    Ah, isso vários amigos meus guitarristas dizem. Estou bastante confiante que seja mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cruzer by Crafter ST-50: Trocas recentes de cordas 0.009