Festival, vai tocar num? - Dicas para iniciantes

Autor Mensagem
Marthin87
Veterano
# jun/12
· votar


Deve ser analisado o interesse dos membros da banda: Tocar na Radio ou ser o terror da vizinhança tem cara com vontade pra cada situação. Já me chamaram pra banda que antes da demo queriam fazer um book, maior preocupação com a capa do que com o conteudo do trabalho.
Pra não ficar muito tenso em festival é melhorjá ter tocado em eventos bem menores tipo aniversarios e festinhas com isso ganha experiencia e juntar uma galera pra acompanhar a banda.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig:

Legal, mas tenho algumas ressalvas:

1- Teste seus cabos com um multimetro, se algo não funcionar, você já
eliminou a possibilidade dos cabos.


Cara, se for mau contato, o multímetro poderá até te enganar, pois o sinal estará ok na medição, mas na hora do "chacoalhar" dos cabos o papo é outro. O melhor teste que eu conheço é usar bem o cabo antes da apresentação pra simular a situação real.

4- Desaconselho qualquer tipo de partitura, cifra, anotações e etc, nestas situações será apenas um problema a mais. É uma música só, se você não consegue decorar uma música...tá com sérios problemas.

É o ideal, mas as vezes um dica anotada no set list, que muitas vezes fica no chão, pode ser uma ajuda e tanto.

esqueça a "passagem de som", porque nestas ocasiões eles sempre dizem que vai ter passagem de som, mas nunca têm,

Tem muitas vezes sim e ela é útil pra sacar se todos os instrumentos estão funcionando e tentar eliminar algum chiado maluco.

6- Tenha um "T" (alguns conhecem como Benjamin). É errado ligar com "T"? É!......Aumenta a chance de ruídos e tiks? Sim!......Mas é melhor que não ligar, então, nesta situação, foda-se!

EU acho q melhor uma extensão longa e decente com várias tomadas (apesar de ser ótimo ter "T na manga") e também é IMPORTANTÍSSIMO verificar a tensão das tomadas no local e onde elas estão!!!!

Por fim, a minha dica: leve sempre que possível uma guitarra (instrumento) reserva.

Valeu!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


MauricioBahia

"Tem muitas vezes sim e ela é útil pra sacar se todos os instrumentos estão funcionando e tentar eliminar algum chiado maluco."

Você é profissa maurício, só tocou em festival tipo "Free Jazz" ou "BMW Jazz Festival", aí têm camarim, cafézinho, credencial, retorno....se visse os festivais que passei, amigo.....kkkkkk

"Zuando, prá descontrair"...abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Lelo Mig

:) hehe. Que nada, aliás, você mencionou "roadie" mas isso é coisa pra profissa! Quem dera eu tivesse um pois montar/desmontar tudo é um porre!

Abs

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Bem legais as suas dicas, cara. Algumas até inusitadas, como abater o roadie a tiros se ele encostar na guitarra todo suado, hehehe. Coitado do cara, rala pra cacete...

Eu acho que são dicas que muitas das vezes o cara vai tocar em um festival e não se dá conta de tomar essas pequenas medidas que podem fazer toda a diferença na hora da apresentação. Já toquei em festivais assim, com aquele "vuco-vuco" todo de entra banda, sai banda, e um apresentador no meio do caminho, falando o tempo inteiro, hehehe. Já perdi várias palhetas e uns dois cabos por conta disso =/

MauricioBahia

Por fim, a minha dica: leve sempre que possível uma guitarra (instrumento) reserva.

Com certeza, cara! Uma vez fui tocar numa praça perto do Shopping Tijuca num evento de bandas gospel na época do PAN 2007. Um das minhas guitarras estourou uma corda e era floyd rose. Ou seja, f...com a afinação de todas as outras, hehehe. Sorte que eu levei outra guitarra, foi a minha salvação!

Essa dica é importantíssima ;)

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


renatocaster: Essa dica é importantíssima ;)

Pra mim é fundamental. Ficar trocando corda, por exemplo, pode ser broxante. E se aguitarra der mau contato, chiando alto? Pior situação. É por isso também que eu tenho umas "baratinhas" aqui. :)

Flw!

Deco_ufrj
Veterano
# jul/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


aproveitando a deixa, podia rolar um topico fixo pra divulgação de festivais e concursos para bandas heim?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Acho que o mais importante é dizer bebida só depois de descer do palco. Ela não te encoraja, ela te fode! É igual dirigir alcoolizado, não rola de jeito nenhum! cuidado hein galera!

sidguitar1
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
curti seu topico, vc falou q e auto-didata mas tem uma coisa q eu considera a mais importante, a experiencia, a vivencia das coisas q nao dao certo ensinam muito mais a gente ,mais ate dq os acertos, eu carrego um maletinha quando vou tocar com a banda hehe, tem gente q da risada, mas tem, ferro de solda, multimetro, alicate, chaves ,etc, o negocio e tentar prever todas os revez possiveis na hora da apresentaçao, abraço brother e parabens pelo texto

EduBluesMan
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Comecei com uma Giannini Supersonic
Me fizeram voltar no tempo
O ano era 1990 e a nossa banda foi se apresentar num festival com 3 bandas e 1 hora de show cada uma delas.
Lembro como se fosse hoje, eu... vinte quilos mais magro ostentanto minha famigerada GUITARRA JENNIFER (com suas tarrachas magníficas), um pedal de distorção nacional que acho que nem marca tinha e não é que o nosso power trio conseguiu botar a galera pra ferver?
Deu tudo errado e tudo certo ao mesmo tempo.
Acho que foi uma das melhores experiências da minha vida.
Hoje, aos quarenta anos, consegui um bom equipamento, boas guitarras, bom amplificador e bons pedais, mas aquela emoção de ter tocado com minha Jennifer ... é ... esta não volta mais.
Inda bem que ficou gravado no "vídeo-cassete"
rarará

EduBluesMan
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Pra mim é fundamental. Ficar trocando corda, por exemplo, pode ser broxante. E se aguitarra der mau contato, chiando alto? Pior situação. É por isso também que eu tenho umas "baratinhas" aqui. :)
hehehe
Também adoro ter as minhas "baratinhas". Digamos que é um xodó à parte
=)

tchedovollosky
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
como era que voçes arrajavam as cordas antigamente?
pergunto isso por que li que os instrumentos ''melhorzinhos'' eram importados , e as cordas tbm não?

Will Bejar
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Até bandas como o Terço e Casa das Máquinas gravaram seus álbuns com guitarras Gianninis, aplificadores Sound e bateria Pinguim. (hoje vocês dão risada né "molecada"??)
kkkkkkkkkkkkkkkkkk... essa aqui eu ri, mano!!! O meu professor dizia que nessa época as baterias tinham som de caixa de sapato!!! heuheuheuheu... Galera reclamando das SX e Condors não sabem o quão sofrível era tocar com uma Tonante e afiná-la!!!

Cara, belo tópico, +1 pra vc!!! Só tenho algo a acrescentar:
AMPLIFICADOR, leve o seu pra ficar no porta-malas do carro, caso o amp que tenha lá seja uma bela duma porcaria ou não tenha.

sandroguiraldo
Eu acho besteira levar 42 guitarras, 178 pedais, 12 amplificadores, para tocar no máximo 3 músicas... muita chance de dar pau, muita chance de perder algo, muita chance de se estressar além da conta.
Putz, cara, tirou as palavras dos meus dedos... quando vou ensaiar, levo só a guitarra e o cabo (caso conheça o estúdio), e o meu set pra tocar sempre foi o mais simples possível. Toquei no máximo com 4 pedaizinhos e reduzi pela metade... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... hoje tenho só o DS1 e o DD3!!!
Guitarra reserva??? Só numa festa da Telefonica de final de ano que toquei e num aniversário anos 60/70... de resto levo uma guitarra só e olhe lá (já teve show que toquei com o violão do vocalista...hehehe).
Muitas vezes levei os pedais, mas na hora que vi a zona que era a parada, acabei tocando com amp+cabo+guita e só!!!

Rconduru
Veterano
# jul/12
· votar


Achei duka esse post, me identifiquei com várias situações escritas. A do bejamin então ... Deixo então mais algumas dicas:

Realmente, esteja ensaiado 200%. Pq um dia vc irá tocar sem retorno de algum instrumento da sua banda, tenha certeza disso. No meu caso já tive que tocar um dueto de guitarras sem ao menos ouvir o outro guitarrista. Toquei como se tivesse tocando no ensaio. Qnd sai do palco, meus amigos que viram o show falaram: "Pooo, aquele dueto foi foda" .... ainda bem.

Se vc estiver nervoso, com a mão meio que tremendo, existe uma forma de aquecer a mão antes de tocar, isso deixará sua mão mais leve. Qualquer coisa passo depois pra vocês.

Jamais peça desculpas qnd errar. JAMAIS!!!! As vezes o público nem viu o erro e vc ta lá pedindo desculpas.

TatoPetry
Veterano
# jul/12
· votar


Topico interessante. Minhas dicas, não só pra festival mas pra shows em geral.

1- Alongamente- Costumo me alongar antes dos show, não só os dedos como o corpo todo, ajuda a relaxar e passar a tensão.

2- Levar Amplificador- Pra quem tiver condições aconselho a levar seu proprio amplificador. Lembro uma vez que sugeri pra um amigo levar o amp dele(um randall não lembro o modelo), como tinha um jcm2000 no palco ele preferiu não levar, resultado o JCM tava com os falantes fudidos e mais alguns problemas e o shred master dele virou um fuzz desregulado. Nunca confie em equipamento de palco, procure sempre ter o seu por mais que seja inferior.

3- Procure sempre observar a galera que ta curtindo o show- Essa galera vai te dar energia pra fazer um grande show.

4- Trate muito bem a equipe do festival ou se possivel leve a sua- Faz uma diferença enorme levar sua propria equipe, um tecnico de som proprio que ja conhece a banda e sabe como deixar o som redondo e um roadie pra não ter stress de montar equipamento. Mas pra quem não tiver condições, faça uma media com o pessoal da equipe antes do show tratando sempre com respeito e educação e valorizando o trabalho deles, que vc ja ganha um plus na hora do show.

5- Procure ensaiar no dia do festival- é muito interessante ter um ensaio no dia do festival, não apenas pra terminar de arredondar as musicas ou resolver detalhes, mas pelo fato de testar seus equipamentos e ja deixar no jeito pro festival.

6- Curta seu som- Dica meio besta, mas se o publico não sentir que vc ta curtindo seu som eles dificilmente vão curtir também.

Um Abraço e boa sorte a todos.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


renatocaster

Quando comecei, com minha Giannini Supersonic, ter ela já foi um feito e tanto, ter um instrumento reserva, um luxo absurdo para qualquer guitarrista amador. O lance era ter amigos "fulano meu amigo vai tocar e eu também, então já combinamos, se a guitarra de um der pau, a gente socorre". Hoje, que a galera tem acesso mais fácil, aconselho ter uma guitarrinha reserva, qualquer guitarra de 300 reais, com alguns investimento, fica decente para ser reserva.

sidguitar1

Obrigado Sid, sou autodidata sim, com muitos vícios e coisas que atrapalham, sou defensor do estudo. Mas existem autoditadas e "autodidatas", eu conheço escalas, harmonia, notação...aprendi sózinho, mas corria atrás de estudar um pouco, para não ser um ignorante total.

EduBluesMan

Existem "roubadas" que se tornam aventuras inesquecíveis!

tchedovollosky

Usei muita corda Giannini/Rouxinol e São Gonçalo...sempre foram ruins, mas eram melhores do que as fabricadas hoje. Mas no início dos 80, tinha uma amiga que ia para os EUA....dei 200 dólares na mão dela e disse, me traz tudo de encordoamento "Dean Markley, Electric, 0.10, da capinha amarela,,,rs"......ela trouxe tanto encordoamento que os tempos mudaram, passamos a ter acessoa as cordas, passei a comprar outras no mercado nacional, mas ainda tenho 3 envelopes desta Dean Markley lacrados!

Will Bejar, Rconduru

Obrigado pelos elogios, valeu!!

TatoPetry

Dicas importantes, só acrescentam...obrigado!

tchedovollosky
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
ainda tenho 3 envelopes desta Dean Markley lacrados!

nossa, cara vende essas cordas ae pra algum colecionador, que sabem alguem aki num se interessa :O

eu começei a tocar violao a 3 anos com cordas Rouxinol 0.11 e achava uma maravilha (ainda bem que isso mudou), bom pelo menos as de guitarra não enferrujam :)

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Ter um set "plano B" também pra caso uma banda tocar uma musica que esta no seu set, Evita comparações diretas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Festival, vai tocar num? - Dicas para iniciantes